Educação e transformação (a comunicação não deve ser violenta)

 A Educação Moderna e Contemporânea

 

A Educação e suas transformações no marco histórico de uma sociedade. (Território ou "comunidade ")que passa por uma variação historicamente se difunde com base ideológico que impulsiona a um contexto elitista em movimentos e obras com carater cultural,religioso e histórico contemporâneo.
O período de colonização no Brasil tinham uma visão ideológico de evangelização aos indivíduos que aqui habitavam, em 1549 por meio socializador como objetivo de catequização aos povos originários Brasileiro,confundindo com os índios da Índia Segundo historiadores, eram Objetivo  de estabelecer a comunicação verbal e não verbal e assim mudar o modo de se viver se fala se comportar e se expressar dentro de sua comunidade e dentro da sociedade que se constituram, através da religião e evangelização os individuo que aqui  viviam antes da chegada dos Portugueses que residiram no Brasil na época da colonização. 

Iniciou-se a catequização  dos índios sendo os padres, Jesuítas mediador desse processo da linguagem verbal e escrita e o comportamento da comunidade e suas descendentes que ão conviver com outros povos que constituam famílias ou tiveram filhos, através leitura e a musicas, técnica de escrita foram desenvolvida pelos padre no período do iluminismo. 
Porém muitos individuo se apropriaram dessa técnica para desenvolver um sistema de ensino para uma educação de forma filosófica. Sendo assim esse sistema educativo tornaram importante na contribuição do desenvolvimento adquirir aprendizado apropriando dessa cultura de forma a contribuir no meio social. A partir dai educação se expandi-o iniciando a escolarização, porem não eram para todas classes sociais, quem conseguiram entrar em uma escola ou acompanhar o processo educativo passavam por um processo metodológico de avaliação sistemática, os indivíduos que adquiriram esse sistema de ensino como base na filosofia iniciando processo de ensino e aprendizado através da disciplina de filosofia e matemática. A ideologia Politica Religiosa Cultura e Social, estabelecia padrões no meio sociais, assim a educação de forma filosófica iniciou como disciplina educativa, iniciando algumas contribuições  em obras da literatura, versos, música, prosas, arte, trovadores e poesias nesse processo histórico educativo. Em locais urbanos e centros que a  educação eram feita, relacionando a realidade do homem com tudo o que esta em sua volta. 
A educação tem um papel fundamental no processo de formação e socialização no desenvolvimento de aprendizado por meio cognitivo afetivo, sendo ele um principal objeto de contextualizar o conceitos para o seu desenvolvimento intelectual na cultura no ambiente e meio em que esta inserido, o individuo em desenvolvimento como cidadão pleno tem como estabelecer suas competências através das habilidades e capacidades em prol de uma educação inclusiva de qualidade.
 Sendo através da educação que tem o objetivo de leva o individuo a alcança o conhecimento no processo de aprendizagem educativa e socializadora ,tem como intuito de desenvolver suas habilidades e competência de forma que garanta o sujeito ter uma qualidade garantia em suas estruturas psicológica saúde e acesso livre como cidadão de direito a construir sua identidade e autonomia no meio social sendo ele importante nesse processo educativo e intender qual e a sua participação no espaço socializador como cidadão pleno.

A metodologias se adequam  e se aproxima com a realidade com base na construção do individuo de conhecimento e entendimento em seu processo como o construtivismo como método de Paulo Freire desenvolver em suas aulas no Eja uma visão de realidade dialética trazendo a realidade de vida do individuo para a sala de aula, pois ele percebeu que o ser se desenvolver através da construção proximal da realidade com técnica educativa. podendo levar o individuo a desenvolver suas habilidades e competência no meio educativo, porém não são todos os alunos que apropriam  desse método, o educador precisa esta atento com o aluno, pois essa construção e dada através das relações e interações sociais. uma ideologia metodologia da construção dentro da realidade, penando no educando o foco principal no processo de aprendizagem.

 O educador precisa esta atento o sua metodologia de ensino, pois o aluno precisa ser o centro para alcança esse aprendizado que se aproxima  da realidade, ele se apropria do conhecimento de forma transformadora, pensando nesses métodos Tradicional Construtivista Montessori tecnicista etc, o individuo pensante transformador das relações sócias, sendo ele  o centro desse processo, pois se não houver essa intervenção educativa socializadora o efeito educativo não há resultado significativo no processo educativo. 

O processo educacional precisa pensar em uma ideologia transformadora que pensar na pratica do professor para  transformação social, essa pratica entendida como ferramenta de intervenção socializadora ideológica que contribuam nesse desenvolvimento no processo evolutivo na educação.

A ideologia de transformação Socializadora do individuo se dar através das relações humanas com meio, por meio da interação que se consolida na espaços educativos entre a relação professor aluno, aluno- professor, aluno e todos os que se envolvem nesse espaço educativo. Essas transformações no dias atuais vem sendo passada por um Sistema de Ensino complexo com base ideológica partidária esquerda  ou direita desde que atenda às necessidades fisiológicas psicológica cultura história... 

No entanto a ideologia no processo educativo vem tornando forte de modo a promover a desigualdade social, pois as bases se dividiram tornando a educação um mecanismo de desenvolver o educando para  o mercado de trabalho, não que seja errado esse mecanismo de ingresso para o mercado pois o educando precisa desenvolver-se também de forma economicamente em seu desenvolvimento social, sendo ele capaz desenvolver outras competência estabelecidas na formação social, tornando um indiviso completo atuante em seu meio que vive ,podendo esse individuo ter mais produtividade tanto econômico como de forma intelectual nos ambiente socializadores um sujeito capazes de toma decisões complexas  de desenvolver outras capacidade por meio de suas habilidades.

Uma educação transformadora desenvolvida por meio educativo idealizada nessas competências de transformação do individuo no centro educativo, pensando na qualidade na equidade com base em uma  socializadora.
Nos dias atuais esse processo educativo em plena pandemia, onde se percebi o quanto que a educação e importante para atender esses individuo de forma transformadora e contextualizada dentro da cultura com foco na realidade social do momento, No campo de competência e habilidades o sujeito transformador das relações humana, pois o individuo que não consegui intender qual e sua participação nesse processo socializador não consegui adquiri competência e perceber qual e o seu papel fundamental nesse espaço social cultural de forma histórica.

O sujeito originário brasileiro (indígenas e seus descendentes Pardo ou afro brasileiro ) após séculos tiveram perdas cultural,história,identidade pois foram impulsionados  a ações que mudaram o comportamento  aos descendentes  comportamenque que não podem ser confundidas com defeitos (transtorno,defits ou aspectos)pois o comportamento desses sujeitos foram impulsionados a técnicas que poderiam provocar mudanças no comportamento exemplo : hábitos involuntários. Pois passaram por transformação. 

Autora; Dione Rodrigues


filmes para refletir;https://www.youtube.com/watch?v=8RSZrM-zFUg

 

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