Educação infantil

Em leituras, são relatadas algumas questões referente a educação infantil.
E uma etapa importante na vida da criança pequena, nessas etapas elas devem receber tudo o que for importante para seu desenvolvimento pleno enquanto sujeito social.
Direitos esses está relacionado a educação, saúde ( física e mental, )além de direito de se expressar de ter acesso em ambiente propício ao seu desenvolvimento.
Muitas crianças pequenas, estão indo cada dia mas cedo a escolas de educação infantil (creches)
Plano de metas, universalização entre mercantilismo as micro e macro empresas,em prol de encargos ,valores de troca,entre saída e entada de produtos ,privilégios dado aos imigrantes enquanto os migrantes em projetos beneficentes,que visam movimentos de mão de obra trabalhista,trabalham em torno de troca e venda de produtos, mecanismo de acesso a redes controladoria dos vulneráveis . Assim , ganhos, em retorno e estabilidade  em acomodação, tanto físico, psicológico, econômico e social.
Esses movimentos são meio da comunicação e acesso, via de troca de posição a outra posição,um efeito coordenação caminho a ,mãos de obras ,movimentando do mercado economia e consumo que emproblece os vulneráveis ,que estaria defasado,geralmente apenas uma ou outra defasagem,mas ao tentar modifica uma defasagem desregulariza outras que estaria acomodada enquanto um produto, ou seja mas em benefício mas um produto mestre a ser lançado.
Mesmo aqueles que não apresentou vulnerabilidade no decorrer do percurso,por em algum momento ter pertencido a alguma classe que foram dominado anteriormente,  um determinante percentual para os dominantes promoverem um defits que desqualifique em rebanho.
Geralmente ao reconhecer e analisar irá permitir que as inovações abram caminhos,mas devemos sempre se perguntar,quais caminhos são esses,pois,as possibilidades deslumbrates as tendências,como uma fórmula exata,mas o que e exato para um ou uns não e para uns e outros .
Para, Oliveira (2001),[...] reconhecer e analisar o educador Júlio Cesar de Mello e Sousa é 
permitir que suas ideias invadam nossas atuais tendências de ensino de matemática. Mergulhar nos contos orientais de Malba Tahan é deixar que a fantasia, a cultura e os ensinamentos filosóficos e espiritualistas, 
ultrapassem os padrões acadêmicos formais e estabeleçam uma conexão 
direta com nossas próprias inquietações na educação (OLIVEIRA, 2001, p. 16).
A fantasia,e a cutura da criança desde pequena,são visto por ser algo subjetivo, singular 
Onde muitas recebem estimulos o que lhe compatível com sua cultura de acordo ao território ou comunidade no qual ela habita.
Em relação aos estímulos,cada criança devem receber estímulos compatível com seu fase,e assim às habilidades são e postas naturalmente
Entender a criança exigem observação análise e poder interpretar de acordo a cada necessidade ela apresenta.
,pois para alguns podem causar transtorno inconveniente.depedendo a exposição dado que não e compatível.
Exemplo de transtornos inconveniente:
Mudanças de salas, transitório.
Mudanças de professores várias vezes no ano 
Mudanças blusas de escolas para outra sem concluir o ciclo que foram iniciado no início do ano letivo.Essas mudanças podem ocorrer em diferenças escolas, porém,o certo seria manter o vínculo tanto de manter o professor com o grupo no qual foram iniciado,pois a criança cria vínculo significativo,e esse vínculo ajudar ter confiança e segurança.
Mudanças de sala mesmo que seja para higiene,pois em alguns locais há demanda de retirada das crianças repentina para higiene da sala,o correto e fazer esse manejo em momentos que as crianças estão no parque ou realizando as refeições.
Planejamento das atividades e importante, porém o planejamento que se tornar importante são os que as crianças demostra em suas escolhas pois devem ser algo direcionado porém livre.
Crianças aprendem naturalmente,cada vez elas estão cada vez receptivas a aprenderem sem muita indução de atividades com papéis lápis canetas 
Elas estão em um sistema que os códigos ,letramento indica o quanto elas sabem mesmo sem ser induzida ou influênciado por outro sujeito,pois as imagens,sons computadores YouTube o próprio letramento símbolo e emoji indica o quanto as crianças estão assertiva por meio da Aprendizagem simbólica e aprendizagem Significativa,que irá fazer parte do seu reportório de vida e de seu desenvolvimento enquanto sujeito e diante a sua singularidade.
O clássico,lousa e giz, já deram espaço as tecnologias e inovação.
No entanto,o simbolismos da realidade no contato com objetivos  naturais que dar sentindo a vivência dentro de um contexto histórico cultural.
Pois os elementos naturais que poderiam desempenhar papéis importante no questito, convivência social 
Pois os elementos Naturais está em toda a estrutura desde a formação social desde uma mera fórmula ou bula de farmácia.
Emília Ferreira defende  em sua experiência,afirma que a construção do conhecimento da leitura e da escrita tem uma lógica individual, embora aberta à interação social, na escola ou fora dela. Neste processo, a criança passa por etapas, com avanços e recuos, até se apossar do código linguístico e dominá-lo
Os códigos, estimulos de forma simbólica egoics estão exposto a elas desde o momento em nasce.
No entanto,
 Emília Ferreiro traz concepções de que todos os conhecimentos têm uma gênese (origem) e que a aprendizagem da escrita não está vinculada à fala, e mesmo quando a criança já estabelece a relação entre fala e escrita, esta relação ainda não é do tipo fonema (fala, som) e grafema (escrita, grafia)..
Emília Ferreira e conhecida pela sua abordagem critica a alfabetização tradicional, porque julga a prontidão das crianças para o aprendizado da leitura e da escrita por meio de avaliações de percepção (capacidade de discriminar sons e sinais, por exemplo) e de motricidade (coordenação, orientação espacial etc.).
Gênese de escrita Ana Teberosky foi parceira de pesquisa de Emilia Ferreiro, e as psicólogas realizaram o estudo “Psicogênese da língua escrita”, na qual buscaram compreender os procedimentos mentais pelos quais as crianças passam tentando compreender as regras de produção escrita.

Com Emília Ferreiro, Ana Teberosky foi autora do livro Psicogênese da língua escrita, obra que transformou a forma de compreender a alfabetização das crianças. Elas defenderam que a aquisição da escrita é um processo de construção baseado na forma como os estudantes pensam e entendem o universo letrado.
O decodificação começa com a habilidade de combinar letras com os sons para ler, de separar os sons que compõem as palavras (segmentação) e juntar os sons, para formar novas sílabas. Quando as crianças podem fazer as duas coisas, elas conseguem pronunciar as palavras.
Alfabetizar é dar condições ao sujeito de ser capaz de ler, (decodificar) e escrever (codificar) bem como fazer uso adequado da língua escrita, significa orientar a criança para o domínio da tecnologia da escrita.Suas contribuições para a Educação são fartas, principalmente se 
considerarmos seu envolvimento com o processo de alfabetização e, mais 
ainda, devido à sua pesquisa, (Mello,2007)
Para Ferreiro (1996) a leitura e escrita são sistemas construídos paulatinamente. As primeiras escritas feitas pelos educandos no início da aprendizagem ...
Neste contexto,Algumas crianças desenvolve 
O aprenzado desde o momento em que está exposto ao símbolo ao código ou objeto de aprendizagem 
Ao manejoar o conhecimento ou objetos ou tecnológia ,acessa também o que está armazenado selecionando ou categoricamente ironicamente em seu HD,até que seja ativado resignificação ao contato com elementos naturais dentro da escola ambiente e espaços educacionais,eles vem evoluíndo de acordo com contato com esses elementos e meio a comunicação verbal,pois ,são os mesmos que dão voz a linguagem para se expressar também sua fala quanto a sua expressão não verbal.
Pois criança pequena se manifesta muitas vezes praticamente da mesma forma parecida,se ela que algo fala,chora ou indica olhando para o objeto de desejo ou aponta com a mão.
Aprendem de acordo com e importante para ser aprendido.
Pois cada um tem um grau de intectualidade de acordo com as suas capacidade pois muitos são habilidosos a desenvolver diferente modalidade dentro dos eixos educativo, alguns, irá, desenvolver aptidão mas para arte outros,para humanas e outros questões voltadas a convivência social.
Importante,entender que criança pequena são estimuladas, porém dependendo do currículo da escola e projetos são ,influência importante para determinar quais papéis sociais o sujeito irá desenvolver dentro da sociedade no qual ela se relacionar, os envolve determinam também quais habilidades e aptidões poderiam desempenhar e desenvolver no contexto social.
Pois,as crianças pequenas quando está se desenvolvendo ela está apresentando a se tornar social,pois ela,aprende socialmente,no contato com quem ela se relacionar tanto no ambiente famíliar ,escolar, Televisão, internet, YouTube,socialmente entre outras formas de aprendizagem.
Dizer que elas aprendem apenas na escola ou com a família, isso foram alguns tempos atrás,pois,o contato com o outro era limitado, atualmente não tem como dizer que a criança aprender sem essas influências.
A melhor maneira para saber se está se apropriando de aprendizagem Significativa e simbolica e monitorado o acesso e verificando se o que eles estão aprendendo irá se aproveitado para a sua formação e conduta moral.


ser uma experiência ou um experimento?

Queria deixar dessa vez apenas uma reflexão e uma pergunta?
Uma pessoa exposta em um aparelho de imagem por mas tempo que o esperado, segundo orientação o tal procedimento dura apenas 30 minutos no qual o tempo se transfou em horas 03:00 o certo,com uso medicamemtoso ou seja "drogas," no organismo,pois toda substância química no organismo humano, se transforma em uma droga,quais os riscos podem se surgir , durante alguns dias ou tempo,de forma orgânica ou ambiental em seu organismo e o barroulho que o aparelho emitem sequenciado ?
Será que o aparelho que cura podem causar transtornos na vida de um sujeito saudável?

Apontado pelo jurista e filósofo,Silvio Almeida,em seu livro,"Racismo Estrutural"(2017),o racismo é uma forma sistêmica de discriminação que tem a ideia de raça como fundamento e se manifesta por meio de práticas consciente ou inconsciente que culminan em desvantagens ou privilégios para indivíduos,a depender do grupo racial ao qual pertençam.
No contexto estruturado de cor segue questão estruturado biológico de diferentes culturas, linguagem , movimentos,ciência e religião 

No contexto social,o País foi vítima de assédio, Sexual e moral ,desde a chegada das primeiras imigrações ao Pais.
Onde foram extintos cultura  e  povos indígenas em sequência extintos povos negros que foram trazido em embarcações marítimas.
Os indígenas ao serem catequizados foram domesticados assim como os negros e colocado para trabalhar.
Consequências dessas causualidades, sujeitos tanto branco quanto negros e indígenas foram empulsiobados a reagir de forma divergente em prol de um controle social voltado a higienização social .
No entanto, tanto branco, negros e indígenas foram exposto a situações divergente de sua cultura e colocado a se experimentar os seus conhecimentos e habilidades,pois foram ensinado, culturaturamete de outras civilizações ,onde muitos adoeceram por perderem sua identidade modificada sua identidade e personalidade ate mesmo sua própria cultura e origem,pois muitos foram, onde negros presos aprisionados por imigrantes com suas soberania,assim,como os negros ,os negros colocado a fazerem trabalho escravos , trazido em navios negreiros, trazido de forma violente e brutal e domésticados.

Nesse contexto a questão de racionalização redução social e controle de natalidade induzido por forças que visa o bem estar do topo da puramede elitizada,ou seja,por categorias ou classes social.

Onde entra questão de feminista, mulheres que lutam por "causas",por serem vítimas de algum questão sociais ,relacionado a abuso de diferente forma e contexto  (trabalhista,doméstico,maustratos, relacionado a negrigencia durante a sua formação como sujeito na educação,saúde, segurança).
Nesse contexto são induzidas de forma muitas vezes a experiênciar involuntariamente  a experiênciar como um experimento da esfera sociais padronizada, situação que já mas poderiam imaginar de forma sinestésica, forma manipulável e 
Algumas questões relacionado,a maternidade, trabalho,saúde, educação e segurança.
Essas mulheres que lutam,tem uma trajetória de vida vinculada a suas origens culturais um laço,onde está contextualizada ,por uma realidade projetada por situações divergentes, contexto socio historico e cultural,questões sociais,ou seja, são escolhidos (as),a fazer um trabalho involuntário como forma de garantir sua sobrevencia e de seus filhos caso os tenha e seus familiares.
Pois,a indução sociais, induz a dar causas para alguns que já está rodeados de privilégios, eles sem esforço usufruir da luta.
A consciência e inconsciente nessa questão,e que são levantada bandeiras ,por causas,e a questão é,quem está sendo a vítima desses assédio e violência contra o sujeito e sua subjetividade em questão.
Alguns homens faz o seu papel social em conjunto com seu cônjuge,em dar a mulher apoio e condições para progredir na sua saúde mental e física. 
Mas, são poucos,e essa realidade devem ser contemplada por todos de forma igualitária na questão de gênero. 
A mulher nesse contexto,são induzida a seguir um padrão cultural para ser o normal ou ser aceita socialmente.
Muitas mulheres alguns tempos atrás, abandonavam os filhos,em hospitais ou orfanato, por serem incapazes de exercer a maternidade.
E na educação,essa questão do abandono, também e trabalhado de diferente contexto.

A  abordagem pinkle,na questão de abondono e acolhimento,pois algumas mulheres,em situações de vulneráveis ,abandonavam os seus bebês na maternidade dando para adoção.
Optaram a não gestacionar ou exercer a maternidade ou maternagem, sendo uma opção individual ,pois , dentro de uma cultura a maternidade e para algumas mulheres não seria desejo ou pela mulher ou por sua família, dependendo o padrão social.
Porém,saber o que cada sujeito,necessita em sua trajetória e algo singular, subjetivo pois não se pode validar um único sujeito em um único modelo,pois são, cultura, tempos e épocas diferentes,em sua singularidade diante ao comportamento na, operação a gestação ,cabe a um organismo ou seja sujeito , que gestacionou para compreender as necessidades básicas,nas bases psicológicas e física,na relação comportamental de um comportamento ou outro comportamento na construção da identidade e personalidade dentro de um modelo social.
Sendo a abordagem de acolhimento diante aos cuidados básico no comportamento,dignina de saberes e conhecimento na abordagem significativa da vida do sujeito daquela época e daquela cultura nos cuidados dos órfãos abandonados e cuidado pelo cuidadores da instituição de pinkle da pediatra Emily,pinkle.
sua postura dentro de um padrão moral dentro de um determinado território,pois cada cultura cultiva valores morais ou culturais em seu Pais Estado ou mesmo território.
Alguns saberes experiêmental como saber os horários biológico, cuidados básico e fisiológico,saberes de aprendizagem ou pisciocologico cabe a ser visto de forma subjetiva e individualizada 
Em grupo a criança pequena apresentar diferente dependendo o ambiente ou grupo social,o comportamento,com a família e diferente pois o vínculo família faz com que a criança cria laços afetivo,a criança apresentar outros comportamentos dependendo com quem ela estejam ou seja estimuladas modificando o seu jeito de ser ,o comportamento muda.
Falar pensamento ,sobre a maternidade,por quem vivenciou experiências maternas internas com propriedade em sua falas e suas realidade gestacional durante o processo materno , podendo terceiros, auxiliares em intervenções,
Na maternagem,ajudar,compreendendo o processo e esquemas cognitivo diante o consciente inconsciente para poder intervir.
Pois,quem vivência a experiência materna e quem passa por ela, gestando e acompanhando todo o desenvolvimento da mãe e a criança.

No Brasil, muitas crianças foram cuidadas e educada por outras pessoas,onde ,o vinculo famíliar muitas das vezes não foram cultivado,outras,sem identidade, parental, paterna,algumas bandonada,pelo a fazeres"trabalho do mestiço "aprisionamento sistêmico pela culturas,pois mulheres eram educada para cuidar da família e dor lar 
Até algumas feministas revidicarem em movimentos por todos os países.
Algumas crianças cresceram sem identidade famíliar desconhecem o vínculo 
Da mãe e do pais,ou seja, sendo um país de origem imigratorio, alguns não tiveram reconhecimento paterno ou de seu sobrenome recebendo sobrenome dado pela igreja ou apadrinhamento..

Nesse contexto,a questão estrutural sistêmica refesse a cor de pele, mesmo o sujeito pertencendo a uma mesma família,mas se a cor de pele for diferente do outro membro da família,as características física,da condições de vantagens para aquele que tem a cor de pele negra ou parda.Todos devem ser iguais nós mesmo direitos, independente da cor branca,(descentes de povos imigrantes),preta,(negra) parda,(indígena).ou branca miscegenada Ou seja, são Povos Brasileiros.
Levando em consideração aos cuidados diante a maternagem, diante as necessidades básicas e integral,por seus cuidadores, tanto a família biológico e família adotiva e cuidadores instituicional,devem proporcionar as condições necessárias para o sujeito enserido no contexto de direito pleno a maternagem, tanto a família quanto ao direitos legítimos de constituição de sujeito.
A responsabilidade individual devem seguir uma aspecto subjetivo e particular para cada sujeito,pois cada um tem uma cultura, história dentro de um contexto biológico e subjetivo.
Tenho a seguinte reflexão crítica!
Lembrando não são usada citações,pois,são contextos que está relacionado ao ambiente ao contextos orgânico, trazida através da cultura, história,biologia, nerociencia, piscologia, estudos de caso e fatores decorrente contextual da realidade, vivência social, comunidade território e reflexão diante essa realidade.

Racismo estrutural, Pesquisa por Eliane Carvalleiro do silêncio do lar ao silêncio escolar.
Cavallleiro , Eliane dos Santos," racismo," preconceito e descriminação na escola de educação infantil.,a autora fala sobre a descrição das crianças negras em sala de aula.situacoes de preconceito racial ocorrido durante as aulas.Em sua obra retrata a importância de rompe desde a educação infantil essas situações família, escola -socializacao e as diferenças étnicas revela detalhes da pesquisa de campo que mostram claramente a presença do racismo e descriminação na escola e nas demais relações todas pelos sujeitos do proce6 educativo em análise 

Nesse contexto,a deciminacao reprodutiva,no contexto famíliar ,gerou ,um complexo de sujeitos,com diferentes modo comportamental em sua personalidade,pois,foram reproduzido e gerado ,por um sistema estruturalmente descrinativo,racista e voltado a violência opressiva 

Emily Pikler, pediatra do hospital de Loczy,a exemplo do instituto Pikler da Hugria iniciada nos anos 40 em Budapeste.
As abordagem acerca da reflexão Pikler,que iluminou outra experiência europeia, sendo significativapara para todos os que se preocupam educam preocupam com os cuidados e acolhimento em ambiente coletivo no instituto,um ofanato.
Sistema construído por constituição meio a negregencias.
Negregencia meio constituição
Negregencia meio a identidade
Negregencia meio a personalidade
Negregencia meio a gestação
Negregencia meio ao desenvolvimento pleno
Negregencia meio as necessidades 
Negregencia meio educação
Negregencia meio saúde
Negregencia meio a segurança
Negregencia meio ao acesso
Negregencia meio .... aspecto físico e piscologico.
Negregencia meio a não assumir o papel aos cuidados de atenção básica e emocional,de pai ou de mãe
Negregencia meio de financiamento das instalações na oferta diante a demanda assistencial na nutrição e cuidados para o desenvolvimento físico e piscologico.
Negregencia meio a não delegar responsabilidades materna paterna diante a maternagem  a terceiros diante a sua responsabilidade enquanto sujeito.
Negregencia meio a sociedade a não invadir a privacidade e intimidade individual de cada sujeito diante a sua subjetiva e pessoalidade.
Negregencia diante a lei orgânica dos Estados para município e território,diante ao aprendizado no contexto psicossocial diante ao desenvolvimento pleno diante aos cuidados básico na primeira infância como precaução a saúde e saúde mental e emocional tanto no desenvolvimento e cidadania e desenvolvimento no  trabalho desenvolvimento humano.
Inspirada nos sentimentos de igualdade liberdade e solidariedade se responsabiliza o município a universalização do ensino infantil e fundamental.
Sujeitos de uma ou mas comunidades divergentes que apresenta conflito internos ,onde  coloca ,sujeitos de origem nordestina,por serem de origem indígena ou negra em processo racista estruturado  vincula a questão higienista.
A questão do racismo vem desde a escravidão e abolição dado pela princesa Isabel,,uma abolição que vincula a escravidão no contexto trabalhistas e assim causando em alguns sujeito avanço no mercado de trabalho ou traumas decorrentes de uma má gestão E má administração.
Onde se vincula também a maternidade e maternagem.pelo vinculo orgazacional.
Mulheres femininas em movimento contra ações paternais ou parentais.
Porém,a construção família devem ser pautada em uma boa construção para ambos os lados tanto do lado paterno quanto materno. Ou materno materno ou parteno parteno , pois a responsabilidade de ambos devem ser conduzido da mesma fórmula.

Ou mesmo aquele ou aquela que não deseja vínculo de origem gestacional a responsabilidade e a mesma,pois também, fizeram parte da construção e constituição do sujeito.tanto na sua própria vida ou na vida de terceiros.
Ou seja a responsabilidade se tornar ainda maior e encontrar conforto em bichinho de estimação não garante qualidade de vida apenas retarda a fauta momentânea..
Pois, não se devem atribuir a um único sujeito ações decorrente de uma construção e constituição complexas,pois essa constituição foram nutridas por vínculos primário e secundário tanto do lado que vincula a linguagem verbal violenta,a questões moral e religiosa ,vínculos familiar e social ao trabalho e organizações.
Lembrando o Pais, foram base de uma construção violenta e opressora 
 As linguagens divergem da cultura local, foram motivo de transtornos no vocabulário de modo descrinativo iniciando e ligando ao racismo estrutural além da questão da origem em que viviam esses sujeitos.
Muitos sujeito inconveniente foram  "laranja" palavras perjerotiva usadas para alincam direitos constitucional em projetos em ação de causas para movimentos populares que apropriaram das mesmas ações,vevindicando direitos legítimo, porém usando terceiros.
Assim,assumirem denuncia ou dívidas do sujeito usando nomes de terceiros,onde esses sujeito inocente são usados em projetos sem saberem, até que são provocando os traumas e transtorno na vida desse sujeito .
Impulsionando o sujeito a se adoecerem no mercado de trabalho e no convívio social,onde entra questões de transferencia de saldo devedores.
Ou seja transferência bancária.

E assim, impulsiona uma cadeira bula fórmula de questão relacionado ao pisquismo diante a comunidade no qual esse sujeito está relacionado.
Assim, desvincular ações ligado ao trabalho a gestão e maternagem no processo de construção social constituição do sujeito, maternagem e maternidade.
Pois,a constituição do sujeito vincula ações e movimentos feminina de caráter machista, onde essas consequências dão causas orgânicas subjacente na cultura e na linguagem do sujeito,pois os estímulos divergências na vida do sujeito que terá que conviver socialmente dessa construção e constituição social complexas.
E assim, devem ser trabalhado e acompanhando tanto o pisquismo diante a personalidade diante a identidade na primeira infância o desenvolvimento,desde a gestação até a terceira idade.com especialista para ajudar nas intenções desse processo construído socialmente.
E assim, impedido de exercer a maternidade e maternagem e a profissão,,pois todos são consequências de construção e constituição complexas de um modo ou de outro irá ter que vivenciar essa construção,impulsionando os sujeitos a se aurodefesa,pois o sistema está vinculado a essas ações pervesas abusivas e traumáticas..
No entanto, vincula a gestão materna a esse mesmo sistema,pois ambos se constituem de fases e período.
Gestão o período em que a mulher está em grávida.relacionando a gestão trabalhista.
A perda de uma criança no período gestacional, está relacionado a perda de algo,no ." caso de um luto ".
Na questão higienista, está relacionado a questão estruturado das organizações e o racismo.
Pois ,houve um período em que indígena e pessoas com algum tipo de doença mental ou seja ,"pisquismo ", foram tratados com distúrbio decorrente da linguagem ou loucos 
Ou seja, foram tratados em manicômio com esses rotolos,dado como esteriótipos de deficiência , defit.
Ou seja, desconsideram sua linguagem ou crença e religião.
Pois foram, induzido a  experiência de controle populacional.de caráter institucional.ou seja de ações higienestista,onde envolve a questão racismo estruturalzado linguístico e cor de pele 

Todos os projetos devem ser explícito tanto na questão religioso moral e para quais intenções, tanto o caráter científico quanto o caráter religioso,pois não são todos que segue as mesmas ideias e princípios.
Outros desconhecem,e são doutrinados inconsciente a seguirem uma ordem que n6faz parte da sua cultura.

Caso ,  tenha acontecido anteriormente em gestão de vínculo religioso influênciado ,ou por meio de pesquisa de caráter relacionado ao padrão social,mesmo de caráter a validar a evolução econômica, imobiliário e relações públicas,questão vinculado a personalidade e comportamento humano.

Devem oferta  os meios de intervenção  financeiro para o sujeito, constituem de uma saúde física,mental e cognitivas de forma a garantir qualidade de vida no meio no qual ele se enseri por meio do" Estado "de ter uma relação saudável de caráter aos cuidados de reparação a essas demandas de pessoas que foram induzido a fazer parte de ações e movimentos de forma iincinciente,onde  questões morais diante a personalidade e no comportamento foram moldado e afetado pelo fuso horário de um Estado para outro,causabdo transtorno dessa ordem.
Obs 
Traumas de origem paterna devem ser resolvida com o autor do trauma e de origem materna devem ser resolvido com autora do trauma.
Traumas relacionado ao movimento trabalhista devem ser resolvido com o ministério do trabalho e não nas delegação ou organização institucional.
Pois cada um um tem uma finalidade.
Traumas relacionado a cultura ou linguagem devem se constituir o que o sujeito se sinta confortável a sua identidade constituída dentro de um sistema esquematizado comportamental do seu desenvolvimento.
Lembrando, sujeito que procura mudar um território através de projetos, primeiro devem colocar no seu próprio terreitorio suas frustrações e transtorno para não prejudica a vida de quem já residiam no município,pois estímulos divergências provocado em relação a comunicação e a linguagem,por questões cultural de ordem podem impulsiona na vida dos sujeito de origem territórial, mudanças que promovem transtornos.

Projeto do norte, devem encompoados no norte ser feito no norte, projeto do Sul do  mesmo território apenas no Sul ,com pessoas que originaria dessa comunidade ou pessoas que tiveram  constituição desse sistema de construção como fundamento em sua formação desde o ensino fundamental até sua formação de sujeito por meio científico,pois o vínculo religioso a uma única religião,pois por ser miscegenado a religião não podem influência no contexto social pois demanda em condutas moral divergentes e devem ser respeitado cada uma independente qual ela seja e não descriminar outras religiões,por ser sistema Laca o vínculo religioso devem ser respeitado , caso a comunidade enserida tenha conhecimento da conduta dessa doutrinação devem seguir a mesma ordem,pois muito desconhecem essas questões referente a vinculo religioso em ação ou movimentos de projetos de caráter social e assim seguir a mesma linha outros projetos para fins evolutivo construtivo e humanizado,para não provocar transtorno na linguagem e no comportamento.
Pois aquele que contribuir ou contribuíram anteriornente em movimento que causaram transtorno no terreitorio de quais ordem , não devem provocarem quaisquer tipo de ação ou movimentos causais dentro do território, mesmo ele sendo desse mesmo território,pois as influências descentes contribuíram para continuar os transtorno anteriores.
Pois esse mesmo, foram transtornados pelo sistema que contribuíram em sua formação de valores e condutas.

Caso, isso aconteça,os municípios e sujeitos que promovem essas ações Dem respeitar a cultura existente da região , dando a eles todo suporte para uma convivência humanizada e dignina.

Sabemos que fazem emendas projetos projeções para serem implementados principalmente nas periferia com pessoas de baixo renda,pois são os principais objetivos de estudos das universidades e nas escolas públicas,pois, não sabem o teor do proposta do projeto,sabemos que há coleta de informação, sabemos de mecanismo de controle populacional, sabemos que pessoas são exposta a diversas situação experimental  que são negrigenciada para dar causa ganha a terceiros.
Sabemos que pessoas foram vítimas de negregencia por conta de efeito orgânico deixado a longo prazo.

Muitos transtorno em famílias,por consequência de uma  construção social voltada ao mercado de trabalho, indústria e agricultura gado,café,cana de açúcar soja milho entre outros.
Após, restruturação já desestruturada em outros estados ou convívios em outras comunidade outra comunicação outra cultura.

Tendo assim ,que se adaptar, porém as consequências dessas adaptação na comunicação,na cultura , formando uma nova cultura porém fragmentada por ausência de fatores histórico,onde a desestruturação de história sem base ,alicerce sem  piso .
Pois Muitos tiveram que deixar tudo o que tinham pra traz.

Sendo assim,com fatores histórico cultural biológico diante a permanência de uma comunicação construção de uma  represao linguístico ,há os experimentos (sujeito humanos) (dado como ambiente e organismo) aonde são exposto a risco mesmo eles não tendo ideia desse risco ou defesa de recursa,pois,leis dada como obrigatório foram emplementadas para toda a população tanto classe baixa quanto alta.

Lembrando cada local receberam lotes medicamentos diferentes para serem introduzidos no seu organismo,.
Lembrando que durante COVID, fórmula pode salvar vidas, porém podem provocar sequelas a longo prazo,pois,e um corpo estranho no organismo,foram induzido a usarem medicação com fórmula com composição diferente uma da outra 

Até então tudo em nome da ciência e uma constituição social ou que diz ética, que induzem prática contra pessoas de baixa renda,pois pessoas mau instruída sem condições em condições de vunerabilidade não tem condições financeiras para financiar processo contra o sistema básico de saúde ou outros sistemas vinculado a ele,pois quem prática em nome da ciência não assume, manipulando a comunidade a agirem a seu favor movimentos no setor imobiliário ,setor da previdência onde entra questão trabalhista e recursos humanos, sindicatos entre outros setores vincula manipulação de bens patrimônio para uma determinada aliança política.

Práticas,que fragelam,ou deixam pessoas em condições de vulneráveis.

Um sistema,que vincula filhos e filhas de trabalhadores,a maioria das famílias nordestina,famílias numerosa ,que tiveram que oprtar a trabalhar e delegar aos cuidar dos filhos outras deixaram aos cuidados de terceiros onde recebiam influência tanto dessas sujeito quanto da  comunidade,outras abandonam seus filhos deixando com famíliares ou pessoas que com um padrão financeiro social de alto custo ,pois o País foram exposto a uma miscegenagem brancos,negros , descendente indígena (pardo) que foram escravizados,ou mesmo,em conviver em situações que obrigam  sujeito a está vinculado está conivente para não perder o trabalho,pois, caso contrário são demitidos, quanto em atos abusivos ,(muitos povos foram desimado) por sistemas desehumanos,e mal administrado pelo poderes que estão em vigência,após foram vindo outras composição contraste de braquatura,do Sul contrapondo  norte pois no sul para centralizar cultura  conveniente a braquiamento onde a linguagem também e vinculada a uma classe,menosprezando os costumes e valores moral,exposto a condições desprevilegiada ,pois ,o preconceito de cor raça era algo descrinativo, e sempre vem sendo motivo de descriminação tá pessoas de sexo (gênero) também, foram vítimas de preconceito e fobias, para tentarem elimarem com estigmas sociais , algumas mulheres e moça optaram a não terem filhos ,pois, sabia de questão traumáticas decorrente poderia novamente ocorrer optando a adoção ou para não terem ausência materna adotaram animais.

Pessoas de padrão financeiro alto custeiam projetos sociais,onde se envolvem em projetos sociais para confortar seu próprio ego ou transferir suas agunstias causais a terceiros,pois,a ausência ou faltas de algo causam doença psicologicas. 

 Onde influencia outras classes a agirem em um controle de pessoas que passaram por algum tipo de situação promovida a doenças causais dentro de empresas , provocado por indução de contragemento impulsionando a saída e adoecimento provisório,
Famílias são induzidas a agirem de acordo com o sistema vigente, porém são projeto que são abordagem a cada época, transtornado território e comunidade.

A classe trabalhadora, a trabalharem onde muito foram submetido a situações desumana ,onde sindicatos vincularam essas questões trabalhista para não dar causas a classe minoritária,pois, acumulando a uma outra categoria com aposentadoria que não era compatível,que vincula a categoria da rede pública e privada ,outros com alguns causas psicológico.

Lembrando o Pais e um país que recebe pessoas com. Traumas e transtorno psicológico e esses transtorno também transtorno a quem convive com eles.
Nesse sentido,o órgão público devem sim,dar suporte tanto para quem chega quanto a quem irá conviver com pessoas traumatizada.

 Lembrando,o Pais tem diferente costumes e religião,e linguagem e devem respeitar independente de qual ela seja, pois vinculam questão religioso a alguns estigmas,relacionado ao aprisionamento ,privando outros com baixa renda a crescer profissionalmente,por questões de gênero, raça e etnias,onde vinculam a questão higienista  como controle sociais, impedindo que família de origem nordestina pois os povos são pessoas de origem negro, origem indígena descontraindo sua origem, descentes  (pardo,ou branco afro).

Os mesmo que a século mantém pessoas escravizadas.o termo trabalho.

Onde foram induzido a extresse,ou situações que favoresse ao adoecimento onde evoluísse,aprisionando domiciliar ou prisional,ou aprisionamento através de fórmulas via medicamentosa ,por questões que envolve a linguagem verbal dita como "incorreta", descriminação contra linguagens regional ou dicção que correlacionar a comunicação verbal.
Lembrando,,o racismo da linguagem já pendurou por muito tempo o racismo de cor e gênero também.

Deve dar um basta a esses meios que manipula os sujeitos a fracassaram para dar causas de vinculos higienestista e de caráter religioso.
Pois vincula a religião ao aprionamento também,pois sujeito sai impulsionando a agirem de acordo aos príncipio que muitas vezes não e o seu dentro de diferente questão moral de forma complexas 

Famílias, abandonam suas residência,por diferentes motivos, indução imobiliária, indução de família com muitos filhos entre  06 até 10 ou mas filhos,que delegam seus filhos a terceiros para cuidarem, alguns pagam babas,pois, não tem condições de cuidar de criança.por contexto delegam responsabilidade a terceiros negregenciado sua responsabilidade vinculo parental.

Exemplo um dos sistema que aprinona domiciliar , geralmente vinculado as organização,que impulsiona família agirem um contra o outro.
Sujeito vincula as finanças com imóvel aprionamento.pois assim, ficam dependente tanto financeiro, vinculo filhos e imóvel.
Sujeito de classe alta induzido os Filhos cobrarem dos pais direitos, financeiro,(mesada)o  não e errado desde que o orçamento seja compatível.

Sujeito que constroem patrimônio juntos, mesmo que que o conjegue não tenha ajudado com mão de obra,mas ajudou dando apoio para a construção do patrimônio.

Filhos de uma construção sólida ,com outras cônjuge devem também contribuir para o crescimento dessa mesma construção,pois os a responsabilidade da família e apenas dos seu filhos a não ser que tenha participado nessa construção.

Nenhum cultura oposta devem se envolver pois cada um tem sua própria cultura e devem serem respeitado.
Muitas das vezes adoecem mulheres,onde vinculam a perdas"aborto" onde refere-se,que inicia a depressão.

Cuidados dos filhos,por ser algo cansativo físico e mental se tornar extressantes ,sim filhos e uma maravilha,uma dádiva  mas caso a mulher não tenha ajuda,se tornar extressante, levando ao adoecimento,muita mulheres adoecem,pois a responsabilidade geralmente e cobrada da mulher, sendo que nem sempre essa responsabilidade e apenas da mulher.
O conjegue devem compartilhar das mesmas ideias valores e respeito,um respeitando o tempo do outro.
Não usar argumentos para ferir ou usar para humilhar seu cônjuge.

Onde família abondonam suas residência ou adoecem por conta dessa rede pervessa.
Quando a obrigatóriedade,,pois causaram distúrbio de origem depreciva,ou vinculavam ações de caráter aos cuidados parentais,para desestruturar família que estava iniciando Carrera profissional, 

Cuidados esses que legalmente, órgão vinculado a rede pública citaram como obrigatório desde a concepção até a fase adulta referente aos cuidados básico.

Sujeito foram negriciadona sua infância e durante a fase que está no algir profissional,são em pedido pelos mesmos que causaram desestruracao parental.vinculandando novamente projeto e emendas aos cuidados parentais.

Onde,os mesmos manipulam famílias a exigir direitos e deveres ,para não sofrerem o mesmo danos provocado por um demanda de pessoas de origem Estados ou Pais,Divergentes com dicção linguística causando, distúrbios,dentro de comunidade,ou mesmo Religião ou costumes implantado em projetos em determinada região, destruturando todo uma comunidade ou território.

Quandosujeitos  usarem os medicamentos ,ou fórmula,dando ales qualidade para sua sobrevivência, garantindo essa quantidade,caso contrário e negregenciado.
Pois os sujeitos nasceram em um sistema a terem direito legítimo independente em qual o momento em que ele nasceram,são legítimo em sua vigência,pois caso contrário são violados,e esse direito não podem ser violados em hipostese algum,pois,seres humanos não podem ser experimento de uso ou indutorio de quais que tipo de experiência..

Posso dizer legitimamente Sendo bisneta de uma  indígena tendo outros vinculos cultural porém negado em cartório,o quanto e difícil sobreviver,pois outros que se diz ter vínculo com outros Paises promove exclusão literalmente.
E o que se manifesta contra eles eliminar de alguma forma já que o sistema e pra uma classe controladora.

Classe essa que optaram a não ter filhos,ou após apresentarem alguns desconforto causais de caráter psicológico ,já nos antepassados.E se  alincam a religiosidade,pois assim se sobressaem em nome da ciência e religião..

A neurociência relata ocorrência que podem manifestar no corpo humano já que tudo e computadorizado e induzido via oral ou via envadiva (veia) ou mesmo nas alimentação manipuladas.
Pois,os estímulos das reações do constrates reagente no momento da indução injetável mostra no experimento e exemas de imagens reações diversas decorrente aos estímulos através da indução.
Tudo que somos são o que comemos ou bebemos ou reagimos ao ambiente de acordo com esses estímulos decorrente ao acesso.

Sabemos que uma pessoa bem nutrida,a maior chance de ter uma vida saudável, sabemos que algumas bebidas tem teor de açúcar,sódio e álcool,mesmo assim e oferecida para o consumo humano ou em combinações são induzidas via oral ou envasiva via (veia) pois todos sabem quais o efeito que provocar no organismo 
Sabemos que aparelho de imagem um  xerox gigante rastreia o corpo todo e deixando expressão, assim como eliminar o câncer,também.assim quando colocado contrate também.Assim também sabemos que máquinas operaram mesmo operando ,que esteja próximo ou presente fisicamente  de quem induz a operação.

A tecnologia está avançada,porém o ser humano não deixa de ser humano.
Vizinhos são apenas seu vizinho.
A comunidades são apenas um grupo de pessoas,e devem respeitar a subjetividade singularidade de cada um.
Pai e pai.
Mãe e mãe.
Avó e avó.
Filho são filhos, mesmo dentro de um sistema que vincula ações, não tem direito de decidirem por eles o que querem ou delegar atitudes ou ações de terceiros.
Pois cada um e responsável pelo seus atos, mesmo assim tem alguma justificativa.
Mesmo ele estando em condições física,com algum implante, aparelho de acessibilidade, exemplo,perna mecânica, braço,cadeira etc 
Pois , mesmo tendo essas condições, física ou psicológica não deixa de ser humano.
E apenas uma condição.

Projeto de cuidados aos pais,muitos,falam os filhos foram cuidado por seus pais mas são poucos os filhos que fazem o mesmo.
E uma proposta delicada,por se tratar de cuidados,os pais tiveram seus filhos construíram uma identidade,seus filhos também construíram a identidade deles  
Os pais devem ter cuidado,sim,mas não de forma obrigada.

Pois ,nem toda história são contos de fadas.
Por essa questão parentais e importante ressaltar o quão e importante construir boas relações com seus filhos.

Sabemos que a tecnologia devem ser alugada ao crescimento e não a destruição, ambiental,animal ou mesmo humana -humano.
Ou seja a evolução humana deixa marcas na vida e cultura,no organismo ou linguagem.pois, podendo causar reação orgânica diarréia, som causada pela frequência rítmica.
Ou seja comprovação científica.

Que esses contraste remetido medicamentoso seja para uma vida saudável e não ao contrário.
Pois, há situação de experiência em animais, também há em humanos quando fomos induzido a realizar quaisquer tipo de procedimento mesmo ele sendo benefício da saúde.
O que devem e exclarecer e dar suporte para os pacientes que forem exposto a quais quer tipo de procedimento.
Pois o risco há em quais quer um deles.
De uma anestesia quanto a um simples uso de uma dipirona,pois bela também há ação no organismo.de curto ou a longo prazo.

Uma dela bem conhecida a macaca Aurora.
Forneceu elementos científico para a pesquisa nerologia na questão de resposta comportamental 

Mesmo, sendo antiético esses experimento,são feitos a todo momento faz parte do normal para algumas pessoas, quando apresentar uma nova  formula,pode ter certeza que houve alguma tipo de experiência com pessoas foram feita.

Lembrando, que apôs houve muita ocorrência para tirar o sujeito do convívio meio social.
Onde dão aos sujeito nomes perjorativos diminutivo ,  como questão de gênero raça e cor para eliminar como fizeram anteriormente com negros e indígena e pessoas deficiente ou pessoas físicas.
Ou alincando a religião para manter maior movimento populacional.

Assim auteram o padrão do comportamento para laudarem e manipular tirando e colocando.
Somos alvos exposto em tempo real,pois o prejuízo só vem apresentar quando e exposta a reação de contraste .

Onde está a ética no procedimentos ?
Sabemos que inlegal pois há risco no organismo e distúrbios neuneorais transmissores .
A tecnologia e ótima mas não para manipular ou prejudicar um indivíduo em evolução..
Pessoas vítimas de pesseguicao eram dadas como intectual pois produziam manifestos contra um sistema manipulador claro dependendo a classe social outras era enternado com distúrbio pois o próprio sistema conduzia a essa questão,podem ser esclarecido na história da psicologia,por ações higienista,usam experiência humana livremente.

Ou pessoas com deficiência eram dada como retarda ou transtorno do comportamento, claro apenas pessoas de baixa renda,pois quem detenha o poder tinha acesso a realizar desparatinadamete experiência contra pessoas de origem indígena ou descendentes.
Lembrando,os primeiros a fazer uso de experiência da língua de caráter religioso foram os indígenas causando reação no comportamento pois desestruturam a linguagem marrenta falada e escrita,onde desencadearam alguns dito" defets ."

Não por não aprenderem e sim,por causarem de forma orgânica reações no seu organismo, porque foram exposto a experiência de caráter religioso, lembrando há várias cultura no contexto regioso.

A linguagem deles foram tiradas sem qualquer consideração.
Assim,a cultura dos Brasileiros sofreram reações pegerativas divergentes orgânica Pois o dito distúrbio causais decorrente de reações provocado pelo meio social eliminatórias e controladores

Onde ficam esses mecanismo,nas redes de ensino, universidades, política e envolvidos na religião, saúde CRAS, psiquiatra dentro da comunidade etc 
Quem pode pagar para ter bons atendimento tem vantagens quem não pode fica a mecer desses sistema controlador

Pessoas estão sendo vítimas de diferentes negregencia onde se vincula aos órgãos públicos, criança,idosos, geralmente pessoas que necessita de atendimento vindo de projeto  vinculado a órgãos públicos.

Sendo assim, projeto devem ser fiscalizados, devem ser dado todos amparados legais ,legítimo aos usuários desses projetos.Pois emprementar projetos apenas para dar conforto a uma classe de pessoas que supostamente boas intenções não dar garantia que o projeto seja bom resultado a curto ou a longo prazo,pois, pessoas não podem ser exposto a risco algum independente qual seja o experimento.

Lembrando que todo projeto projetivo indusivo causam risco independente se for uma classe de branco, pardo ou negro ou mesmo tendo religião diferente.

A aprendizagem ao longo da vida.

Ao longo da vida aprendemos coisas por meio da aprendizagem significativa,ao longo da vida da espécie humana,desde o momento que nascemos até a velhice. 
Oba, envelhecer na idade certa ,do lado de quem amamos,envelhecer, aprendendo e tudo de bom!
Seria maravilhoso , principalmente se for com saudável e condições econômica compatível.
Sabemos do desenvolvimento infantil ,e considerado criança partir de 0 a 12 anos, menor ou seja está ainda em fase que depende do adulto,por ser considerado menor de idade,12 anos e onze meses ate 18 anos e após os 18 anos e onze meses maior iniciando a vida adulta 
Segundo o estatuto da criança partir da terceira idade são considerado idoso.segundo o esratuto do idoso  65 anos, são considerado idoso.
Início da vida no ventre materno,após o parto.
São as pulsão da vida que estabelecida as comunicação vitais que impulsiona a vida  coexistir de uma fase a outra ,onde passa por transformações sociais até ao seu término. 

Aprendemos por meio da adaptação,.ja que somos mamíferos e ambientalizados a se  adaptados as condições ,e assim se evoluí nessas condições,e assim a se transformar, ,aprendemos o tempo todo algo,por meio dos aspecto físico concreto ou abstrato, e fundamentamos intectualmebte e psicólogicamente , através das mudanças ocorridas no aspectos ,de crise vinculada a fatores e Sintomas de caráter econômico,em adaptação em especial ao ambiente e ao social.
Em sinais simbólico , aos olholhar criterioso ao  ir ao encontro de estimulos e resposta ,expostas ambiental , ao contato de punho de bolso perceptível,aos estímulos proposto a resposta, que é transmitido socialmente e em convivência grupal , somos frutos,somos fluentes e influentes a influenciar de diferentes formados por fórmulas, modelo ,bula,ingredientes e medidas diante a esse meios mediante aos estimulos sonado ou acordados, ao ser organizado e sair direcionando, coisas e às informações que varia de diferentes padrões cultural ,pois cada lugar ou local tem maneiras de dizer sobre uma situação expressão ou palavras.

Ja ir o abono negativo de adaptar a viver preso ou esiliado domiciliar ,vínculos fórmulados ao aspecto animal.
Adorável seria se ao longo da vida da espécie animal  livres fossem visto,como um animal que precisa de um ambiente propricio a sua natureza.animal vertebrado ou invertebrados animais,os que rastejar,como  cobras, largatos ou que voam ,os que se camuflam entre as folhagens ou plantas para não serem percebida ao meio. Adaptação natural da espécie..(Darwin se refere a esse processo no qual os organismos mudam suas características herdáveis através das gerações como "descendência com modificação". Atualmente, nós chamamos de evolução.)
Os mamíferos e carnívoros ,nutri de alimentos exenciais para sua sobrevivência ,a primeira alimentação a lactose,após alguns meses, já podem fornecer outos alimentos.de acordo às necessidades da sua alimentação , alimentos ricos em vitaminas de frutas a vegetais.

No entanto, serea várias teorias  conceituais ,nós envovem e  é encorporado,por situações de controle comportamental , que visam seu próprio bem e o bem estar coletivo,que está materialisado,em  movimentos,  ações e obras, Obras envolvidas ,codinomes(códico), em proposição de resgatar origens ,cultura ou árvores genealógica.
Sendo essas buscas gatilhos de situações causais , antagonista de antepassados ou encargos parentesco, simbólismo de uma consciência ,de ganhos de causas para alguns sujeitos, que buscam respostas por meio do esiliados que tiveram alguma perda 
O povo originários ,descendencia negra ou descendente indígena, lembrando não há um sujeito que não tenha em sua genética tais descendencia ou negra indígena ou mesmo branca.ladministram em lutas ,cruéis por meio de ações que prejudica os vulneráveis.
A luta do bem contra o mal,Enzanlando seu perfume e aromatizante em consciência tornando sua inconsciência humana em gatilhos de natureza frágil.
Uma cultura perseguida,doente,ou com vestígio de guerra ou seja,frageladas,  vulneráveis ,engaiolado ,em esquemas de natureza admitrativa , operacional, técnica desabilitando a psique, por meio da comunicação violenta ,vinculado ao meio religioso e científico envolvida, Sei em decartes e recursos naturais e humanos.

Abordarei brevemente a psicanálise, a teoria do apego.
O cuidado paliativo, sujeito vulneráveis a uma condição de cuidado ou seja , pessoas que são dependentes de outras pessoas.
Ou sejam,cobaias humanas,A análise observa o desenvolvimento instituto primitivo e o quanto o bem está presente na vida do sujeito .
Assim,moldalo, para dar um grupal condições privilegiada, tirando de outros ou dando como um normal o anormal.
A teoria da personalidade e as influência de grupos sociais. Psicanálise: Sigmund Freud: A esse tempo 6 psicanálise de Freud destaca a importância do uma  inconsciente, das experiêncaias infantis e dos conflitos psicológicos na formação da personalidade ,onde apresenta na constituição do 0psujeito o complexo de Édipo, iniciando a observação nas fases da sexualidade,anal,oral infantil,entre os três primeiros anos de idade mas pode ser percebido recalda em outras fases do desenvolvimento , diante ao desafios da castração e desapego. A aprendizagem ao longo da vida pode ser moldada por experiências passadas, emoções reprimidas e dinâmicas inconscientes. Teoria do Apego: John Bowlby e Mary Ainsworth: A teoria do apego enfatiza a importância das relações emocionais precoces, especialmente entre crianças elk cuidadores. A segurança emocional proporcionada por relações de apego saudáveis influencia a capacidade de aprender, formar relacionamentos e lidar com desafios na vida. Teoria da Personalidade: Diversas Teorias (e.g., Freud, Jung, Bandura): Teorias da personalidade, como as de Freud e Jung, fornecem insights sobre características individuais que moldam a forma como as pessoas aprendem e interagem com o mundo. A personalidade influencia preferências de aprendizado, estilos de comunicação e estratégias de enfrentamento. Teoria de Massa e Influência Social: Teoria de Massa (e.g., Teoria Crítica, Teoria Funcionalista): Teorias de massa exploram como a mídia e a cultura popular influenciam atitudes, comportamentos e valores em larga escala. Aprendizagem social ocorre por meio da observação e identificação com personagens ou ideias apresentadas na mídia. Influência Social e Grupos: Teoria da Identidade Social (Tajfel e Turner): A pertença a grupos sociais influencia a identidade individual e afeta a percepção de si mesmo e dos outros. A aprendizagem ocorre por meio da interação com grupos, moldando atitudes, valores e comportamentos. Considerações Gerais: Aprendizagem Contínua: A teoria do desenvolvimento ao longo da vida destaca a aprendizagem contínua em diferentes fases da vida adulta. Experiências, interações sociais e desafios moldam a capacidade de aprendizagem ao longo da vida. Aprendizagem Social: A teoria da aprendizagem social de Albert Bandura enfatiza o papel da observação e modelagem no processo de aprendizagem. Observar os outros, especialmente modelos significativos, influencia comportamentos e crenças. Cognição Social (Piaget e Vygotsky): A cognição social, explorada por teóricos como Piaget e Vygotsky, destaca a importância da interação social na construção do conhecimento. Aprendemos com outros e por meio de interações sociais que desafiam e expandem nossas perspectivas. Em resumo, a aprendizagem na vida e para a vida em sociedade é um processo complexo influenciado por fatores psicológicos, emocionais e sociais. As teorias mencionadas oferecem lentes valiosas para compreender como experiências passadas, relações interpessoais, identidade e influências sociais moldam continuamente nossa jornada de aprendizado ao longo da vida.

Vida e vivência no CEI ,Escola de educação infantil

Tem aquela questão do apego,a ideia da criança estabelecer por determinado tempo por adulto,autores explicam essa interação afetiva.
Freud explica a castração,pois em uma deternada fase são castradas retirada dela na infância e quando se tornar consciente trazida do inconsciente recalcada tornar um sofrimento.
Outros autores iram falar das intenções e relações afetiva diante a convivência e socialização.
A socialização e importante, porém devem ter ambiente preparado e adequado para ax permanência da demanda.
O vínculo afetivo e cuidado, temos alguns teóricos Vigostk e Winnicott,que falam dessa interação e necessidade na primeira infância.pous as crianças pequenas não sabe se cuidar sozinha.
Através desse cuidado que elas percebi que ela e um sujeito separado da mãe.nesse caso são castrada por uma necessidade maior pois a mãe necessita conviver no meio do trabalho.
A mulher nos tempos mordendo trabalha e realizam funções para compor a renda financeira e famíliar 
Entra,a questão de terceiros fazer a rede de apoio na maternagem e diante ao ensino e aprendendo 

A nutrição devem ser preparada seguindo um cardápio e orientação do nutricionista.
Devem ter profissional da saúde, técnica enfermagem,pois alguns procedimentos quem devem realizar são esse profissional além de psicologo no acompanhamento do comportamento e desenvolvimento da criança e equipe profissional.pois e um local de dinâmica e realização de técnica, precisa desse profissional para compor o quadro profissional e dar um suporte.
A escola não existe sem o aluno, seria apenas um local de estrura de arquitetura,para dar vida ao espaço educativo,deve promover dentro desse espaço algumas regras,para receber a demanda de pessoas e equipe para realizar essa intervenção pedagógica.
Na hora de analisar o projeto,por orientação de survisores são pontuado questão relacionado a palavras com duplo sentido,onde entrar às interpretação cultural e vínculo religioso, muitas das vezes generalizada.

Mas isso não é ensinado na educação.
Muito coordenadores e diretores,mas são cobrado do professor .
O que não dizem que essa generalização e por ser um País multicultural com diferente costumes, religião e modo de comportar.
A linguagem e a língua portuguesa passa cconstamente por adaptação,essa adaptação também meche com o equilíbrio causais no ambiente,palavras com variações de duplo sentido.
Pois ,a comunicação e um instrumento ultilizado de diferente forma modo ou expressar os sentimentos tanto para o positivo quanto negativo, verbal ou não verbal.

A criança pequena em escola de educação infantil (Cei).Ela e acolhida e chega algumas vezes, chorando, sonolenta ou sorrindo.
No período da manhã elas exbosar,seu sentimento matinal ,com humor ,pois acabaram de se acordar está desvinculado da família para ficar em um espaço que não e sua casa, algumas interagem brincam,com outras crianças outras brincam sozinha.

Logo vem a rotina no local, algumas se deslocar para se alimentar no refeitório outras por ser pequena são oferecida no local da sala mesmo.
São ofertada ,05 refeições por dia durante intervalos.

A criança que entrar no meio de uma turma que já está em fase desenvolvimento e já fez o processo de acolhimento consegui se adaptar dependendo a dinâmica do local.

Outras entram no meio do fluxo,com a turma adaptada,acaba destruturando a dinâmica,pois apresentar choro constante,as outras crianças ficam observando o porquê aquela criança chora 

Alguma se aproximar,mas se expressar dando brinquedo outras expressam de outras formas.
Além,da demanda de entrada de novos professores que entram no meio do processo,e sai também,as crianças nesse período criam vínculo afetivo já passaram por uma castração desvinculado pelo família e para eles deixam ansiosos.

Seria, necessário,pensar uma maneira flexível para que isso de entrada e saída não ocorressem no ano letivo,pois ocorre transtorno nas dinâmicas,E sim, contração no início do ano ou final do ano,caso haja, necessidade de desvincular o contrato que seja em período de recesso (férias).para não promover frustração tanto para o professor ou criança,pois criam vinculos e o vínculo e necessário no aprendizado.

A criança após fazer a acolhida e fazer a primeira refeição,ela tem em sua rotina,o horário para realizar a ida ao solário ou seja ao parque,necesse momento elas recebem para o seu ganho corporal vitaminas - D,pois nessa fase eles necessitam para o fortalecimento dos ossos, fortalecer em seu desenvolvimento.
As crianças brincam e se desenvolver.
Após brincarem,são levadas para sala,realizam higiene pessoal.depedendo a fase não fazem sozinha ainda 

A criança em sua rotina realizar atividades,proposto pela professora, fazendo parte do currículo da Cidade ,abragendo os 03 eixos da educação infantil, Aprender ,Brincar,Cuidar ...a criança seguia alguns campos;
Linguagem oral, Natureza e Sociedade, Matemática, Movimentos, Música...
Com as mudanças nos eixos,para atender a educação de nove anos na idade certa, foram estruturado .Apoia estruturação ,por ser base e princípio na educação que encompoados esses três campos foram os pilares da educação por alguns tempos,pois a criança necessita de cuidados aprende brincando..

São eles: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer. Notamos que são todos verbos de ação e poderíamos nos perguntar porque isso acontece.

BNCC na educação infantil está estruturada por 3 pilares essenciais: Direitos de aprendizagem e desenvolvimento; Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento; Campos de experiências.
Pós as mudanças estruturante dos eixos, campos de experiência e código,sao a base que estrutura a novas linguagem da educação infantil.
As atividades são proposta com base nesses eixos,com objetivo e tempo no percursodo desenvolvimento.
Adequação das unidades, mobilidade acessibilidade demanda de criança e pessoas,devem ser pensada no tempo, espaço, local para o acesso.

O tempo dentro da unidade educativa,e dinâmica algumas vezes são flexível outras não, depende da gestão e supervisão,pois dependendo as exigências são feitos adaptação para o atendimento, algumas vezes e positiva para ambos outras vezes são negativa, pois acabam não respeitando o tempo de das crianças.
Exemplo, algumas crianças precisam de uma atenção especial,pois não tem 0essoa para ajudar a atender essa necessidade.

Outras estão em período de desfraldar,elas fazem xixi na roupa ou evacuar na roupa ou na sala algumas vezes e não e sempre que tem suporte.pois por alguns tempos era obrigatório fazer o desfraldar a criança no espaço educativo, deixando tanto a criança quanto o professor angustiado e anciosos,pois segundo supervisão era parte do desenvolvimento e atividade realizar dentro de uma fase determinada sai das fraldas.
A criança devem ter o seu tempo para ser desfraldado,pois não e no mesmo,por mais que eles aprendem visualizando outras crianças.
Mas criança, tem seu tempo biológico e deve ser respeitado.
A falta materiais,os banheiros de alguns estabelecimento,não são dentro da sala e não tem suporte depende de terceiros para a saída da sala e não sempre que tem esse apoio,pois a dinâmica da unidade tem atender outras exigencias no local.

Durante a saída da sala não e sempre que tem suporte para dar segurança, algumas vezes tem alguma intercorrências,como algo jogado no chão a criança pega,outras tem um piso irregular ou quina nas parede os brinquedos que está no local inadequado.

Equipamentos da sala mobília deve ser pensada na segurança,pois o professor tem um fluxo de atividades que são desenvolvidas e necessita de um local para guarda com segurança,pois algumas vezes elas deixam materiais,bolsa pessoal na sala por não ter um outro para guardar seus pertences e pode ocorrer da criança pegar o mesmo ocorrer algo mas sério 
 No parque, atenção com a criança deve ser constante,pois ali elas expressar muitas das suas habilidades e também onde acontece ocorrência,como a mordida,queda belisco.
Adequação dos locais de saída da sala deve promover interação e não transtorno.
Houve mudanças,de agrupamento, criança pequena com criança maiores,necesse caso pode ser positivo para crianças,pois elas aprendem melhor através das intenções,mas onde elas também precisa ser respeitado o seu tempo criança pequena precisa de uma atenção maior.
Elas estão nessa fase de 01 a 02 anos e meio na fase de morder bate passar por cima e acaba ocorrendo alguns transtorno na vida da criança que foi vítima dessa intercorrências.
O almoço deve respeita o tempo,os alimentos deve ser bem cozido,ser servido respeitando os horários biológico da criança.
Deve ofertar uma alimentação saudável,pois eles tem esse direito.
Hidratação constante, criança sente sede,e deve ser oferecido a elas,pois alguns estão aprendendo a se hidratar.
Higiene pessoal,as crianças por pequena elas precisam de orientação, precisa de um adulto para ajudar necesse processo tanto nas alimentação quanto nas realizações de realizar a higiene pessoal.
Nesse momento, que a criança estabeleca vinculo afetivo,pois e um momento que a criança precisa de atenção e cuidado.
Converse na hora de fazer a higiene da criança,fale sobre o processo que está realizando,no caso de bebê converse ,brinque,estimule fale o que irá fazer com ela nesse momento.Pois e um corpinho dele (a) para não se tornar invasivo 
Na hora dos alimentos deve manter a comunicação,mas e um momento de silêncio pois ,esse momento estão degustando e processado o que estão sendo ingerido.
Momento que a criança pequena chega algumas chega algumas necessita de tirar uma sonequinha e deve ser respeitado esse momento.
Para as crianças que estão saindo do almoço, logo após, vão dormir,pois ,há horário do soninho, algumas tem maninias,só dorme com paninho,outras com chupeta,esses vínculos nesse momento deve ser respeitado,pois o sono e importante,e um momento de relaxamento e eles necessitam para processar o seu saberes adquirido.
Geralmente,alguns locais orfetam colchões,esses colchões,são colocados no chão por ser seguro e não ocorrer risco de queda 
Os lençóis,deve ser higienizado,conforme a necessidade, não ser oferecido de uma criança para outra,pois pode ocorrer intercorrências,como alergias (doenças) pe-mao e boca, piolhos,sarnas entre outras formas de intercorrências.
Não que a criança tenha,mas a criança e um catalizador de doença e pode transmitir por ter tido contato.
Hora do lanche,caso a escola seja pública,elas devem receber os alimentos com qualidade e variedades,pois necessitam de alimento saudável para o sua nutrição,caso falte alguns alimentos pode desacadear desnutrição por falta de vitamina em determinada idade .
Na creche ou escola de educação infantil,elas vão para se desenvolver suas habilidades necessárias para aprender a conviver em sociedade.
E um ambiente de transformação social,onde estão em transição de uma fase para outra e necessita de cuidados e intervenções pedagógicas e psicológica.
Garantia de um desenvolvimento saudável em sua formação.
Dentro de uma escola de educação geralmente há alguns profissionais.diario, profissionais da limpeza nos serviços gerais, equipe da cozinha, lactário, equipe da gestão coordenadora e diretora e administrador,em sala por ter sala agrupada pode ter de 02 a 3 ou mas, Professores depende da adequação das salas.outras há apenas uma professora .
O certo e manter a sala com uma professora por turno com auxiliar e estagiário.
Pois no local e de aprendizado e para crianças ter um ponto de referência,a necessidade de manter esse profissional até o fim do processo de aprendizagem para que não haja transtorno afetivo.
Socialização entre as sala e positivo caso o objetivo seja pedagógico,desde que não seja imposto desrespeitando o espaço do professor, exemplo, não tirar as crianças e professoras da sala para higiene limpeza para facilitar a dinâmica de terceiros e não dá criança.
Na hora da colação que e o lanche ou oferecimento de frutas bolachas ou copo de suco ou leite.devem oferecer alimentos saudável e ser em locais com refeitório,pois assim a criança irá entender que há locais de realizar a alimentação,por mas que a dinâmica de alimentação da família seja diferente do local a escola e local de ensino e por esse motivo não deve oferecer alimentos que seja saudável..

O que a criança come fora da escola não deve interferir na alimentação da escola ou cheche,pois muito tem maninias de dizer a criança fora da creche ou escola estava comendo salgadinho ou bebendo refrigerante ou outros alimentos.Isso,e fato,mas não devem esquecer que dentro da escola e um local de ensino e devem ensinar boas maneiras de ter uma vida saudável dentro e fora dela .

Em caso de festas, devem seguir orientação nutricional,pois pode ocorrer, intoxicação alimentar,pois criança pequena pode apresentar alegrias a alguns alimentos.

Saída,a família na hora de buscar a criança, procura ir no mesmo horário,pois a criança tem um relógio biológico e sabe o horário que a mãe ou responsável irá busca-la,caso demore ela apresentar pico de choro deixa a criança ansiosa.
Saída, carteira de identicacao, entregar a criança para o pai ou mãe caso haja terceiros apenas com autorização.caso de pais divorciado com autorização oficial da justiça entregue durante a matrícula, lembrando e de responsabilidade da família ajustar essa questão.
Conduta no transporte, não esquecer a criança ou entrega a criança em escola que não seja a que ela não está matrículada.

Cadeirinha de segurança para bebês com sinto de segurança, não ter superlotação de criança, transporte com boa ventilação.
Toda segurança quando se trata de criança nunca e de mais.








habilidades sociais, linguística.

https://youtu.be/TMVg4UHzqiM?si=9hV0cBAmt5MXDrfR 
Nerociencia 
habilidades sociais 
As habilidades sociais neurolinguísticas envolvem a capacidade de utilizar a linguagem de maneira eficaz nas interações sociais. Estruturar essas habilidades pode incluir:

1. **Compreensão Verbal:**
   - **Recepção de Informação:** Entender claramente o que os outros estão comunicando verbalmente.
   - **Interpretação de Linguagem Não Verbal:** Captar nuances na comunicação, como tom de voz e expressões faciais.

2. **Expressão Verbal:**
   - **Comunicação Clara:** Expressar ideias de maneira compreensível.
   - **Uso Adequado de Vocabulário:** Adaptar a linguagem ao contexto e à audiência.

3. **Empatia Linguística:**
   - **Reconhecimento de Emoções nas Palavras:** Identificar emoções através da linguagem utilizada.
   - **Resposta Empática:** Demonstração de compreensão e apoio verbalmente.

4. **Habilidades de Conversação:**
   - **Iniciação e Manutenção de Diálogos:** Começar e continuar interações de maneira natural.
   - **Turnos de Fala Adequados:** Respeitar os turnos de fala e contribuir de maneira equilibrada.

5. **Negociação e Resolução de Conflitos Verbal:**
   - **Negociação de Diferenças de Opinião:** Chegar a acordos por meio da comunicação.
   - **Expressão Construtiva em Conflitos:** Abordar desentendimentos de maneira respeitosa.

6. **Autoexpressão Criativa:**
   - **Uso de Metáforas e Figuras de Linguagem:** Enriquecer a comunicação com expressões criativas.
   - **Narrativa Pessoal Coerente:** Compartilhar experiências de maneira lógica e envolvente.

Ao desenvolver habilidades sociais neurolinguísticas, é importante considerar a qualidade da comunicação verbal, a adaptação ao contexto e a capacidade de compreender e responder eficazmente aos outros. Essas habilidades contribuem significativamente para interações sociais bem-sucedidas.
O modelo de habilidades sociais é uma estrutura que descreve as competências necessárias para interações sociais eficazes. Um exemplo comum de modelo de habilidades sociais envolve várias categorias de habilidades, como:

1. **Habilidades de Comunicação:**
   - Expressar ideias de maneira clara.
   - Ouvir atentamente.
   - Fazer perguntas apropriadas.

2. **Habilidades de Empatia:**
   - Demonstrar compreensão pelos sentimentos dos outros.
   - Responder de maneira apropriada às emoções alheias.

3. **Habilidades de Resolução de Conflitos:**
   - Negociar e chegar a compromissos.
   - Lidar com críticas de maneira construtiva.

4. **Habilidades de Assertividade:**
   - Expressar opiniões e necessidades de maneira direta e respeitosa.
   - Definir limites apropriados.

5. **Habilidades de Tomada de Decisão Social:**
   - Avaliar situações sociais e tomar decisões apropriadas.
   - Considerar as consequências das ações nas relações sociais.

6. **Habilidades de Autocontrole Emocional:**
   - Lidar com emoções de maneira equilibrada.
   - Evitar reações impulsivas.

Essas categorias são adaptáveis e podem variar dependendo do contexto e das necessidades específicas. O desenvolvimento dessas habilidades sociais é crucial para estabelecer relacionamentos saudáveis e funcionar efetivamente em diversos ambientes sociais.

Durante a adolescência, um período de transição marcado por mudanças físicas, emocionais e sociais, o desenvolvimento de habilidades sociais é fundamental. Aqui está um modelo adaptado para abordar esse contexto:

1. **Autoconhecimento:**
   - **Identificação de Emoções:** Reconhecer e compreender as próprias emoções.
   - **Exploração de Identidade:** Refletir sobre valores, interesses e metas pessoais.

2. **Comunicação Efetiva:**
   - **Expressão de Opiniões e Sentimentos:** Desenvolver a capacidade de comunicar pensamentos e emoções de maneira clara e respeitosa.
   - **Escuta Ativa:** Aprender a ouvir os outros com empatia.

3. **Habilidades de Relacionamento:**
   - **Colaboração e Trabalho em Grupo:** Participar ativamente em atividades de grupo e projetos.
   - **Negociação e Resolução de Conflitos:** Desenvolver estratégias para lidar com desentendimentos de forma construtiva.

4. **Adaptação a Mudanças:**
   - **Resiliência:** Desenvolver a capacidade de lidar com desafios e superar adversidades.
   - **Flexibilidade:** Adaptar-se a mudanças e novas situações.

5. **Responsabilidade Social:**
   - **Empatia:** Compreender as perspectivas e emoções dos outros.
   - **Participação Cívica:** Envolver-se em atividades comunitárias e compreender a importância do impacto social.

6. **Tomada de Decisão:**
   - **Pensamento Crítico:** Avaliar informações e tomar decisões informadas.
   - **Gestão de Riscos:** Desenvolver habilidades para tomar decisões seguras.

7. **Autoimagem Positiva:**
   - **Autoaceitação:** Cultivar uma atitude positiva em relação a si mesmo.
   - **Habilidades de Comunicação Não Verbal:** Entender e usar a linguagem corporal de maneira eficaz.

Este modelo enfatiza o desenvolvimento emocional, relacional e de tomada de decisão, elementos-chave para ajudar os adolescentes a navegar pelo período desafiador da adolescência.

O desenvolvimento de habilidades sociais em crianças é um processo gradual e crucial para a formação de relacionamentos saudáveis. Um modelo adaptado para crianças pode incluir:

1. **Compreensão Emocional:**
   - **Identificação de Emoções:** Aprender a reconhecer e nomear emoções próprias e dos outros.
   - **Expressão Emocional:** Desenvolver a capacidade de expressar emoções de maneira apropriada.

2. **Comunicação Básica:**
   - **Uso de Palavras e Gestos:** Iniciar a comunicação verbal e não verbal.
   - **Pedir Ajuda e Compartilhar:** Aprender a expressar necessidades e compartilhar experiências.

3. **Habilidades de Jogo:**
   - **Brincadeira em Grupo:** Participar em atividades de grupo e compartilhar brinquedos.
   - **Resolução de Conflitos Simples:** Aprender a lidar com desentendimentos durante o jogo.

4. **Regras e Limites:**
   - **Compreensão de Regras Simples:** Entender e seguir regras básicas em casa e na escola.
   - **Noções de Compartilhamento:** Desenvolver a noção de compartilhar e esperar a vez.

5. **Empatia Inicial:**
   - **Demonstrar Preocupação com os Outros:** Desenvolver a capacidade de se importar com os sentimentos dos outros.
   - **Aprender a Pedir Desculpas:** Reconhecer quando machucou alguém e pedir desculpas.

6. **Independência Social Básica:**
   - **Tomada de Decisões Simples:** Fazer escolhas simples em atividades do dia a dia.
   - **Autonomia nas Tarefas Diárias:** Desenvolver habilidades de autocuidado.

7. **Autocontrole Emocional Básico:**
   - **Identificação de Estratégias para Calmar-se:** Aprender a usar métodos simples para acalmar emoções intensas.
   - **Compreensão de Consequências Básicas:** Entender que ações têm consequências.

Este modelo enfatiza o desenvolvimento gradual das habilidades sociais em crianças, proporcionando uma base sólida para interações sociais saudáveis à medida que elas crescem.



A exposição de atividades e comportamentos de crianças na educação infantil em redes sociais pode ser uma prática delicada e requer cuidados especiais devido a várias considerações éticas e de privacidade. 

Transformar linguagem acadêmica de psicanálise, psicológica e pedagógica para uma linguagem mais acessível pode envolver simplificar termos técnicos e expressar conceitos de maneira mais clara. Vamos tentar:

**Linguagem Acadêmica:**
"A psicanálise destaca a importância da exploração do inconsciente para compreender os processos psicológicos e o desenvolvimento humano."

**Linguagem Acessível:**
"A psicanálise nos ensina que entender nossos pensamentos mais profundos nos ajuda a entender melhor como nossa mente funciona e como crescemos como pessoas."

**Linguagem Acadêmica:**
"A abordagem psicológica cognitivo-comportamental concentra-se na identificação e modificação de padrões de pensamento disfuncionais para promover mudanças comportamentais positivas."

**Linguagem Acessível:**
"A psicologia cognitivo-comportamental ensina a reconhecer e mudar pensamentos negativos para que possamos agir de maneiras mais positivas."

**Linguagem Acadêmica:**
"A pedagogia centrada no aluno enfatiza a personalização do processo educacional, levando em consideração as necessidades individuais dos estudantes."


**Linguagem Acessível:**
"Quando falamos em uma abordagem centrada no aluno, queremos dizer que cada estudante é único, e a maneira como ensinamos leva em conta isso para que todos possam aprender da melhor forma possível."

A pesquisa em neurociência, incluindo estudos com pessoas paraplégicas, órgãos e macacas auroras, pode ter implicações significativas para os campos da psicanálise, psicologia e pedagogia. Aqui estão algumas maneiras pelas quais esses estudos podem influenciar essas áreas:

1. **Compreensão da Plasticidade Neural:**
   - A pesquisa com pessoas paraplégicas, que podem incluir intervenções como interfaces cérebro-máquina, pode contribuir para uma compreensão mais profunda da plasticidade neural. Isso pode ter implicações para a psicologia ao explorar como a reabilitação e a adaptação ocorrem no nível neural.

2. **Conexão Corpo-Mente:**
   - Estudos que envolvem órgãos podem proporcionar insights sobre a conexão entre o corpo e a mente. Isso pode ser relevante para a psicanálise ao explorar como as experiências físicas afetam o bem-estar psicológico.

3. **Modelos Animais e Comportamento:**
   - A pesquisa com macacas auroras pode oferecer modelos animais valiosos para entender aspectos comportamentais e neurobiológicos. Isso pode contribuir para a psicologia, explorando padrões comportamentais e respostas emocionais.

4. **Intervenções Baseadas em Neurociência:**
   - Descobertas na neurociência podem inspirar abordagens terapêuticas inovadoras. Isso pode impactar a psicologia clínica ao desenvolver intervenções baseadas em evidências.

5. **Aplicações na Educação:**
   - Entender a plasticidade neural e os mecanismos de aprendizado pode ter implicações para a pedagogia. Pesquisas sobre como o cérebro se adapta a novos estímulos podem influenciar métodos de ensino e estratégias educacionais.

6. **Desenvolvimento de Tecnologias Assistivas:**
   - Avanços na pesquisa podem levar ao desenvolvimento de tecnologias assistivas mais eficazes para pessoas com deficiências físicas. Isso tem implicações práticas na psicologia, considerando o impacto psicológico da autonomia e acessibilidade.

7. **Ética e Implicações Sociais:**
   - À medida que a pesquisa avança, é importante considerar as implicações éticas e sociais. Isso é relevante para a psicologia ao abordar questões de consentimento, bem-estar emocional e inclusão social.

Em resumo, a interseção entre a neurociência e disciplinas como psicanálise, psicologia e pedagogia oferece oportunidades para uma compreensão mais abrangente do comportamento humano, do desenvolvimento e das intervenções terapêuticas. Essa interdisciplinaridade pode enriquecer a abordagem para questões relacionadas à mente, ao cérebro e ao comportamento.

Abordagem usada para deficientes fisco
A interseção entre pessoas com deficiência, robótica e o método de interfaces cérebro-máquina na pesquisa neurocientífica tem implicações significativas em várias áreas, incluindo a psicologia, a psicanálise e a pedagogia. Aqui estão algumas maneiras como esses elementos podem se conectar:

1. **Empoderamento e Autonomia:**
   - A utilização de interfaces cérebro-máquina em pessoas com deficiência pode contribuir para um maior senso de empoderamento e autonomia. Na psicologia, isso pode influenciar positivamente a autoestima e a percepção de controle sobre a própria vida.

2. **Adaptação Psicológica e Social:**
   - Estudos que exploram a adaptação psicológica de indivíduos com deficiência à tecnologia robótica podem fornecer insights valiosos. Isso pode ser relevante na psicanálise ao examinar como essas adaptações impactam as dinâmicas emocionais e relacionamentos interpessoais.

3. **Inclusão e Acessibilidade na Educação:**
   - A aplicação de tecnologias assistivas, como a robótica, pode desempenhar um papel significativo na inclusão de pessoas com deficiência na educação. Essas inovações têm implicações pedagógicas ao criar ambientes educacionais mais acessíveis e adaptáveis.

4. **Desenvolvimento de Habilidades Sociais e Cognitivas:**
   - A interação com robôs e a utilização de interfaces cérebro-máquina podem influenciar o desenvolvimento de habilidades sociais e cognitivas. Isso é particularmente relevante para a psicologia e a pedagogia ao explorar como essas tecnologias impactam o aprendizado e a interação social.

5. **Ética na Implementação Tecnológica:**
   - A pesquisa também deve considerar aspectos éticos relacionados à implementação dessas tecnologias. Questões éticas na psicologia e na psicanálise podem surgir ao abordar o impacto dessas inovações na identidade e na experiência emocional.

6. **Colaboração Interdisciplinar:**
   - A abordagem interdisciplinar, envolvendo neurocientistas, psicólogos, educadores e especialistas em robótica, é crucial para garantir uma compreensão holística e uma implementação ética dessas tecnologias.

Ao considerar a interseção entre pessoas com deficiência, robótica e métodos baseados em interfaces cérebro-máquina, é fundamental levar em conta não apenas os aspectos técnicos, mas também as dimensões psicológicas, sociais e éticas envolvidas. Isso promove uma abordagem abrangente que beneficia tanto a pesquisa quanto a aplicação prática dessas tecnologias.
A interseção entre pessoas com deficiência, robótica e o método de interfaces cérebro-máquina na pesquisa neurocientífica tem implicações significativas em várias áreas, incluindo a psicologia, a psicanálise e a pedagogia. Aqui estão algumas maneiras como esses elementos podem se conectar:

1. **Empoderamento e Autonomia:**
   - A utilização de interfaces cérebro-máquina em pessoas com deficiência pode contribuir para um maior senso de empoderamento e autonomia. Na psicologia, isso pode influenciar positivamente a autoestima e a percepção de controle sobre a própria vida.

2. **Adaptação Psicológica e Social:**
   - Estudos que exploram a adaptação psicológica de indivíduos com deficiência à tecnologia robótica podem fornecer insights valiosos. Isso pode ser relevante na psicanálise ao examinar como essas adaptações impactam as dinâmicas emocionais e relacionamentos interpessoais.

3. **Inclusão e Acessibilidade na Educação:**
   - A aplicação de tecnologias assistivas, como a robótica, pode desempenhar um papel significativo na inclusão de pessoas com deficiência na educação. Essas inovações têm implicações pedagógicas ao criar ambientes educacionais mais acessíveis e adaptáveis.

4. **Desenvolvimento de Habilidades Sociais e Cognitivas:**
   - A interação com robôs e a utilização de interfaces cérebro-máquina podem influenciar o desenvolvimento de habilidades sociais e cognitivas. Isso é particularmente relevante para a psicologia e a pedagogia ao explorar como essas tecnologias impactam o aprendizado e a interação social.

5. **Ética na Implementação Tecnológica:**
   - A pesquisa também deve considerar aspectos éticos relacionados à implementação dessas tecnologias. Questões éticas na psicologia e na psicanálise podem surgir ao abordar o impacto dessas inovações na identidade e na experiência emocional.

6. **Colaboração Interdisciplinar:**
   - A abordagem interdisciplinar, envolvendo neurocientistas, psicólogos, educadores e especialistas em robótica, é crucial para garantir uma compreensão holística e uma implementação ética dessas tecnologias.

Ao considerar a interseção entre pessoas com deficiência, robótica e métodos baseados em interfaces cérebro-máquina, é fundamental levar em conta não apenas os aspectos técnicos, mas também as dimensões psicológicas, sociais e éticas envolvidas. Isso promove uma abordagem abrangente que beneficia tanto a pesquisa quanto a aplicação prática dessas tecnologias.

O uso da robótica no corpo humano, conhecido como robótica médica ou robótica assistiva, oferece diversas aplicações na área da saúde, reabilitação e melhoria da qualidade de vida. Aqui estão algumas maneiras como a robótica é utilizada no contexto do corpo humano:

1. **Cirurgias Assistidas por Robô:**
   - Sistemas robóticos são empregados em cirurgias para oferecer precisão e controle ampliados ao cirurgião. Isso é especialmente útil em procedimentos delicados e minimamente invasivos.

2. **Próteses Robóticas:**
   - Próteses robóticas avançadas podem oferecer funcionalidades mais próximas às de membros naturais. Sensores integrados permitem um controle mais preciso e uma resposta mais natural aos movimentos.

3. **Exoesqueletos para Reabilitação:**
   - Exoesqueletos robóticos são usados em terapia de reabilitação para auxiliar pacientes com deficiências motoras a recuperar a mobilidade. Eles fornecem suporte físico durante a reabilitação.

4. **Ajudas à Mobilidade:**
   - Robôs são desenvolvidos para auxiliar pessoas com mobilidade reduzida. Isso inclui cadeiras de rodas robóticas controladas por sensores e interfaces cérebro-máquina para permitir o controle da cadeira por meio de sinais cerebrais.

5. **Tecnologias de Interface Cérebro-Máquina:**
   - A robótica é integrada a interfaces cérebro-máquina para permitir que pessoas com paralisia controlem dispositivos robóticos ou próteses por meio de sinais cerebrais.

6. **Sensores Implantáveis:**
   - Desenvolvimento de sensores robóticos implantáveis para monitorar funções corporais ou auxiliar no tratamento de condições médicas específicas.

7. **Assistentes para Atividades Diárias:**
   - Robôs são projetados para auxiliar em atividades diárias, como ajudar na alimentação, vestir-se, ou realizar tarefas domésticas para pessoas com mobilidade reduzida.

8. **Treinamento de Habilidades Motoras:**
   - Dispositivos robóticos são utilizados em treinamentos para melhorar habilidades motoras, especialmente em casos de lesões neuromusculares.

9. **Reabilitação Neurocognitiva:**
   - Robôs são empregados em reabilitação neurocognitiva para pacientes que precisam recuperar funções motoras e cognitivas após lesões cerebrais.

10. **Monitoramento e Diagnóstico:**
    - Robôs podem ser usados para monitorar sinais vitais, fornecer diagnósticos remotos e facilitar o monitoramento contínuo de pacientes.

Essas aplicações demonstram o potencial da robótica para melhorar a saúde, reabilitação e qualidade de vida, proporcionando soluções inovadoras para desafios médicos e melhorando a autonomia e funcionalidade das pessoas.
A resposta de uma pessoa a um implante, seja ele relacionado à saúde ou a tecnologias assistivas, pode envolver aspectos conscientes e inconscientes, bem como influenciar o comportamento após a reabilitação. Aqui estão algumas considerações:

1. **Consciente:**
   - **Percepção da Mudança:** A pessoa pode estar consciente da presença do implante e das mudanças que ele proporciona em termos de funcionalidade ou melhoria de saúde.
   - **Adaptação Consciente:** Pode ocorrer uma adaptação consciente à presença do implante, envolvendo a aprendizagem de novas habilidades ou ajustes no estilo de vida.

2. **Inconsciente:**
   - **Respostas Emocionais Inconscientes:** A presença do implante pode desencadear respostas emocionais inconscientes, como alívio, ansiedade, otimismo ou até mesmo questões psicológicas mais profundas relacionadas à autoimagem.

3. **Comportamental:**
   - **Adaptação Comportamental:** A reabilitação pode resultar em mudanças comportamentais, incluindo a incorporação de novas habilidades ou a modificação de atividades diárias para acomodar o implante.
   - **Impacto na Autoconfiança:** Se o implante melhora a funcionalidade, isso pode ter um impacto positivo na autoconfiança e na disposição para enfrentar desafios.

4. **Relação com o Inconsciente e o Inexplorado:**
   - **Exploração do Inexplorado:** A presença de um implante pode levar a uma exploração do desconhecido, tanto conscientemente (aprendendo a usar o implante) quanto inconscientemente (explorando as implicações emocionais e psicológicas).

5. **Desafios Psicológicos e Sociais:**
   - **Estigma e Aceitação Social:** O impacto psicológico e comportamental pode envolver desafios relacionados ao estigma social, aceitação por parte dos outros e a integração do implante na identidade pessoal.

6. **Evolução ao Longo do Tempo:**
   - **Adaptação Contínua:** A reação inicial pode evoluir ao longo do tempo à medida que a pessoa se adapta à presença do implante, aprende a utilizá-lo de maneira mais eficaz e experimenta mudanças na vida cotidiana.

7. **Apoio Psicológico:**
   - **Necessidade de Apoio:** Algumas pessoas podem se beneficiar de apoio psicológico durante o processo de adaptação, abordando tanto as reações conscientes quanto as questões inconscientes que possam surgir.

É importante reconhecer que a resposta a um implante pode ser única para cada indivíduo. Profissionais de saúde, incluindo psicólogos e terapeutas, desempenham um papel crucial em fornecer suporte durante o processo de reabilitação e adaptação a mudanças significativas na saúde e no estilo de vida..



ENSINO BASEADO EM EVIDENCIAS

As diretrizes apresentadas refletem uma abordagem pedagógica centrada no aluno, baseada em evidências e sensível às necessidades emocionais, integrando diversas estratégias e métodos para promover um ambiente de aprendizagem saudável. Embora a descrição geral das práticas esteja alinhada com princípios pedagógicos contemporâneos, nem sempre é possível atribuir cada diretriz a um autor específico. No entanto, alguns teóricos e pesquisadores na área de educação, psicologia e pedagogia contribuíram para o desenvolvimento dessas práticas. Aqui estão alguns autores cujas ideias podem estar alinhadas com as diretrizes apresentadas: Ensino Baseado em Evidências: John Hattie: Autor de "Visible Learning", Hattie destaca a importância de estratégias com forte evidência de impacto no aprendizado. Aprendizagem Ativa: Jean Piaget: Embora não tenha focado especificamente na aprendizagem ativa, Piaget enfatizou a importância da atividade e exploração na construção do conhecimento. Lev Vygotsky: Sua teoria enfatiza a interação social e a aprendizagem colaborativa. Feedback Construtivo: Hattie (Visible Learning): Hattie também aborda a importância do feedback eficaz no processo de aprendizagem. Aprendizagem Cooperativa: David W. Johnson e Roger T. Johnson: Pesquisadores conhecidos por seu trabalho na teoria da aprendizagem cooperativa. Aprendizagem Personalizada: Benjamin S. Bloom: Criador da Taxonomia de Bloom, suas ideias influenciaram a personalização da instrução para atender às diferentes habilidades dos alunos. Método de Resolução de Problemas: John Dewey: Defensor da aprendizagem baseada em problemas e da educação progressiva. Ambiente de Apoio: Abraham Maslow: Sua hierarquia de necessidades destaca a importância de um ambiente seguro e de apoio para o aprendizado eficaz. Inclusividade: Howard Gardner: Sua Teoria das Inteligências Múltiplas destaca a diversidade de habilidades e talentos individuais. Equilíbrio de Carga Cognitiva: Richard E. Mayer: Pesquisador na área de psicologia educacional, Mayer contribuiu para a compreensão da carga cognitiva na aprendizagem. Promoção da Saúde Mental: Martin Seligman: Conhecido por suas contribuições para a psicologia positiva, Seligman destaca a importância do bem-estar emocional. É importante notar que as ideias desses autores são frequentemente interdisciplinares, e muitos educadores e pesquisadores integram uma variedade de teorias e práticas em suas abordagens pedagógicas. Além disso, as práticas pedagógicas evoluem com o tempo, incorporando novas descobertas e entendimentos da pesquisa educacional. As diretrizes apresentadas refletem uma abordagem pedagógica centrada no aluno, baseada em evidências e sensível às necessidades emocionais, integrando diversas estratégias e métodos para promover um ambiente de aprendizagem saudável. Embora a descrição geral das práticas esteja alinhada com princípios pedagógicos contemporâneos, nem sempre é possível atribuir cada diretriz a um autor específico. No entanto, alguns teóricos e pesquisadores na área de educação, psicologia e pedagogia contribuíram para o desenvolvimento dessas práticas. Aqui estão alguns autores cujas ideias podem estar alinhadas com as diretrizes apresentadas: Ensino Baseado em Evidências: John Hattie: Autor de "Visible Learning", Hattie destaca a importância de estratégias com forte evidência de impacto no aprendizado. Aprendizagem Ativa: Jean Piaget: Embora não tenha focado especificamente na aprendizagem ativa, Piaget enfatizou a importância da atividade e exploração na construção do conhecimento. Lev Vygotsky: Sua teoria enfatiza a interação social e a aprendizagem colaborativa. Feedback Construtivo: Hattie (Visible Learning): Hattie também aborda a importância do feedback eficaz no processo de aprendizagem. Aprendizagem Cooperativa: David W. Johnson e Roger T. Johnson: Pesquisadores conhecidos por seu trabalho na teoria da aprendizagem cooperativa. Aprendizagem Personalizada: Benjamin S. Bloom: Criador da Taxonomia de Bloom, suas ideias influenciaram a personalização da instrução para atender às diferentes habilidades dos alunos. Método de Resolução de Problemas: John Dewey: Defensor da aprendizagem baseada em problemas e da educação progressiva. Ambiente de Apoio: Abraham Maslow: Sua hierarquia de necessidades destaca a importância de um ambiente seguro e de apoio para o aprendizado eficaz. Inclusividade: Howard Gardner: Sua Teoria das Inteligências Múltiplas destaca a diversidade de habilidades e talentos individuais. Equilíbrio de Carga Cognitiva: Richard E. Mayer: Pesquisador na área de psicologia educacional, Mayer contribuiu para a compreensão da carga cognitiva na aprendizagem. Promoção da Saúde Mental: Martin Seligman: Conhecido por suas contribuições para a psicologia positiva, Seligman destaca a importância do bem-estar emocional. É importante notar que as ideias desses autores são frequentemente interdisciplinares, e muitos educadores e pesquisadores integram uma variedade de teorias e práticas em suas abordagens pedagógicas. Além disso, as práticas pedagógicas evoluem com o tempo, incorporando novas descobertas e entendimentos da pesquisa educacional. Na psicanálise, a formação do sujeito é explorada por teóricos como Sigmund Freud, que propôs teorias sobre o desenvolvimento psicossexual e a estruturação da mente. No entanto, a descrição que você forneceu, sobre o sujeito se constituindo a partir do bem-estar e tornando-se consciente por meio de evidências causais, parece se alinhar mais a uma perspectiva psicológica geral do que especificamente à psicanálise. Na psicanálise de Freud, o desenvolvimento do sujeito está vinculado à interação complexa de impulsos instintivos (Id), princípios morais e sociais (Superego) e a realidade percebida (Ego). A consciência, nesse contexto, não é apenas uma questão de evidências causais, mas também está relacionada a processos inconscientes e à dinâmica intrapsíquica. Se você estiver se referindo a uma abordagem mais contemporânea ou a um pensamento específico dentro da psicanálise, pode ser útil fornecer mais detalhes para que eu possa oferecer uma resposta mais precisa. Caso contrário, se a sua pergunta envolve principalmente a relação entre as diretrizes pedagógicas e a psicanálise, posso fornecer insights nessa direção.