O que é instinto !?

Em pesquisa na literatura pode compreender uma  das complexidade humana.
O contexto da seletividade origina do sujeito ser seletivo em determinada situações ,coisas ou objetos.

A seleção inicia ao classificar ordenadenar uma grupo ou uma classe ou espécie. 
Os especialistas classificam essa seleção apartir da seleção natural, Onde Charles Darwin inicia sua pesquisa nas classicismo das espécie e como eles se adaptam as determinados ambientes,mecanismo proposto por Darwin foi a seleção natural. Alguns organismos seriam diferentes dentro da população.

A ideia de Evolução é relativamente antiga. Algumas pessoas já haviam percebido que os organismos vivos poderiam mudar com o tempo. Mas, até 1859, antes da publicação de “A origem das Espécies” por Charles Darwin, não se tinha ideia por meio de qual mecanismo esse processo poderia acontecer. Em 1831, Charles Darwin teve a oportunidade de iniciar uma viagem ao redor do mundo no navio Beagle, da Marinha Real Inglesa, e passou cinco anos coletando espécies, podendo refletir sobre o porquê de as espécies coletadas serem diferentes entre si. E, ao retornar à Inglaterra, ele já tinha uma ideia de qual mecanismo poderia ser utilizado para explicar essa modificação.

Darwin foi um importante cientista que propôs o mecanismo da seleção natural para explicar a evolução. Entretanto, apesar do aprendizado, em 1827, Darwin desiste do curso de medicina. Isso fez com que seu pai aconselhasse-o a dedicar-se à Igreja anglicana, enviando-o para o Christ's College, em Cambridge.

A Teoria da Evolução afirma que é o ambiente, por meio de seleção natural, que determina a importância da característica do indivíduo ou de suas variações, e os organismos mais bem adaptados a esse ambiente têm maiores chances de sobrevivência, deixando um número maior de descendentes.

Lamarck defendia que todas as mudanças estruturais sofridas por um indivíduo seriam transmitidas para seus descendentes. Isso explicaria tanto o alongamento do pescoço das girafas quanto a cegueira das toupeiras. A hereditariedade das características adquiridas ou perdidas ficou conhecida como a segunda lei de Lamarck.

Em resumo, o neodarwinismo afirma que a evolução ocorre por meio da herança, variabilidade genética, seleção natural, mutação e mudanças nas frequências gênicas em nível de população.

O substantivo masculino Teoria explicativa da sucessão de faunas e floras no decurso dos tempos geológicos, fundada na ideia de transformação progressiva das populações e estirpes, seja sob a influência do meio (Lamarck), seja pela mutação seguida de seleção natural (Darwin, De Vries).

Freud sobre o papel da sexualidade na etiologia das “doenças nervosas”, vai surgindo também a ideia de que as transgressões da sexualidade eram uma violação das prerrogativas masculinas: a liberdade sexual e o poder intelectual como condição masculina.

A sexualidade até poderia ser aceita como ingrediente da doença, mas como fonte de prazer e com autonomia, aí já era demais. Assim sendo, a gênese do sexual feminino, atribuída à transgressão da sexualidade, marca uma posição, ou mais claramente, uma oposição à ruptura da sexualidade com a função reprodutora.

  1. libido, nas palavras de Freud, é a “energia dos instintos sexuais e só deles” .

Foi no segundo dos “Três ensaios de sexualidade” das obras completas, que Freud postulou o processo de desenvolvimento psicossexual, o indivíduo encontra o prazer no próprio corpo, pois nos primeiros tempos de vida, a função sexual está intimamente ligada à sobrevivência. O corpo é erotizado, isto é, as excitações sexuais estão localizadas em partes do corpo (zonas erógenas) e há um desenvolvimento progressivo também ligado as modificações das formas de gratificação e de relação com o objeto, que levou Freud a chegar às fases do desenvolvimento sexual:


Ao se pensar no instinto em quando se pensar na relação afetiva entre um homem e uma mulher e seus descendentes podemos pensar em uma variação contextual e complexa. 

Para ter compatibilidade romântica, um casal deve ter mais do que muitos aspectos em comum; também é necessária a capacidade de formar um vínculo emocional forte e um respeitar ao outro, independentemente das diferenças.

Freud nos diz que a pulsão tem alguns destinos na sua evolução, e limita-se aos instintos sexuais, que são do seu maior conhecimento. A seguir, algumas dessas vicissitudes. A reversão ao oposto é referente apenas à meta do instinto, tendo como exemplos os opostos.

Instintos vitais: compreendem o instinto sexual, de luta e fuga, e equivalem, em geral, ao instinto de sobrevivência. Instintos de prazer: o seu objetivo é proporcionar o mais alto grau de bem-estar e é um refinamento dos instintos de sobrevivência humanos.

Para alguns estudiosos que diz em suas literaturas sobre o instinto , diz ser algo quando estamos em uma ação como um mecanismo de perigo em situação de fuga.De forma simples o mecanismo da luta ou fuga é uma reação fisiológica que ocorre na presença de algo que é aterrorizante ou ameaçador. Ou seja, essa resposta prepara o corpo para lutar ou fugir de uma ameaça. É também importante notar que a resposta pode ser desencadeada devido a ameaças reais ou imaginárias.

As fugas emocionais acontecem quando o nosso controle emocional é abalado por algum motivo e acabamos "descontando" esse desequilíbrio em alguma coisa, tomando atitudes impulsivas e exageradas. Um exemplo é uma pessoa que está passando por uma situação angustiante e começa a comer descontroladamente.

Se entende que a paixões os apetites, a cólera, o medo, a audácia, a inveja, a alegria, a amizade, o ódio, o desejo, a emulação, a compaixão, e em geral os sentimentos que são acompanha- dos de prazer ou dor; (...).

Paixões carnais fazem parte do estilo de vida deste mundo, do qual o crente deve distanciar-se. Essas paixões caracterizam-se por egoísmo, exploração, instintos, falta de consideração e falsidade.primitivos. 

segunda procura uma forma ordenada de enumerá-las, 5 destacando as seis paixões primitivas (admiração, amor, ódio, desejo, tristeza e alegria); por fim, a última parte elenca as paixões particulares, derivadas de ou compostas por aquelas consideradas

No contexto de categorias Aristóteles define 
(substância, quantidade, qualidade, relação, lugar, tempo, posição, estado, ação e paixão) para classificar tudo o que existe, Aristóteles propõe elementos que podem ser apreendidos diretamente pelo pensador, sem necessidade de demonstração.

 Ele define a reciprocidade como elementos  em dois tipos de paixão, a recíproca e a não recíproca. Quando há paixão recíproca, duas pessoas sentem uma atração mútua e decidem se unir em uma relação e expressar seus sentimentos. Já na paixão não recíproca, uma das pessoas não sente a mesma coisa, ou os dois são impedidos de estar juntos.

Segundo a literatura  embora tenhamos em nós as 9 Paixões, há uma que é mais forte, e assim, ela representa a origem do nosso desequilíbrio e de nosso apego ao ego. Os 3 principais Instintos são: Autopreservação, Social e Sexual (ou também chamado de Um a Um).

Aristóteles define a paixão (páthos) como o que move, o que impulsiona o homem para a ação (práxis). Na lista das paixões figu- ram sensações que são acompanhadas de dor ou de prazer.

Freud em sua obras defini o complexo de Édipo é um conceito que foi defendido pelo psicanalista Sigmund Freud, que se refere a uma fase de desenvolvimento psicossexual da criança, chamada fase fálica, em que ela começa a sentir desejo por sua mãe e ódio e ciúme de seu pai.

Na teoria, o apego seguro significa um vínculo afetivo ou ligação entre um indivíduo e seu cuidador principal, que responde suas necessidades com assertividade, tornando esse indivíduo seguro e emocionalmente estruturado.

Este tipo de apego é caracterizado por sentimentos ambivalentes, nos quais a pessoa deseja proximidade com a pessoa alvo de seu apego, mas ao mesmo tempo mantém sentimentos de resistência, como raiva e necessidade de punir o outro.

Portanto, o instinto são reações comportamentais. Uma resposta automática e não aprendida, em função de uma situação específica. Normalmente, destinada à sobrevivência ou reprodução.
em momentos de prazer ou de fuga ou seja pode ser entendido como um pulsão de vida.

O comportamento primitivo é uma forma de resposta automática e instintiva que os seres vivos apresentam diante de estímulos específicos. Essas respostas são consideradas primitivas porque são inatas, ou seja, estão presentes desde o nascimento e não são aprendidas ou adquiridas ao longo da vida.

 Dentro da teoria, apego significa um vínculo afetivo ou ligação entre um indivíduo e uma figura de apego (comumente um cuidador). Estes laços podem ser recíprocos entre dois adultos, mas entre uma criança e um cuidador são baseados nas necessidades de segurança e proteção da criança, fundamentais na infância.

O Id, instinto primitivo, bastante destacado em crianças é a forma irracional da mente que faz as pessoas agirem de forma impulsiva e irracional, ou seja, é a forma de ação e reação onde a pessoa se expressa sem ao menos pensar tornado primitivo por compreender e não refletir.

A espécie humana segundo a literatura o sujeito homem apresenta em algumas situações o mecanismo primitivo ou intuitivo. 
O homem primitivo ( homo habilis) visualizava a pedra como um instrumento e começava a lapidá-la. Essa atividade exigia um alto nível de imaginação e percepção.

Mas o instinto é algo primitivo uma forma de se auto preservar a espécie. Quando pensamos que o sujeito vem de um processo natural e no decorrer do tempo passa por intervenção passar por fatores história fatores culturais e fatores biológico, os instinto mesmo ele sendo primitivo fa, parte de auto preservação do contato físico como outro ou com objeto. 

O ser humano nasciam de forma humanizado de forma natural mas aos poucos foram praticando outras formas de praticar o parto com as evoluçoes esse processo foram deixando de ser vistos por alguns como algo natural e partiram para outros processamento como outros partos como a cesariana e fosper  Uma forma resistente de praticar o parto natural humanizado e seguro. 

O parto natural tem benefício para a mãe e criança por ser algo natural, algumas mulheres em alguns tiveram opções de opinar de fazer o parto natural ou não. 
Outras por motivos do corpo de não estar preparado para gestação não tiveram essa opção. 

Quando Winnicott fala sobre a Teoria do Amadurecimento Pessoal, temos o período da maternagem, ao qual é necessário todo o cuidado por parte da mãe, para um desenvolvimento saudável do bebê.

vínculo materno é a relação entre uma mãe (mulher ) e seu filho. Embora normalmente associado à gestação é ao parto um vínculo materno também pode se desenvolver nos casos em que a criança não tem parentesco, como uma doação.

Tanto os fatores físicos quanto os emocionais influenciam o processo de vinculos mae e filho ,podem ter influência com o processo ambiente.No transtornos de ansiedade de separação no momento de dar a luz no momento do parto.

Segundo Piaget (psicólogo, biólogo e filósofo), o lado afetivo de uma criança não está ligado apenas a emoções e sentimentos, mas envolve também as tendências e vontades do pequeno, refletindo em uma impressão afetiva particular e a consciência de uma necessidade.

A emoção da criança e demostrada pelo olhar choro e quando esta sendo se amamentando,criando laços afetivos.
 fica com medo e nervosa quando está longe de um ente querido, geralmente um dos pais ou outro cuidador. As novas mães nem sempre experimentam amor instantâneo por seus filhos. Em vez disso, o vínculo pode se fortalecer com o tempo. Os vínculos podem levar horas, dias, semanas ou meses para se desenvolver.

O criança com o parto natural tem mas benefícios pois não é algo exposto ou traumáticos a mão ser o tadinha na nádegas. 
A mãe com o parto normal os benefícios também é imediato, algumas após o parto logo já estão dispostas não tem tanto traumas como outros que tiveram uso de substâncias ou mesmo exposta ao ambiente de forma negativa, se associar a separação e vulnerabilidade.

Ao entrar ao encontato com meio ambiente a espécie humana entrar encontato com o mundo externo  pois, esteve encontato de forma biológica ao meio interno onde o desenvolvimento vinheram por meio das emoções e sensações de maneira biológica ate o parto, após o parto ao entrar encontato com o ambiente externo quanto mas natural humanizado, o sujeito no caso a criança ira estar sujeito a variações ambientais, podendo ele receber o que lhe compatível para sua necessidade física emocional. 

Piaget defende que o indivíduo se desenvolve a partir da ação sobre o meio em que está inserido, priorizando, a princípio, os fatores biológicos que podem influenciar seu desenvolvimento mental. Dando ênfase em seus estudos ao caráter construtivo.

Ser  possível  que o sujeito no caso a mulher tenha condições de suporte de ter um parto humanizado pode ter possibilidade de uma vida com qualidade, pois é um processo natural e humanizado sem intervenções encasivos. O caso de internação não que não possa haver mas em caso que o sujeito no momento não tenha condições de suporte para conseguir ter um parto natural. 

No decorrer do desenvolvimento do sujeito ao iniciar ainda na gestação passam por acompanhamento por especialistas como o obstetra que o natural é acompanhar durante o parto , logo após a criança que devem ser acompanhada pelo especialista até a idade da maioridade no caso os 18 anos pois a maioridade é maturidade estar voltada a essa fase.

A criança necessita de acompanhamento desde a gestação pós parto e ate a vida adulta. 
Na primeira infância o desenvolvimento devem ser voltados na oferta para garantir o seu processo nas fases seguintes. 
Entre a idade de 10 anos precose e 12 anos indante passam por períodos de transformação corporal e emocional, onde inícia a puberdade e términoda puberdade, onde esses períodos e excencial fazer algumas intervenção para a vida em grupo. 

Após a fase da maioridade iniciar a fase de maturação  iniciando a vida adulta ,mesmo  iniciando a vida adulta o sujeito necessitam de acompanhamento pois os instinto  estão em conflituosos 
O sujeito adulto explora suas possibilidades, como um bebê que explora os espaços quando começa a engatinhar ,vão tendo confiança e começa andar de forma segura e natural. 

O instinto humano está presente em todos os processos, e natural o sujeito passar por toda as etapas onde ele ou ela expressar de forma diferente um do outro .

Alguns sujeito demostrar os seus instinto de forma e maneira diferentes pois alguns tiveram pontos positivos ou negativos durante o seu processo de vida.

O que é instinto, deixe para colocar essas relações para entender que o sujeito passar por diferentes processos e diferentes fases e momentos e procurar entender o sujeito e outro não era para ser algo complexo e sim algo natural do ser humano. 

Entender que o sujeito nasce,crescer passa por todas as fases e etapas do desenvolvimento, mesmo que  em momentos do desenvolvimento passou ou não está passando não significa que o sujeito tenha algum tipo de causa ocorrido no processo de desenvolvimento,que por algum motivo  ocorrido ouve um atraso ou falta falha  por não ter sido atendida em suas dimensões das necessidades durante o desenvolvimento. 

A questão de gênero, pensamos no sexo feminino se pensa que a mulher é um ser em condições complexa,  onde a mulher era destinada a ser ensinada apenas para ser mãe a gestacionar ou seja para ser parideira. 
No decorrer do desenvolvimento a mulher foram conquistando o lugar onde ela quer ficar ou ser, eram vista com sexo frágil.
O sujeito masculino também eram vistos como projenitor viril aqueles másculoque tinham que fazer vários filhos de preferência filhosdo sexo masculino, onde ele tinha que ser o chefe .

Mas com as mudanças e avanços evolutivos da espécie os intersexos e pessoas do sexo 
Transexual: quando há uma incoerência marcada entre o sexo biológico e a identidade de gênero. Neste caso, a pessoa pode buscar por mudanças corporais para que o físico coincida com o gênero que ela se identifica na mente.(transgenero).
Sujeitos que buscar ocupar um lugar na sociedade por não serem compreendida em sua condição e totalidade. 

Os instinto na questão de gênero mesmo sendo primitivo e sendo algo que diverge na questão social e na relação biológico do desenvolvimento.
As mudanças do corpo do sujeito as mudanças ocorridas no desenvolvimento por questão hormonais a biologia explica que 

Homens e mulheres apresentam hormônios sexuais em diferentes quantidades que garantem o desenvolvimento dos caracteres sexuais primários e secundários. Homens apresentam uma maior concentração de andrógenos, como a testosterona, diferentemente da mulher, que possui uma maior concentração de estrógeno.

O porque entender tudo isso, e necessário entendemos que o sujeito iniciar a vida por processo é no decorrer do processo tem diferentes fases e nessas desenvolvimento que faz parte da evolução da espécie humana através das evoluçoes ambientais. 

https://www.revistahcsm.coc.fiocruz.br/1859-charles-darwin-publica-a-origem-das-especies/

https://www.google.com/amp/s/m.brasilescola.uol.com.br/amp/psicologia/complexo-edipo.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário