Influências na cultura


Desta forma pode-se estudar duas instituições: a maior do Brasil, o Hospital Colônia de Barbacena, e o Hospital Colônia Sant'Ana de Santa Catarina. Ambas espelham a triste realidade do sistema manicomial no Brasil, no início de suas criações, até a década de 1970, quando se iniciou a reforma psiquiátrica. 
 
Até a Renascença, a sensibilidade à loucura estava ligada à presença de transcendências imaginárias. A partir da era clássica e pela primeira vez, a loucura é percebida através de uma condenação ética da ociosidade e numa iminência social garantida pela comunidade de trabalho.

Movimento da Luta Antimanicomial se caracteriza pela luta pelos direitos das pessoas com sofrimento mental. Dentro desta luta está o combate à ideia de que se deve isolar a pessoa com sofrimento mental em nome de pretensos tratamentos, ideia baseada apenas nos preconceitos que cercam a doença mental.

Segundo Michel Foucault, em A história da loucura na idade clássica, ela tem origem na cultura árabe, datando o primeiro hospício conhecido do século VII. Os primeiros hospícios europeus são criados no século XV, quando da ocupação árabe da Espanha.

Em Minas Gerais o principal objetivo libertar a capitania dos domínios de Portugal, teve inspiração nos conceitos do movimento Iluminista da França e também na Independência dos Estados Unidos que aconteceu em 1776. A bandeira branca com o triângulo vermelho de Minas Gerais foi criada nesta época.

Além de terem como inspiração os ideais iluministas, era baseada em acontecimentos que ocorreram em outros países como: Revolução Americana (um movimento que levou à independência e ao surgimento dos Estados Unidos como nação independente); Revolução Francesa (foi quando iniciou o processo de queda do Absolutismo)

Segundo Michel Foucault, em A história da loucura na idade clássica, ela tem origem na cultura árabe, datando o primeiro hospício conhecido do século VII. Os primeiros hospícios europeus são criados no século XV, quando da ocupação árabe da Espanha.

Conjuração Mineira foi uma das mais importantes revoltas organizadas contra a Coroa portuguesa e mostrou a disposição dos colonos a romper o laço colonial e a existência de ideais republicanos no seio da principal capitania brasileira.conjuração foi fortemente influenciada pela independência do Haiti, quando escravos organizaram um levante contra os colonizadores franceses. Além disso, outro motivo da revolta foi a grave crise social e econômica que assolava Salvador no final do século XVIII..

No século XIX, o tratamento ao doente mental incluía medidas físicas como duchas, banhos frios, chicotadas, máquinas giratórias e sangrias. Aos poucos, com o avanço das teorias organicistas, o que era considerado como doença moral passa a ser compreendido também como uma doença orgânica.

Na psiquiatra italiano Franco Basaglia, responsável por revolucionar o sistema de saúde mental de seu país, chamou a instituição manicomial de campo de concentração nazista, conhecida também como Holocausto Brasileiro.

Brasil, destacou Goura, o primeiro hospital psiquiátrico foi fundado em 1840 (Hospício Dom Pedro II). Já na República havia hospitais psiquiátricos em São Paulo, Bahia e Pernambuco. Em 1903 foi inaugurado em Barbacena, Minas Gerais, o Hospital Colônia, “palco do que mais tarde foi chamado de Holocausto Brasileiro”.

 Durante o período Vargas, há a assinatura de um decreto que tentou regulamentar “a profilaxia mental, a assistência e a proteção à pessoa e aos bens dos psicopatas”. A proposta estava dentro de um modelo que visava a não perturbação da ordem social. Em 1975 começam as viagens do estudioso italiano Franco Basaglia ao Brasil. Ele esteve em Barbacena e denunciou as condições do hospício e a forma de tratamento aos internados..reforma psiquiátrica) que previa que “os portadores de transtornos mentais, deficientes mentais, ébrio habituais e viciados em tóxicos que estivessem interditados seriam recolhidos quando não se adaptassem ao convívio doméstico”. Tal norma só foi alterada em 2015, com a edição do Estatuto da Pessoa com Deficiência.

Três questões importantes fizeram parte da agenda da I CNSM: Economia, Sociedade e Estado: impactos sobre saúde e doença mental; Reforma Sanitária e reorganização da assistência à Saúde Mental; cidadania e doença mental: direitos, deveres e legislação.



Conjuração Baiana foi uma das rebeliões da América portuguesa influenciadas pela Revolução Francesa e pelas ideias iluministas de “liberdade.

Principais influências foram: Tomás Antônio Gonzaga, Cláudio Manuel da Costa, Joaquim José da Silva Xavier (o Tiradentes), padre Carlos Correia de Toledo, coronel Francisco Antônio de Oliveira Lopes e o coronel José Silvério dos Reis, que viria a ser o delator de seus companheiros.
Apesar da associação ser mais forte.

Luiz Gonzaga das Virgens e Cipriano Barata eram os principais líderes que escreviam os pasquins atacando violentamente a administração portuguesa, e conclamando ao povo para aderir a revolução e implantar um governo mais justo.
fato, as imposições lusitanas e a falta de interesse pelo desenvolvimento da economia interna motivaram mineiros e baianos a contra o domínio de Portugal. Além disso, essas duas revoltas foram ideologicamente sustentadas pelas noções dos escritos iluministas.

"Branqueamento " ideologia higienista através da miscigenação ou seja ,Comunicação violenta ou racismo estrutural " 
O que é de origem da miscigenação através das literaturas iluministas,fatores histórica e cultural através da(artes,poemas,prosas,linguinguagens regionais através das comunicações)

Em 1751, com a expansão para o oeste, cria-se o Estado Colonial Português do Grão-Pará, que além da Capitania do Grão Pará abrigará também a Capitania de São José do Rio Negro (hoje o estado do Amazonas).

O Pará Sua população é miscigenada, formada a partir de índios, negros e descendentes de imigrantes asiáticos e europeus. Na sua formação, o Pará teve um elevado número de imigrantes portugueses, espanhóis, italianos e japoneses. Além das muitas influências africanas e indígenas.

 entre Portugal e alguns Estados do sudeste e nordeste, o Pará é um Estado de Pará é considerado a maior colônia de portugueses no Brasil e possui cidades irmãs de Portugal. grande influência portuguesa pelo mundo. Começando pelo fato de que um dos bairros mais importantes de Lisboa é Belém, onde há a Torre de Belém, imponente monumento do século XVI.

Cultura mais importantes do Brasil para refletir sobre, "o movimento do carnaval e as festas juninas", foram introduzidas pelos portugueses. Além destas, vários folguedos regionalistas como as cavalhadas, o bumba-meu-boi, o fandango e a farra do boi denotam grande influência portuguesa.

cultura gaúcha do Rio Grande do Sul foi fortemente influenciada pelos imigrantes europeus como os espanhóis, portugueses, italianos e alemães na segunda metade do século XIX. Com isso, a região é rica em tradições e elementos únicos na culinária e música, não é à toa que os gaúchos são tão orgulhosos da sua cultura.

Foram os índios guaranis que introduziram a horticultura no Rio Grande do Sul. Os guaranis legaram o milho, os feijões, a mandioca, a abóbora, a pimenta, o algodão, a batata-doce, o amendoim, a moranga, o chimarrão e o fumo. Eles usavam arco e flechas, a lança, o tacape e machados de pedra polidos.

Sendo a quarta maior economia nacional, o Rio Grande do Sul participa com 6,4% da composição do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. A economia gaúcha é diversificada e possui bastante tradição no cenário nacional produtivo e no de exportação. O destaque fica por conta dos serviços, agricultura, pecuária e indústria.

Desta forma pode-se estudar duas instituições: a maior do Brasil, o Hospital Colônia de Barbacena, e o Hospital Colônia Sant'Ana de Santa Catarina. Ambas espelham a triste realidade do sistema manicomial no Brasil, no início de suas criações, até a década de 1970, quando se iniciou a reforma psiquiátrica.

Podemos dizer que a psiquiatria se iniciou, então, no final do século 18, quando o médico francês Philippe Pinel começou a classificar os doentes separando o que seria um desvio social de uma enfermidade mental. Ele passou a criar uma linguagem que configuraria a nova especialidade da Medicina.

Antigamente, não existia tratamento terapêutico. Os pacientes submetidos a punição e ameaças para que cumprissem obrigações. Hoje, a Psicologia conta com abordagens humanizadas que têm como objetivo melhorar a qualidade de vida dos pacientetigamente, não existia tratamento terapêutico. 

Nesse cenário, destaca como desafios a serem enfrentados pela reforma: o corporativismos médico, a flexibilização das políticas trabalhistas, a consolidação da atenção à crise, a emergência de grupos desfiliados associados ao uso abusivo de drogas, e a fragmentação do movimento antimanicomial deixado pela construção multicultural.

http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-44272005000200003


Nenhum comentário:

Postar um comentário