conceitos aprendido e fundamentado na pratica na vida vivida sendo experimento circunstancial inconscientes (armazenado) durante o período voltado para a formação. Sendo consciente (ativado) nas reflexões e analise vivenciada constituída após experiência de fora da pratica e de dentro através sendo experimento ,O conceito da linguagem escrita e verbal adquirida e não verbal em construção da formação e por meio da experiência sendo experimento ou vise versa.
ENSINO BASEADO EM EVIDENCIAS
As diretrizes apresentadas refletem uma abordagem pedagógica centrada no aluno, baseada em evidências e sensível às necessidades emocionais, integrando diversas estratégias e métodos para promover um ambiente de aprendizagem saudável. Embora a descrição geral das práticas esteja alinhada com princípios pedagógicos contemporâneos, nem sempre é possível atribuir cada diretriz a um autor específico.
No entanto, alguns teóricos e pesquisadores na área de educação, psicologia e pedagogia contribuíram para o desenvolvimento dessas práticas. Aqui estão alguns autores cujas ideias podem estar alinhadas com as diretrizes apresentadas:
Ensino Baseado em Evidências:
John Hattie: Autor de "Visible Learning", Hattie destaca a importância de estratégias com forte evidência de impacto no aprendizado.
Aprendizagem Ativa:
Jean Piaget: Embora não tenha focado especificamente na aprendizagem ativa, Piaget enfatizou a importância da atividade e exploração na construção do conhecimento.
Lev Vygotsky: Sua teoria enfatiza a interação social e a aprendizagem colaborativa.
Feedback Construtivo:
Hattie (Visible Learning): Hattie também aborda a importância do feedback eficaz no processo de aprendizagem.
Aprendizagem Cooperativa:
David W. Johnson e Roger T. Johnson: Pesquisadores conhecidos por seu trabalho na teoria da aprendizagem cooperativa.
Aprendizagem Personalizada:
Benjamin S. Bloom: Criador da Taxonomia de Bloom, suas ideias influenciaram a personalização da instrução para atender às diferentes habilidades dos alunos.
Método de Resolução de Problemas:
John Dewey: Defensor da aprendizagem baseada em problemas e da educação progressiva.
Ambiente de Apoio:
Abraham Maslow: Sua hierarquia de necessidades destaca a importância de um ambiente seguro e de apoio para o aprendizado eficaz.
Inclusividade:
Howard Gardner: Sua Teoria das Inteligências Múltiplas destaca a diversidade de habilidades e talentos individuais.
Equilíbrio de Carga Cognitiva:
Richard E. Mayer: Pesquisador na área de psicologia educacional, Mayer contribuiu para a compreensão da carga cognitiva na aprendizagem.
Promoção da Saúde Mental:
Martin Seligman: Conhecido por suas contribuições para a psicologia positiva, Seligman destaca a importância do bem-estar emocional.
É importante notar que as ideias desses autores são frequentemente interdisciplinares, e muitos educadores e pesquisadores integram uma variedade de teorias e práticas em suas abordagens pedagógicas. Além disso, as práticas pedagógicas evoluem com o tempo, incorporando novas descobertas e entendimentos da pesquisa educacional.
As diretrizes apresentadas refletem uma abordagem pedagógica centrada no aluno, baseada em evidências e sensível às necessidades emocionais, integrando diversas estratégias e métodos para promover um ambiente de aprendizagem saudável. Embora a descrição geral das práticas esteja alinhada com princípios pedagógicos contemporâneos, nem sempre é possível atribuir cada diretriz a um autor específico.
No entanto, alguns teóricos e pesquisadores na área de educação, psicologia e pedagogia contribuíram para o desenvolvimento dessas práticas. Aqui estão alguns autores cujas ideias podem estar alinhadas com as diretrizes apresentadas:
Ensino Baseado em Evidências:
John Hattie: Autor de "Visible Learning", Hattie destaca a importância de estratégias com forte evidência de impacto no aprendizado.
Aprendizagem Ativa:
Jean Piaget: Embora não tenha focado especificamente na aprendizagem ativa, Piaget enfatizou a importância da atividade e exploração na construção do conhecimento.
Lev Vygotsky: Sua teoria enfatiza a interação social e a aprendizagem colaborativa.
Feedback Construtivo:
Hattie (Visible Learning): Hattie também aborda a importância do feedback eficaz no processo de aprendizagem.
Aprendizagem Cooperativa:
David W. Johnson e Roger T. Johnson: Pesquisadores conhecidos por seu trabalho na teoria da aprendizagem cooperativa.
Aprendizagem Personalizada:
Benjamin S. Bloom: Criador da Taxonomia de Bloom, suas ideias influenciaram a personalização da instrução para atender às diferentes habilidades dos alunos.
Método de Resolução de Problemas:
John Dewey: Defensor da aprendizagem baseada em problemas e da educação progressiva.
Ambiente de Apoio:
Abraham Maslow: Sua hierarquia de necessidades destaca a importância de um ambiente seguro e de apoio para o aprendizado eficaz.
Inclusividade:
Howard Gardner: Sua Teoria das Inteligências Múltiplas destaca a diversidade de habilidades e talentos individuais.
Equilíbrio de Carga Cognitiva:
Richard E. Mayer: Pesquisador na área de psicologia educacional, Mayer contribuiu para a compreensão da carga cognitiva na aprendizagem.
Promoção da Saúde Mental:
Martin Seligman: Conhecido por suas contribuições para a psicologia positiva, Seligman destaca a importância do bem-estar emocional.
É importante notar que as ideias desses autores são frequentemente interdisciplinares, e muitos educadores e pesquisadores integram uma variedade de teorias e práticas em suas abordagens pedagógicas. Além disso, as práticas pedagógicas evoluem com o tempo, incorporando novas descobertas e entendimentos da pesquisa educacional.
Na psicanálise, a formação do sujeito é explorada por teóricos como Sigmund Freud, que propôs teorias sobre o desenvolvimento psicossexual e a estruturação da mente. No entanto, a descrição que você forneceu, sobre o sujeito se constituindo a partir do bem-estar e tornando-se consciente por meio de evidências causais, parece se alinhar mais a uma perspectiva psicológica geral do que especificamente à psicanálise.
Na psicanálise de Freud, o desenvolvimento do sujeito está vinculado à interação complexa de impulsos instintivos (Id), princípios morais e sociais (Superego) e a realidade percebida (Ego). A consciência, nesse contexto, não é apenas uma questão de evidências causais, mas também está relacionada a processos inconscientes e à dinâmica intrapsíquica.
Se você estiver se referindo a uma abordagem mais contemporânea ou a um pensamento específico dentro da psicanálise, pode ser útil fornecer mais detalhes para que eu possa oferecer uma resposta mais precisa. Caso contrário, se a sua pergunta envolve principalmente a relação entre as diretrizes pedagógicas e a psicanálise, posso fornecer insights nessa direção.
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Vários autores de diversas áreas têm contribuído para a compreensão e aplicação de métodos que envolvem neurociência, biologia, psicologia, ...
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