Uma breve experiências.

Uma experiência em uma pequena comunidade, onde convivir com sujeitos excepcionais uma boa experiência uma boa vivência, enquanto entendia que as relações humanas se construiam através das boas práticas de vizinhanças ou boas relações  sociais, dentro dessa comunidade, a forma de se falar era diferente das que conhecia, porém conseguia compreender ,assim como talvez eles também poderiam considerar a forma de falar diferente das quais eles estavam acostumados, caso não compreendia ,perguntava qual era o significado, onde me explicavam dando risadas.
 Não entendi achei que fosse porque havia algo engraçado e não era a maneira de se  expressar e sim porque tudo para eles eram engraçado mesmo não tendo graça.

As regiões foram colonizadas através de cuturas vindas de um local para outro além de já extirem sujeitos que já habitavam. 
Outra questão foram a forma que alguns adultos foram educados,alguns em sua fala diziam que a educação na comunidade era em casas destinada a ageuparem um grupo de crianças,onde a educação era dado de forma diferente para uns e para outro era feito de qualquer forma e até usado de forma agressiva como bater nas mãos com palmatória e usarem expressões de punições.
Refletir sobre esse contexto, sujeito como essa comunicação é outros território tiveram as mesmas experiências negativas, onde sujeitos projeta em suas atitudes o que lhe foram ensinado. 

Mesmo tendo uma boa criação de valores moral dentro do contexto social. 
Ou seja,sujeitos adoecem ou adoeceram outras sujeitos por erros cometido no passado.

Sujeitos após compreender e fazer autoanálise entram em contato com algum conflito exposto,  acabam gerando uma depressão por força de trabalho,  dado como a escrisofrenia provocado pelo transtorno de origem a qualquer gênero trabalhista. 
Ou seja, desconhecimento da cutura ou ações ambientais e ocorridas pelo contexto sociais escravizado.

Erros na base da construção e na conduta moral, não porque quem ensinou em determinada época, era normal excer de forma agressiva e punitiva ensinar ou educar usando meios físicos na construção social
Como foram feito no período colonial, onde o escravo tinha que apanhar para fazer o que o seu senhor lhe pedia,ou mesmo tinha que mostrar os dentes para mostrar seu valor,ou colocando pesos nas costas para carregar como um animal,mãe de leite as senhoras donas fazendas não amamentavam quem amamentavam eram as amas de leite,
O sofrimento do negro dentro nas relações sociais foram construído através de luta até a a dita abolição,uma abolição que está extrurado na construção da tea social. 

 Essas construção deixam marcas em forma de consciência, essas marcas,essas consciência de quem sofreu a agressão reagir sem mesmo entender que está praticando algo errado, pois foi aprendido por sujeitos que representatividade que deveriam ensinar o correto.

Enfim,a consciência é entender que todos que foram frutos de dessa construção de consciência negra  ou negro de pele branca ou indigena e entender a sua excencia e por traz dela foram contado como um conto de fadas.

Foram sujeitos de um processo complexo construído socialmente.
E procurar melhorar nas atitudes e ações para não retroceder. 
E não manipularam para esconderem os erros cometido por alguém que deveria cuidar zelar e proteger no passado para não repetir no futuro. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário