Modo de se expressar e se comunicar ´´SOCIAL``

Este texto não e uma forma de desconstruir ou mesmo influênciar  o leitor  a ter o mesmo pensamento e sim refletir sobre a linguagem e com meio  democrática, ou como ela influência e é influenciada através estímulos modelo padrão e outros meio de se comunicar a expressão linguística aprendida , pois foram ensinado través das influência cultural durante o processo de formação enquanto sujeito desse processo.

Sendo que a língua Portuguesa no Brasil teve outros povos que vinheram se instalar moradia trazendo os povos da África e no Brasil residiam povos Indígenas que falavam o tupi Guarani entre outras linguas dependendo a região do Brasil ,essas  língua em algumas da aldeia sofreram variáveis por serem separados e catequisados em outros costumes  .Onde se tornaram multiculturalismo ou afrodescendentes. A cultura Brasileira foram compostas por estas ou mais variações linguística e assim se constituiram com uma liguagem padrão da língua portuguesa sendo que tem diferenciação falada e escrita entre as regiões e comunidades.

Junto com o padrões surjiram algumas influencias que causaram transtorno no decorrer do processo de letramento escrito como a grafia ortogragia, que para alguns são erros orgraficos da escrita Portuguesas  para outro são variaões que a causal que foram sendo modificada e transformações durante as mudanças sociais e suas influencias linguisticas ocasionais e para outros transtornos como disgrafia,descaluclia e  disortografia  seja defits.

(Abud, GOOGLE - 2022) disortografia é a escrita incorreta, com erros e substituições de grafemas, alteração atribuída às dificuldades no mecanismo de conversão letra-som que interferem nas funções auditivas superiores e nas habilidades linguístico-perceptivas A disgrafia é um dos transtornos de aprendizagem específicos, que indica dificuldades ​​nas habilidades de escrita, em particular na forma gráfica. A caligrafia de uma pessoa com disgrafia é muito ilegível. Na alfabetização, as crianças demoram muito para aprender a escrever.

É bastante comum que algumas crianças apresentem dificuldades para ler, escrever ou compreender a escrita não significa qie não consiga aprender pois a escrita e algo abstrato mas alguns consegui ler a escrita e signicando o processamento da linguagens. Mas, em alguns casos pode ser um Transtorno Específico de Aprendizagem, ou seja, quando o cérebro armazema a informações e corresponde ém um processo de (cognição,intelecto,mente,processamento) funcionalidades  de uma forma diferente, já que não recebe de outra forma  mas consegui corresponde sinalizando de outra maneira de uma outra forma de processar, analisar ou armazenar as informações de forma adequada. 

Segundo o texto da Dra Fabiele  Russo, O processo de Aprendizado éxiste uma complexidade no mecanismo do processamento da informação ao mecanismo da aprendizagem, onde o processamento da informação e armazenamento não vinculam a mesma informação ao mesmo tempo, porém não significa que o sujeito tenha deficiência e sim um processamento diferente os e mais ou menos mas e diferente do outro. O que precisam entender que alguns sujeitos em determinados situações onde envolvem o  letramento alguns precisa de mais tempo do que o outro, pois não são todos que consegui aprender da mesma maneira ou da mesma forma.

Este Texto e edição: Vitor Diel sobre a literatura de autoria indígena.
doutoranda em Teoria da Literatura no Programa de Pós-Graduação em Letras da PUCRS Julie Dorrico se fala com exclusividade ao Literatura RS sobre a rica história da produção literária de autoria indígena, seu (ainda tímido, conforme a entrevistada) reconhecimento pela Academia brasileira e a situação da produção literária indígena em 2019 — declarado pela UNICEF como o ano internacional das línguas dos povos indígenas.

Neste contexto alguns dos povos deixaram de fazer  tiveram perdas ( afasia) é a perda parcial ou total da capacidade de expressar ou compreender a linguagem, falada ou escrita pois sua linguagem não havia um padrão dialético de entendimento para alguns ou outros povos  e assim,alguns por meio as intervenções  tiveram que se apropriaram das novas tecnicas inovações no decorrer do processo e por meio do ambiente social, mas também a sua cultura incorporada foram elementos que primordial para garantir o resgate  da sua identidade e modo de vincular dentro do contexto social  


Muitos estudos retratam a respeito sobre a ação a dinâmica que esse assunto abordado, que influênciaram a cultura as relações a história a língua um padrão um controle que impulsiona o gráfia e caligrafia e avanços e retrocesso que nela permeiam. 


Segundo o texto da Professora de Português Flávia Neves a língua Portuguesa passa pir influência e promover variações.Neste depoimento escrito abaixo pela a   Alfabetização Comorbidades Coordenação Motora Deficiência Intelectual 


 Atigo do googlo. Variação Linguistica ,mudança que se apresenta devido á capacidade de se transformar e de adaptar. Ocorrem variações na lingua porque a lingua e usada por falantes inseridos numa sociedade complexa,formada por diferentes grupos ,sociais,com diferentes habiltos linguisticos e diferentesgraus de escolaralizaçãoes Segundo Professora de Lingua Portuguesa , Flavia Neves afirma que  que o uso da regrase os falantesde usam de modoa suprirsuas necessidades comunicativaadaptando conformesuas intençõese necessidade


Cada lugar ou comunidade tem um jeito de se expressar e se comunicar através da linguagem verbal a falada a linguagem não verbal escrita ou por meio de desenhos  ou digital,  e a linguagem corporal libras e Brally.

A liguagem escrita ( concreta )de dentro para fora ,linguagem ñ verbal de fora para dentro uma projeção da (abstração) colocada para fora .
No entanto a linguagem o quanto se evidencia as alterações da linguagem e variáveis nos decorrer do tempo e suas influências trazida por ela nos processos evolutivo. 
Para Skinner ,"[...] o afásico revela em geral a importância de se insistir nessas distinções. O fato de o indivíduo poder perder sua capacidade de falar, embora continue a ser um ouvinte eficaz, só nos deixa perplexos se tivermos admitido que um processo especial de 'compreensão do significado da palavra' é comum ao ouvinte e ao falante." Skinner, 1957, pp. 235-236

 Sendo o sujeito ouvintes que apresenta a sua expressão  de acordo com a influência da  linguagem através da comunicação ou por meio do avanço das tecnologias que foram e estão sendo incorporada diariamente através da fala ,da escrita, leitura,e outros meios dos códigos serem empregados  com pronúncias e abreviações da escrita digital  o emoticon  outras  dentro de algumas constumes de comunidade podendo entre elas sofrerem variações da língua ou na  forma que se apresenta. 

As linguagens escrita  foram impostas  introduzida aplicadas sem  questionamento se o sujeito estaria tendo uma relação saudável por esse mecanismo pois para alguns abstrair exigir um esforço que alteram as estruturas da linguagems ou seja a linguagem entre si se comunicar uma com a outra. 
A verificação  para alguns sujeito  e assim apropriaram dela ,são colocada em ação através da escrita caligrafia (grafia) digital  teclado de celular computador e outros aparelhos eletrônicos e linguagem verbalizada dependendo da região tem ação própria da sua cultura a linguagem corporal como linguagem de sinais libras ou gesto são também uma forma de manifestar a ação da língua através da artes dança teatro e atividade que física .
 Assim a linguagem dentro de uma ética e uma moral construída socialmente o sujeito usa como mecanismo de comunicação e expressão tanto verbal ou não verbal. 

A ética está relacionada à questão de convivência de uma determinada sociedade, onde  são colocado valores ações e movimentos que relacionando entre si vínculam através das relações que formam essa relação vinculando a moral e costumes em determindas situações e ocasiões ou em tomada de decisão e convivência . 
Sendo um dos condutores que veicular para a compreensão entre a comunicação, que podem determinar ou não algumas ações na vida de determina classe determinada valor podendo usarem como veículo punitivo ou de forma coercitiva depedendo a situação.. 

Sendo a moral construída na concepção de veicular ações voltada a condulta ética por meio da moral.
Quando se trata de algo que pode se afere a vida e o bem estar de alguém éticamente devem ser colocado a moral em questão pois a vida deve está acima de qualquer controle ou situação ,pois dependendo da questão podem provocar situação aversiva no sujeito. 
Ou seja o sujeito tem ser visto de dentro e de fora, a ética e de fora de uma moral sendo um conjunto  sem ser colocado a prova.
Pois são princípios intrínseco enraizado colocado de forma moralmente através da cultura e religião em sua forma de ser e pensar. Pois foram construídas no decorrer de um contexto e processo de umas determinadas formações .

Pois a linguagem verbal dentro da ética  são usadas como meio de expressar o pensar e flexivamente democráticamente respeitando a forma de o outro  expressar sendo que a linguagem escrita gráfica, também e uma forma de se expressar a linguagem não verbal uma forma abstração e um mecanismo de colocar para fora o que pensa ou seja uma moral uma ética andam de lado a lado para alguns sujeito Assim a linguagem verbal ter ser colocado em pauta a forma ou modo que não defame ou coloque em situação que não prejudique o processo de cada um .pois cada um tem um jeito de  entender a conduta ética e moral. Cada situação e única cada caso e im caso.

Por se tratar da linguagem gráfica a escrita, modificada através das influência que compôs no decorrer dos processo cultural de algumas comunidades e decorrer tempos a linguagem  passa por essa tradição e intermedio das tecnologias.. 
 Verdades ou não verdades  certo errado, depende do ponto de vista de uma ótica ética e moral composta dessas variáveis. 


Texto reflexivos ;Dione