conceitos aprendido e fundamentado na pratica na vida vivida sendo experimento circunstancial inconscientes (armazenado) durante o período voltado para a formação. Sendo consciente (ativado) nas reflexões e analise vivenciada constituída após experiência de fora da pratica e de dentro através sendo experimento ,O conceito da linguagem escrita e verbal adquirida e não verbal em construção da formação e por meio da experiência sendo experimento ou vise versa.
ESTIMULOS E RESPOSTAS SEGUNDO SKINER
A abordagem comportamental de B.F. Skinner, conhecida como behaviorismo radical, é centrada na análise do comportamento observável e nas contingências de reforço que influenciam a ocorrência e a modificação do comportamento. Skinner desenvolveu princípios fundamentais, como estímulo, resposta, consequência, reforço e punição, que são essenciais para entender e modificar comportamentos.
Quando se trata do comportamento aversivo, que envolve uma resposta a estímulos desagradáveis, a análise skinneriana se concentra em como as consequências afetam a probabilidade de o comportamento aversivo ocorrer novamente. Vamos analisar esses elementos no contexto do comportamento aversivo:
Estímulo (Antecedente Aversivo):
Skinner não se concentrou inicialmente nos processos cognitivos internos, mas sim nos estímulos ambientais que antecedem o comportamento. No caso do comportamento aversivo, o estímulo antecedente seria algo desagradável ou aversivo que precede o comportamento.
Resposta (Comportamento Aversivo):
A resposta é a ação ou comportamento emitido pelo indivíduo. No caso do comportamento aversivo, é a ação que a pessoa realiza em resposta ao estímulo aversivo.
Consequência (Reforço ou Punição):
A consequência é crucial na teoria de Skinner. No contexto do comportamento aversivo, as consequências podem ser de dois tipos:
Reforço Negativo: O comportamento aversivo resulta na remoção ou evitação do estímulo aversivo, aumentando assim a probabilidade de que o comportamento ocorra novamente.
Punição Positiva: O comportamento aversivo resulta na apresentação de um estímulo aversivo, diminuindo assim a probabilidade de que o comportamento se repita.
Refinamento na Perspectiva Cognitiva:
Embora a abordagem de Skinner inicialmente não tenha dado ênfase aos processos cognitivos internos, outras abordagens comportamentais mais modernas, como a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), integram elementos cognitivos.
A TCC considera que as cognições (pensamentos) também desempenham um papel importante no comportamento e nas emoções, complementando a perspectiva behaviorista.
Autocontrole e Autoaversão:
Skinner discutiu o conceito de autocontrole, em que um indivíduo pode aprender a controlar seu próprio comportamento através de reforço.
No caso do comportamento aversivo, uma pessoa pode desenvolver padrões de autoaversão, onde o próprio comportamento aversivo é punido, levando a mudanças no comportamento.
Extinção e Mudança Comportamental:
O processo de extinção, que envolve a remoção do reforço para enfraquecer um comportamento, também é aplicável ao comportamento aversivo. Se a aversão não for seguida por consequências significativas, a probabilidade do comportamento aversivo pode diminuir.
Embora Skinner tenha se concentrado principalmente na observação e modificação do comportamento externo, abordagens mais recentes incorporam a compreensão dos processos cognitivos na análise e intervenção comportamental. A abordagem integrada, considerando tanto o comportamento observável quanto os processos cognitivos, tem sido eficaz em muitas situações clínicas e terapêuticas.
B.F. Skinner, um renomado psicólogo behaviorista, desenvolveu a Análise do Comportamento, que se concentra no estudo científico do comportamento observável e nas relações entre estímulos, respostas e consequências. Skinner propôs princípios fundamentais que influenciaram a terapia comportamental. Quando se trata de comportamento aversivo, resposta, consequência e estímulo são elementos-chave. Vamos explorar como esses elementos se encaixam nos princípios de Skinner:
Estímulo:
Skinner enfatizou a importância dos estímulos ambientais no controle do comportamento. Estímulos podem ser classificados como antecedentes (que ocorrem antes do comportamento) ou consequentes (que ocorrem após o comportamento).
No contexto do comportamento aversivo, o estímulo antecedente pode ser algo que precede ou desencadeia um comportamento indesejado.
Resposta:
A resposta é a ação ou comportamento emitido pelo indivíduo em resposta a um estímulo.
Comportamentos aversivos são aqueles que a pessoa tenta evitar ou escapar devido à associação com experiências desagradáveis ou consequências indesejadas.
Consequência:
Skinner destacou a importância das consequências na determinação do futuro comportamento. Consequências positivas tendem a aumentar a probabilidade de um comportamento se repetir, enquanto consequências negativas tendem a diminuir essa probabilidade.
No caso de comportamentos aversivos, as consequências negativas podem servir como punições, reduzindo a probabilidade de o comportamento aversivo ocorrer novamente.
Comportamento Operante:
Skinner introduziu o conceito de comportamento operante, que se refere a comportamentos voluntários que são influenciados pelas consequências.
Comportamentos aversivos podem ser considerados operantes, pois a pessoa pode aprender a evitá-los ou a se engajar neles com base nas consequências associadas.
Modelagem e Reforço:
Skinner destacou o poder do reforço na modificação do comportamento. O reforço positivo envolve a apresentação de algo desejável após um comportamento, enquanto o reforço negativo envolve a remoção de algo aversivo.
No contexto do comportamento aversivo, a evitação bem-sucedida pode ser reforçada pela redução da aversão ou desconforto associado.
Extinção:
Skinner também discutiu o processo de extinção, que envolve a remoção de reforço para enfraquecer um comportamento.
No caso de comportamentos aversivos, se a pessoa não recebe mais as consequências negativas associadas, a probabilidade desse comportamento pode diminuir.
É importante notar que a abordagem de Skinner é uma perspectiva behaviorista que se concentra no comportamento observável e nas contingências ambientais. Abordagens mais contemporâneas, como a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), integram aspectos cognitivos na compreensão e tratamento de comportamentos aversivos, considerando também os processos mentais e as crenças do indivíduo.
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