conceitos aprendido e fundamentado na pratica na vida vivida sendo experimento circunstancial inconscientes (armazenado) durante o período voltado para a formação. Sendo consciente (ativado) nas reflexões e analise vivenciada constituída após experiência de fora da pratica e de dentro através sendo experimento ,O conceito da linguagem escrita e verbal adquirida e não verbal em construção da formação e por meio da experiência sendo experimento ou vise versa.
Donald Winnicott e Lev Vygotsky são dois teóricos que oferecem perspectivas distintas sobre o processo de aprendizagem e desenvolvimento.
Donald Winnicott e Lev Vygotsky são dois teóricos que oferecem perspectivas distintas sobre o processo de aprendizagem e desenvolvimento. Aqui está uma análise de como suas teorias se relacionam com o processo de aprendizagem, destacando suas contribuições e enfoques:
Donald Winnicott
1. Teoria do Desenvolvimento Emocional e a Relação com a Aprendizagem Espaço Potencial: Winnicott introduziu o conceito de "espaço potencial", que é o ambiente de apoio onde a criança pode explorar e experimentar de forma segura. Esse conceito é crucial para a aprendizagem, pois destaca a importância de um ambiente que permita a experimentação e o jogo criativo, aspectos essenciais para o desenvolvimento saudável e a aprendizagem.
Referência: Winnicott, D. W. (1971). Playing and Reality.
Brincadeira e Aprendizagem: Winnicott acreditava que o brincar é fundamental para o desenvolvimento emocional e cognitivo. Através do brincar, as crianças exploram o mundo, resolvem problemas e desenvolvem habilidades sociais. Esse conceito é vital para a aprendizagem, pois o brincar oferece um meio de experimentar e internalizar novas ideias e habilidades.
Referência: Winnicott, D. W. (1971). Playing and Reality.
Self e Experiência: A ideia de Winnicott sobre o "self verdadeiro" e o "self falso" refere-se à autenticidade e à capacidade de se sentir verdadeiro consigo mesmo. Um ambiente que apoia o desenvolvimento do self verdadeiro é essencial para um processo de aprendizagem autêntico e significativo. A autoexpressão e a confiança no ambiente de aprendizagem são facilitadas quando as necessidades emocionais da criança são atendidas.
Lev Vygotsky
1. Teoria Sociocultural e Aprendizagem - Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP): Vygotsky introduziu o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal, que é a distância entre o nível atual de desenvolvimento da criança e o nível potencial de desenvolvimento que pode ser alcançado com orientação e apoio de um adulto ou de pares mais capazes. A ZDP é fundamental para entender como a aprendizagem ocorre através da interação social e do suporte.
Referência: Vygotsky, L. S. (1978). Mind in Society: The Development of Higher Psychological Processes.
Mediação e Andaimagem: De acordo com Vygotsky, o aprendizado é mediado por ferramentas culturais e sociais, e a interação com outros indivíduos é essencial para o desenvolvimento cognitivo. A mediação e a "andaimagem" (scaffolding) são práticas que ajudam a criança a alcançar novos níveis de compreensão e habilidade através do suporte de adultos ou colegas.
Referência: Vygotsky, L. S. (1978). *Mind in Society: The Development of Higher Psychological Processes.
Importância da Linguagem:** Vygotsky enfatizou a importância da linguagem como uma ferramenta de pensamento e comunicação. Ele acreditava que a linguagem não apenas reflete o pensamento, mas também o molda. A interação verbal entre a criança e os outros é um componente crucial do processo de aprendizagem.
Referência: Vygotsky, L. S. (1962). Thought and Language
Relação entre Winnicott e Vygotsky no Processo de Aprendizagem
1. Ambientes de Suporte
Ambos os teóricos reconhecem a importância de um ambiente de suporte para o desenvolvimento e a aprendizagem. Winnicott fala sobre o espaço potencial e o brincar como formas de apoio emocional e cognitivo, enquanto Vygotsky enfatiza o papel do suporte social e cultural através da ZDP e da mediação.
2. Papel do Brincar e da Interação Social
Winnicott e Vygotsky valorizam o brincar e a interação social como aspectos fundamentais da aprendizagem. Winnicott vê o brincar como uma forma de exploração e desenvolvimento emocional, enquanto Vygotsky vê a interação social como essencial para a aprendizagem e o desenvolvimento cognitivo.
3. Desenvolvimento e Apoio
- Ambos os teóricos veem o desenvolvimento como um processo que ocorre em interação com o ambiente. Winnicott destaca o papel do ambiente afetivo no desenvolvimento do self verdadeiro e na aprendizagem, enquanto Vygotsky vê a aprendizagem como um processo social mediado que é facilitado pelo suporte de adultos e pares mais capazes.
Referências
- Winnicott, D. W. (1971). Playing and Reality.
- Descrição: Explora a importância do brincar para o desenvolvimento emocional e cognitivo das crianças.
- Vygotsky, L. S. (1978). Mind in Society: The Development of Higher Psychological Processes. - Descrição: Introduz a teoria da Zona de Desenvolvimento Proximal e a importância da mediação social no desenvolvimento cognitivo.
- Vygotsky, L. S. (1962). Thought and Language.
- Descrição: Analisa o papel da linguagem no desenvolvimento do pensamento e da cognição.
Essas abordagens oferecem uma compreensão mais completa de como o desenvolvimento emocional e social está interligado com o processo de aprendizagem, refletindo a importância tanto do suporte afetivo quanto da interação social na educação.
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