O Brincar Socialmente

                           



                      
                                          Transformação nos espaços livres ambientes e crianças



As brincadeiras no âmbito social estão perdendo  espaço para as tecnologias, onde a brincadeira tradicional brasileira deixa para alguns  algumas questões referente ao brincar socialmente com  crianças e no âmbito doméstico  entre criança e criança , criança e adulto .As tornaram acessível a elas as tecnologias ,onde ela tem uma necessidade de expressar os seus sentimentos se comunicar através das relações sociais e interação com meio .Onde suas diferente são ali no momento das brincadeira as crianças  interpreta a realidade através abstração dando significado a elas.

As diferente linguagem no momento da brincadeira deveriam ser vista como algo natural mas elas demostram em alguns momentos fragmentos de relacional com a sua realidade vivida contextual.Pois são reflexo das atitudes relacionadas a ela.

As crianças estão desenvolvendo  habilidades condicionado quando usam de maneira imancebarda o mal uso das midias, pois estão expostas diferente ferramentas e alguns não sabem como usa-la,.

Ao meio das tecnologias, porem as brincadeiras tradicionais estão ficando extintas no meio socialmente por deixarem de ser praticada naturalmente, Como pega pega ,amarelinha ,esconde esconde ,entre outras brincadeiras ou uma simples brincadeira de bicicleta ou bola na rua ou parque pois a conectividades das mídias vinculam a criança a ficarem refem do sistemas de telecomunicação tomando forma nesse momento atípico de pandemia 2019 -2021.

Algumas crianças e algumas famílias estão se tornando sedentárias e com isso a falta de mobilidade ao sedentarismo ganho de peso, podem desenvolver algumas inquietações no quesito corporal e mente. Pois todo corpo precisa esta em conexão com o todo. O desempenho tanto físico como psicológico PARA ALGUNS SUJEITOS.


Exício físico
A criança  tem a necessidade de se movimenta ereto ,desde quando iniciam os primeiros passos até o final da vida existente de alguma forma o movimento com o corpo deve existir, Ao se movimentar interagi com os espaço e ambiente, o sujeito abstraem conceitos e relações, pois a criança em espaço sem interação e socialização, acabam desenvolvendo um ritmo secundário de imobilidade física ou psicológica, precisam desenvolver tanto as habilidade físicas conectando através das sinapses neurais que captam uma boa cognição que poderão dar um equilíbrio na mente para manter uma saude com ritmo que corresponde a mesma sequência. 
O sujeito saudável  com o intectual (mente) saudável poderam ter sucesso pois a necessidade de está realizando  algo prazeroso ativa lembranças boas e assim essas lembranças servirão para está em concordância. 


Comunidades e suas Transformações no desenvolvimento GLOBAL.

 Um Doenças  Neurais no ambiente Social

Cada comunidade em meio Social recebem estímulos e modelagem de acordo com o padrão econômico da região. essa mesma economia que fazem com que o ambiente se desenvolva, também controlam de forma direta e indiretamente de acordo com status social de cada região, assim o meio em que cada indivíduo se desenvolve se influencia e enfluenciam dentro dos modelos e padrões sociais que se diverges em diferentes corredores conceituais,vão ganhando  força e ficando coerente em sua forma de ver e perceber a realidade como ela é com  maior movimento e ações, que possam promoverem ao seu grupo ou comunidade uma deliberação de estímulo e frequência  ao ambiente como forma de controle tanto positivo ou negativo diante ao ambientes .

Os individidos que deveriam ser estimuladas a promover um pensamento integrador do seu desenvolvimento e pensando no desenvolvimento  do seu eu e outro, o desenvolvimento, assim também são os meio controladores que manipulam a saúde emocional .

Tudo se transformam através dos elementos naturais do ambiental e o meio no qual o divididos vivem  são elemento que estruturam  equilibrando ou desestruturam desequilibrando ou acomodam Ou desacomodando.

Exemplo;espelho e reflexo 

O ego nacista e superego por atender as necessidades do ego opositor. 

PISCO...   AMBIENTE/INTERNO E EXTERNO

                  AMBIENTE /SUJEITO

                  AMBIENTE/SOCIAL                                                                                   

                

A ansiedade esta associada a diversidade particularidades que e ocasionando por uma variedade de fatores de corretentes e movimentos  influênciavl entre a filogenese (cultural) ambiental ocasionando diversas doenças que causam a depressão ,assim seja, doenças e transtornos que provocaram desequilíbrio no ambiente  social e cultural durante século,doenças essas que  desequilíbra a saúde  emocional por algum tempo,até alguns profissionais procurarem a desenvolver técnicas e ao decorrerem aplicarem por meio da ciências em diversos seguimentos que envolvem o desenvolvimento humano.  causando impacto na vida das pessoas,pois sujeitos estão cada vez mas passando por essa doença que se inicia com a ansiedade.

Muitos que sofre por não se autoconhecerem o seu organismo acabam se tratando por métodos invasivos pois,as pessoas se cobram e costumam cobrarem sucessivamente punindo o outro, não conseguem perceber outro ou mesmo de forma consciente,  o  ser  que tem emoções e consciêntemente  de uma forma inconsciente agridem punido através das mesma técnica verbal ou não verbal em um simples fedbek ,ou não verbal através de imagens gráficas .Lixo tóxico no ambiente físico que agride de forma icônica através dos símbolos códigos que transmite para o intelecutor informações tanto positiva ou mesmo negativa demodo a causar no sujeito  um impacto de estímulo influênciavel em sua transformação quanto negativa a informação pode alterar de forma orgânica alterando no sujeito algumas reações divergentes, pois as variações promovem acompanhamento pelo responsável da técnica. Pois passou por um experiência recessiva  que  necessita de ser acompanhado constantemente. 

 Estamos em um ambiente onde o experimento e experiência são testadas o tempo todo.exemplo:Ao nascer um beber logo ele recebe cuidados básicas ,registro civil e esserido ao ambiente social e ambiente físico.

Essas emoções (ansiedade ou mesmo A depressão)um mal compreendida e estgmatizado com logotipo de diferentes conceitos que procuram dar nomes para essa doença que para o sujeito que está sujeita tenta passar em muitas vezes por está sensível ou mesmo acompanhado por outros que procuram passar a dor que não está dentro dela (o) mas não e a dor dela (o) compromete O sujeito a sofrer por falta de compreensão entre o locutor e intelecutor,pois  aparecem em momentos de fragilidade emocional quando uma sujeito se desequilibra por se estiguido (perda por algo)financeira, no âmbito social ,afetivo ,familiar.

A depressão e uma tristeza mal de forma consciente que a feta o inconsciente promovendo sofrimento ou falta compreensão para quem convive causando dores  para ambas as partes, quem passa por por esse período de forma precisam ser assistida de compreensão , No entanto,o sujeito  que não se auto conhece não promove algo dentro da social o ser um sujeito que tem um lugar um espaço dentro de um ambiente físico ou social de concretizam suas necessidades e se auto gerenciam suas emoções, o próprio meio introduzem uma variação de estímulos para que essa pessoa desenvolvam a depressão de forma sistemática desencadeadora de doenças neurais, essas doenças neurais desencadearam possíveis ´´transtorno´´ traumas na vida das pessoas, no entanto desenvolveram doenças neurológica, esses transtornos são de modo regionais, cada região desenvolvem um tipo de transtorno ou doença.

O meio ambiente influenciam no desenvolvimento desses transtorno neurais, pois  alguns fatores no espaços já indicam o padrão econômico de cada região. Assim seja em uma comunidade que o desenvolvimento se desenvolvem com toda estrutura aparada legalmente se desenvolvem positivamente, pois estão seguindo um direcionamento em prol de um todo.

O transtorno são características de um descontentamento causado pelo ambiente ou seja provocado, sendo assim, a leis que viabilizar no mecanismo de validar a permanência legítima das ações anteriores promovendo um equilíbrio na saúde. 

Locais com renda inferior doenças e transtornos apresentaram o mais comum pois não desenvolveram capacidade de se auto conhecer ou se reconhecer dentro de uma comunidade, e quando se desenvolvem algumas habilidades e capacidades se reconhecem dependendo o meio social sofrem por pertencer a ele pois cada comunidade so poderão desenvolver de acordo com esse padrão social moldado e manipulado.

Assim, todos que recebem estímulos no meio social, esse mesmo meio que desenvolvem as habilidades e competências poderão sofrer consequências sociais na empatia, desigualdade social,e sofreram equidade desenvolvendo ansiedade depressão e desencadearam doenças neurais e assim doenças físicas comprometendo a sua saúde mental e emocional que impossibilitam da pessoa ser uma pessoa voz atuante no processo de aprendizagem de sua existencia dentro de uma comunidade desenvolver qualquer tipo de relação com o meio de trabalho o social

Caixa pensante com influencia do meio em que se relaciona


INFLUENCIA AMBIENTAL


Imaginem dentro de uma caixa por alguns dias presos, engaiolados em repouso constante de modo condicionado, sem ter como sair, como que pode fica o organismo dessa pessoa cheia de emoções, sensações e até mesmo ganhando de peso por permanecer preso.

Essa pessoa inocentemente fornecesse para o seu celebro informações que desestabilizam como cargas negativas e positivas através dos seus neurais de forma elétricas e energéticas para todas as estruturas das celular e organismo, tanto positiva como negativa. Assim uma pessoa ao percebe-se que está aprisionada na zona de conforto libera uma insatisfação orgânica para a corrente sanguínea chegando ao celebro onde liberas homônimos que influenciam as emoções negativas e positivas.

 No entanto essas emoções controladas pela pessoa que tem um auto controle tem como ganho de disposição e positividade através da empatia, a pessoa que recebe a carga energética orgânica acaba desenvolvendo um negativismo pelas influencias externas que o ambiente emite.

O ambiente por si introduz fatores que estimulam o organismo a se debilitar por  variações no campo afetivo, ineffectual, emocional social pois o social afeta direta e indiretamente na vida e influencia desestimulando e para o corpo a ansiedade e depressão, assim quem estão ao seu arredor recebe uma sobrecarga negativa de forma inconsciente e acabam um alterando o campo emocional um do outro.

Assim uma variante corrente de estímulos do meio social introduzindo no organismo podem sofrer com esses desequilíbrios causadores de dores psicossomáticas que emitem para o celebro reações orgânicas através da degeneração ou lesão no cefálico ocasionada pela reagentes de pressão sanguíneo e emocional localizadas em algumas regiões do corpo dando um desequilíbrio e dores. Como doenças que apresentam desequilíbrio emocional como depressão e ansiedade, pois essas são as que desencadear outras doenças no organismo e celebra impedindo que a pessoa se desenvolva o seu lado emocional no meio social se desloque para o seu desenvolvimento cognitivo afetivo e social.

Aos poucos as estruturas neurais vão se desequilibrando e desgeneralizando causando doenças no organismo provocado pelo próprio ambiente orgânico e social. Pois seus estímulos receptivos estão condicionado a realizar funções neutralizante que paralisam o movimento corporal e cerebral através dos seus emissores visual e auditivo captam e armazenam informações do meio .

DESENVOLVIMENTO HUMANO

                                                        Desenvolvimento Humana_
                                                     

                                     Como Ter equilíbrio no Ambiente carregado de informação?

Transformação do Bebe ao  ser gerado no útero, os órgãos reprodutores femininas se preparam o desenvolvimento do embrião, onde ele receberem todas as informações através da carga genética familiar no organismo ao se desenvolver. Assim o embrião estiver saldável ao chegar ovário recebem todos nutrientes e informações para se desenvolver saldável.

Entanto essa sequencia genética combinada estruturada no organismo que iram se desenvolver dentro do ovário as influencias orgânicas do ambiente precisa fornecer elementos saudável para que esse embrião.

Enquanto o bebe se desenvolve a sua formação recebe estimulo do ambiente interno e externo, como os nutrientes e carga emocional que está a sua volva tanto de forma orgânica ou inorgânica.

A carga orgânica esta nos alimentos que iram chegar através da corrente sanguínea levando a até o sua medula cervical e massa cefálica que liberara estímulos para seu celebro através dos seus neurônios, esses mesmo neurônios que liberam correntes elétricas que estão a se desenvolver, sua formação depende de como esses elementos. 

Assim ao receberem todos os estímulos para o seu desenvolvimento o bebe ao nascer e ser exposto ao ambiente externo não sofrera com todos os estímulos que o ambiente oferecem, pois o próprio ambiente fornecem elementos que podem impedir a criança a ser desenvolver por completo, como exposição sonora no ambiente, sempre quando o bebe nasce já fazem uma triagem auditiva pois a pressão do seus órgão com o meio podem interromper sua audição confundindo até com surdez ou deficiência.

Algumas deficiências por má formação ou degenerativa do organismo na corrente sanguínea o cefálica podem desenvolver alguns transtorno ou síndromes.

Como Autismo, pois a criança não consegui estabelecer relação linguística social até emocional, entre outras que por meio da degeneração cerebral por meio da influencia orgânica do organismo podem interferir nas capacidades e habilidades do desenvolvimento tanto corporal, cognitivo, afetivo até mesmo quanto desenvolver desequilíbrio no meio social.

Pois o meio Social está com elementos que introduzido ao organismo podem desenvolver caracterizas que são relacionada ao comportamento ou patologias até chega a vida adulta ou estado de maturidade.


Corpo e Mente

 

Efeitos do Ambientes.




Em 1999 foi proibida a utilização do aparelho em aviões, porque ele emite ondas de rádio que podem interferir na faixa de comunicação das aeronaves.  a alta frequência de radiação emitida por raio-a, micro-ondas e celulares podem ser prejudiciais à saúde o problema do celular é que a radiação que ele gera cria um campo magnético que não se dissipa se o usuário apenas se afastar dele De acordo com os estudos, a abrangência da radiação emitida pelas torres é de, no mínimo, 50 metros a partir do ponto de edificação. Isso significa que, se a distância da residência à torre for menor que esse valor, a população que vive naquele local está exposta à radiação. As redes 5G dependem de sinais transportados por ondas de rádio - parte do espectro eletromagnético - transmitidas entre uma antena Estamos cercados o tempo todo de radiação eletromagnética - provenientes de sinais de rádio e televisão, assim como de uma série de tecnologias, incluindo smartphones, e de fontes naturais, como a luz solar.No mundo são 278 milhões de pessoas com o problema, caracterizado pela audição de um som constante ou que vai e volta, sem tem relação de causa e efeito com o ambiente. as vias auditivas captam a vibração dos sons gerados no ambiente e os enviam na forma de impulsos elétricos para o cérebro. O distúrbio se instala quando as vias auditivas passam a enviar impulsos mesmo sem haver uma fonte gerando o som, No entanto, muitos outros fatores que aparentemente não têm nada a ver com o sistema auditivo podem dar origem a esse sintoma. Desvios de coluna, alterações cardiovasculares, diabetes, disfunções da articulação da mandíbula e consumo excessivo de cafeína, álcool e tabaco são alguns deles.



Alguns são tomados por um sofrimento tão intenso que pode ser confundido com para psiquiátricos.



Ondas eletromagnéticas são oscilações formadas por campos elétricos e magnética variáveis, que se propagam tanto no vácuo quanto em meios materiais. Elas são ondas tridimensionais e transversais que viajam na velocidade da luz, transportando exclusivamente energia. Ademais, apresentam-se na forma de ondas de rádio, micro-ondas, infravermelho, luz visível, ultravioleta, raios x e raios gama, em ordem crescente de frequência e energia. Frequência, amplitude e timbre são três propriedades das ondas sonoras que toda profissional deve compreender perfeitamente bem. Nesse texto, explicaremos os conceitos e suas aplicações no dia a dia. O som é produzido ao criarmos algum tipo de mecanismo que altere a pressão do ar em nossa volta. Na verdade, para a produção do som, é mais importante a velocidade com que a pressão varia existe uma variação enorme da pressão e um ruído alto é produzido A vibração de determinados materiais é transmitida às moléculas de ar sob a forma de ondas sonoras. Percebemos o som porque as ondas no ar, causadas pela variação de pressão, chegam aos nossos ouvidos e fazem o tímpano vibrar. As vibrações são transformadas em impulsos nervosos, levadas até o cérebro e lá codificadas. Quando essa vibração ocorre de uma maneira repetitiva, rítmica, ouvimos um tom, com uma altura igual à suas frequências. O ouvido humano, porém, só percebe sons cuja frequência se limita ao intervalo entre 20 e 20000 Hz. Vamos discutir os conceitos de tom, altura e frequências (onde definiremos o que é um Hertz, ou Hz) na próxima seção. Uma nota musical é um som cuja frequência de vibração encontra-se dentro do intervalo perceptível pelo ouvido humano e a música é a combinação, sob as mais diversas formas, de uma sequência de notas musicais em diferentes intervalos. Um intervalo é uma relação entre as frequências de duas notas musicais. Entretanto, uma mesma nota emitida por diferentes fontes (ou instrumentos musicais) pode ter a mesma frequência e ainda assim soar de maneira diferente para quem ouve. Atualmente os princípios da Acústica e a teoria da propagação das ondas são bastante bem conhecidos e pode-se descrever com precisão todas as peculiaridades e características associadas a fenômenos sonoros em geral. A análise de Fourier afirma que qualquer onda ou, mais genericamente, qualquer movimento periódico, A Organização Mundial da Saúde aponta que a poluição sonora é um grave problema, considerando que é capaz de desencadear reações de estresse, distúrbios de sono, doenças metabólicas e cardiovasculares, déficit cognitivo, problemas auditivos e também obesidade. Para que a pessoa tenha energia para se defender, suas reservas de açúcar e gordura são liberadas.

As principais doenças crônicas no Brasil

  • Asma;
  • Doença pulmonar obstrutiva crônica (bronquite crônica, enfisema pulmonar);
  • Doenças cardiovasculares (hipertensão, insuficiência cardíaca, AVC, doença vascular periférica, entre outras)
  • Diabetes;
  • Câncer.
  • Doenças renais crônicas;
 
Doenças celebrais

  • Hipóxia cerebral. A falta de oxigenação cerebral pode ser um fenômeno primário ou secundário. ...
  • Desnutrição. ...
  • Hipermetabolismo. ...
  • Doenças genéticas. ...
  • Distúrbios psiquiátricos. ...
  • Encefalites.
  • Alguns dos sintomas iniciais de esquizofrenia incluem: DOENÇAS COMPORTAMENTAL E AMBIENTAL
    • Isolamento social.
    • Irritabilidade.
    • Paranoia.
    • Tristeza constante ou depressão.
    • Apatia.
    • Perda de memória.
    • Dificuldade de concentração.

Esgotado o estoque de energia, surgem cansaço, irritabilidade, estresse, ansiedade, insônia, falha de memória, falta de concentração, gripe e até doenças cardíacas, respiratórias, digestivas e mentais, Nos últimos anos, identificamos um número crescente de pacientes com zumbido que também referiam percepções repetidas de sons complexos, como músicas e vozes relação entre zumbido, fenômenos alucinatórios e depressão, sustentada na rememoração persistente de fatos/situações que causam sofrimentos psíquicos, os transtornos neurológicos como os mentais como “doenças do cérebro ou do sistema nervoso central, com expressão de sintomas variáveis e distintos nos domínios sensorial, motor, afetivo e/ou emocional, cognitivo e comportamental”. Portanto, há um aumento na razão de oxihemoglobina (hemoglobina oxigenada) por desoxi-hemoglobina (hemoglobina desoxigenada), quando comparada àquela no estado de repouso. Acontece que, dependendo do estado de oxigenação da hemoglobina, essa molécula apresenta características magnéticas distintas. Como a oxi-hemoglobina tem caráter diamagnético enquanto a desoxi-hemoglobina é paramagnética, há uma variação do campo magnético local, causando mudanças na intensidade do sinal que podem ser detectadas nas imagens de ressonância magnética, após o início do desempenho de uma tarefa, as áreas cerebrais que estão ativamente envolvidas com a tarefa experimentam um aumento do fluxo sanguíneo cerebral, que transporta oxigênio ligado à hemoglobina. Embora os processos de alterações de fluxo e de volume sanguíneos não sejam completamente entendidos, sabe-se que esse aumento do fluxo sanguíneo excede o aumento do consumo de oxigênio cerebral local, acontece que, dependendo do estado de oxigenação da hemoglobina, essa molécula apresenta características magnéticas distintas. Como a oxi-hemoglobina tem caráter diamagnético enquanto a desoxi-hemoglobina é paramagnética, há uma variação do campo magnético local, causando mudanças na intensidade do sinal, A bilirrubina é produto da degradação do grupo heme, que está presente em maior quantidade na hemoglobina,Quanto mais alta é a pressão parcial do oxigênio (pO2) mais alta é saturação de oxigênio em sangue. Devido à dependência da afinidade do oxigênio com a hemoglobina, que depende do número de moléculas de O2 já vinculadas esta relação não é linear.

Quando hemácias velhas passam pelo baço, macrófagos as fagocitam e metabolizam o heme em bilirrubina não conjugada, ou indireta, que não é solúvel em água.

 saturação normal de oxigênio para a maioria das pessoas saudáveis ao nível do mar é entre 95% e 100%. Condições leves de saúde como gripes ou resfriados podem apresentar uma saturação entre 90% e 94%. Uma leitura do axiômetro de pulso abaixo de 90% é considerada uma "emergência clínica" pela OMS.


As consequências da poluição sonora na audição já são amplamente conhecidas. Porém, há estudos mais recentes mostrando como o barulho também pode prejudicar os sistemas nervoso e cardiovascular. Mas, em geral, idosos, crianças e pessoas com tendência à depressão, que têm mecanismos de defesa mais vulneráveis, costumam ser os mais afetados. O ruído leva a uma maior produção de cortisol, conhecido como "o hormônio do estresse". E o estresse, por sua vez, repercute em todo organismo, acarretando no aumento da pressão arterial e dos batimentos cardíacos, podendo causar danos cardiovasculares.  Também provoca ansiedade, déficit de atenção, perda de memória, distúrbios de sono e dores de cabeça.

Os distúrbios do sono mais comuns são a insônia, a apneia obstrutiva do sono e a síndrome das pernas inquietas. São comuns também o sono insuficiente e o atraso de fase de sono. Insônia: A insônia é a dificuldade de iniciar o sono, mantê-lo continuamente durante a noite ou o despertar antes do horário desejado

À noite, quando dormimos, é preciso economizar energia, por isso o corpo detém a combustão calórica, fazendo com que se sinta frio. Isso ocorre porque os olhos, mais ou menos uma hora após se cair no sono, movem-se para frente e para trás, mas não percebemos isso. A mente trabalha incessantemente enquanto dormimos.

A codificação de memória é um processo ativo e seletivo que organiza e reorganiza as informações. Assim, ensinar alguém a memorizar e aprender é, para todos os efeitos, uma lição sobre como organizar a informação. Existem 4 tipos principais de codificação, e o conhecimento de cada um pode nos ajudar a criar melhores experiências de aprendizado:

1) A codificação acústica é o processamento e codificação de som, palavras e outras entradas auditivas para armazenamento e posterior recuperação. Ao associar as informações aos sons, ao soar as palavras, as conexões neurais se tornam mais fortes e ajudam no processo de recordação.

2) A codificação visual é o processo de codificação de imagens e informações sensoriais visuais. As informações sensoriais visuais são temporariamente armazenadas na memória icônica antes de serem codificadas em armazenamento de longo prazo. A amígdala (localizada no lobo temporal medial do cérebro, que tem um papel principal no processamento de reações emocionais), desempenha um papel importante na codificação visual, pois aceita a entrada visual além da entrada de outros sistemas e codifica o positivo ou negativo. valores de estímulos condicionados.

3) A codificação tátil é a codificação de como algo se sente, normalmente através do sentido do tato. Fisiologicamente, os neurônios do córtex sitomatos sensorial primário do cérebro reagem aos estímulos vibratórias causados ​​pela sensação de um objeto.

4) A codificação semântica é o processo de codificação da entrada sensorial que tem um significado particular ou pode ser aplicada a um contexto particular, em vez de derivar de um sentido particular.

Vejamos como poderíamos usar essas técnicas de codificação, começando pela codificação acústica. Se a codificação acústica estiver funcionando, a retenção será melhorada se você simplesmente adicionar música ao seu curso de e Learning? Na verdade, esse tipo de estratégia pode desviar a atenção do aprendizado. A pesquisa mostrou que aprender apenas com texto, ou apenas com áudio, é mais eficaz do que aprender com texto e áudio idênticos simultaneamente. Usar a narração apropriada, no entanto, pode ajudar a melhorar a retenção. Aqui estão algumas dicas sobre como usar a codificação de áudio corretamente:

- O áudio é essencial quando os sons em si são objeto de aprendizado, como quando os alunos ouvem a pronúncia, aprendem a solucionar problemas com o som, as aulas de música, etc.

- Às vezes, o áudio pode ser usado sozinho ou em combinação apenas com gráficos.

- Instruções passo a passo devem ser baseadas em texto, mas o áudio pode não ser necessário.

- Use áudio narrado para sequências animadas, mas apenas texto para sequências sob o controle do usuário.

Acrônimos ou mnemônicos de expressão, Música mnemônica, O palácio da memória e Chunking.

Outras dicas gerais para melhorar a codificação de memória estão listadas abaixo:

- O volume do material é importante na codificação da memória. Quanto maior o volume, mais difícil é memorizar tudo.

- O grau de sistematização do material (quanto maior é sistematizado, mais fácil é memorizar) e o grau de familiaridade com o conteúdo também pode ter um grande impacto no processo de codificação da memória.

- Existem duas maneiras de apresentar informações: simultâneas ou sequenciais. A apresentação sequencial das informações facilita a memorização.


Doenças Neurológicas

  • Mal de Parkinson. Doença associada à idade, o mal de Parkinson é caracterizado pelo comprometimento motor, geralmente acompanhado por tremores. ...
  • Mal de Alzheimer. ...
  • Aneurisma e Acidente Vascular Cerebral (AVC) ...
  • Tumores do cérebro e coluna. ...
  • Depressão. ...
  • Esclerose múltipla. ...
  • Distonia. ...
  • Enxaqueca

 

  • Esclerose múltipla. ...
  • Esclerose lateral amiotrófica (ELA) ...
  • Distrofia muscular. ...
  • Atrofia muscular espinhal (AME)
  • Formas mais comuns de Demência
    • A Doença de Alzheimer. ...
    • Demência Vascular. ...
    • Doença de Parkinson. ...
    • Demência de Corpos de Lewy. ...
    • Demência Frontotemporal. ...
    • Doença de Huntington. ...
    • Demência provocada pelo álcool (Síndrome de Korsakoff) ...
    • Doença de Creutzfeldt-Jacob.

 

As ondas sonoras são tipos de ondas mecânicas, longitudinais e tridimensionais que se propagam com maior velocidade em meios sólidos. As ondas sonoras estão constantemente presentes em nosso cotidiano e podem gerar em nós, por exemplo, sensações de tranquilidade e estresse. Reações fisiológicas como tremores, sudorese, falta de ar, taquicardia, boca seca, dor de barriga, tensão muscular, além de liberação de endorfina e aumento do cortisol, pode ser associada a emoções. “Os problemas de saúde física podem colocar os indivíduos em uma situação emocionalmente difícil.

Entre no microcosmo do cérebro de pessoas que sofrem de depressão, ansiedade, transtorno bipolar, esquizofrenia, autismo e déficit de atenção e hiperatividade, e entenda como os sintomas surgem do ponto de vista da neurociência.

·         Doenças Alergias: aparecem naqueles que estão sempre nervosos e irritados com as atitudes das outras pessoas. ...

·         Anemia: está relacionada à falta de confiança em si mesmo

As doenças psicossomáticas podem se manifestar fisicamente em quase todos os órgãos, além de piorar condições de saúde existentes. Os sintomas neurológicos são causados por um transtorno que afeta parte de ou todo o sistema nervoso. Eles podem variar porque o sistema nervoso controla diversas funções orgânicas diferentes. Os sintomas podem incluir todas as formas de dor, incluindo cefaleia e dor nas costa. Os músculos, a sensibilidade da pele, os sentidos (visão, paladar, olfato e audição) e outros sentidos dependem dos nervos para funcionarem normalmente podendo ocasionar acidente vascular cerebral.

Alterações de sentidos específicos

Perturbações do olfato e paladar

Alucinação visuais

Perda da visão parcial ou completa

Visão dupla

Surdez

zumbido ou outros sons originários nos ouvidos (acuféno)]

Os efeitos deletérios da radiação ionizante na região de cabeça e pescoço são descritos como efeitos mais evidentes, por ser esta uma região composta por estruturas com diferentes radiossensibilidades, como, por exemplo, tecidos epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso. Lesões provocadas pela radiação são danos a tecidos causados por exposição à radiação ionizante. Grandes doses de radiação ionizante podem causar doença aguda reduzindo a produção de células sanguíneas e danificando o trato digestivo. Alimentos que podemos encontrar concentração de ion embora o sal seja a fonte alimentar mais comum para esses elementos essenciais, o sódio também está disponível a partir de vários alimentos que contenham sódio naturalmente. Íons cloreto também ajudam a manter o volume adequado de sangue, pressão arterial e o pH dos fluidos corporais. O sódio tem ainda outras funções, entre elas atuar na condução do impulso nervoso e na contração muscular. No Brasil, o sal de cozinha também é fonte importante de iodo. O efeito direto de ter mais sódio no corpo é o aumento da pressão arterial – quanto mais água nos vasos, responsável pelo controle da quantidade de líquidos que ficam dentro e fora das células, o sódio - elemento que compõe o sal de cozinha -, no entanto, acarreta uma série de problemas à saúde, como retenção de líquidos, aumento da pressão arterial e de riscos de AVC - acidente vascular cerebral, O césio-137 é bastante perigoso para o ser humano porque emite partículas ionizantes e radiações eletromagnéticas capazes de atravessar vários materiais, incluindo a pele e os tecidos do corpo humano, interagindo com as moléculas do organismo e gerando efeitos devastadores. O aumento da pressão ocorre porque, quando o sal chega à corrente sanguínea, uma grande alteração no equilíbrio dos líquidos, Se a desidratação continuar, ocorrem CHOQUE e graves danos aos órgãos internos, tais como rins, fígado e cérebro. As células cerebrais são particularmente suscetíveis a níveis mais graves de desidratação. Quando o volume de sangue ou a concentração de sódio ficam excessivamente altos, os sensores localizados no coração, nos vasos e nos rins detectam o aumento e estimulam os rins para aumentar a excreção de sódio, de modo a retornar o volume de sangue ao normal.

internos acontece. O excesso da substância leva à retenção de água e a uma sobrecarga no coração, ocasionando o aumento de pressão.

·         Os rins estimulam as glândulas adrenais a secretar o hormônio aldosterona. A aldosterona faz com que os rins retenham sódio e excretem o potássio. Quando o sódio é retido, menos urina é produzida, o que acaba fazendo com que o volume de sangue aumente.

·         A hipófise secreta vasopressina (às vezes chamado hormônio antidiurético). A vasopressina faz com que os rins conservem água.

Problemas físicos que os impedem de conseguir algo para beber quando estão com sede. Outros podem ter demência, o que pode impedi-los de perceber que estão com sede ou de comunicarem esse fato. É possível que eles dependam de outras pessoas para obter água. A melatonina é um hormônio secretado pela glândula pineal do cérebro, geralmente à noite. Ele regula o ritmo circadiano do corpo, o “relógio” interno de aproximadamente 24 horas que ajuda a controlar quando você está com sono e quando se sente acordado. O sono de ondas lentas tem uma função bem importante: a de liberar hormônios do crescimento, que são fundamentais para a reprodução celular e também para a regeneração celular. Quando dormimos, liberamos também a prolactina, que tem como função regular nosso sistema imunológico.

Aparelho respiratório para oxigena o sangue , A cabeça guarda a parte mais sofisticada do nosso corpo: o cérebro, o órgão mais importante do sistema nervoso que controla o corpo todo. Ele é responsável pelas ações voluntárias e involuntárias do nosso corpo. O cérebro nasce com aproximadamente 250 bilhões de sinapses. Aos oito meses, o bebê já fez 600 bilhões de sinapses.  Esse excesso de conexões no começo da vida é apenas matéria-prima.

As ações voluntárias são aquelas que nos permitem ter vontade própria, como comer, falar, brincar, mexer o dedão do pé e muitas outras. Já as ações involuntárias são aquelas que fazemos sem perceber, como bater o coração, respirar, aquelas que o corpo faz mesmo quando você está dormindo. As células nervosas ou neurônios processam todas as informações fazendo com que o cérebro execute todas as suas tarefas. É como se o cérebro fosse uma empresa, e essas células. órtex cerebral: essa é a parte externa, que todos chamam de ‘massa cinzenta’, (por causa de sua coloração acinzentada). É responsável pela nossa capacidade de pensamento, movimento voluntário, linguagem, julgamento e percepção. erebelo: Responsável pelas funções de: movimento, equilíbrio e postura. Sem ele nós sairíamos por aí como ‘marionetes ambulantes’. A palavra cerebelo vem do latim para "pequeno cérebro”.O cerebelo fica localizado ao lado do tronco encefálico.

Tronco Encefálico: Este é responsável pelas funções involuntárias de: respiração, ritmo dos batimentos cardíacos e pressão arterial.

Hipocampo: É responsável pelas funções de: aprendizado e memória. O cérebro humano é dividido em duas metades: lado direito e lado esquerdo. o hemisfério (lado) dominante de uma pessoa se ocupa da linguagem e das operações lógicas, esquerda do cérebro comanda o lado direito do corpo, e a metade direita do cérebro comanda o lado esquerdo do corpo. o cérebro faz para controlar séries complexas de movimentos corporais, nos permitir virar o corpo para a esquerda ou  direita, quando queremos virar para a esquerda, por exemplo, é a metade (hemisfério) direita do nosso cérebro que está aos comandos – e vice-versa. Neurónios do nosso córtex motor direito dão a ordem, que passa por uma espécie de “placa giratória” neuronal, Exemplo; Os autores observaram assim ratinhos colocados em ambientes onde tinham a possibilidade de se deslocarem livremente. E, graças a software especializado, registaram em tempo real os movimentos dos animais e a atividade neuronal dos circuitos em causa. Também analisaram os movimentos da cabeça. Por outro lado, a ativação simultânea dos dois circuitos resultava na produção deste tipo de movimentos, o fato de ambos os circuitos de um mesmo hemisfério cerebral estarem ativados não chega: tem de existir um equilíbrio entre os seus níveis de atividade para produzir movimentos contralaterais, Quando a exposição ao ruído é de forma súbita e muito intensa, pode ocorrer o trauma acústico, lesando, temporária ou definitivamente, diversas estruturas do ouvido

Esses fatores podem provocar os seguintes efeitos

·         esforço e fadiga: atenção e concentração excessiva durante a realização de tarefas que impliquem a discriminação auditiva

·         ansiedade: irritação e aborrecimentos causados pelo zumbido, intolerância a lugares ruidosos e a interações sociais, aborrecimento pela consciência da deterioração da audição

·         dificuldades nas relações familiares: confusões pelas dificuldades de comunicação, irritabilidade pela incompreensão familiar

·         isolamento

 

Patologias tais como lesões vasculares cerebrais ou ainda as doenças de Parkinson ou de Huntington, onde a coordenação motora é afetada.

"Uma pessoa que teve um AVC no hemisfério direito [do cérebro] não consegue mexer o braço esquerdo e vice-versa

 

 

 

Os cílios batem mais de 1.000 vezes por minuto, movendo o muco que reveste a traqueia para cima cerca de 0,5 a 1 cm por minuto (0,197 a 0,4 polegada por minuto). As partículas e os patógenos que estão presos nessa camada mucosa são expelidos pela tosse ou arrastados para a boca e engolidos. ATMOSFERA EM MOVIMENTO Os oceanos e a atmosfera são ambos fluídos e estão em mútuo contato físico. Assim, além de terem comportamentos semelhantes, ocorre grande interação entre eles. Na interface atmosfera-oceano, a circulação atmosférica provoca na superfície do mar modificações no que se refere à temperatura, salinidade e densidade (ex.: evaporação, precipitação e outros processos) Terra recoberta inteiramente de água, desprovida dos movimentos de rotação e translação e na posição de um dos equinócios (raios solares incidindo perpendicularmente ao equador. Ao se combinar com a água, o excesso de CO2 forma o ácido carbônico (H2CO3), provocando o que chamamos de acidose ventilatória, O principal problema causado pelo excesso de gás carbônico no planeta já é bem conhecido. O CO2 retém calor nas camadas mais baixas da atmosfera, desequilibrando o clima e aumentando as médias de temperatura, uma intoxicação leve por monóxido de carbono causa dor de cabeça, enjoos, tontura, dificuldade de concentração, vômitos, sonolência e falta de coordenação. O monóxido de carbono é um gás incolor e inodoro que, quando inalado, impede que o sangue transporte oxigênio e não permite que os tecidos o utilizem com eficácia, A intoxicação por monóxido de carbono pode ser causada pela ventilação indevida de automóveis, grelhas, aquecedores a gás ou a querosene e elétricos (incluindo os fornos de queima de aglomerados de madeira e carvão). Por exemplo, quando o cano de escapamento de um carro em movimento é bloqueado por acúmulo de neve ou outro objeto, os níveis de monóxido de carbono sobem rapidamente dentro do carro e podem ser fatais. A inalação do fumo de tabaco provoca monóxido de carbono no sangue, mas não o suficiente para causar sintomas de intoxicação. A falta de oxigênio, que também pode ser conhecida como hipóxia, consiste na diminuição da oferta de oxigênio nos tecidos de todo o corpo. A falta de oxigênio no sangue, que também pode ser chamada de hipoxemia, é uma condição grave, que pode provocar lesões graves nos tecidos e, consequentemente, o risco de morte. Quando os pulmões são expostos a ameaças sérias, podem ser recrutados glóbulos brancos adicionais na circulação, principalmente os neutrófilos, para ajudar a ingerir e matar os patógenos 

O cérebro é um órgão mais prejudicado nesta situação, pois suas células podem morrer em cerca de 5 minutos pela falta de oxigênio. Por isso, sempre que forem identificados sinais de falta de oxigênio, como falta de ar, confusão mental, tontura, desmaio, coma ou dedos arroxeados.

 

Principais consequências do excesso de radiação Ionizante

·         Queimaduras na pele;

·         Cataratas;

·         Síndrome cerebral, causada pela inflamação do tecido cerebral, e que muitas vezes leva à morte. ...

·         Doenças do sangue, sendo a leucemia a doença mais comum;

·         Infertilidade, falta de menstruação e diminuição do apetite sexual;

Efeitos de Ondas Sonoras no Ambientes podem causar no Organismo combinadas com a ondas sonoras são vibrações que ao penetrarem no nosso ouvido produzem sensações auditivas. Somos capazes de perceber sons com frequência entre 20 Hz até 20000 Hz. Sons com frequência abaixo de 20 Hz são chamados de infrassom e acima de 20000 Hz chamados de ultrassom. Onda sonora

Descrição Estamos literalmente mergulhados em um mar de ondas eletromagnéticas. ... É mais um elemento da chamada "colheita de energia", um conceito que vem chamando a atenção dos pesquisadores pela possibilidade de extrair energia do meio ambiente, disponível na forma de luz, vibrações, calor - e ondas de rádio

Descrição

As ondas acústicas são um tipo de propagação de energia através de um meio de compressão adiabática e descompressão. Quantidades Importantes para descrever as ondas acústicas são pressão acústica, velocidade das partículas, deslocamento das partículas e intensidade acústica. Quanto a natureza, as ondas são classificadas como mecânicas ou eletromagnéticas. ... Quanto a direção de vibração as ondas são classificadas como transversais ou longitudinais. As ondas sonoras são classificadas como ondas mecânicas longitudinais. O som é uma onda mecânica (tipo de onda que precisa de um meio de propagação), tridimensional (propaga-se em todas as direções) e longitudinal (o tipo de vibração que gera é paralela à sua propagação). As ondas sonoras se propagam em um meio material -- sólido, líquido ou gasoso. Esse meio pode ser unidimensional, como uma corda esticada; bidimensional, como a membrana de um tambor; ou tridimensional como a atmosfera.

·         Ondas Unidimensionais: as ondas que se propagam em uma direção. Exemplo: ondas em uma corda.

·         Ondas Bidimensionais: as ondas que se propagam em duas direções. ...

·         Ondas Tridimensionais: as ondas que se propagam em todas as direções possíveis

Ondas de rádio são um tipo de onda eletromagnética cujas frequências são menores que as frequências das micro-ondas e do infravermelho. As frequências correspondentes às ondas de rádio estendem-se entre 3 kilohertz (3 kHz ou 3.10³ Hz) e 300 giga-hertz (300 Ghz ou 300.109 Hz). A rede wireless por meio da qual nós temos acesso à internet não se utiliza de fios conectores. Essas redes funcionam através de ondas de rádios. Esses sinais são formados por oscilações elétricas que são transformados em ondas eletromagnéticas e em seguida são redirecionadas através das antenas. As ondas de rádio são ondas eletromagnéticas (formadas pela combinação dos campos elétrico e magnético que se propagam no espaço perpendicularmente transportando energia) utilizadas pelas emissoras de rádio. Basicamente, nos locais onde há sistemas que fazem uso de ondas de rádio, um circuito elétrico é o responsável por provocar a oscilação de elétrons na antena emissora.

FOTES;

https://www.msdmanuals.com/pt/casa/dist%C3%BArbios-cerebrais,-da-medula-espinal-e-dos-nervos/sintomas-de-doen%C3%A7as-do-c%C3%A9rebro-da-medula-espinhal-e-dos-nervos/introdu%C3%A7%C3%A3o-aos-sintomas-de-doen%C3%A7as-do-c%C3%A9rebro-da-medula-espinhal-e-dos-nervos

https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/dist%C3%BArbios-hormonais-e-metab%C3%B3licos/equil%C3%ADbrio-eletrol%C3%ADtico/considera%C3%A7%C3%B5es-gerais-sobre-a-fun%C3%A7%C3%A3o-do-s%C3%B3dio-no-organismohttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/9116/9116_5.PDF

http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2013/03/cerebro-molda-suas-funcoes-e-capacidade-pelo-constante-uso.html

https://drauziovare