TOC

A psicóloga explica que TOC é um transtorno de ansiedade. Segundo ela, tudo começa com um pensamento de fazer algo, que gera muita ansiedade. “A ansiedade sobe muito, aí a pessoa faz essa coisa e, quando ela faz isso, que é a compulsão, a ansiedade baixa de imediato.

As pessoas que sofrem de Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) podem sim ter uma vida normal. Para isso é importante elaborar mudanças comportamentais com um Psicólogo e verificar quais questões emocionais estão desencadeando esses comportamentos.

Quais são as causas dos transtornos obsessivos compulsivos? O TOC pode estar associados com fatores biológicos, envolvendo questões genéticas e neuroquímicas do cérebro, e psicológicos, como problemas para lidar com inseguranças e ansiedades.

Dentre as principais estão listados três fatores: biologia, genética e meio ambiente. Acredita-se que algumas alterações que acontecem no nosso corpo e cérebro e a predisposição genética com possíveis distúrbios nos genes, favorecem o aparecimento do transtorno


FATORES PSICOLÓGICOS: APRENDIZAGENS E CRENÇAS ERRADAS

Certas estratégias como realizar compulsões, evitar o contato com objetos ou situações que representam ameaças provocam alívio da ansiedade e do desconforto e são utilizadas por praticamente todos os indivíduos que apresentam TOC.

Algumas das ações mais comuns relacionadas ao distúrbio são: Lavar as mãos; Checar mais de uma vez se as portas foram trancadas; Repetição de certos “rituais”, como evitar pisar em rachaduras na rua.Manias, compulsões e obsessões sem controle podem atrapalhar a rotina, influenciar negativamente na vida de amigos e familiares e dificultar a saúde mental.

Estresse intenso ao observar objetos desordenados ou fora do padrão; Medo de se contaminar ou de sujeiras; Pensamentos agressivos ou medo de perder o controle; Evitar pessoas, lugares ou situações que causam angústia, ou que estimulam a obsessão.
Portanto, estudos mostram que o TOC é genético, mas não é o fator único ou central. Outra questão a ser levada em consideração é o meio externo, como as infecções, situações estressantes e o estilo de vida do indivíduo. Sendo assim, o meio ambiente também pode ter uma influência grande nesse quesito.

Segundo alguns estudos, TOC está relacionado a problemas de comunicação entre as partes do cérebro que traduzem informações em pensamentos e ações, incluindo o córtex orbitofrontal, núcleo caudado, giro cingulado e os gânglios basais.

O que ocorre no cérebro de pessoas com TOC? Os pacientes entendem que esses sintomas compulsivos são irracionais, desnecessários, mas não conseguem controlá-los ou se livrar deles, levando à ansiedade e dor. Além disso, o TOC é caracterizado por intensa excitação emocional e deficiências do controle executivo.

O principal característica do TOC é a presença de crises recorrentes de obsessões e compulsões. Entende-se por obsessão pensamentos, ideias e imagens que invadem a pessoa insistentemente, sem que ela queira.

Quais são os sintomas do TOC? As pessoas com TOC podem ter obsessões, compulsões ou ambos. As obsessões seriam os pensamentos repetitivos, impulsos ou imagens mentais que causam ansiedade.

pessoa com transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) tem obsessões – pensamentos, imagens ou impulsos que ocorrem frequentemente, mesmo que ela não queira. Essas obsessões surgem mesmo quando a pessoa está pensando e fazendo outras coisas. Além disso, as obsessões normalmente causam grande angústia e ansiedade.

Quais são as causas dos transtornos obsessivos compulsivos? O TOC pode estar associados com fatores biológicos, envolvendo questões genéticas e neuroquímicas do cérebro, e psicológicos, como problemas para lidar com inseguranças e ansiedades.

A maioria das pessoas conhece as compulsões de simetria(deixar tudo em ordem, simetricamente), e de contagem(contar numeros, degraus, objetos, fazer calculos). Além dos tipos de TOC chamados de “simetria e ordem” e de “contagem compulsiva”, podemos citar, por exemplo: TOC relacionado a números é muito comum.

São ansiedades bem diferentes. No TOC a ansiedade está associada à pensamentos ou ideias relacionadas a obsessões e compulsões. No TDAH as ansiedades estão voltadas para o desempenho e voltadas para a ideia de incapacidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário