O que transtornos?

O que é o TEA?
O TEA é um transtorno, transtornos do Aspecto Autista.
O que e um transtorno?
Pesquisas recentes mostram que pessoas no autismo respondem de forma diferente ao contato visual, comparado com pessoas neurotípicas. Cientistas da Universidade de Yale usaram varreduras cerebrais para comparar reações a troca de olhares entre neurotípicos e autistas.
Um transtorno é Os transtornos são condições de ordem psicológica e/ou mental que geram comprometimento na vida normal de uma pessoa. Essas alterações mentais são tratadas, geralmente, por psicólogos e psiquiatras e têm aumentado na atualidade devido a situações do dia a dia, como o estresse.

De acordo com as subdivisões, o TEA (6A02), na CID 11, é classificado como: 6A02.0 – Transtorno do Espectro do Autismo sem Transtorno do Desenvolvimento Intelectual e com leve ou nenhum comprometimento da linguagem funcional.

Nível 1 de suporte possui altas habilidades e superdotação. Apenas o acompanhamento terapêutico a longo prazo pode ajudar cada autista a conhecer a sua individualidade e múltiplas capacidades.
O DSM-5 divide o TEA em 03 níveis.
Leve 01.
Moderado 02.
Severo 03.

O Asperger ,em geral, pessoas associadas anteriormente à síndrome de Asperger são consideradas autistas no nível 1, leve. Conhecida pela sigla SA, a síndrome de Asperger é uma alteração no desenvolvimento do paciente que acaba por afetar suas habilidades de socialização, seu contato com o mundo externo e sua capacidade de se comunicar ou de expressar suas emoções.

A síndrome de Asperger pode causar alguns sinais e sintomas característicos, como:
  1. Dificuldade para se relacionar com outras pessoas. ...
  2. Dificuldade para se comunicar. ...
  3. Não compreender as regras. ...
  4. Nenhum atraso na linguagem, desenvolvimento ou inteligência. ...
  5. Necessidade de criar rotinas fixas.

O CID-11, todos os transtornos que fazem parte do espectro do autismo, como o autismo infantil, a Síndrome de Asperger, o transtorno desintegrativo da infância e o transtorno com hipercinesia, por exemplo, foram reunidos em um único diagnóstico: o TEA (Transtorno do Espectro do Autismo), prescrito pelo código 6A02.

Pessoas (indivíduo , sujeito...) com Transtorno do Espectro Autista podem trabalhar? Essa é uma dúvida muito comum, mas segundo a psicóloga Walkiria Medeiros, especialista em Transtorno do Espectro Autista, a pessoa com TEA pode ser inserida no mercado de trabalho, desde que tenha suporte e apoio necessários.

"Faça o teu melhor na condição que você tem, enquanto você não tem condições melhores para fazer melhor ainda"!


‌Autistas nível 1 de suporte costumam imitar comportamentos de pessoas neurotípicas. São eles: Nível 1 de suporte – Em geral, são pessoas que lidam com dificuldades para manter e seguir normas sociais, apresentam comportamentos inflexíveis e dificuldade de interação social desde a infância.

(ABREU, 2006).Típicos e atípicos são termos usados para definir o desenvolvimento de uma criança ou adolescente. Por exemplo: um aluno com deficiência intelectual ou física pode ter um desenvolvimento atípico do esperado para determinada idade..

Cada indivíduo em sua singularidade e subjetividade apresentar em seu comportamento de acordo com ambiente,cultura e biologia ,de acordo com às suas divergências e reações causais em seu comportamento diante a cultura no qual está relacionado.
Ou seja,o modelo cutural e biologia podem influenciar nas reações neurodivegentes do indivíduo.

"Chamo atenção para o verbo 'importar', que significa portar para dentro, trazer para dentro. Quando eu vivo apenas a 'exportação' - quando só coloco para fora e nada recebo para dentro - crio a possibilidade de me desapegar."


Na síndrome de Alice no País das Maravilhas, também conhecida como síndrome de Todd, a sensação de imagem do corpo, visão, audição, tato e espaço/tempo da pessoa estão distorcidos. Pessoas com a condição tipicamente observam objetos como se fossem menores do que a realidade e as pessoas parecem maiores do que são.

Um transtorno de conduta envolve um padrão repetitivo de comportamento que viola os direitos básicos de terceiros. Crianças com transtorno de conduta são egoístas e insensíveis aos sentimentos dos outros e podem assediar outras crianças, danificar propriedade, mentir ou furtar sem culpa.

"Nós, brasileiros, temos um vício, que é muito perigoso, de nos contentar muitas vezes com o possível, em vez de procurarmos o melhor.
 

Um transtornos de aprendizagem envolvem deficiências ou dificuldades na concentração, atenção, linguagem ou processamento visual de informações. O diagnóstico inclui avaliações médicas, psicológicas, intelectuais, educacionais, de fala e linguagem.

Síndrome: um quebra-cabeça de sinais e sintomas.

Uma síndrome é uma coleção de sinais e sintomas que ocorrem em conjunto e que, geralmente, têm uma causa subjacente desconhecida. Em muitos casos, as síndromes são descritas com base em observações clínicas. 

Transtorno: alterações na saúde mental e física

Os transtornos são distúrbios médicos que envolvem alterações no funcionamento normal do corpo ou da mente. Eles são caracterizados por uma série de sintomas que causam sofrimento e disfunção. 

Doença: uma entidade médica definida

Uma doença é uma condição médica com características bem definidas, incluindo uma causa conhecida, um conjunto de sintomas específicos e um curso clínico previsível. As doenças podem ser agudas (de início súbito e duração curta) ou crônicas (de longa duração), e muitas vezes têm tratamentos específicos. 

Distúrbio: perturbação no funcionamento normal

Um distúrbio é caracterizado por uma disfunção ou anomalia que pode afetar a saúde mental ou física de um indivíduo. 

Afinal, o que é transtorno mental? 

O transtorno mental é uma disfunção da atividade cerebral que pode gerar prejuízos emocionais e físicos de forma bastante significativa. Tais distúrbios podem afetar o humor, o comportamento, o raciocínio e também influenciar na concentração e memória.

Distúrbios – são alterações nas condições físicas ou mentais de um indivíduo, afetando o funcionamento de algo em sua rotina. Uma pessoa pode ter um distúrbio de aprendizagem, distúrbios alimentares, entre outros. Transtornos – são condições de ordem psicológica ou mental que comprometem a vida normal de uma pessoa.

Transtornos globais :TDAH,TDA,TEA,TOC,TODD, (Síndrome de Alice),TB (transtorno personagem Borderline)...

Alguns transtornos comuns e conhecido ,que em conjunto podem desenvolver diferente aspecto na vida do indivíduo.

TEA,o indivíduo a pessoa tende a ter dificuldade de internação social,podem ou não ter dificuldade  na área da comunicação, dependendo da interações atípica.

Os Transtornos Mentais mais comuns no Brasil

  • Ansiedade. ...
  • Depressão. ...
  • Transtornos Alimentares. ...
  • Transtorno Bipolar. ...
  • Transtorno Obsessivo-compulsivo (TOC) ...
  • Esquizofrenia.
  • Estresse pós-traumático. ...
  • Transtorno de personalidade Borderline.

  • Obs ,Cada  transtorno,podem variar de acordo com os fatores ambíguo da sociedade , sociocultural e ambiental ,que corresponde as consequências ,causais na singularidade e subjetividade de cada indivíduo .De acordo com às suas influencias e divergências que reage as causais desses fatores ambientais e culturais.
  • Os transtorno globais são transtorno que em combinação com aspectos correspondente associada a um conjuntos de entidades, formando , transtorno globais o TDAH,com particularidades em comum em algum aspecto ou síndrome, que podem se adaptar as fatores causais,  se reorganizar na sociedade, podendo em sua conduta mental e comportamental ,conviver socialmente ,assim como os outros transtorno individualizado, é muito raro um indivíduo ter um aspecto só,pois, todos geralmente são está associada a um conjunto.
  • Conjunto de fatores,causas e Sintomas mental ou física..

Nenhum comentário:

Postar um comentário