tripé mestre.(psicanálise)

Reflexão!
Pontos de Autoria Dione 
Pergunta as causas de um todo!
,"Nem tudo e sobre você,
Nem tudo e você.
Nem tudo e pra você .
mas ao mesmo tempo e tudo é você.
. Mesmo não estando no mesmo tempo ou mesma posição,tudo e um todo .
Todo e um tudo,.mesmo você sendo único em um todo"
E o que é as respostas das causas em uma fórmula?


No entanto,a atuação do Estado regulador caracte- riza-se pela intervenção indireta do Estado na ordem econômica, regulamentando fis- calizando a prestação de determinado ser- viço, inclusive serviços públicos, como for- ma de equilibrar os interesses dos usuários ou consumidores e os do mercado, em prol do interesse público.
O trabalho do Estado e regulamentar ,equilibrando os interesses dos usuários que compõe os usuários que habitam dentro dos estados de um País.

Tripé mestre(S)

Resumos. A formação psicanalítica está alicerçada sobre três pilares básicos: a análise didática, os seminários teóricos e a supervisão clínica de análises..
Na abordagem lacaniana,o sujeito se constituí ao nível do desejo do outro..

Exemplo,Se eu desejo instigo o outro a desejar também.
Caso contrário o outro não corresponde o seu desejo, contrapõe as suas expectativas internas .

Lacan que o eixo é o desejo do analista; isto reproduz o elemento de alienação – há um ponto em que o desejo do sujeito jamais pode reconhecer-se, e como mostra a experiência analítica, "é de ver funcionar toda uma cadeia no nível do desejo do Outro que o desejo do sujeito se constitui"..

As três instâncias trabalham juntas na formação do seu comportamento. O id cria as demandas, o ego acrescenta as necessidades da realidade, e o superego incorpora a moral à ação.

Estrutura,Id, um conjunto de tendências de instintos descoordenadas; o ego sendo uma porção realista e organizada e, por sua vez, o superego desempenhando um papel crítico e moral.
A formação do caráter segundo Freud,período de até 5 anos é de fundamental importância no formação do caráter de uma pessoa, quando um dos fatores principais é a presença e o cuidado dos pais.Nesse contexto deve se considerar a questão temporal e cutural.

Uma pessoa de caráter tem firmeza e coerência de atitudes, tem firmeza nas suas escolhas, contrário é o indivíduo mau-caráter. Não podemos desprezar nossa capacidade de mudar e evoluir, porém precisamos ter em mente que há condutas que nunca vão mudar.

Portanto,o caráter de uma pessoa é construído por meio de hábitos e relações que fazem parte da experiência individual. Ele está intimamente ligado ao modo de pensar, sentir ou reagir de cada indivíduo, ou seja, se reflete nas atitudes e ações tomadas ao longo da vida.

O amor objetal anaclítico é característico do masculino, exibindo acentuada valorização sexual que se origina do narcisismo primário, correspondendo a uma transferência desse narcisismo para o objeto sexual.

http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_serial&pid=1415-1138&lng=pt&nrm=iso

Teoria dos quatro discursos, pesquisa psicanalítica e laço social entre psicanalistas

Lacan’s theory of the four discourses, psychoanalytical research and social relations among psychoanalysts

. O texto trata da teoria lacaniana dos quatro discursos fundamentais que Lacan, em 1969, propôs com os nomes de “Amo”, “Universitário”, “Histeria” e “Analista”. Nesta redação de trabalho também será proposta uma escritura de discurso, quiçá ainda não formulada.

laço social é um vasto e profícuo campo de pesquisa, que convoca a psicanálise a um trabalho contínuo, na medida em que as mudanças na estrutura de gozo da cultura afetam-no diretamente, como demonstra a teoria lacaniana dos discursos.

Entre os aspectos da economia de gozo que se articulam a eventos históricos,.Destacamos o advento do capitalismo, concomitante ao surgimento da ciência moderna, Com a instauração e consolidação do modo de produção capitalista como hegemônico na 
cultura. Para abordar o modo de produção capitalista a referência a Karl Marx se faz 
essencial, uma vez que sua descoberta do mais-valor1 como segredo deste modo de 
produção, opera um corte irreversível na economia política, alterando de modo radical 
as possibilidades de exploração deste tema. Marx reiteradamente destaca o quanto o 
modo de produção capitalista alterou profundamente as relações no campo do trabalho,, em última instância, as relações sociais de modo geral. Dessa forma, as elaborações 
n’O capital – especificamente nos livros I (MARX, 1867) e II (MARX, 1885) – são o Principal fundamento à nossa investigação acerca do modo de produção capitalista.

O corte operado por Lacan com a teoria dos discursos permite uma inédita , articulação entre o corte operado por Freud na economia psíquica e aquele operado por Marx na economia política, destacando-se uma economia de gozo que perpassa tanto uma quanto a outra. É da articulação entre estes três cortes que recortamos nosso tema de pesquisa, que visa explorar a economia de gozo em jogo na discursividade afetada pelo capitalismo, destacando-se a visada capitalista de forclusão da castração.
No mundo das ideias,a inteligência multiplas segue um ou mais padrões associada a contextualizar uma gama histórica de elementos culturais ou seja ,o indivíduo podem apresentar diferentes linguagens em classificada como inteligência ou inteligências.mesmo ele tendo uma condição física ou intecttual que não corresponde a uma espectativa avaliativa.
Pois,a fatores que se apresenta inibido ou estimulando positivo ou negativo,nós ambientes interna ou externa.de deternado locais.
Ou seja o ambiente influencia.

O Tripé mestres das articulações das relação sociais são organizada em categorias wue contextualiza nas ambiente.wue classifica as 04  regras fundamental.
 (regra da associação livre de ideias), a abstinência, a neutralidade e a atenção flutuante .

Ou seja, associada as relações socias a economia a linguagem e comunicação fundamentais no direcionamento.

laço social é um vasto e profícuo campo de pesquisa, que convoca a psicanálise a um trabalho contínuo, na medida em que as mudanças na estrutura de gozo da cultura afetam-no diretamente, como demonstra a teoria lacaniana dos discursos.

A coerência é uma conformidade entre fatos ou ideias, próprio daquilo que tem nexo, conexão, portanto, podemos associá-la ao processo de construção de sentidos do texto e à articulação das ideias.

Investimento na construção do sujeito ou seja construção do caráter e moral do sujeito. De acordo com Laplanche e Pontalis, “o narcisismo primário designa um estado precoce em que a criança investe toda a sua libido em si mesma. O narcisismo secundário designa um retorno ao eu da libido retirada dos seus investimentos objetais” (Laplanche e Pontalis, 1992: 290).Pelo contrário, a castração e uma forma de punição caso, algo não esteja de acordo ao seu desejo libidinoso.
Castração por representante de instituições responsável  (sujeito.) A libido o gozo pelas coisas impulsiona a ter prazer ou inibi dependendo da forma que são expostas ou cobrada para encarar as situações que lhe permite o prazer ..

Essa função castradora do pai, que interdita os impulsos sexuais da criança, é posta por Lacan como uma necessidade simbólica: o sujeito busca um pai castrador que introduza as relações punitivas. Ele busca alguém que encarne essa função de interdição, que pode mesmo ser a religião.

Conheça as 3 regras do Inconsciente
  • inconsciente é atemporal. Significa dizer, ele não tem passado e nem futuro, somente o AGORA. ...
  • inconsciente busca a felicidade. A criança nasce feliz, ela quer sentir-se amada e protegida.
  • Compulsão a repetição.
O psicanalista Gonçalves (2006 apud Vasconcelos, 2008) define mulher com estrutura de personalidade fálica, mais conhecida, como mulheres fálicas, como sendo uma linguagem aproximativa para qualificar uma mulher com traços de caráter pretensamente masculinos, autoritária, mas sem saber quais são exatamente as suas ...

O sujeito em Freud é composto por duas partes inconscientes, id e superego, e uma consciente, o ego. O id representa o lugar das pulsões. As pulsões são impulsos orgânicos e desejos inconscientes, que visam ao prazer e a satisfação imediata do indivíduo.  

Para Freud, de início, ambos têm a mãe como primeiro objeto amoroso, tendo com ela um apego muito forte, um vínculo de amor. No entanto, o destino desse amor assume formas diferentes para os dois sexos.

Algumas mulheres ao exercer um papel de mãe (maternidade ) criam uma relação em prol aos seus filhos,na relação aos cuidados.Nesse contexto a vulnerabilidade evidência a dependência do elo materno mãe e filho..

Sendo um momento onde a identidade feminina se desloca frente às questões de sua sexualidade e de seu papel como mãe. Com as transformações de seu corpo causadas pela idade, algumas mulheres optam por abrir mão da sua sexualidade para se dedicar à companhia dos filhos. É deste tema que trata O complexo de Jocasta .Enquanto o complexo de Édipo cria uma relação familiar um tripé no contexto social de Pai,mãe filho e filha.

Complexo de Édipo pode se apresentar sob três formas: a positiva, a negativa e a forma completa. A forma positiva se refere ao desejo de natureza sexual pelo genitor do sexo oposto enquanto a hostilidade é dirigida ao ge- nitor do mesmo sexo, também conhecido como mo- vimento heterossexual.

Os principais conceitos que inauguram a Psicanálise de Freud são: a noção de inconsciente; a teoria sexual e o princípio do prazer e de desprazer; a teoria das pulsões e a noção de aparelho psíquico.

Sua afirmação de que o inconsciente se estrutura como linguagem, somada às noções de simbólico, imaginário e real, são algumas das contribuições decisivas de seu trabalho. Seu nome completo era Jacques Marie Émile Lacan, nascido na cidade de Paris em 1901, em plena belle époque.

Código Lacaniano.
Estas letras têm um código a ser decifrado: S1= significante mestre; S2= o saber; $= sujeito barrado; a= pequeno a, o mais-de-gozar.

No significante mestre (S1é aqui aquele que representa o sujeito, frente ao saber no Outro, para outro significante. Por isso mesmo, o inconsciente pode ser lido, porque existem os termos - significantes mestres, que ordenam a sua lógica. Segundo Lacan (1969-1970/1992, p.
significante mestre (S1é aqui aquele que representa o sujeito, frente ao saber no Outro, para outro significante. Por isso mesmo, o inconsciente pode ser lido, porque existem os termos - significantes mestres, que ordenam a sua lógica. Segundo Lacan (1969-1970/1992, p.
Sua afirmação de que o inconsciente se estrutura como linguagem, somada às noções de simbólico, imaginário e real.
Freud acreditava que o objetivo da terapia era trazer à tona os desejos inconscientes reprimidos, enquanto Lacan enfatizava a importância da linguagem na construção do sujeito.
Lacan estabeleceu, desse modo, uma estrutura própria para cada um dos quatro discursos: o discurso psicanalítico, o discurso do mestre, o discurso histérico e o discurso universitário.
Quais os dois princípios básicos que Fundamental a teoria de Lacan? Estas lições expõem o que constitui, a meu ver, os dois grandes pilares da teoria de Jacques Lacan, o incons ciente e o gozo, bem como os conceitos deles derivados: os de significante, sujeito do inconsciente e objeto.

Lacan fundou uma corrente psicanalítica própria: a Psicanálise Lacaniana. Em resumo, Lacan é considerado um pensador revolucionário da psicanálise. De modo que tem um lugar próprio na teoria psicanalítica: a psicanálise lacaniana ou linha francesa de psicanálise.

Ou seja no  que se fundamenta a base de cada cultura, biologicamente e historicamente são os contextos e coerências produzida socialmente dessas cuturas ,são apropriado, de cada lugar,a cada tempo e a cada região.

Com base crítica ao consumo industrial e ao sistema prisional clínico hospitalizado (genocídio).
Ressalta o movimento ,em nome de todos os outros movimentos,que tem como base,a Cidade de Barbacena na evolução social e saberes desenvolvimento social e científico ,reconhecido, o quão importante papel social dos sujeitos constituído pelo seus fazeres, evolução em sua vida humana ,em todo os outros Países que também tem os fundamentos teóricos práticos instucionazado do mesmo seguinto teórico e prático,mas não colocado em evidência ,afim de evidência o acesso livre...

Problema geradora,no padrões sociais, camuflando, em resposta a causas extressora na vida da população vulneráveis e desinformada pela mazelas.

A importância da informação ,no contexto social e sobrevivência humana,da onde partiu sua evolução e seu comportamento ,em que se encopora ou está cooporada ou ao grupo em que está se orientando no padrão certa,caso contrário tudo o que foram configurado desconfigura, não porque o sujeito está desorientado,mas porque foram mudado os padrões no qual, foram fundamentais em sua base ou em sua formação humana.

Mudanças e necessária,mas essas mudanças não podem,ser de a qual preço ou valor a se apagar ,a base construída anteriormente,tem que levar e consideração a cutura a história de todo um grupo e de todo o contexto desse grupo de forma individualizada.
Respeitando o tempo e acutura de cada sujeito e sua subjetividade e singularidade em particular,e porque das respostas e das perguntas .
Muitos sujeitos em condições particulares articular situações de apoio,sem o apoio apropriado.

Não podem,machar em prol de uma única machar e sim em todos os que encoporam nessa macha,ou seja em sua composição como um tratamento sincronizado.
Não há único sujeito a uma diversidade,há uma composição inclusiva, para que haja uma machar composta.

Todos são incluso em sua particularidades em sua subjetividade ou singularidade, não a único padrão ou classificação ou seja, todos são especiais em suas capacidade em sua habilidade ou em sua validação na sua condição humana.
E necessário garantir que todos ,desde o início de vida e enquanto os a tem vida tenha seus direitos legitimado.Pois , todos são especiais em alguma condição enquanto sujeito..

Abordagem psicossocial: acolher e orientar o servidor e a família mediante situações de conflito e/ou sofrimento psíquico.
O público alvo de atendimento  psicossocial são pessoas de vulnerabilidade que usam substâncias químicas, possam Promover o acesso das pessoas com transtornos mentais e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas e suas famílias aos pontos de atenção.

No entanto, a saúde mental no decorrer do tempo foram dando forma  se enquadrando em CIDs, Síndromes, defits,transtorno, sintomas e causas,para a guerra gerada por sofrimento interno e externo ,causado pela "falta e ausência de algo ".(Luto) ,por essas brechas no tempo e espaço..

Doenças traumáticas e pós traumática , geradora por fatores histórico  colocado em exposição em gatilhos causadoras de sintomas associada a diversas síndrome e transtorno em condições de vulnerabilidade.,que necessitam ser vista como fatores das mudanças trazida pela cultura e engerida por má alimentação, nutrição, as técnica terapicas que visam o atendimento inclusivo daquela singularidade cultura , gerando transtorno assintomátizando..

A Pós - isolamento, o sujeito reagem aos transtorno que está presente momentamente em sua condição enquanto sujeito social,sem  fragelamento,ou situações de vulnerabilidade ou se autosabotamento ou anulação ,como fatores de resposta as influências e corrente ambientais. Em resistência e resiliência, são causas promovidas a sobrevivência do indivíduo do grupo da sociedade ou seja da civilização em contextualizacao projetadas expressiva " cereal"na sobrevivência de todos ,em seu entorno . Pois, toda vida e importante,toda vida tem o seu lugar e tem sua condição naquele espaço ou ambiente.

A Liberdade Mental Após a Revolução Industrial e a consolidação do capitalismo, as jornadas extensas de trabalho, o baixo salário e a pressão sobre os trabalhadores contribuíram para o aumento do estresse e, consequentemente, o aumento do número de transtornos mentais.

Está pesquisa mostra o quanto sujeito em situações de vulnerabilidade eram exposto a situações de negrigencias por parte de uma má qualidade nós tratamentos e alojamento..

Podemos dizer que a psiquiatria se iniciou, então, no final do século 18, quando o médico francês Philippe Pinel começou a classificar os doentes separando o que seria um desvio social de uma enfermidade mental,quando o médico francês Philippe Pinel começou a classificar os doentes separando o que seria um desvio social de uma enfermidade mental. Ele passou a criar uma linguagem que configuraria a nova especialidade da Medicina.

O HPSP segue como referência de cuidado em saúde mental e um ponto de atenção da Rede Psicossocial (RAPS). Nele funcionam atendimentos ambulatoriais de referência, internação para casos agudos, reabilitação através dos dispositivos Oficina de Criatividade e Jardim Terapêutico, bem como atividades de ensino e pesquisa. 



Inaugurado em 29 de junho de 1874, o Hospital Psiquiátrico São Pedro (HPSP), chamado na época de Hospício São Pedro, foi a primeira instituição psiquiátrica de Porto Alegre e da Província de São Pedro, no período imperial do Brasil. Criado nos moldes asilares e de higienização social, serviu de moradia para centenas de pessoas que não se enquadravam na normatividade da sociedade naquele momento. 

https://saude.rs.gov.br/hospital-psiquiatrico-sao-pedro-completa-139-anos-celebrando-o-fim-da-desinstitucionalizacao


No século XIX, o tratamento ao doente mental incluía medidas físicas como duchas, banhos frios, chicotadas, máquinas giratórias e sangrias. Aos poucos, com o avanço das teorias organicistas, o que era considerado como doença moral passa a ser compreendido também como uma doença orgânica.

Acreditava-se que a perturbação mental ainda era uma escolha, por isso os funcionários usavam restrições físicas, camisas de força e até mesmo ameaças para tentar “curar” os indivíduos. Às vezes, drogas eram dadas aos pacientes considerados mais “perigosos” e “difíceis”.Além de terapia medicamentosa e ouso de tratamento de eletrochoque,na intenção de disciplinar 

Nesta época, era comum usar o eletrochoque para controlar pacientes indisciplinados e, naquele tempo, não se usava nenhum tipo de medida de redução de danos para evitar que o paciente tivesse problemas após a sessão. Com isso, era comum que as convulsões causassem fraturas nos ossos por conta de contrações musculares.

https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&opi=89978449&url=https://www.ufsm.br/midias/arco/post409%23:~:text%3DSegundo%2520a%2520psiquiatra%2520Sandra%2520Helena,onde%2520ficavam%2520a%2520vida%2520toda.&ved=2ahUKEwj18YX_4JSGAxVzLrkGHZ9gCRwQFnoECAYQBQ&usg=AOvVaw09_MuLi4b3u4LRlgdCfLAh

Segundo a psiquiatra Sandra Helena Nardi, formada em medicina pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), antes da reforma psiquiátrica, os doentes mentais eram excluídos da sociedade, exilados e internados em hospitais psiquiátricos, onde ficavam a vida toda.

Podemos sintetizar que, no Brasil, a atenção aos transtornos mentais inicia-se com a criação do Hospício Pedro II, no Rio de Janeiro, em 1852, que, até o final da 2ª Guerra Mundial, teve uma trajetória higienista..

Na idade média as cidades escorraçavam os loucos (os de origem estrangeira), deixando-os correrem pelos campos distantes, quando não eram confiados a grupos de mercadores e peregrinos. Havia barcos que levavam os insanos de uma cidade para outra, e como errantes eles vagavam de cidade em cidade.

Um hospital psiquiátrico na Guatemala foi descrito por ativistas como a instituição médica mais perigosa do mundo. Ex-pacientes dizem que eles foram abusados sexualmente enquanto sedados, e o próprio diretor admite – filmado por uma câmera escondida da BBC – que seus pacientes ainda são abusados.

O decreto autorizando a construção do hospício foi aprovado pelo imperador Pedro II (1825-1891) em julho de 1841, com base no projeto do político José Clemente Pereira (1787-1854), administrador da Santa Casa do Rio de Janeiro.
.
Em 11 de janeiro de 1890, foi o então Hospício Nacional desanexado da Santa Casa de Misericórdia. A história moderna da assistência a psicopatas no Brasil teve inicio com a lúcida atuação medico- filosófica do grande sábio e mui saudoso mestre Juliano Moreira.

O maior do Brasil foi o Colônia, que começou a funcionar em 1903, em Barbacena, Minas Gerais. Lá, pelo menos 60 mil pessoas perderam a vida numa trajetória de quase um século de desrespeitos aos direitos humanos. Hiram Firmino foi um dos poucos jornalistas a entrar no hospício, no fim da década

Seus pavilhões, superlotados, lembravam os de uma penitenciária. Na maioria das vezes, os portadores de doenças mentais viviam confinados em hospitais psiquiátricos como o de Juqueri, em São Paulo, isolados de tudo e de todos, até a morte.

https://www.brasildefatomg.com.br/2024/05/15/em-bh-dia-da-luta-antimanicomial-denuncia-genocidios-e-celebra-a-resistencia

No dia 8, o último manicômio conveniado ao Sistema Único de Saúde (SUS) fechou as postas. A morte de 15 pacientes ao longo de 2023 levou o Hospital Psiquiátrico Santa Mônica, em Petrópolis, na região serrana fluminense, ser monitorado e investigado pelo Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ.

Em substituição aos hospitais psiquiátricos, o Ministério da Saúde determinou, em 2002, a criação dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPs) em todo o país. Os CAPs são espaços para o acolhimento de pacientes com transtornos mentais, em tratamento não-hospitalar.

Dialéticamente , manifesto,desfile e samba-enredo (Cidade mineira) Paulatinamente 

Na capital mineira, a manifestação é conduzida pela escola de samba Liberdade Ainda que Tan Tan que, neste ano, terá o samba-enredo “A pururuca vai estourar! A pororoca vai chegar”. A música é um grito pela liberdade e uma saudação aos povos que lutam.

Logo no início, a composição da marchinha diz que “Do Rio ao mar, nossa luta, nosso ofício. Nunca mais genocídios e hospício”. Mais à frente, ela é enfática ao afirmar que “No barco da loucura, prender não é sina. E não vamos morrer de crueldade, no Brasil ou Palestina”. 

A letra ainda critica o comércio da loucura, denunciando entidades privadas que lucram com clínicas particulares. Além disso, a música convoca à resistência. “Somos onda alta e barulhenta. Vem misturando, vem misturar. Está  na hora de ver pororoca chegar”. 

primeira, de nome “A liberdade é terapêutica sim. Já dizia Basaglia”, homenageia o centenário de Franco Basaglia, idealizador da psiquiatria democrática italiana. A segunda, “Nem tudo o que se ajunta se mistura: soprar paz, delirar confluências, marear águas vivas”, reflete sobre o papel do delírio na lida cotidiana com as injustiças.

A terceira ala, “Um menino nasceu! O mundo tornou a começar”,  denuncia o extermínio físico e psicológico de crianças palestinas, africanas e brasileiras. A quarta, “Da liberdade ao direito: a democracia é antimanicomial, antiproibicionista, antiprisional e antirracista”, denuncia a chamada guerra às drogas. 

Por fim, a última ala, “Somos como águas que correm entre as pedras: liberdade e luta caçam jeito para desembocar no rio e no mar”, é um grito contra as políticas de extrema direita, pela liberdade e justiça. 

“O que nós queremos é viver em liberdade, é ter garantido nossos direitos, é ser tratado como você, que está aí do outro lado. A luta antimanicomial é uma luta por igualdade”, finaliza Marcos Evandro. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário