algumas abordagem da psicologia comportamental

Decidir fazer terapia por si só já pode ser um processo complexo para muita gente, afinal, existem muitos preconceitos e informações equivocadas sobre o assunto circulando por aí. Para complicar ainda mais, existem diversas abordagens da psicologia e muitos se sentem perdidos em relação a qual é a melhor para tratar as suas questões.

O universo da psicologia é muito amplo, o que é ótimo, mas para se beneficiar da psicoterapia, é importante não ter medo de se informar, conversar com profissionais da área e se abrir para o processo.

A escolha do psicólogo certo para a sua jornada de cuidados com a saúde mental é fundamental para que você realmente sinta o progresso ao longo com o passar do tempo. Para ajudar nessa caminhada, estruturamos um conteúdo que vai te guiar em relação às principais abordagens da psicologia.

Com uma linguagem mais didática e acessível, esperamos que, após a leitura deste artigo, você tenha maior clareza sobre qual profissional poderá atender melhor as suas necessidades nesse momento. Vamos lá?

O que são as abordagens da psicologia?

Antes de se aprofundar nas principais abordagens da psicologia, é interessante entender sobre o que se trata este conceito.

Bom, todo psicólogo trabalha baseado em uma abordagem, que será responsável por guiar como ele atua com o paciente e as questões apresentadas ao longo das sessões. Portanto, se trata da linha teórica que o profissional utiliza para conduzir o seu trabalho com a psicoterapia.

É importante ressaltar que não existe uma abordagem melhor do que a outra. São apenas maneiras diferentes de entender os indivíduos, as suas questões e como as pessoas se relacionam com o mundo.

Por que é importante conhecer as abordagens?

É importante ter clareza sobre as principais abordagens da psicologia porque dependendo do que se está buscando com as sessões de terapia, existem linhas teóricas mais ou menos interessantes.

Além de se informar sobre cada uma, é necessário ter uma primeira conversa com o psicólogo para tirar as dúvidas, conhecer a sua abordagem e as técnicas terapêuticas utilizadas. Ah, e é claro que também é fundamental se identificar com o profissional, afinal, será alguém que irá acompanhá-lo por um bom tempo e irá guiá-lo ao longo de um processo profundo e, muitas vezes, doloroso.

Quais são as principais abordagens da psicologia?

Agora você poderá conhecer as principais abordagens e se aprofundar um pouco para ter clareza sobre como cada uma atua. Lembrando que para fazer uma escolha certeira vale a pena conversar com profissionais da área e não ter medo de experimentar até encontrar o psicólogo que melhor atende as suas necessidades.

1. Análise bioenergética

Criada por Alexandre Lowen, com base em preceitos da proposta reichiana, de Wilhelm Reich, se trata de uma abordagem que leva em consideração os fatores psíquicos e a observação do corpo.

A sessão de análise bioenergética contempla a linguagem verbal, porém, não considera somente o diálogo como fator determinante para o trabalho da psicoterapia.

Isso quer dizer que os psicólogos que trabalham pautados nesta abordagem analisam tudo, ou seja, têm uma visão holística do paciente: postura, olhares e até mesmo dores e tensões no corpo. A análise bioenergética, portanto, parte da premissa de que há uma interligação entre corpo e mente, por isso, ambos são analisados e trabalhados.

Para ficar mais claro o que acontece em uma sessão, saiba que tudo começa por meio da conversa. Dessa forma, o profissional consegue relacionar as questões do paciente com os seus comportamentos e mudanças corporais.

Um exemplo: se ao falar de algo, o paciente olha de uma maneira diferente para o psicólogo ou faz um gesto específico, pode ser feita uma relação entre o que é dito e o sinal corporal para entender como o que está sendo abordado faz a pessoa se sentir. Interessante, né?

2. Behavorismo

O behavorismo é uma filosofia criada pelo psicólogo John B. Watson e repensada por Burrhus Frederic Skinner. A partir disso, nascem as abordagens psicológicas relacionadas ao comportamento, que entendem que os fatores psicológicos que influenciam as ações são importantes, ou seja, mente e corpo são um só.

O comportamento é entendido como uma interação com o ambiente e as pessoas e isso tem o poder de influenciar e transformar o ser humano e vice-versa.

Durante uma sessão, acontece uma conversa bem aberta, sem o aspecto da livre associação que existe na psicanálise. Além disso, os exercícios propostos são muito personalizáveis, afinal, o Behavorismo está relacionado ao comportamento de cada um.

O objetivo é que o psicólogo ajude o paciente a observar e entender as raízes de seus comportamentos, por isso, o autoconhecimento é a chave.

3. Terapia Cognitivo Comportamental (TCC)

Criada pelo neurologista e psiquiatra Aaron Beck, a TCC é um desdobramento do Behavorismo. A sua principal linha de pensamento diz respeito à relação entre a compreensão de acontecimentos por parte das pessoas e os comportamentos que são provenientes disso. Ou seja: está tudo atrelado a como os indivíduos compreendem a realidade.

É sobre entender que a forma de pensar e interpretar a realidade impacta nas emoções e estas, por sua vez, impactam os comportamentos. Assim, um dos principais objetivos da Terapia Cognitivo Comportamental é gerar mudanças em padrões de pensamentos automáticos e disfuncionais.

Ao longo das sessões, a TCC trabalha por meio do diálogo para entender as crenças nucleares (formadas a partir da história de vida e do desenvolvimento de cada um) do paciente e ressaltar seus pensamentos e comportamentos disfuncionais.

Costuma ser um tratamento mais rápido e preciso. Com o tempo, as sessões auxiliam o paciente a quebrar o fluxo repetitivo de pensamentos e emoções para se ter mais autocontrole em relação às questões disfuncionais.

4. Psicanálise de Freud

Freud é conhecido como o pai da psicanálise e idealizou a primeira escola vienense de psicoterapia. A sua abordagem relaciona os sofrimentos psíquicos e as emoções reprimidas do passado que não foram esquecidas.

Segundo ele, quando o paciente relembra tais emoções e as traz para a consciência, os problemas são resolvidos. Entre os conceitos mais famosos da psicanálise freudiana, estão: ID, ego, superego, recalque, sublimação.

Um ponto importante da psicanálise é que costuma haver pouca interferência do psicólogo durante as sessões. Dessa forma, o paciente pode falar o que sente e pensa sem interrupções.

Trata-se de um processo mais longo conhecido como “cura pela fala”, ou seja, não foca muito em exercícios práticos e sim nas reflexões que serão promovidas ao se explorar o inconsciente e a interpretação dos sonhos também.

O divã é muito conhecido nesta abordagem porque é um mecanismo utilizado por alguns profissionais para que o paciente não sinta qualquer tipo de julgamento que poderia ocorrer ao falar enquanto olha para o psicólogo.

5. Psicanálise de Lacan

Jacques Lacan foi um psicanalista francês que criou a psicanálise lacaniana. Ele estudou Freud e uniu a sua abordagem à filosofia e linguística, tornando as ideias mais abertas.

A linguística, portanto, é o principal ponto da teoria de Lacan, afirmando que para entender o ser humano, seu inconsciente e o psiquismo, é preciso conhecer a sua linguagem. Dessa forma, o psicólogo entende que a representação de algo é mais importante do que aquilo enquanto figura.

Lacan, portanto, abre o que para Freud era muito pautado em pessoas e enredos específicos e considera um contexto de linguagem, voltado para a cultura. Além disso, a psicanálise lacaniana também fala sobre o desejo inconsciente.

As sessões lacanianas contam com bastante diálogo, mas o tratamento é menos rígido do que na linha de Freud. A ideia é que, ao tentar buscar as palavras que expliquem o sofrimento de maneira verbal, o paciente tenha clareza sobre a sua origem para curá-lo futuramente. Tudo o que é falado é menos limitado e criam-se relações com aspectos culturais e linguísticos.

6. Psicanálise – teoria de Winnicott

A abordagem criada por Donald Winnicott é pautada na relação entre mãe e filho, porém, tem diferenças da linha freudiana, pois é voltada à pluralidade de “presenças” que a progenitora pode ter na vida de seus filhos e em como o meio impacta tal relacionamento.

A teoria de Winiccott parte da premissa de que o ser humano nasce “desmontado”, mas com potencial para a integração. Ou seja: nascemos como um conjunto de pulsões e instintos desorganizados que, quando organizados e integrados, oferecem condições para que o indivíduo se enxergue como tal e interaja com o mundo.

Um dos principais conceitos desta abordagem diz respeito ao desenvolvimento emocional da pessoa, que está relacionada ao amadurecimento do ser humano em três etapas.

Há começo, meio e fim em uma sessão de terapia pautada na psicanálise de Winnicott. É esperado que o paciente fale mais do que o psicólogo, mas há pontos de diferenciação em relação a Freud e Lacan, pois envolve devolutivas. Isso significa que após a fala do paciente, o psicólogo costuma fazer um apanhado do que foi entendido e de onde se chegou com tudo o que foi abordado durante a sessão para, então, pontuar algo.

7. Psicodinâmica

A psicodinâmica é uma abordagem considerada um conjunto de técnicas de outras abordagens voltadas para o trabalho com o inconsciente e questões que nem sempre são explícitas no comportamento e na fala. Entre elas, estão: as psicanálises e a terapia Junguiana, por exemplo.

A base da psicodinâmica é a teoria psicanalítica, mas há certa “evolução” das teorias ortodoxas de Freud, como o uso menos recorrente do divã, por exemplo. Nas sessões, o objetivo é ressaltar aquilo que é desconfortável para o paciente, sendo que a “cura pela fala”, levando em conta o inconsciente, é a linha trabalhada.

A partir do conceito de associação livre, durante as sessões o paciente deve falar bastante sem que haja muitas interrupções. Dessa forma, aos poucos, o psicólogo entender os problemas que a pessoa está enfrentando, intervindo quando necessário.

8. Psicologia Analítica Junguiana

Carl Gustav Jung foi um psiquiatra um discípulo de Freud e criou a psicologia analítica Junguiana.

Apesar da relação entre os dois, em certo momento Jung passou a discordar de alguns pontos de Freud, principalmente em relação à compreensão do consciente e inconsciente como questões complementares. Além disso, também entendia a energia psíquica da forma diferente. Com isso, acabou seguindo um caminho que o levou a criar a sua própria abordagem.

Há um conceito bem importante nessa teoria que é a autorregulação da psique, ou seja, é preciso mensurar a quantidade de energia que será dedicada a cada ponto ou acontecerá uma regulação. Além disso, há outros conceitos como individuação, complexos e a compreensão simbólica que compõe abordagem Junguiana.

A sessão costuma contar com a participação ativa tanto do paciente como do psicólogo. A arte tem um espaço importante dentro desse tipo de tratamento, mas não devemos colocar essa linha teórica em um lugar excessivamente místico. Além disso, os sonhos também ocupam um espaço importante e, durante as sessões podem ser propostos alguns exercícios.

9. Gestalt-Terapia

Entre as principais abordagens da psicologia, não podemos deixar de explicar a Gestalt-Terapia, que nasceu entre 1940 e 1950. Foi criada por sete intelectuais, sendo interessante destacar Fritz Pearls.

Esta linha teórica tem uma abordagem holística e analisa os aspectos físico, mental e espiritual de forma indivisível como indivisíveis e relacionados. O indivíduo, portanto, é trabalhado como uma totalidade, o que envolve suas falas, sentimentos e comportamentos.

Trata-se de uma abordagem humanista, que acredita na capacidade das pessoas de se autorregularem e se desenvolverem. Durante as sessões, é necessário que o paciente se conecte com ele mesmo e consiga criar estratégias para lidar com determinadas situações.

Além disso, as sessões costuma ser dinâmicas e com a participação de ambos os lados. O psicólogo busca provocar o paciente para que ele reflita sobre como age e perceba aspectos que não compreenderia de outra forma. Assim, o profissional procura observar os movimentos, a fala, a postura e o olhar do indivíduo e, junto de certas perguntas, procura criar uma hipótese que será testada ao longo do processo.

Para completar, a Gestalt-Terapia também conta com alguns exercícios clássicos que podem ser aplicados nas sessões.

10. Psicodrama

Criada por Jacob Levy Moreno, esta abordagem da psicologia foca na relação entre as pessoas. Além disso, o Psicodrama é parte de um conceito maior, a Socionomia, que é o estudo das leis que regem os grupos humanos.

Ela conta com três conceitos que, unidos, visam o estudo, identificação e tratamento das relações entre os seres humanos. Apesar de inicialmente ter sido criado para a terapia em grupo, com o tempo o Psicodrama foi adaptado para a clínica individual.

As sessões ocorrem com o suporte de ações, ou seja, representações que visam estimular o entendimento que o paciente tem do mundo e de si mesmo. Com isso, o objetivo é proporcionar algo concreto e, por isso, as sessões vão além da fala, contemplando dinâmicas e exercícios. Um exemplo é o Átomo Social, no qual se deve representar as pessoas à sua volta, seja com desenhos, objetos ou de qualquer outra forma.

Normalmente, há exercícios de aquecimento (fase 1). Em seguida, ocorre a dramatização (fase 2) e o compartilhamento (fase 3), momento em que há uma conversa sobre a representação que foi realizada.

11. Fenomenologia

Não se trata exatamente de uma das abordagens da psicologia, mas uma corrente filosófica que sustenta a análise psicológica conhecida como psicologia fenomenológica existencial. Seus principais teóricos são Husserl, Sartre, Kierkegaard e Martin Heidegger.

A fenomenologia parte da ideia de que a pessoa está relacionada ao mundo à sua volta e, portanto, se algo acontece é porque ela tomou consciência disso.

Nesta linha, o psicólogo tem como objetivo auxiliar o paciente a tornar a sua vida o mais autêntica possível. A fenomenologia acredita que não exista um único modo de ser para todos. Dentro da perspectiva de vida de cada pessoa o psicólogo tenta ajudá-la a viver da melhor forma.

Outro ponto importante é a Epoché fenomenológica, que nada mais é do que o distanciamento do profissional de suas hipóteses para que o paciente seja capaz de interpretar o fenômeno. O profissional, portanto, auxilia no desdobramento do acontecimento para que o próprio indivíduo chegue às conclusões.

Durante as sessões, é comum que o paciente fale mais sobre os fenômenos, enquanto o psicólogo se distancia e faz as perguntas. Os questionamentos, por sua vez, são fundamentais para que a pessoa entenda como as questões trazidas afetam a sua vida.

Esta abordagem entende o ser humano de maneira completa e contribui para que o paciente possa fazer suas escolhas de acordo com o que acredita, independentemente de ser considerado “certo ou errado”, “bom ou ruim”.

12. Abordagem centrada na pessoa

Idealizada por Carl Rogers, esta abordagem da psicologia coloca o paciente como ponto central da sua própria história e tem como base as correntes de pensamento humanista.

Esta teoria parte da ideia de que todas as pessoas buscam pelo crescimento e desenvolvimento de si mesmo. O foco da sessão é o acolhimento e, por meio do diálogo, a questão do indivíduo é trabalhada. O objetivo é que ele se torne cada vez mais autônomo e consiga lidar com as suas questões daquele momento.

Trata-se, portanto, de uma terapia mais breve, em que o profissional acompanha o paciente para que ele se questione e tome as suas próprias decisões. As sessões, portanto, contam com um diálogo franco a respeito de questões específicas, ou seja, a pessoa fala sobre o que deseja abordar e tratar e o psicólogo ajuda-a lidar com a questão da melhor forma possível.

A melhor palavra para definir esta abordagem é a autonomia, portanto, o paciente será capaz de dizer quando se sente preparado para se colocar no centro de tudo e seguir a sua vida.


Racismos estrutural

Em uma sociedade, construída por diversidade de povo que vinheram habita, residir ,construir vínculo social entre outras cultura,por conviver no mesmo ambiente.

Ministra do Meio Ambiente,Marina Silva crítica,sobre o esvaziamento da sua pasta.

A proposta do deputado Isnaldo Bulhões (MDB-AL) para a medida provisória que reestrutura e retira do Ministério do Meio Ambiente várias de suas atribuições foi duramente criticada por três ex-titulares da pasta. Medidas... -
 Veja mais em https://noticias.uol.com.br/colunas/chico-alves/2023/05/25/ex-ministros-do-meio-ambiente-criticam-esvaziamento-da-pasta-de-marina.htm?cmpid

No País,existia, povos nativos,que foram sendo, tirado do seu habitat, foram empurrando para fora do vínculo social que estava construindo, onde alguns perderam sua cultura linguagem falada costume e vínculo família outros foram fazendo vínculo com outras cultura de forma forma ou informal (a força) perderam vínculos dos 02 lado ,perderam sua identidade cultural.
A cultura que vinheram construíram dus própria cultura com valores cultural valores moral e valores financeiro.
Essas culturas se sustenta por avançar em criar tecnologia que inovam tanto nas relações sociais e voltado ao ambiente de trabalho.
O povo nativo se auto sustentam, porém as intenções das diversidade promover hábitos que vincular a cultura entre ao mecanismo social,mas aos pouco modificar a cultura deixa de ser um único povo nativo e torna se uma diversidade cultural.
O povo nativo que sobrevive enfrenta barreira para sua sobrevivência por essas modificações das extrações de mineiro feito por por indústria de mineracao.
Essa extração e feita de forma que modificar o ambiente polui o solo  lençol daguas e rios contaminado os alimentos e adoecendo os povos e mesmo outras locais que também extem plantio ou extração do consumo da água ou alimentos.
A importância de extração consciente sem promover no ambientes degradação não só para os povos nativos mas para todos que vivem e consome do país sem correr o risco de ingerir algo feito por uma cultura inconsciente,que pensa de extrai produtos para lucro e não pensa o quanto podem causar no organismo e ambiente uma série de fatores ambientais  a curto ou longo prazo.
Por apenas coletar em curto prazo e descartar a longo prazo desconsiderando o efeito causado pela ação do curto prazo.essas ações devem ser vista de modo conscientes e previsto a não acontece para não causar danos no organismo humano para todas do meio ambiente e sobrevivência da diversidade.

O uso de termo ou palavras- Chaves

Muitas vezes nos pegamos (nos,palavras chaves número nó) na escrita ou realizar determinada situação de atentarmos a dizer ou escrever algo,sem ao menos saber o significado das palavras,pois as palavras tem uma variação de sentimento.

Uma palavra chave e uma palavra que tem um objetivo intensão que impulsiona ação para uma determinado contexto.

O senso comum e construção de uma cultura que não recebeu de forma científica o conhecimento da cultura letrada,como uma ciência, ou conceito letrada ou seja senso científico.

A linguagem popular e a língua Portuguesa ao se deparar com essas variações linguística,se difunde em um movimento composto que para alguns torna-se uma forma agressiva de comunicação.

Pois,por cada região comunidade,ter uma forma de expressar seu vocabulário,a gráfica o tom torna uma proporção impulsionadora para uma determinada situação ou ouvinte.

A linguagem portuguesa ,a qual foram adotada  para o povo Brasileiro se comunicar na linguagem Cultural unido uma única forma padrão.
Essa língua usada na escrita,adota outras variações de linguagem de outras culturas,pelo Brasil ser um país Norte Americano.
Porém,se dar essas variações como algo provocado por fenómenos da linguagem,por medicar de forma a impulsionar outras movimentos linguístico.
Muitos artigos e artigos científico,foram feitos, buscando entender a relação dos fenómenos existe.
E na relação humana os fenómenos e a experiência e dado a parir dos fatos de forma científica.
Sendo a linguagem verbal e a linguagem escrita uma ciência, sendo todo os fenómenos causais pelo contato do organismo e ambiente causam,alguma alteração entre o sujeito e suas relações.
exemplo:Em uma comunidade,o vocabulário,o modos de se expressar,e se torna um padrão regional daquela região ou seja,um sujeito de uma outra região ao conviver com aquela cultura linguística irá apropria- se da linguagem,sem mesmo perceber o uso da linguagem.Uma comunidade surda também sofre os efeitos das linguagens,uma pessoa que e surda ao está em conta com outro sujeito onde a fala e escrita ou falada eles tende aprender, lendo os gestos e expressão fácil e corporal,se estiver em um ambiente em que ar música,ele segui o ritmo da música mesmo sem ouvir .
Porém,em uma determinada cultura uma palavra usada pode ser usada para dizer algo diferente de uma outra comunidade.
Essa questão que para quem e ouvinte que não está acostumado (a)ao uso da linguagem cultural de cada local,recebe uma carga impulsionadora em seu organismo,como algo, negativo,ou seja  Comunicação -  violenta.
Por essas questões, agressiva, de se expressar verbalmente o uso da linguagem multicultural,provocada por impulso das palavras chaves que movimenta no tempo e espaço.





Seguir ou não uma busula !?

Nascemos com um mapa indicando qual será as ações que devemos seguir, um rota uma busula e uma ação para se mover de um local a outro , muitas vezes agirmos , inconsciente ,sem perceber o quanto a consciência e necessário para garantir a sobrevivência da espécie humana,pois,a indução dessa rota ,orienta um caminho que nem mesmo e o que o sujeito deseja seguir, o sujeito não entendi em qual e essa direção, simplesmente segui a rota e o fluxo ,pois a via e sentido único com acesso ao seu destino até chegar o momento do retorno.
.
A busula indica o caminho, porém o caminho não e o que o sujeito quer seguir,por ser induzido a seguir enfrente sem mesmo ter opção de segui outro, para não bloquear o seu caminho e o caminho dos que também tem uma rota e uma busula  a seguir enfrente entencionalmente

Quando a rota consegui desviar do caminho, para acessar novas rotas ,novas orientações, de leitura da busula, iniciar -se uma nova ação,sem prejuízo consigo ,pois,a rota e a busula estava a muito tempo marcando o mesmo movimento mesma ação, estava desgastada ,por ser via de mão única e um único caminho a seguir.

Tudo tem um fluxo, tudo segui uma direção,essa fluxo e direção nem sempre esteve naquele local, foram construindo e se transformando aos poucos.

Essa transformação do sujeito desde o nascimento até a vida adulta, diante a sua ação dar essas alternativas de seguir a rota a busula e o caminho para dar ação em movimento na vida .

Pespectiva de método

Faça - se necessário o método em ação  de maneira a se pensar,a intensionalidade do agir intenstensionando na autonomia da construção de valores e moral construída socialmente ,

As regiões neurológica, impulsionar o comportamento e cognição a expressão através da linguagem verbalmente não verbalmente ,as percepção pecptivas do intectual ,emoções e sentimentos a forma de pensar uma maneira coerente,ao modo de agir intencional em uma determinada ação de diferente forma impulsionando no seu controle uma segurança.que proporcionar ao sujeito liberdade e escolha ,sem nenhuma retalhação social.

Há muitos estudos feito por muitos especialista,para descrever a linguagem conceitual de diferente maneira para dizer as relações de um ou mais fenómenos corresponte com organismo ambiente e sujeito composto desses interação social, porém,o significado são semelhantes,mas divergentes na intensão de classe social.

A sua escolha devem seguir de maneira segura de maneira que os eixos se fundamente e sejam alinhadas e compartibilidade de forma criativa e compartiveis no seu conforto,e seu intectual.Pois quando colocados com papel de sujeito, deixaram os contextos e suas abstrações de diferente linguagens escrita e verbal como forma concreta como meio de comunicar..

O roteiro de cada personagem em seu protagonismo na sua atuação em sua personalidade diante essa atuação pode ser interpretado de forma diferente dependendo a situação que cada sujeito está vivênciada e como cada sujeito passa por momentos período estágio tempo diferente um do outro, devem ter cautela a ser totalizado.

Totalizando o sujeito mas ao mesmo tempo respeitando a subjetividade de cada um.
Pois englobar um todo,uma total pode complometer a particularidades individual,de cada sujeito.,pode individualizar os fenómenos  broqueando em sua particularidades.sua suhetividade.

Um todo devem ser especificado claramente ser totaliza- lo de informação,pois para totalizar um sujeito devem ter um acompanhamento proximal em toda ação,pois cada um tem exposição em tempo diferente e essas exposição plojetivas a sua ideia de maneira subjetiva. 

Quando se fala em totalização remete a um totalidade exata  uma quantidade exata ,inteiro sem pedaços ou emendas.
A buscar pela totalidade também foi princípio de grandeza ,pois ser total dar ideia de grande proporções sem essas proporções fragmentadas
Ou fracionada para iniciar uma informação sem fragmentos ou vestígios de ações negativa anteriores.

 Iniciando pelo processo da informação o pensamento se torna um pulsor de informações que caminha ação do metabolisca biologicamente,os registro das informações relacionados e quando pensamos nos que norteiam a várias vertentes que se ramificam em diferentes caminhos a serem seguidos,exemplo; A escuta inconsciente (Comunicação não violenta) expressão física  ,

 Para a psicanálise freudiana, o inconsciente é uma parte da mente que não está acessível para a consciência. Trata-se de um depósito de conteúdos que se encontram fora da consciência. Segundo pesquisadores tanto da Psicanálise,Clínicos e outros especialistas que a procuram esclarecer através de casos clínicos e relatos verbal e não verbal em relação ( quando se pensa em relação se pesa em maneiras de se relacionar com real e abstração) os sonhos em processo de informações indutivas onde algumas pessoas realizar ações enquanto dormi,e depois não se lembra ou tem flexes em seu pensamento da abstração fantasiosa em uma projeção concreta da realidade um tipo de somabulismo causado por algum agitação, transtorno,febre, ou convulsão Esses sujeito passa um momento confuso , mas logo volta a ter sua vida normal  novamente.

A informação pode ser de forma de projeções com roteiro para se comunicar entre linhas protagonizando as ações diante ao ambiente físico e externo (CINESTÉSICA,AUDIOVISUAL): assim seja na aprendizagem na vida, nas reações esquemas relações pessoais estruturas físicas externas. exemplo de caso real (TUDO PASSA) Um sujeito com codinome fictício ( Astrogildo) que passa por um momento de estresse pós-traumático, por um momento de angústia,por ter suas possibilidades idealizadas frustradas e paralisadas por algum tipo de trauma , quando ele consegue se equilibrar tanto no seu estado emocional,cognitivo e físico,ele consegue atingir sua dignificacao humana diante aos prejuízo causais pelo ambiente físico.
Braz. J. Psychiatry 25 (suppl 1) • Jun 2003 • https://doi.org/10.1590/S1516-44462003000500009 COPIAR Transtorno de estresse pós-traumático: o enfoque psicoanalítico Posttraumatic stress disorder: the psychoanalytic approach Daniela Meshulam-Werebe Mariana Gonzalez de Oliveira Andrade Daniel Delouya https://www.scielo.br/j/rbp/a/dytq5TmkcDfDpcDrCLzNrjJ/?lang=pt 

 Para os especialistas,estudiosos e pesquisadores,em suas pesquisas relata a respeito da transtorno pós - traumático,e seu significado,um termo usado para lesões causadas por uma ação ou transtorno pós-traumático,provocado por exposição a determinada situação, física ou psicológica,onde esse trauma modifica o comportamento do sujeito em processo de transformação social.
Após o trauma ser reconhecido pelo sujeito o processo tende a se liberar.dos encomodos causais.
 Piaget, em suas pesquisas estudo em comportamento humano e cogtivo , reorganização de esquemas acomodando assimilação e equilibração ,uma transformação social. 

de acordo com Piaget: sensorial-motor, pré-operações, 

Essas operações sensoriais de operação motora de esquematizar estruturas internas de acomodação de forma equilibrada.para a determinada operação cogtiva pós - traumática ou linguística. 
Acomodar -se em local onde possa se recuperar. Assimilar organiza-se de forma interna ou externa o conteúdo a exposição criar novos esquemas. Equilíbrio 

O que é o equilíbrio mental?
Parar Piaget, Sensório - motor, Pré - operatório e Cognitivo.
 Conexão neurais dos esquemas centrais,do senário motor (sentindos ou coordenação motora) equilibrada as estruturas física alinhado o corpo com a mente,onde opera as conexões cogniva afetiva a determinada situação em determinada comportamento.
Equilíbrio, coordenação ,autonomia e emoção é uma competência do comportamento humano que permite reconhecer e influênciar emocionar em resposta a determinada situação ou ação.ao exercer o autocontrole sobre elas, a fim de obter reações mais centradas, racionais e harmônicas, mesmo quando diante de situações extremas, como as crises. 

 O sujeito reflexivo passa querer ficar alguns momentos refletindo sobre o que ocorreu assimilando para que esse sofrimento acomodado se sicatrize. 

O equilíbrio do corpo e mente (coordenação e autonomia) Sensório -motor Pré - operatório ,tende ser um fator de estresse se torna o fator desencadeador do sofrimento pos- traumatico,e todo trauma tem um tempo minutos e hora se cicatrizar, e desaparecer desde que o fator traumático seja de reconhecimento pelo traumático.
Segundo estudiosos  Chama-se trauma uma lesão que é produzida por uma ação externa ao corpo. Ela pode ser por violência física ou química, bem como por quedas, queimaduras, acidentes automobilísticos ou acidentes domésticos. Suas consequências podem ser graves e abranger vários órgãos.
 (TRAUMA COMO UMA TIPO DE PANCADA EM DETERMINADA REGIÃO DEPOIS DE ALGUNS MINUTOS APRESENTA LUXAÇÃO DEPOIS DESAPARECE,FICA VERMELHO AO SE CICATRIZAR FICA ROXINHO ATÉ DESAPARECER POR SI SÓ.)

Responsabilidade ser filhos

Quando se trata de condições social em que a mãe tem um filho e dar para ele atenção necessária vínculo afetivos e não dependa de terceiros para cuidar nos cuidados necessários básicos para o seu crescimento saudável,essa mãe tem receber todo o suporte necessário dado pelos grupos de apóio,pois a mãe e um sujeito social e depende de terceiros para amparar nos seus fazeres e deveres , domésticos trabalho e cuidado de um outro ser.
Pois todo cuidado requer atenção,essa atenção por ser sujeito construído por intervenção social devem receber suporte e ajudar dos órgãos públicos,por ser amparada por leis que as legítima como cidadão social e cidadão vinculado para exercer uma profissão no mercado de trabalho ser reprodutor de alguma forma.Infelizmente o papai Noel não e brasileiro e não recebemos presente em data comemorativa como um movimento de ação.Essas ações vinculado ao mercado de trabalho, reprodutor fertill,mas a fertilidade vem da produção de conhecimento, uma saúde e educação saudável integral estabelecida  nas medidas correta sem prejuízo para mãe,pai, filhos,avós e familiares que ajuda mas não são responsáveis pelo conhecimento cultural recebido dentro de um contexto social.
Não se deve delegar atribuições aos sujeito como mecanismo para sobrecarga Las,pois ar órgão que recebe para exercer essas atribuições,por meio de coleta sendo eles responsáveis e atender a demanda dando os suportes e oferendo as quantidades por meio efetivo esses efetivos se torna responsável por ser aplicadores da educação social,Ou seja,educar exigi esforço .sendo um servidor que cursa uma demanda de pessoas ou Seja concursado.
Pois, educação não vem de casa e sim dos órgãos que transmitir conceitos para o sujeito se tornar social e eles Edução.
Os pais devem sim,ser presentes , porém não se devem responsabilizar pelas influências,pois eles receberam e por ser um país multicultural,influenciaram dando como a sua cultura fossem legítimas.Sendo assim,os responsáveis não são os pais e sim quem os transmiti essas culturas alterando a sua própria identidade.
Os filhos crescem volta um Idea de formação mas para atingir essa formação todos do mesmo Pais, devem receber a mesma abordagem, porém ser acompanhado e caso precise usar intervenção para atingir o resultado dentro das suas habilidades e competências.
E não deixando sua representação social ser um fator inibidor para conduzir a sua vida e a vida de sua representação famíliar.
Pois englobar em rede não e uma alternativa válida,pois engloba um todo esse todo não pode ter remendo, devem ser único e ao mesmo tempo um todo.
Fazeres abordagens ou víncular em experiência sem passar as informações intencional, podendo ser ressarcido dos danos no qual foram submetido ,os  participando devem ser acompanhado e atendido em sua totalidade pois caso negrigencia e antiética.
Pois abordagem prisional que vinculado ao sistema público como um experimento e antiética ,pois nenhuma sujeito de nenhuma classe devem ser prisioneiro ,ou usar mecanismo contra a sua vontade dentro ou fora de um determinado lugar local espaço ou ambiente.


Refletir sobre o papel do sujeito social e o sujeito trabalhador

O TRABALHO NO PAPEL SOCIAL Pensando no titulo,o trabalho remumerado e um mecanismo sustentavel e um suporte financeiro para o sujeito sobreviver,dentro do contexto social.Pensando nesse mecanismo,todos os trabalhadores tende receber o fruto do seu trabalho com dignidade. Benjamim Franklin,O trabalho dignifica o Homem/Mulher. Podemos refletir com base nas hipóteses em uma simples palavrinha mãe!. O que é ser mãe!. O faz uma mãe! Porque a mulher desde cedo não foi preparada para ter martenidade para decidir ou optar a ser mãe ou não!. Ser mãe dói! Quem cuida da mãe!. Qual grupo de Apoio que há essas mães? Inicio da pesquisa baseada em fenômeno do comportamento do sujeito Mulher,sujeito Homem e Sociedade as relações que as contextualizam como um sujeito de Valor Social. O feminismo em meados do Séc XIX no Brasil contrapõe a contradições de inexistência surgida decorrentes dos ideais liberais, em movimentos das revoluções industriais,onde houve uma centralização de sujeitos nas cidades,modificando o perfil comportamental social da época, diante o contexto existente sociais, buscamos refletir nos contextos atuais em suas transformações durante a formação do sujeito único e seus fenômenos relacionais ao ambiente social trazido pela transformação..Segundo pesquisa de Oliveira,Fabio, realizada na USP em São Paulo,ele retrata as vertentes diante o contexto do cotidiano e realidade social e vínculo trabalhista, em sua abordagem introdutória chamada de uberização, diferentes das abordagens tradicionais , relacionadas ao contexto social e ao meio de trabalho e economia. A tematica do papel social da mulher que cuida do filho,do lar além de trabalhar fora.Quais são as consequencias dessas diversas atribuições sociais. De acordo com uma pesquisa publicada em 2021, pelo Instituto de Geografia e Estatísticas do Brasil (IBGE), as mulheres ficam mais sobrecarregadas nas tarefas domésticas e no cuidado com os filhos em comparação aos homens. Neste sentido, mães solo são mulheres que exercem os cuidados dos filhos de maneira solitária, e muitas vezes, mesmo estando em uma relacionamento conjugal, também exercem a maternidade de maneira solo. Uma problemática dentro das variantes da mulher dentro de um contexto social,o que ser mulher dentro da sociedade,o sujeito mulher ou ser mulher como ela é ,o custo por ser uma mulher,quais atribuições que as mulheres exercem diante ao serviços diante ao trabalho,as consequências dessa relação diante ao serviços automatizando e adoecendo .cada vez mas as mulheres com filhos,pois as responsabilidades quem se tem diante a maternidade antes e depois pela sociedade. Algumas respostas para analisar as relações interpessoais do sujeito social e uma da habilidade de se colocar no lugar do outro Empatia e essa prática muitos a conhecem,porém se colocar no lugar do outro não é tarefa fácil . Ao meio quantitativa de , buscamos por meio da dinâmica em sala links acadêmicos e referências verbais de mães que fizeram um papel protagonista mãe e pai ao mesmo tempo. E como atender toda essa exigência,se o sujeito com uma ou mais criança não tem opções reais!Pois, já que o sujeito é produto social. 1° Ajuda Social para pessoas manter uma renda.considerável satisfatória 2° Ajuda de moradia digna 3° Ajuda Trabalho perto ou de sua escolha 5° Ajuda na educação dos filhos 6°Ajuda na Saúde da família,pois há programas no SUS,porém nem sempre é satisfatório,onde o sujeito opta por um outro sistema de saúde particular. . Mãe,ao se falar na palavrinha mãe,mexer imediatamente com as emoções e lembrança afetiva ao vincular a maternidade e assim união familiar estruturadas que alicerça o desenvolvimento psíquico desenvolvidas nas relações sociais por grupo sociais, pois essa simples palavra acalenta o ser em seu íntimo . Pai é um sujeito que tem um papel significativo no desenvolvimento do filho,pois muitos dos filhos se espelham em no pai com um olhar de super herói e protetor,Em relações pai e filho, como a primeira referência ao convívio social,ao meio até trabalho,pois algumas crianças se expressam de maneiras a se comportar, imitando ou mesmo outros sujeitos próximos como base ou referência masculina até feminina também caso não houve vínculo..(KISHIMOTO,2008 ) para KISHIMOTO,quando está construída ,a criança está expressando suas representações mentais. Nas representações tanto domésticas quanto em algumas representações que o pai costuma realizar, dentro de sua resistência ou fora. Crianças pequenas emitem a mãe ao cuidar da boneca reproduzindo ali o seu cuidado com seu corpo,contato físico e emoções através de brincadeiras lúdicas,muitas das vezes refletem o cuidado ou mesmo violência.fisica e agressões verbais ou pai em gestos,falas e brincadeiras. Considerando Por Piaget a criança se desenvolve de forma integral nos aspectos cognitivos, afetivo,físico motores morais linguísticos e sociais através das atividades e brincadeiras. Nesse contexto contemporâneo o padrão social vem se modificando,e assim, os sujeitos que são inserido nesse contexto são transformados,Onde entra a questão de gênero,identidade e legitimidade do sujeito no contexto social e sua independência o empoderamento da mulher e suas atribuições que lhe foram atribuídas,casais que mantém padrão no convívio homem e mulher, outros não, homens criados seu filho sozinho,r mães faz papel de pai ( solteiras )ou pai separado da mãe ,outros tem a posição de optar de constituir família ou se auto- realizar pessoalmente. .Segundo Winnicott,todo ser humano possui potencial para se desenvolver,vai do ambiente em que o sujeito esteja imersa a crescer,dessa forma irá desenvolver suas habilidades e capacidades,gradualmente onde sua base de sua identidade do eu iram ser formar espelhando nos sujeitos próximos,pai ou mãe.A família é uma constante familiar uma base sólida para a criança se desenvolver de forma saudável e segura.Algumas mães assume a maternidade de acordo a necessidade do bebe para que cresçam saudáveis. "A mãe olha para o bebê em seus braços, e o bebê olha para o rosto de sua mãe e se encontra lá ... desde que a mãe esteja realmente olhando para o único, pequeno e impotente e não projetando suas próprias expectativas, medos e planos para a criança. Nesse caso, a criança não encontraria a si mesmo no rosto de sua mãe, mas sim as próprias projeções da mãe. Esta criança permaneceria sem um espelho, e pelo resto de sua vida seria buscando este espelho em vão." Para Winnicott ele divide o desenvolvimento psique da criança em três partes Integração e personalização Adaptação à realidade Pré-inquietude A integridade da criança ao entrar em contato direto,externo e interno com a mãe,desenvolve uma relação estrutural com os componentes confusos do ambiente externo em relação a sua psique Ego. A adaptação e realidade,medida em que cresce o contato com ambiente externo,foge da proteção em que a mãe iria criada anteriormente.os estímulos aprendidos são filtrado e tende apresentar um comportamento adaptativo as realidade.Quando entende que o mundo é diferente diante as suas fantasias e agressividade,lutam bravamente na proteção da fantasia da mãe Sociedade, conjunto de relação social,onde o sujeito ou mas sujeito com características próprias,subjetivas, constroem relações sociais,outras optam a ter sua característica de viver socialmente mas sem vínculo afetivo com outros sujeitos,pois cada um tem o seu jeito de ser e de comportar e pensar,jã que o País é composto por variações culturais e essas variações influenciam muitas outras,Exemplo;Linguagem Verbal,Não Verbal (comportamental,vestimentas,hábitos alimentares etc). Diante a sociedade ,cada com sua personalidade cada um com sua subjetividade ,estão interligadas nas relações sociais,onde assim,as relações conjugais se formam como um modelo padrão de escolha mesmo que seja de forma diferente.do modelo tradicional..Enquanto responsabilidade da criança,ambas são responsáveis,pois precisou de dois para conceber a fertilização em sua concepção enquanto sujeito,contando com grupo de apoio para intervir em questões de construção do sujeito diante a situações para esse grupo de mulheres que têm filhos e precisam de sujeitos que têm em suas finalidades trabalhistas a intervir e garantir que consigam seus direitos de cidadão que faz parte de uma sociedade. A busca por referência nos remete a analisar as informações e refletir sobre os dados coletados ,assim seja.O sujeito social dentro da sociedade,qual é a sua contribuição diante ao seu protagonismo,poderiam dizer que são muitas as contribuições que lhe foram atribuídas,para um sujeito que a muito anos levantar uma bandeira por uma causa,desconfigurar o papel da mulher na visão de uma sociedade,onde originou alguns movimentos feministas. Enfim,muitos ganhos foram conquistados do papel da mulher onde ela deve estar,onde ela quer estar,quais funções ela quer execer tanto em assumir um relacionamento,de optar em ter filho ou não,de escolher qual funções quer fazer ou exercer dentro ou fora do relacionamento,mas ainda continua em desvantagem em relação ao sujeito homem em convívio,e diante a economia e mercado de trabalho. Algumas mulheres, meninas na infância mesmo durante a sua formação de sujeito ( (identidade) onde o ide e o ego está se formando.Em alguns anos atrás,mulheres passam por estereótipo de Menina pode brincar com determinado brinquedos por que é brinquedos e de meninos e menino não pode brincar com determinado brinquedo por que e de menina, tabus foram construídos com base em cultura existentes em determinado período onde em suas construções se formam gêneros e características de uma sociedade. Enfim. A menina cresce passando por transformações sociais e essas transformações dar a mulher o empoderamento de decisões de que pode ou deve fazer com suas atribuições diante ao meio social. E uma delas é a de enfrentar a decisão de ter uma família tradicional construída moralmente dentro dos parâmetros sociais. RENCIAS BIBIOGRAFICA https://estudosqualitativos.wordpress.com/clinica-psicanalitica/principais-conceitos-de-winnicott-j-nasio/ https://www.psicanaliseclinica.com/relacao-mae-filho/ (129) Mãe. Muito mais que mãe! [ Mom. Way more than a mom] - YouTube https://www.scielo.br/j/er/a/j6fqkKb6qYv834qTxy4HXFy/

Contexto do Comportamento Social (CHA)competências, habilidades e atitudes.

A criança quando e pequena  se relacionar ao ambiente interno assim que nasce, apresenta alguns comportamento decorrente da fase em que está e que foram estimuladas,de acordo com o grau de cultura em seu entorno, algumas  habilidades que são características do seu comportamento e as assimilação do contexto social.
Auguste Comte,3 fase(Estado) na evolução do espírito humana,cada uma uma ideia.
Fetichista, metafísica e Positivista.
Fetichista dar as mesmas características aos seres e metafísica abstração da ideia teórica no pensamento positivo.
Positivista (organizar as ideias na prática) pespectiva GENERALIZADO para a visão macro. pensamento Maxistas, aparecer social para o ser social, fenómenos da interpretação da origem real.
Durknheim separa a neutralidade na suhetividade a ideologia.O organismo generalizado pelas características exterioridade e coercitividade.

A afetividade ou seja o (apego) infantil para a criança que recebe as influência para o sua formação como de sua identidade reconhece - se e conhecer - se diante a formação no seu caráter e formação do seu psique de forma gradual de acordo com suas características psicossocial psicomotora psicoafetiva e cogniva diante aos estímulos recebido e , conforme a suas influências recebidas dadas ao decorrer de sua formação.pois o ambiente oferece influência, tanto quanto para o sujeito se torna um cidadão do bem ou mal, outros fenómenos que influência no comportamento e habilidades Sociais.Para Comte,a metafísica e uma etapa de transição entre a teologia e a positividade e meio caminho que compartilhar características de uma e de outra.busca compreender a dinâmica natural adota procedimento próprio a teologia 
A criança, adolescente e adulto, vivência diante as exposição conceituadas do contexto social e ambiente,de forma apresentar um comportamento subjetivo de forma concreta da realidade vivenciada ao afeto (abstração) ao apego a algo ou objetivos,onde esse apego formenta o sujeito a se apegar a ganhos como forma de suprir necessidade subjetiva do seu ego, o afeto e (Empatia),
Taylor. Esta ruptura incluiu também variáveis comportamentais dos indivíduos na execução de atividades e a humanização do trabalho, com aplicação de métodos mais científicos e precisos.
Para especialista o método da comunicação não violenta em uma forma corretiva,usada em diferente modo de se comportar, através das linguagens e expressão corporal (fala e toque).
Usada  de forma verbal os verbos de comando ,pela buscar do objetivo prazer segurança compensação.
Ideologia da competências,escrito por Marilene Chaui.Qual, um outro, lugar ,coisa ,tempo. Autorizado a falar ,quando, o quer, deve, ideia dos especialistas (sabe e ensina) .
 Comparativa a esses contexto de influências tanto na versão Positivista ou Negativista ,onde esses fenómenos comportamental se apresenta características singular de forma subjetiva diante ao contexto social,pois essas mesmos fenómenos do comportamento se modificar de acordo com a cultura , história e evolução das classes ,diante a realidade vivenciada pela Sociedade.

Para a Teoria do Apego, o apego acontece quando uma forma de comportamento resulta em uma pessoa alcançar e manter proximidade com algum outro indivíduo, considerado mais apto para lidar com o mundo. As figuras de apego são os possíveis cuidadores..
Enfim,os cuidados são essenciais para garantir que o sujeito recebam influências para suprir as necessidades básicas e essenciais para a formação durante a formação, enquanto sujeito em constaste formação.
Pois, historicamente o sujeito está em constate mudanças, mudanças em seu comportamento em sua cultura em seu modo de vida e viver a vida diante a realidade.contextual.

Plojeção de trabalho ideal ao ambiente real.

Trabalho ideal

Gestalt-terapia, Perls, Hefferline e Goodman (1951), partem do principio de que qualquer investigação psicológica, e de todo o campo do saber das ciências, deve-se considerar o organismo e seu ambiente.

O trabalho ideal,teria que ter horário flexível de acordo com a necessidade de cada um.
Pois há mulher és e homem que tem familiares para atender as exigências básicas,pois outras exigências os órgãos públicos tem o dever de cuidar e zelar por sua saúde, educação, segurança e integridade diante a sua existência humana .

Silvia Tatiana Lane,  propõe que a Psicologia Social pode ser um meio para realizar transformações em nossa sociedade, além de uma forma de produção de conhecimento sobre o ser humano. Essa transformação social levaria as pessoas a romperem com práticas sociais que favoreçam a desigualdade (Lane, 1981,1984).

O trabalho ideal,deve atender as necessidades básicas do sujeito,pois cada um tem suas particularidades.
O trabalho ideal devem ser de forma que o sujeito consiga desempenhar e desenvolver as habilidades de modo competê .
O trabalho ideal deve ter uma rotina flexível onde os seus superiores der todos os suportes para que o sujeito consiga desempenhar a demanda de forma a garantia de que os envolvidos não sejam prejudicados .
O trabalho ideal o ambiente (espaço de serviço) devem proporcionar para os ,(funcionários) colaboradores um ambiente seguro, tranquilo e promover bem está para si e outro.
O trabalho ideal devem receber uma quantia de valor financeiro, consiga dar para sua família alimentos, vestimenta, educação,plano de saúde desde as especialidades e atendimento psicólogo desde o nascimento até o fim da sua vida,(caso contrário o estado devem proporcionar) acessibilidade ao meio de transporte, cultura esporte e lazer e interterimento,
O trabalho ideal devem ter nas organizações pública, psicólogo do trabalho  desde a educação infantil até a vida adulta nos ambientes institucionais.
O trabalho ideal devem promover ideias que o sujeito sejam capazes de agir dentro e fora de forma segura e equilibrada do ambientes .
O trabalho ideal devem dar suporte para as famílias caso precise,com respaldo financeiro ou apoio.
O trabalho ideal devem dar garantia financeira caso o sujeito saia do trabalho,até conseguir outro.
O trabalho ideal devem dar para a família meio para os filhos cresça de modo seguro .
O trabalho ideal devem proporcionar saúde física e mental.
O trabalho ideal devem proporcionar que seus colaboradores consiga desempenhar outras funções caso queira.
O trabalho ideal não devem nortear pontos, frequência ou impulso negativos.
O trabalho ideal e criar possíveis possibilidade para promover - se e promover outros ao seu redor.
O trabalho ideal e construir um plano de vida e saúde e trabalho plojetando - se perspectiva em mapas mentais ,assim que iniciar a carreira de trabalho Operacional.
O trabalho ideal conceitual devem ser feito em conjunto com ideais e perspectiva compartiveis de preferência.

Reflexão Crítica a SALA MÚLTIPLAS OU SEJAM SALA COM CRIANÇAS DE 0 A 03 ANOS

Muitas vezes se falaram sobre o desenvolvimento das crianças pequenas e bebes na educação infantil. O que não se falaram e como essas crianças se relacionam com as diferenças situações do cotidiano dentro de uma sala de desenvolvimento infantil ou seja sala de aula.
Onde os bebês de 02 ,03 ,06.  12... 18 enfim,crianças precisam ser acolhidas,criança precisam ser respeitadas, criança necessita de cuidados ,pois não aprenderam a se cuidar por ser pequena e precisa do adulto,tanto em sua higiene pessoal quanto em sua proteção física cogniva e afetiva em sua psiquê, dentro das relações do desenvolvimento humana sociais devem ter respeite nas Comunicação não violenta entre as linguagem verbal e não verbal, crianças necessita de atenção e carinho e não de ser negricenciada na primeira infância pelos órgãos públicos (Cei,escola saúde etc) dentista de verdade dentro das instituição para zelar pela saúde bocal e não deixar uma criança pequena não ter atendimento nos sistema público ou nutrionista para receber alimentos saudável (sal nas medidas exata e óleo) para as crianças se alimentadas da forma correta sem doces ou guloseimas  piscologa (o) para garantir que a criança tenha um desenvolvimento saudável e emocional além do adulto que trabalham com a criança pois são submetidas a acontecimentos constantes, pois um dia também foi criança se recebeu influência foram dos mesmo órgãos sociais ou institucional.
Que tenham sujeito responsável de verdade para  garantir a qualidade no desenvolvimento físico e Piscologico do sujeito  e não apenas laudar e tirar direito constitucional. Faltas escolar não e motivo para repreender ou suspender um sujeito pois se o sujeito falta tem seis motivos e cabe ser verificado cada caso pois cada um tem sua subjetividades e particularidades dentro desse sistema. 
Pois todos os sujeitos nasceram com direitos legítimo e esses direitos tem quer ser garantido e não apenas grupos com interesses organizacionais que movimentam para tirar da população desfavorecida os direitos legais.
  Muitas vezes são impurrado proposta atividades para expor " Para mostrar que fez algo Pedagógico ",sendo que o pedagógico envolvem muito Mas do que apenas atividades ou propostas para empilhar em uma gaveta.
A realidade e outra,algumas crianças traz consigo ganhos cultural,traz a sua realidade traz como recursos o livro trilha de aprendizado que foi trabalhado durante a pandemia Secretaria da educação,Onde muitas mães receberam orientação e cultura referente ao pedagógico. 
Bebês e crianças precisam muito Mas do que está em sala mutliplas onde o professor ou educadores não consegui observar as necessidades individuais de cada criança ou bebê,Pois são muitas crianças em uma mesma SALA,crianças que estão começando a andar e não estruturas física usulficente para a criança ,crianças gostam de espaço ppis muitas vezes ela demostrando ficar irritadas com choro em diferente momento ou começa a morder usar meio físico como " bater "em outras criança pois precisa demostrar algo que está incomodado.
A sala tem que ter espaço sem muitos exesso de informações ou objetivos empilhados brinquedos no alcance da criança para ele decide o que quer brincar.E Sala de estímulo sensorial.
As criança devem ter a mesma fase, pois as criança ficam calmas e tranquilas,crianças que começa a andar devem ter um outro espaço pois precisa explorar um pouco mas que os bebês,Pois querem conhecer suas limitações e seu corpo dentro dessa limitações e possibilidades.
O ambiente deve ser o mais tranquilo possível e é preciso respeitar o tempo de cada bebê tempo de se alimentar de dormir de expressar de se movimentar e interagir,Pois cada tem seu tempo tem seu momento para tudo,cabe os adulto prestarem atenção nos pequenos gestos e tempo de cada criança nenhuma criança e igual mesmo apresentando comportamento semelhantes.  
As mãe precisa conhecer alguns processos pedagógicos como forma de cuidar e educar para quando chegar em algumas fase conhecer como o filho se desenvolver dentro de um ambiente socializador. A educação precisa ser flexível nesses conceitos em qual sujeito querem formar o sujeito,pois trazer de fora e colar dentro o resultado e transtorno. 
O irá continuar reproduzindo conceitos de pós - guerra ,conceitos esses que vinculam no PPP.
Atenção e de extrema importância, pois O país a cultura e outra mesmo que tenham vindo outros sujeitos resididirem no país. A cultura Brasileira precisa sempre está em pauta de forma humanizada e não de forma descrimitativa. Pois faz toda a diferença na vida de cada um sem transtorno piscologico.
Muitos desses transtorno são influências por ser desprezadas o ganho cultural dos povos originários Brasileiros pois foram colocados estímulos sem verificar se estavam positivo em algumas questões e negativo em outros. 
O cuidado e essencial no momento de oferecer estímulo pois envolvem estruturas nos neurais que impulsiona a organizar ou desorganizar,como a cognitiva e afetiva, essas precisa estar em concordância pois essas influências não são da mesma cultura  se tornando multiculturalismo, esse multiculturalismo deixam sequelas nas variações linguística regionais, por receberem variações  estímulo que não são da sua cultura ou da sua realidade ,pois o país por mas que tenham sujeitos de diferente regiões ou país não são todos que tem direitos ou condições financeiras para sai do seu país para receber o estímulo que repara os estímulo aversivo (negativo) 

Mães devem durante o pré Natal receber orientação de cuidados com o bebê  e atendimento Piscologico na primeira infância,Pois compreender que a criança e apenas criança e essa criança e diferente e nenhuma igual a outra.O método usado devem garantir no sujeito sua intergridade mental,sem nenhuma sequelas,pois a abordagem de escolha devem ser ofertada de forma que todos tenham conhecimento de referência um modelo único totalizando igualdade de gênero e cultura.
O transtorno e casado por mudanças causais ou ambientais,todo transtorno pode ser corrigido desde o adulto procure entender o que causaram essa manifestação orgânica no organismo.
Todo cuidado em dar um fidbecek,pois o fidbecek para sujeitos sensível podem provacar no organismo alguns manifestos empático provocando até palpitações cardiovasculares, provocando outras associações assintomática. 
Por essa razão o fidbecek causa efeito opressivo coecitivos negativo em alguns sujeitos.
O cuidado desde cedo ao chamar ATENÇÃO quando uma criança morde outra para não provocar  ou oprimir a criança ,pois muitas causas dos transtornos estão no modo que se relacionar com o social ou com o ambiente. 
Criança que apresenta sensibilidade abusada na audição nao gosta de ficar em contato com outras criança não gosta de barulho não gosta de mudanças ou de ambientes. 
O respeito se dar desde cedo desde pequenos.Sendo sujeitos de direitos precisam ser respeitadas e amparadas não como algo que foram colocada pelo social que não tem tempo para observar ou  compreender a singularidade de cada ou sua subjetividades em particular.
Pois o trabalho da maioria do adulto faz com que a criança cresça se desenvolva mas muitas vezes não tem compreensão do quão faz parte de um todo.
O sujeito se movimenta 
O sujeito se desenvolver 
O sujeito se apropria do que está a sua volta 
O sujeito influência e é influência do
O sujeito necessita de cuidados para o seu desenvolvimento como um todo até o fim de sua vida. 
O sujeito  faz parte de grupo (social)
O sujeito faz relações e comparações 
O sujeito faz parte de um ambiente (social)...
Se o sujeito tem todas essas necessidades os órgãos públicos precisam promover meios para esses sujeito tanto quanto se desenvolva suas habilidades aspecto físico piscologia emocional e cognitivo sem perdas independente das suas condições.




 

Comunicação não violenta

A linguagem verbal e uma forma usada pela espécie humana,que diferencia de outras espécie a outra, por puder se expressar pela fala.
Essa comunicação entre a fala e escuta passa por um processo de transmissão neurais que emite as informações transforma em  pensamento interpretando consecutivamente 
Com um simples comando da linguagem ativa o comando alinhado as estruturas neurais que impulsiona a uma ou mas formação cognitiva de palavras, frases dando frequência a outros comandos.
Uma simples palavra,organismo, código, número caracteris podem ser um ativador de conteúdo, dando margem a informação tanto quanto para ser usada como de forma passiva (não violenta)ou mesmo reverso.
Pois que recebe pode interpretar de uma forma diferente da linguagem comum exemplo:em uma determinada região, País , Estado ou mesmo mesmo na comunidade a linguagem e influênciada por partir de padrões linguístico diferente do padrão usado pela comunidade,alguns pucha o R outros S, outras formas de ser colocada para o ouvinte podem influência a cultura local e nem sempre essa cultura e consultada dessas influência linguística se querem essa variáveis linguístico.
Essa transformação pode causonar no organismo pela disgrafia linguística um transtorno orgânico.
Assim como qualquer outro transtorno provocado casualmente.
A comunicação não violenta não está só falta ou omissão e sim pela forma em se foi dado ao sujeito,pois a comunicação formada por pessoas que vivem em um determinado local estão ambientalizado com a linguagem cultura ou história, assim mesmo como uma destemida cultura que. Vincular uma outra recebe influência uma da outra e até que ambientaliza entre elas leva um tempo.
Pois tudo dependem de como foi o processo desse vínculo.

Mães e Pai 🫂.Pai e mãe,🫂🫂

Formos educados por um sistema,em que devia respeitar pai mãe e outros adultos.Esse sistema social de regras e moral formaram cidadão para exercer funções em determinado momento,os pais de antigamente tinha uma quantidade de filhos,por não saberem se cuidar ou mesmo faziam parte da cultura ter os filhos para ajudar nos trabalhos operacional.
Meninos no campo meninas nos fazeres domésticos.aqueles que não podiam criar seus filhos davam para padrinho,tios,avós,ou outros que prometia cuidar .As mocinha com poder aquisitivo alto davam seus filhos para ofonato caso não tive idade para cuidar ou mesmo porque a família não permitia ou casamento deveria ser escolhido pelo país.
Algumas famílias foram,constituída por pessoas que vinheram de outros países, exemplo: Espanhol, Portuguêses, Negros, ...que vinheram com a chegada da monarquia.O Brasileiro indígena foram sendo descentralizados de suas aldeia, outros morreram ou mesmo adoeceram com a chegada dos Europeus.
O povo formaram uma nação, porém foram exposto a muitas influencia linguística e por não se adaptar deram para eles um legado de miscigenação de uma subclasses.
Porém,essas subclasses foram se adaptando também as mudanças,desses outros povos que si engrandesse por um mecanismo competitivo,Enfim,o povo Brasileiro foram violada a sua intergridade e violado sua linguagem,sua cultura, com muitas mulheres escrava de homem que vinheram em período de Guerra para o Brasil.Essas mulheres tiveram filhos e esses filhos não tem nome de seus pais biológico e na sua cultura davam nomes de ( Boto )🛖 ,pois os que registraram violaram a informação.
Os negros escravizados conseguiram sua carta de euforia,após muitas lutas muitas mortes pela sua liberdade.
Muitas mudanças ocorreram para apagar essas cultua degrada,mas os filhos que não tiveram seus desejos correspondido e os filhos de seus filhos, tem essa correspondência em aberto esperando o Cep para ser entregue.por ser um fruto violado devem receber o que e seu de direito.Pois nem todo indígena vivi em aldeia eles não são mulatos ou pardo ,nem todo Negro vive na África nem todo branco vive em outro Pais 
A classificação de uma classe não determina quem tú - és.
Na atualidade, nos dias após o covid-19, que já há outras variantes, da doença, doença que causou muitas mortes em diferentes Paizes, pessoas se isolaram para conter a deseminacao do contágio,pois segundo os especialistas não saberia como conter essa variante gripal.
Mudanças bruscas ,mudanças na vida e na morte de pessoas.
Famílias estão tentando se organizar para tentar sobreviver nessa selva de pedras (cidade)para trabalhar estudar e formar sua família, mesmo com os vestígios ocasionado pela influência.
Algumas mães estão em casa pais , estão tentando se estabelecer na formação de sua família,pois ainda não são atendidos como um total diante os órgãos públicos.
Outros tenta,mas são impedido por alguma razão indetermante, outros estão tendo vínculo empregadicio o trabalho para essas e um meio de oferece alguma dignidade, porém os valores precisa ser revisto carga horário e rotina no local de trabalho.Pois o modelo trabalhista absorve um tempo que a família deveria ter ficar com sua família para ajudar na educação junto com os órgãos formadores social.
Independente se e Mae ou se e pai ou vice versa ,pois os direitos são dados desde o seu nascimento ,pois o período de nascido até a sua formação social esteve vigentes e não são essas emendas que colocaram que devem impedir de ser garantido.




Filhos,Pai e mãe

Mãe e pai, poderia iniciar também com a palavra filho (a),um sujeito social.O  filho (a)  concebido pó um outro ser ,nasce de outro ser do sexo feminino,pode ser um ser muito lindo,que vem para o ambiente social para ser um sujeito de sucesso tendo conforto e aparatos necessário para sua vida diante ao ambiente social,caso o social ofereça esses elementos de conforto.
Quem são os órgãos que devem garantir a intergridade física, cogniva, e psicológica e saúde esporte.
Saúde (fator dissociavel do desenvolvimento humano)
Educação:(fator dissociavel da saúde física e mental, sendo percebida através da cognição)
Segurança (fator dissociavel de confiança, educação e da saúde pois por meio dela devem ser garantida a intergridade)
São os três poderes,que tem a balança ⚖️ para dar as garantia do momento em se inicia a entreda na UBS SUS,para iniciar o pré natal, não porque papai Noel dar presente e sim porque ali tem um sujeito social preste a ser formado como um cidadão de direitos,e se são cobrado deveres esses direitos devem ser contemplado do início ao término de vida.
Quando já só inicia todo os procedimentos para receber o sujeito a nascer, Social (educação)a educação devem zelar e cuidar, dando todo suporte juntos com outros órgãos públicos para cuidar desse sujeito até o  🔚

Quando um sujeito desperta a desenvolver as linguagens verbal ou escrita e porque acumulou um repertório de saberes e desses saberes tem o deveres dado como obrigatório de transmitir o que lohe foi dado socialmente.
Ao  mesmo ter percepção de perceber que ele é sujeito de um processo legal e carregado  direitos desde a sua concepção até o fim da sua existência como um sujeito social.
Pelo contexto histórico e biológico do sujeito em desenvolvimento através do movimento cultural acarretou consequências na vida do sujeito para ambientalizado,pois o sujeito antes de ser socializado era um sujeito livre de obrigações ,pois sabia o que deveria fazer ou não,pois essas  influências consecutivas de mudanças causam transtorno divergentes na cognição ou seja na neurolinguística. 
Quando se causam mudanças o organismo reagem de forma a colocar em defesa.
Exemplo:Um sujeito com estado febril ,o organismo ao combater a doença dentro do corpo, apresenta a febre como meio de mostrar que tem algo errado acontecendo,logo os soldadinho são colocados para fora em defesa ,combatendo a doença de dentro do organismo.
Assim,e um sujeito em ação quando está com saberes cultural acumulado, tem a necessidade de se expressar de diferente linguagem.
Mesmo que essas linguagem sejam involuntária ou consciente,eles realizam ações inconsciente sem se dar conta das duas atitudes,apenas querem se livrar da abstração.
Exemplo:Caneta lápis 📝 Ou carbono e a folha de papel em branco ao serem datilografado ou empreso tem um efeito de registro ,de uma ação, pois foram colocados em atrito para dar um efeito desejado abstrato de dentro para fora ou de fora para dentro.pois teve experiência do contexto de treinar  (escuta)ouvir ou ver (escrita, forma ou imagem) para colocar no papel.