Crítico-social

 De acordo com o ARTIGO ;GARRIT, Marcio 

GARRIT, Marcio. Freud e o perigo na formação das massas. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 06, Ed. 02, Vol. 07, pp. 111-127. Fevereiro de 2021. ISSN: 2448-0959, Link de 

acesso: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/psicologia/formacao-das-massas


O conhecimento e conceitos são relevantes consequentes na formação do sujeito social ,como mecanismo adquirido em massa, gerada durante a formação dessa massa.

Através de conceitos adiquirio  durante o processo de aprendizado, sendo uma questão muito importante que devem ser colocado em questão para refletir e sanar a bullying,racismo entre etnias entre os povos que tiveram auto declaração como o negro e indio no Brasil, o ambientes em constantes desafios que fizeram parte do processo dessa construção, para o sujeito constroi sua identidade , a atualidade a construção do seu lugar na sociedade contemporânea

No entanto e quanto a naturalidade nas relações sofreram uma frequencia de estimulos que provocaram essas relações no descadeamento de preconceitos contras algumas culturas algumas religiões algumas etinias.

E por se tratar de povos individuos que se tornaram misigenado,ou seja afro ou indigena ainda o preconceitos diante as relações se apresentam com uma claresa e evidencial,quando se analisam quais são as caracteristicas social da baixa renda.

A vida e uma frequencia maior nas relação humana, de som e sombra, uma cincurdando a outra impulsinando para a vida ou para fracaço dependendo de quem os impulsionam essa frequência.

Geralmente a ideia do autor é refletir sobre as relações compostas de ações que foram transformada socialmente.

Não sendo dada como a unica certa,ou a unica errada são conceitos aprendidos socialmente e com esses conceitos foram trazido de outras culturas que não e a mesma cultura não podem ser dadas como universal concreta para todas as outras culturas.

Por mais parecidas as ações organizações mas cada comunidade tem uma realidade,cada realidade tem uma outra pespectiva e valor.tanto cultural quanto historico.

Exemplo;O indio Brasileiro,em otica concetual , Impos e traçaram padrões e cultura pelo relatos historico que habitavam no periodo de expansão territorial passaram por experiência em sua transformação social com dito que seriam selvagens na literatura, ou seja julgaram como o ataques de outros territorios de expanção territorial com o mesma otica generalizando todos os indios com um unico padrão esteriotipado de comportamento,tendo alguns vertigios na historia de aniquilação em algumas aldeias,casados e perseguidos como se fossem animais foram escravisador , foram os primeiros a serem introduzidos a metodos de alfabetização pela companhia de Jesus ou separodos do grupo onde alguns desconhecem sua identidade,por haver registros que comprovem a origem cultural do povo brasileiro ou seja natural indigena.

Desvalidaram o conhecimento que ali existia,recolocando um novo conhecimento na linguagem verbal e escrita,desordenado a cultura a lingua e desenvolvimento de varios sujeitos dentro do contexto social,pois todos naturalizados em locais em que foram registrados e alguns eram leigos sobre a partenidade maternidade ou origem de nascimento,Pois muitos Paises passavam por periodo que marcas historica de guerra ou pós guerra onde se caracterizam esses processos históricos, algumas comunidades,classificando com esteriotipos ou esgma social praticamente diversas comunidades desequilibrando a construção da evolução social natural.Ente pessoas naturalizadas com Brasileiros ou outros que vinheram e constiruiram familias,ou deixaram filhos sem reconhecimento parteno durante o periodo de guerra ou pós guerra com pessoas de origens naturais como indigenas e assim o sobre nome!? que foram dado por quem os registraram a ordem.

Darcy Ribeiro. As análises consideram as diferentes convenções ideológicas e de estilo dos vários movimentos culturais, que promovem o diálogo entre o indianismo e o indigenismo literário brasileiro

Segundo  o artigo;A prática docente nos cursos de História da Educação na Universidade Federal de São Carlos nos tem possibilitado perceber a carência de estudos sobre os primeiros séculos da educação brasileira, o que nos motivou a elaborar o projeto de pesquisa Educação, História e Cultura no Brasil (1549-1759), do qual este artigo é um resultado parcial.

Á aprovação do Ratio Studiorum, com pouca ou nenhuma observância às Constituições da Companhia de Jesus e, simbolicamente, poderíamos dizer que esse primeiro século da sua história termina em 1597, com a morte de Anchieta.

Nessa otica da expansão territorial  Brasileira.

"A chegada dos portugueses aqui foram um dos momentos mais marcantes Segundo a literatura, as descobertas da terras através das grandes navegações, realizadas por eles durante todo o século XV" 

"localização geográfica de Portugal garantia acesso fácil às correntes marítimas do Oceano Atlântico"

"espanhóis chegaram à América, em "Foi dessa preocupação dos portugueses em conter a expansão espanhola que saíram dois acordos: a bula Inter Caetera (1493) e o Tratado de Tordesilhas (1494)."

As terras recém-descobertas por Portugueses e Espanhois,começaram a ser disputadas  "Segundo a literatura historica cultural contada como fator historico ``

"O Tratado de Tordesilhas foi um acordo feito entre os reinos de Portugal e Espanha, em 7 de junho de 1494, que definiu os limites das áreas de exploração entre ambos na América do Sul. A divisão se daria a partir de um meridiano estabelecido a 370 léguas de Cabo Verde. Nessa partição, as terras descobertas a oeste da linha imaginária pertenceriam aos espanhóis e as terras descobertas a leste pertenceriam aos portugueses. O fim do tratado se deu com a formação da União Ibérica, quando os reinos de Portugal e Espanha foram unificados."

 Território da América do Sul, chamado de “Novo Continente”

Segundo historiadores narram, na passagem dos Portugueses pelo Brasil, ao chegar ao Brasil ,chegando na Bahia quem cabo Verde, encontraram indios, acharam que haviam chegado na india, Pois estavam em busca especiarias na India.

Essa questão de rivalidades dualidade e algo que deveriam ser sanado ,pois todos vinheram de algum lugar o que muda e apenas uma cor de pele ou local onde reside.

Reflexões! O que aprendemos socialmente? o que devem aprender socialmente ?E qual o significado da aprendizagem apreendida.

Reflexão critica!
por que a avaliação para alcançar uma meta um resultado deve ser através do modelo tradicional de ensino notas o resposta para o desempenho ou comportamento?
O método que avaliar o aluno com notas para dar uma resultado uma reposta Desejada para alguns não garante o aprendizado objetivando um resultado ou de fato que o sujeito aprendeu ou ja  havia apreendido dando o resultado ou uma resposta desejada.
Paulo Freire em seus discursos literarios retratam a construção do sujeito com o mundo, um sujeito que visavam a transformação a mudança social com base na construção com base em sua vivencia real e  realidade vivida de cada sujeito, onde desenvolvem seus conseitos como base literaria, através da experiencia real através da realidade na formação dos sujeitos  da Educação de adultos (EJA) .

Significado da palavra ; fazer a ratificação, a validação de (ato, declaração, promessa, situação); confirmar, validar

método Paulo Freire estimula a alfabetização dos adultos mediante a discussão de suas experiências de vida entre si, através de palavras presentes na realidade dos alunos, que são decodificadas para a aquisição da palavra escrita e da compreensão do mundo
A Pedagogia Critica foram criada por Salviane, A Pedagogia Histórico-Crítica, teoria criada pelo pedagogo brasileiro Dermeval Saviani, tem como foco a transmissão de conteúdos científicos por parte da escola, porém sem ser conteudista, onde ele descreve que o metodo conteudista de passar para o sujeito em formação uma grande quantidade deconteudo sem se preoculpar com o desenvolvimento do intelectuo ( mente,cerebro neurais,cognições,outros nomes que se dar para a capacidade de armazenamento do  conteudo adquirido) no sujeito em formação.Para ele a teoria ter acesso ao  conhecimento e a sua compreenção por parte do estudante para que ele seja capaz de transformar a sociedade superando a visão do senso comum.
A Critica materialista dialetica histórica preconizado por Max cujos fundamentos por principal caracteristicas ( interpretação da realidade  a visão ,para produção da vida, produção de trabalho ,apraxis articulada da teoria amaterialidade organização do homem social para a produção da vida ) caracteristica da organizações que ele constroem,principio da logica,dialetica a contradição.O principio dialetico parte da realidade do movimento impirico do senso comum baseada no real aparente e por meio da abstração reflexão concreta com a elaboração do pensamento .chegue ao  objeto concreto.
Concepção da logica dialetica concreta da realidade segundo.
Empírico Abstrações Concreto Pensado(real aparente) (reflexões) (real pensado) Prática Teoria Prática.A psicologia que embasa a pedagogia histórica critica teoria historica-cultural de Vigostsk,onde  ele fundamenta sua compreenção como sujeito historico constroem relações com o mundo natural socialmente.

Sendo assim, em momentos diferente da realidade existente,a construção do conhecimmento devem levar em conta a construção da cultura existente como principio comum ,mas buscando a  cultura da sociedade que habitaram base em um alicerce para garantir a sobrevivencia da cultura na formação humana e seus processos de desconstrução ou  reconstruindo desses sujeitos, ou seja a identidade do sujeito dentro do contexto dessa construção  Social comportamental da histórica.Pois toos partiram de uma formação construida com valores conceitos cultura trazida como principio para formação de uma determinada classe ou seja,as classe devem receber o mesmo conhecimento,por serem de origem naturalizado.mesmo que tenham vinculos com outras cultura,pois a cultura Brasileira tiveram uma variação de ideias com esses principios de cada Pais que resideram ou apropriaram dela,desvinculando em hipoteses a verdadeira origem real,tanto quanto o natural e existencial,ou uma materia organica composta por organismo que em comum em espaço e tempo estabele relações ou não  organizando hamonicamente sem danos comuns.

A aprender algo e bem mas que validar métodos, mesmo eles sendo mecanismo para processo que verificar o que o sujeito sabe ou não , colocado em pauta em alguns processo seria a presença o desempenho mostrado para realizar um determinado processo, não como avaliação e sim como participante desse processo respeitando também a individualidade e subjetividades do sujeito em questão, pois cada sujeito e único cada aprende de uma forma cada desenvolver um determinado situação diferente da outra ou seja cada sujeito aprende de um jeito ou uma forma depende do que lhe foram usado como afetiva foram os elementos que contribuíram para que esse aprendizado seja simbólico o significativo para ele para sua formação. 

Carl Rogers Norte - Americano (1902-1987) para a educação são uma extensão da teoria que desenvolveu como psicólogo. Nos dois campos sua contribuição foi muito original, opondo-se às concepções e práticas dominantes nos consultórios e nas escolas.

mesmo assim no momento de ser avaliado, dando um resultado positivo, as melhores notas  não faz diferença para que o sujeito avance o que pode causar alguns problemas como a cobrança do porque que mesmo dando melhorares resultado notas o sujeito não conseguem alcançar determinados desenvolvimento significativo na evolução intectual ou mesmo avanço no mercado de trabalho ,pois o que se julgam não e apenas um resultado e sim um conjunto como Classe social, cor de pele, origem outros fatores que podem contribuir para que o sujeito não possam desenvolver dentro de outra classe social.

Segundo De Aquino (2007), “a aprendizagem refere-se à aquisição cognitiva, física e emocional, e ao processamento de habilidades e conhecimento em diversas profundidades, ou seja, o quanto uma pessoa é capaz de compreender, manipular, aplicar e /ou comunicar esse conhecimento e essas habilidades” (DE AQUINO, 2007, p. 6).  Segundo Illeris (2013), “Qualquer processo que, em organismos vivos, leve a uma mudança permanente em capacidades e que não se deva unicamente ao amadurecimento biológico ou ao envelhecimento” (ILLERIS, 2013, p. 3).

O que irá determinar quem pode ou não concorrer uma vaga de trabalho entrada em escola particulares faculdade etc ,
 
Pois a maioria das pessoas  cresceram de uma cultura que propagou a desigualdade o racismo nacismo egocêntrico , por prevalecer uma classe social que controla e outro que devem obedecer .
O seja qual foram as mudanças que ocorreram durante a chegada da escravatura no Brasil com a atualidade, a cor de pele a origem pois foram construído conceitos com base em realidade que vinculam com a realidade existente, ainda pesa para o sujeito mesmo ele apresentando bom resultado boas notas ,a devolutiva que envolvem a linguagem vinculam em desvalidar o processo da vida do sujeito.

“Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser o opressor”, Paulo Freire.- 96

Ou seja ela tornam coecitiva, punitiva .Reproduzindo mas opressão ou mais oprimidos adoecendo a população com fedbeck  que  pertence a menas ( poucas ) informações sobre o efeito do metodo,ou seja reprimindo depresivamente. como um ciclo.

“[…] sua solução, pois, não está em integrar-se, em incorporar-se a esta estrutura que os oprime, mas em transformá-la para que possam fazer-se seres para si” (FREIRE, Pedagogia do Oprimido, 1968).

A questão pessoal e sim por não verificar de fato o que o aluno aprendeu pois aprende a depedendo as condições momentâneas para realizar essa  avaliação pois o ambiente influência no resultado ,em um momento o resultado pode ser um em outro pode ter um outro resultado.

 Ou seja o aluno está sendo avaliado  aptidão momentâneo de resposta desejada.
A educadora (o ) enquanto professora(o) na educação pode oferecer bem mas do que estão oferecendo quanto coleta de resposta eles podem realizar seu papel de intelecutor oferecendo mecanismo que leve o sujeito a ter suas respostas sendo elas ouvintes pois muitos enquanto o professor realizar sua dinâmica de aula estão em condição de ouvintes e quanto meio de validar o que essa interlocução seja avaliada seria a linguagem verbal como meio de discussão e participação democrática em aula ou fora dela. Quando o professora (o) reclama de salário em revindicações por melhorares condições em carreira o que não é irrelevante ,mas o que esta em jogo são formação de crianças ,alunos formação de sujeito que irá no futuro fazer parte do processo social  do desenvolvimento da sociedade. 

Normativa ,PORTARIA Nº 473, DE 12 DE MAIO DE 2020

Prorroga o prazo previsto no § 1º do art. 1º da Portaria nº 343, de 17 de março de 2020.
Ações do MEC respostas a Pamdemia covid-19

FORAM OFERECIDO A DISPONIPONIBILIDADE DE FERRAMENTAS COMO O ACESSO AS TECNOLOGIAS  PARA ALGUNS E PARA OUTROS MATERIAIS DIDATICOS DE CARATER PEDAGOGICO,COMO OS LIVROS QUANTO TRILHA DE APRENDIZAGENS DA EDUCAÇÃO INFANTIL PAULISTANA,SABERES E APRENDIZAGENS E IMPLATAÇÃO DO CURRICULO DA CIDADE ,ENQUANTO O PROCESSO DE EDUCAÇÃO COVI-19


A mercê das falhas ocasionais a falta  consequentes da informações algumas  famílias por desconhecer seus direitos o desenvolvimento que deveriam ser positivo passa a ser negativo algo que possa ser mudada, pois com a normativa onde o  secretário da educação passou para as famílias da rede publica de São Paulo ofereceu como mecanismo para as famílias durante o período de pandemia covid - 19 a informações quando delegou para as famílias educar em casa os filhos.

A representação de objeto, também chamada de representação da "coisa", é "um complexo de associações, formado por uma grande variedade de apresentações visuais, acústicas, táteis, cinestésicas e outras", de acordo com Freud.

Muitas mães se apropriaram de conhecimento pedagógico por  ter tido acesso aos livros didaticos,muitas iniciaram a pedagogia pelo fato de fazer o papel de uma professora.
 conhecendo  seus  mecanismo  não, o sujeito  não precisa de notas e sim de meios para que essas ferramentas possam fazer significado na vida do sujeito  e o que aprenderam desse processo. Pois o professor consegui saber o que o aluno esta aprendendo ou não  desde que ele se envolvam em discussão nesse processo de fato e não como meros conteudistas para arrecadarem resposta afins eliminação, pois devem levar em consideração a realidade existe tanto quanto dos fatos reais tanto quanto do professor quanto tanto do aluno e familia ,pois fazem parte de um processo social e socializador, pois foram deixado de lado o sujeito ser a identidade individual.