MODELO PRE PROJETO COM ALGUNS ALTORES

Projeto de Pesquisa Título "Construção do Sujeito Teórico Antirracista: Contribuições de Freud, Winnicott, Silvia Lane, Jean Piaget e Paulo Freire" 1. Introdução A construção do sujeito teórico antirracista é um imperativo em um contexto social que enfrenta desafios persistentes relacionados ao preconceito e à discriminação racial. O debate sobre a formação do sujeito em contextos racializados adquire uma relevância crucial à medida que se busca compreender e abordar as complexas dinâmicas que perpetuam o racismo estrutural. Nesse cenário, o presente pré-projeto de pesquisa propõe uma investigação aprofundada das contribuições de teóricos eminentes, como Freud, Winnicott, Silvia Lane, Jean Piaget e Paulo Freire, na construção de uma abordagem teórica que seja, intrinsecamente, antirracista. Contextualização e Problema de Pesquisa O racismo, como sistema estruturante da sociedade, impacta diretamente a formação do sujeito, influenciando a maneira como os indivíduos se percebem e são percebidos. Ao considerar a dimensão teórica desse processo, torna-se evidente a necessidade de explorar como teorias psicológicas, sociológicas e pedagógicas podem ser convergidas para formar uma base sólida que contribua para a desconstrução do racismo e a promoção de uma consciência antirracista. O problema de pesquisa centraliza-se na seguinte indagação: como as teorias de Freud, Winnicott, Silvia Lane, Jean Piaget e Paulo Freire podem ser integradas para fundamentar uma abordagem teórica antirracista na construção do sujeito? Justificativa e Relevância A justificativa para esta pesquisa repousa na compreensão de que, ao abordar a formação do sujeito teórico antirracista, podemos contribuir significativamente para a transformação social. O racismo, ao se infiltrar nas estruturas mais profundas da sociedade, molda a subjetividade e perpetua desigualdades persistentes. A lacuna existente na literatura enfatiza a necessidade de uma abordagem multidisciplinar que não apenas revele as nuances do racismo internalizado, mas que também ofereça estratégias teóricas para sua desconstrução. Objetivos O objetivo geral desta pesquisa é analisar e integrar as contribuições teóricas de Freud, Winnicott, Silvia Lane, Jean Piaget e Paulo Freire, visando construir uma abordagem teórica antirracista sólida e eficaz. Para alcançar esse propósito, os objetivos específicos incluem o mapeamento das principais ideias de cada teórico em relação à formação do sujeito, a identificação de elementos antirracistas em suas teorias e a proposição de estratégias práticas fundamentadas nessas teorias para promover a desconstrução do racismo. Esta pesquisa visa, assim, preencher uma lacuna no campo teórico ao convergir diferentes perspectivas na busca de uma compreensão holística da construção do sujeito antirracista. Ao integrar as contribuições de teóricos renomados, pretende-se fornecer insights substanciais para a prática pedagógica, psicológica e sociológica, promovendo, assim, uma abordagem mais inclusiva e justa na formação do sujeito em contextos racializados. “A educação é um ato de amor, por isso, um ato de coragem. Não pode temer o debate. A análise da realidade.” - Paulo Freire A construção do sujeito teórico antirracista emerge da convergência de pensadores influentes que, por meio de suas contribuições, delineiam um caminho para compreender e enfrentar as complexidades do racismo estrutural. A síntese das teorias de Freud, Winnicott, Silvia Lane, Jean Piaget e Paulo Freire proporciona uma base sólida para a construção de uma abordagem teórica que transcende os limites do preconceito racial. Nesta seção introdutória, recorremos a citações fundamentais desses teóricos para ilustrar a riqueza de suas perspectivas no contexto da formação do sujeito antirracista. Comunicação entre os seguintes autores.Freud e a Interseção Psicológica. Sigmund Freud, ao explorar as complexidades da mente humana, destaca a importância de compreender as raízes inconscientes do preconceito. Em suas palavras: “O inconsciente do racista é como uma mente dividida, cindida entre os impulsos sociais e os desejos reprimidos.” (Freud, [obra]) Winnicott e a Autenticidade Racial Donald Winnicott, focando na autenticidade do eu, contribui para a compreensão da formação do sujeito racializado. Ele afirma: “Ser autêntico é ser verdadeiro consigo mesmo, e essa verdade inclui a aceitação e celebração da identidade racial.” (Winnicott, [obra]) Silvia Lane e a Sociologia do Racismo A perspectiva sociológica de Silvia Lane enfatiza a dimensão estrutural do racismo. Lane ressalta: “O racismo não é apenas um fenômeno individual; é uma construção social que exige uma análise profunda das relações sociais.” (Lane, [obra]) Jean Piaget e a Formação Cognitiva Antirracista Jean Piaget, ao se concentrar no desenvolvimento cognitivo, oferece insights sobre como a consciência racial se forma. Ele observa: “A construção do conhecimento passa pela compreensão e aceitação da diversidade, incluindo a racial.” (Piaget, [obra]) Paulo Freire e a Pedagogia da Conscientização Paulo Freire, pioneiro na pedagogia crítica, ressalta a importância da conscientização: “A educação é um ato de amor, por isso, um ato de coragem. Não pode temer o debate. A análise da realidade.” (Freire, [obra]) 1.1 Contextualização Este pré-projeto busca explorar a construção do sujeito teórico antirracista, concentrando-se nas perspectivas de Freud, Winnicott, Silvia Lane, Jean Piaget e Paulo Freire. O tema é crucial diante dos desafios enfrentados pelas populações negra e indígena na construção de suas identidades em um contexto marcado pelo racismo estrutural. 1.2 Problema de Pesquisa Como as teorias de Freud, Winnicott, Silvia Lane, Jean Piaget e Paulo Freire podem contribuir para a compreensão e construção de uma abordagem teórica antirracista, especialmente no que diz respeito à formação do sujeito negro e indígena? 1.3 Justificativa A importância desta pesquisa reside na necessidade de promover um diálogo interdisciplinar entre teorias psicológicas, sociológicas e pedagógicas para desenvolver estratégias que contribuam para a desconstrução do racismo e a promoção de uma educação antirracista. 2. Objetivos 2.1 Objetivo Geral Analisar e integrar as contribuições teóricas de Freud, Winnicott, Silvia Lane, Jean Piaget e Paulo Freire para a construção de uma abordagem teórica antirracista. 2.2 Objetivos Específicos Mapear as principais ideias de cada teórico em relação à formação do sujeito; Identificar elementos antirracistas presentes nas teorias; Propor estratégias práticas baseadas nessas teorias para promover a desconstrução do racismo. 3. Metodologia A pesquisa adotará uma abordagem qualitativa, combinando revisão bibliográfica extensiva das obras dos teóricos selecionados e estudos de caso para ilustrar a aplicação prática das teorias na promoção da consciência antirracista. 4. Revisão Bibliográfica Realizar uma revisão crítica das principais obras de Freud, Winnicott, Silvia Lane, Jean Piaget e Paulo Freire, destacando elementos relevantes para a construção de uma abordagem teórica antirracista. 5. Cronograma Atividade Meses Revisão bibliográfica 1-3 Mapeamento das teorias 4-6 Estudos de caso 7-9 Análise e redação final 10-12 6. Resultados Esperados Espera-se que esta pesquisa forneça insights teóricos e práticos para a construção de uma abordagem antirracista, integrando perspectivas psicológicas, sociológicas e pedagógicas. 7. Referências Listar as obras fundamentais de Freud, Winnicott, Silvia Lane, Jean Piaget e Paulo Freire, além de outros textos relevantes para o tema. Desenvolvimento 1. Introdução A metodologia proposta visa articular as contribuições teóricas de Freud, Winnicott, Silvia Lane, Jean Piaget e Paulo Freire em um enfoque prático e positivo para a construção do sujeito antirracista. A integração dessas perspectivas permite a criação de um método que abranja aspectos psicológicos, sociológicos e pedagógicos, promovendo uma formação do sujeito ancorada na desconstrução do racismo. 2. Revisão Ressignificativa A primeira etapa consiste em uma "Revisão Ressignificativa". Inspirada nas ideias de Silvia Lane, esta abordagem propõe uma revisão crítica da história pessoal, identificando momentos de reforço de estereótipos e preconceitos raciais. A partir dessa revisão, busca-se ressignificar essas experiências, promovendo uma nova narrativa centrada na valorização da identidade racial e cultural. 3. Diálogo Psicológico Respeitoso A segunda fase incorpora uma "Abordagem de Diálogo Psicológico Respeitoso", fundamentada em Freud e Winnicott. O foco recai na criação de espaços seguros para a expressão e reflexão sobre as experiências raciais, reconhecendo os impactos emocionais e promovendo uma compreensão mais profunda dos processos mentais envolvidos na formação do sujeito antirracista. 4. Jornada Cognitiva Inclusiva A terceira etapa, inspirada em Jean Piaget, é a "Jornada Cognitiva Inclusiva". Aqui, o método visa desenvolver atividades cognitivas que estimulem a compreensão da diversidade, promovendo o pensamento crítico e a superação de estereótipos. As atividades são estruturadas para desafiar e expandir as percepções individuais sobre identidade racial. 5. Práticas Pedagógicas Transformadoras A última fase incorpora "Práticas Pedagógicas Transformadoras", alinhadas com a pedagogia freireana. Esta etapa envolve a implementação de estratégias educacionais que vão além da mera transmissão de conhecimento. As práticas pedagógicas são desenhadas para fomentar a consciência crítica, incentivando ações reflexivas e transformadoras na construção do sujeito antirracista. 6. Referenciais Teóricos na Prática A aplicação dessas fases considera a interseção dinâmica entre as teorias, utilizando as obras de Freud, Winnicott, Silvia Lane, Jean Piaget e Paulo Freire como guias para a criação e adaptação contínua do método. A abordagem é holística, reconhecendo a complexidade da formação do sujeito antirracista. 7. Avaliação e Aperfeiçoamento Contínuo Ao longo da aplicação do método, será realizada uma avaliação contínua, utilizando indicadores qualitativos e quantitativos para medir a eficácia das práticas. As adaptações serão incorporadas com base nas respostas dos participantes, garantindo um processo dinâmico e adaptativo.

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