Vida e vivência no CEI ,Escola de educação infantil

Tem aquela questão do apego,a ideia da criança estabelecer por determinado tempo por adulto,autores explicam essa interação afetiva.
Freud explica a castração,pois em uma deternada fase são castradas retirada dela na infância e quando se tornar consciente trazida do inconsciente recalcada tornar um sofrimento.
Outros autores iram falar das intenções e relações afetiva diante a convivência e socialização.
A socialização e importante, porém devem ter ambiente preparado e adequado para ax permanência da demanda.
O vínculo afetivo e cuidado, temos alguns teóricos Vigostk e Winnicott,que falam dessa interação e necessidade na primeira infância.pous as crianças pequenas não sabe se cuidar sozinha.
Através desse cuidado que elas percebi que ela e um sujeito separado da mãe.nesse caso são castrada por uma necessidade maior pois a mãe necessita conviver no meio do trabalho.
A mulher nos tempos mordendo trabalha e realizam funções para compor a renda financeira e famíliar 
Entra,a questão de terceiros fazer a rede de apoio na maternagem e diante ao ensino e aprendendo 

A nutrição devem ser preparada seguindo um cardápio e orientação do nutricionista.
Devem ter profissional da saúde, técnica enfermagem,pois alguns procedimentos quem devem realizar são esse profissional além de psicologo no acompanhamento do comportamento e desenvolvimento da criança e equipe profissional.pois e um local de dinâmica e realização de técnica, precisa desse profissional para compor o quadro profissional e dar um suporte.
A escola não existe sem o aluno, seria apenas um local de estrura de arquitetura,para dar vida ao espaço educativo,deve promover dentro desse espaço algumas regras,para receber a demanda de pessoas e equipe para realizar essa intervenção pedagógica.
Na hora de analisar o projeto,por orientação de survisores são pontuado questão relacionado a palavras com duplo sentido,onde entrar às interpretação cultural e vínculo religioso, muitas das vezes generalizada.

Mas isso não é ensinado na educação.
Muito coordenadores e diretores,mas são cobrado do professor .
O que não dizem que essa generalização e por ser um País multicultural com diferente costumes, religião e modo de comportar.
A linguagem e a língua portuguesa passa cconstamente por adaptação,essa adaptação também meche com o equilíbrio causais no ambiente,palavras com variações de duplo sentido.
Pois ,a comunicação e um instrumento ultilizado de diferente forma modo ou expressar os sentimentos tanto para o positivo quanto negativo, verbal ou não verbal.

A criança pequena em escola de educação infantil (Cei).Ela e acolhida e chega algumas vezes, chorando, sonolenta ou sorrindo.
No período da manhã elas exbosar,seu sentimento matinal ,com humor ,pois acabaram de se acordar está desvinculado da família para ficar em um espaço que não e sua casa, algumas interagem brincam,com outras crianças outras brincam sozinha.

Logo vem a rotina no local, algumas se deslocar para se alimentar no refeitório outras por ser pequena são oferecida no local da sala mesmo.
São ofertada ,05 refeições por dia durante intervalos.

A criança que entrar no meio de uma turma que já está em fase desenvolvimento e já fez o processo de acolhimento consegui se adaptar dependendo a dinâmica do local.

Outras entram no meio do fluxo,com a turma adaptada,acaba destruturando a dinâmica,pois apresentar choro constante,as outras crianças ficam observando o porquê aquela criança chora 

Alguma se aproximar,mas se expressar dando brinquedo outras expressam de outras formas.
Além,da demanda de entrada de novos professores que entram no meio do processo,e sai também,as crianças nesse período criam vínculo afetivo já passaram por uma castração desvinculado pelo família e para eles deixam ansiosos.

Seria, necessário,pensar uma maneira flexível para que isso de entrada e saída não ocorressem no ano letivo,pois ocorre transtorno nas dinâmicas,E sim, contração no início do ano ou final do ano,caso haja, necessidade de desvincular o contrato que seja em período de recesso (férias).para não promover frustração tanto para o professor ou criança,pois criam vinculos e o vínculo e necessário no aprendizado.

A criança após fazer a acolhida e fazer a primeira refeição,ela tem em sua rotina,o horário para realizar a ida ao solário ou seja ao parque,necesse momento elas recebem para o seu ganho corporal vitaminas - D,pois nessa fase eles necessitam para o fortalecimento dos ossos, fortalecer em seu desenvolvimento.
As crianças brincam e se desenvolver.
Após brincarem,são levadas para sala,realizam higiene pessoal.depedendo a fase não fazem sozinha ainda 

A criança em sua rotina realizar atividades,proposto pela professora, fazendo parte do currículo da Cidade ,abragendo os 03 eixos da educação infantil, Aprender ,Brincar,Cuidar ...a criança seguia alguns campos;
Linguagem oral, Natureza e Sociedade, Matemática, Movimentos, Música...
Com as mudanças nos eixos,para atender a educação de nove anos na idade certa, foram estruturado .Apoia estruturação ,por ser base e princípio na educação que encompoados esses três campos foram os pilares da educação por alguns tempos,pois a criança necessita de cuidados aprende brincando..

São eles: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer. Notamos que são todos verbos de ação e poderíamos nos perguntar porque isso acontece.

BNCC na educação infantil está estruturada por 3 pilares essenciais: Direitos de aprendizagem e desenvolvimento; Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento; Campos de experiências.
Pós as mudanças estruturante dos eixos, campos de experiência e código,sao a base que estrutura a novas linguagem da educação infantil.
As atividades são proposta com base nesses eixos,com objetivo e tempo no percursodo desenvolvimento.
Adequação das unidades, mobilidade acessibilidade demanda de criança e pessoas,devem ser pensada no tempo, espaço, local para o acesso.

O tempo dentro da unidade educativa,e dinâmica algumas vezes são flexível outras não, depende da gestão e supervisão,pois dependendo as exigências são feitos adaptação para o atendimento, algumas vezes e positiva para ambos outras vezes são negativa, pois acabam não respeitando o tempo de das crianças.
Exemplo, algumas crianças precisam de uma atenção especial,pois não tem 0essoa para ajudar a atender essa necessidade.

Outras estão em período de desfraldar,elas fazem xixi na roupa ou evacuar na roupa ou na sala algumas vezes e não e sempre que tem suporte.pois por alguns tempos era obrigatório fazer o desfraldar a criança no espaço educativo, deixando tanto a criança quanto o professor angustiado e anciosos,pois segundo supervisão era parte do desenvolvimento e atividade realizar dentro de uma fase determinada sai das fraldas.
A criança devem ter o seu tempo para ser desfraldado,pois não e no mesmo,por mais que eles aprendem visualizando outras crianças.
Mas criança, tem seu tempo biológico e deve ser respeitado.
A falta materiais,os banheiros de alguns estabelecimento,não são dentro da sala e não tem suporte depende de terceiros para a saída da sala e não sempre que tem esse apoio,pois a dinâmica da unidade tem atender outras exigencias no local.

Durante a saída da sala não e sempre que tem suporte para dar segurança, algumas vezes tem alguma intercorrências,como algo jogado no chão a criança pega,outras tem um piso irregular ou quina nas parede os brinquedos que está no local inadequado.

Equipamentos da sala mobília deve ser pensada na segurança,pois o professor tem um fluxo de atividades que são desenvolvidas e necessita de um local para guarda com segurança,pois algumas vezes elas deixam materiais,bolsa pessoal na sala por não ter um outro para guardar seus pertences e pode ocorrer da criança pegar o mesmo ocorrer algo mas sério 
 No parque, atenção com a criança deve ser constante,pois ali elas expressar muitas das suas habilidades e também onde acontece ocorrência,como a mordida,queda belisco.
Adequação dos locais de saída da sala deve promover interação e não transtorno.
Houve mudanças,de agrupamento, criança pequena com criança maiores,necesse caso pode ser positivo para crianças,pois elas aprendem melhor através das intenções,mas onde elas também precisa ser respeitado o seu tempo criança pequena precisa de uma atenção maior.
Elas estão nessa fase de 01 a 02 anos e meio na fase de morder bate passar por cima e acaba ocorrendo alguns transtorno na vida da criança que foi vítima dessa intercorrências.
O almoço deve respeita o tempo,os alimentos deve ser bem cozido,ser servido respeitando os horários biológico da criança.
Deve ofertar uma alimentação saudável,pois eles tem esse direito.
Hidratação constante, criança sente sede,e deve ser oferecido a elas,pois alguns estão aprendendo a se hidratar.
Higiene pessoal,as crianças por pequena elas precisam de orientação, precisa de um adulto para ajudar necesse processo tanto nas alimentação quanto nas realizações de realizar a higiene pessoal.
Nesse momento, que a criança estabeleca vinculo afetivo,pois e um momento que a criança precisa de atenção e cuidado.
Converse na hora de fazer a higiene da criança,fale sobre o processo que está realizando,no caso de bebê converse ,brinque,estimule fale o que irá fazer com ela nesse momento.Pois e um corpinho dele (a) para não se tornar invasivo 
Na hora dos alimentos deve manter a comunicação,mas e um momento de silêncio pois ,esse momento estão degustando e processado o que estão sendo ingerido.
Momento que a criança pequena chega algumas chega algumas necessita de tirar uma sonequinha e deve ser respeitado esse momento.
Para as crianças que estão saindo do almoço, logo após, vão dormir,pois ,há horário do soninho, algumas tem maninias,só dorme com paninho,outras com chupeta,esses vínculos nesse momento deve ser respeitado,pois o sono e importante,e um momento de relaxamento e eles necessitam para processar o seu saberes adquirido.
Geralmente,alguns locais orfetam colchões,esses colchões,são colocados no chão por ser seguro e não ocorrer risco de queda 
Os lençóis,deve ser higienizado,conforme a necessidade, não ser oferecido de uma criança para outra,pois pode ocorrer intercorrências,como alergias (doenças) pe-mao e boca, piolhos,sarnas entre outras formas de intercorrências.
Não que a criança tenha,mas a criança e um catalizador de doença e pode transmitir por ter tido contato.
Hora do lanche,caso a escola seja pública,elas devem receber os alimentos com qualidade e variedades,pois necessitam de alimento saudável para o sua nutrição,caso falte alguns alimentos pode desacadear desnutrição por falta de vitamina em determinada idade .
Na creche ou escola de educação infantil,elas vão para se desenvolver suas habilidades necessárias para aprender a conviver em sociedade.
E um ambiente de transformação social,onde estão em transição de uma fase para outra e necessita de cuidados e intervenções pedagógicas e psicológica.
Garantia de um desenvolvimento saudável em sua formação.
Dentro de uma escola de educação geralmente há alguns profissionais.diario, profissionais da limpeza nos serviços gerais, equipe da cozinha, lactário, equipe da gestão coordenadora e diretora e administrador,em sala por ter sala agrupada pode ter de 02 a 3 ou mas, Professores depende da adequação das salas.outras há apenas uma professora .
O certo e manter a sala com uma professora por turno com auxiliar e estagiário.
Pois no local e de aprendizado e para crianças ter um ponto de referência,a necessidade de manter esse profissional até o fim do processo de aprendizagem para que não haja transtorno afetivo.
Socialização entre as sala e positivo caso o objetivo seja pedagógico,desde que não seja imposto desrespeitando o espaço do professor, exemplo, não tirar as crianças e professoras da sala para higiene limpeza para facilitar a dinâmica de terceiros e não dá criança.
Na hora da colação que e o lanche ou oferecimento de frutas bolachas ou copo de suco ou leite.devem oferecer alimentos saudável e ser em locais com refeitório,pois assim a criança irá entender que há locais de realizar a alimentação,por mas que a dinâmica de alimentação da família seja diferente do local a escola e local de ensino e por esse motivo não deve oferecer alimentos que seja saudável..

O que a criança come fora da escola não deve interferir na alimentação da escola ou cheche,pois muito tem maninias de dizer a criança fora da creche ou escola estava comendo salgadinho ou bebendo refrigerante ou outros alimentos.Isso,e fato,mas não devem esquecer que dentro da escola e um local de ensino e devem ensinar boas maneiras de ter uma vida saudável dentro e fora dela .

Em caso de festas, devem seguir orientação nutricional,pois pode ocorrer, intoxicação alimentar,pois criança pequena pode apresentar alegrias a alguns alimentos.

Saída,a família na hora de buscar a criança, procura ir no mesmo horário,pois a criança tem um relógio biológico e sabe o horário que a mãe ou responsável irá busca-la,caso demore ela apresentar pico de choro deixa a criança ansiosa.
Saída, carteira de identicacao, entregar a criança para o pai ou mãe caso haja terceiros apenas com autorização.caso de pais divorciado com autorização oficial da justiça entregue durante a matrícula, lembrando e de responsabilidade da família ajustar essa questão.
Conduta no transporte, não esquecer a criança ou entrega a criança em escola que não seja a que ela não está matrículada.

Cadeirinha de segurança para bebês com sinto de segurança, não ter superlotação de criança, transporte com boa ventilação.
Toda segurança quando se trata de criança nunca e de mais.








Nenhum comentário:

Postar um comentário