A crítica positiva ou negativa contemporânea

Quando um sujeito critica algo e porque esse algo para a sua vida tem significado, Em observação o organismo do ser humano e algo complexo e ao mesmo tempo simples.nas observações no cotidiano da comunidade ou territorio da comunidade da Região Sul de Sao Paulo, alguns sujeitos e composto por relações sociais afetiva e cognitiva,onde essas relações sociais divergem entre duas linhas socioeconimica RELATIVAMENTE por classe sociais baixa ou alta,onde recebem influencias de diferentes linhas de pensamentos que impulsionam os movimentos economico da regiao e a cultura e economia,pois as classes sociais se relacionam,porem ha divergencias nos termos teoricos que contribuiram na formações e cultura do comunidades,esses teoricos diverge de teorias compostas por realidades divergentes contextual da realidade da comunidade que habitam as regioes do Brasil.
Rosenberg escolheu a comunicação conhecida como "não violenta" para se aproximar da filosofia de Mohandas Gandhi do ahimsa (ou não violência). Não obstante, ao contrário de Gandhi, Rosenberg aprovava o uso defensivo da força - para evitar ferimentos, mas não com sentido punitivo (ou seja, com a intenção punir ou machucar alguém). Rosenberg afirma que esse desejo de punir e o uso de medidas punitivas existem somente nas culturas que têm visões moralistas do mundo, que usam as categorias de bom e mau. 
Pois foram implatado e moldados os sujeitos pelos orgaos publicos esses contextos de outras culturas,onde o contexto multicultural dar divergencias de informações,na variacoes linguisticas costumes religião etc...Os sujeitos Brasileiro sãp acolhedores mas não tem que receber influencias que impulsionam de forma negativo,pois recebem e acolhem os que vinheram por diferentes situações que chegam, e assim os brassileiros tambem tem quer ter passelivre em outros paisez se assim desejar. Essas críticas poisitiva ou negativa influências no organismo direta ou indiretamente podem provocar algo orgânicos de um sujeito reações de reflexos ou positiva ou negativa depedendo de que forma foram dada ou passada. Para alguns sujeito que vivem em ambiente social que as relações do convívio social está ambientalizado com seu organismo os efeitos da críticas dependendo a proporção podem ser algo que impulsionar para uma análise do sujeito diante a situação problema, para outros o local ou ambiente da crítica depedendo a localização, postura, voz fidbecek podem provocar reações divegentes no organismo pois não estão acustumado a ser repremido ate que consigam filtrar e nao ser esponja não levar para a sua vida pessoal o que e algo difícil depedendo a cultura .
Observao o filho de um sujeito em condições considerados pelas classe social ( pobre):ele nasce crescer recebe da sua família o que recebeu da sia família e do meio social e educação e os vínculo sociais que fizeram com que seja quem e pois contribuíram para a sua formação com sujeito social,recebeu as influências e cargas positiva e negativa ,ao seu redor uma proporção de variações de influências que irá acarretar em sua personalidade ou moral.O filho de um sujeito que tem condições financeiras estrutural (rico)a educação quem dar são terceiros o vínculo afetivo dado da sua família são geralmente limitada pois as babás que se dão para recompensar a falta afetiva. Então o fedbek que eles dão tem um peso maior que os que recebam da família que tiveram vínculo afetivo mesmo se dividindo entre o trabalho e tarefas o afeto,do dia dia essa carga negativa deixa um carga de agressividade.As influências sociais deixam sequelas deixam transtorno deixam para as duas classes sociais marcar de opressão ou opressivo para alguns acham e frescura não e frescura pois os dados estatísticos comprovam o quanto as marcas sociais na vida na cultura na saúde físico e mental estão vulneráveis.O vazio é o espaço da liberdade, e a ausência de certezas, mas é isso o que tememos: o não ter certezas, por isso trocamos o vôo por gaiolas. As gaiolas são o lugar onde as certezas moram.

Os Irmãos Karamazov-Fiódor Dostoiévski

O efeitos estáo no quadro negro da norte,pessoas adoecem por efeitos de cobranças por está fazendo parte de estatísticas por está e viver nas margens sociais ,quando os colonizadores cheram para o País, vinheram das margens literatura e seguindo o curso até chegar no Norte,alguns viveram no centro das cidades e outros nas encostas ,O sujeito aprende algo para conivência socialmente, sempre compartindo por algo ideal desde sempre, muito poderão dizer e normal o que é normal nos dias de hoje,alguns tempos atraz não existia por exemplo algumas tecnologias telefone,televisão computador etc.ótimo,significa que evoluímos ,mas os efeitos dessas transformações no cotidiano os sujeitos deixam marcas ,não se dão conta até chegar a sua vez a falta de almoçou a razão pelo algo que deixou para traz,Muitas vezes as condições financeiras são divergentes para o sujeitos que receberam em alguns momentos da vida a opressão ou foi oprimido irá em algum momento colocar para fora, esse desgaste reprimido, não porque o sujeito e mal ou bom, e sim Por viveu e reproduziu por gerações essa forma de construção social opressora ou oprimida que deixaram vestígios estruturais na realidade social tanto para os considerado por classe social rico ou pobre ,EXEMPLO,durante a escravidão de negros e índios,os sujeitos vivam de modo desumanos foram tratados segundo a literatura como animais onde muitos foram mortos reparados dos famíliares mulheres eram para servir aos padrões algumas eram amas de leite dos filhos dos padrões tiravam dos seus filhos o diretor de ser alimentar,formas ,homens eram para ser tratado como mulas puxando cargas, trabalhando sem receber pelo seu trabalho seus alimentos eram restos que sobravam dos seus donos,enfim,essa influências no organismo dos sujeitos depedendo a situações e ambiente são os efeitos assintomáticos de gerações anteriores Pois o Pais praticamente mesmo ele sendo de pele branca em sua genética pode ter a combinação dos antepassados ou de povo negro,índio ou dos colonizadores,tanto da forma genetica no seu orgânismo podem apresentar de forma assintomática os efeitos dessas estresse reprimidos na vida do sujeito de forma inconsciente . A opressão ou repreendido em outras linguagem coação de diferente formas ou maneiras de dizer e algo que meche com as estruturas psicológicas deixando o sujeito vulnerável e quando isso ocorrer tem que ser visto não como algo normal pois o tempo de escravatura já passou com os avanços em diferente seguimento não podem ficar esses transtorno opressores.pois todos são frutos dessas marcas dessas influências deixadas a séculos a lei auria segundo a literatura foram para dar liberdade e não aprisionar em história em cultura ou em modelos opressores.

Jovens e Adulto em Fases ou Etapas Transformação Social.

 
O Senso Comum no contexto Social,O Senso científico Contextual conceituado e Religião como meio Socializador das outras duas vertentes ou seja (RADICAL) nas relações sociais de forma consciente e inconsciente no processo que atribue os movimento, ações,e realidade social contemporânea durante o (processo)(aprendizagem)  quanto  (apreende) o (aprendiz) no processo educativo libertado. As ações social e Piscologico . Enquanto o sujeito está em aprendizagem e algo constante desde a concepção até o seu cognitivo estiver em conexão com o meio social e ambiente ,segundo alguns autores que escreveram sobre diferente conceitos porém todos retratado sobre o mesmo questão da mesma  realidade existencial contemporânea de uma cultura dd outro momento,reproduzindo o sua realidade em outros ambiente,pois a linha de pensamento e o modelo universal desde as escrituras sagradas(bíblia) o aprendizado segui o padrão social de geração a geração  transformando outros  sujeitos leigo através de citações , são literaturas com autores e protagonista do seu experimento ao mesmo tempo impulsionando a experiência para outros experimentos através da situação existencial e observação cotidiano e dialética e escrita. Aprendizagem cognitivista e enfrentamento relacional. A aprendizagem, para o Sociocontrutivismo, acontece em meio a uma relação dialética entre o sujeito e o contexto social. Dessa maneira, o ambiente modifica o sujeito tanto quanto é modificado por ele. Assim, todo aprendizado é mediado pela interação entre sujeito, educador e contexto social. O sócio-construtivismo é uma teoria que vem se desenvolvendo, com base nos estudos de Vygotsky e seus seguidores, sobre o efeito da interação social, da linguagem e da cultura na origem e na evolução do psiquismo humano. O processo de ensino e aprendizagem é definido como um sistema de trocas de informações entre docentes e alunos, que deve ser pautado na objetividade daquilo que há necessidade que o aluno aprenda. Etapas do processo de aprendizagem – Programação Neurolinguística 1 – Incompetência inconsciente. ... 2 – Incompetência consciente. ... 3 – Competência consciente. ... 4 – Competência inconsciente Abordgens usadas no contexto social de aprendizagem na educação e saude. Segundo a Teoria de Piaget, o crescimento cognitivo da criança se dá por assimilação e acomodação. O indivíduo constrói esquemas de assimilação mentais para abordar a realidade. “No caso de modificação, ocorre o que Piaget chama de "acomodação". Para Piaget a Equilibração: Piaget chamou o balanço entre assimilação e acomodação de equilíbrio. É ele o mecanismo auto-regulador, necessário para assegurar uma eficiente interação da criança com o meio-ambiente. Equilibração é o processo de passagem do desequilíbrio para o equilíbrio.  
 
Experiência no contexto Real.

Essa imagem foi tirada em pela minha pessoa no mês de agosto de 2022 em uma região da Bahia comunidade de Oliveira dos brejinhos Caldeirão dias depois, perdir meu irmão querido pela doença do séculos doença que foram diagnosticada tardamente pois podeiram ter sido acompanhada desde a sua concpção pois todos os sujeitos partiram de principios multiculturais e sendo multiculturais os sujeitos receberam em sua erança genetica,cultura, e sua construção social elementos compostos desencadeadores para ser desencadeadas sensações em seu organismo causais pelas influencias ambientais sociais e fisicos chegando a levar a morte, teve influências sociais e ambientais de forma negligêciadas
Experiência Real.
Essa imagem foi tirada em pela minha pessoa no mês de agosto de 2022 em uma região da Bahia comunidade de Oliveira dos brejinhos Caldeirão dias depois, perdir meu irmão querido pela doença do séculos doença que foram diagnosticada tardamente pois podeiram ter sido acompanhada desde a sua concpção pois todos os sujeitos partiram de principios multiculturais e sendo multiculturais os sujeitos receberam em sua erança genetica,cultura, e sua construção social elementos compostos desencadeadores para ser desencadeadas sensações em seu organismo causais pelas influencias ambientais sociais e fisicos chegando a levar a morte, teve influências sociais e ambientais de forma negligêciadas pois não houve acompanhamento na fase importante para o seu desenvolvimento. A Lei 13.935/2019 determina a inclusão obrigatória de profissionais de Psicologia e Serviço Social em redes públicas de educação básica. Ou seja, nas escolas. A Psicologia e o Serviço Social são profissões que apresentam significativa contribuição para a Área Educacional. Art. 29. A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. (Redação dada pela Lei nº 12.796, de 2013) durante sua gestação,pois toda a grávida tem direitos de ser acompanhada durante a gestação 
Incumbe ao poder público proporcionar assistência psicológica à gestante e à mãe, no período pré e pós-natal, inclusive como forma de prevenir ou minorar as consequências do estado puerperal”.

DURANTE a infantil e ao longo da sua vida e  para evolução funcional ou psicológica pois os Brasileiros sofreram por influências multifatorial durante o desenvolvimento desde o registro de entrada de estrageiros até os dias atuais (Linguagem e outros fatores que impulsionaram aos transtornos decorrentes).Fazer Juiz de valores e algo sério e muitas vezes tornar ser descrimitativa .Pois praticamente os julgados foram alguém que durante  formação represora por efeitos descrimitativo ou coação. E muitas vezes os juiz de valores foram alguém treinado para dar fedbek punitivo repreendido o sujeito .Essas formas de repressão afeta a vida de ambas partes pois o reprimido que recebeu as influências negativas irá praticar as mesma ações  punitivas 

O que é o ECA? Primeiramente, o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) é uma lei promulgada em julho de 1990. O objetivo é proteger integralmente crianças e adolescentes. Nesse sentido, institui direitos e deveres dos responsáveis pelos menores, pela sociedade e pelo Estado.

Quando não se cuida do transtorno  e uma  negligência cedo.pois todos os sujeitos praticamente tiveram origens multilaterais de uma forma ou outra.
Obs.Segundo literatura,algumas negras escravizada nas senzalas muitas, deram seu leite materno  para alimentar os filhos dos seus donos,isso significa que de alguma forma os organismo receberam influências genéticas ou cultural,mesmo não tendo nascido da mãe de leite.

Quando se dar algo obrigado e o mesmo que oprimir ou seja obrigar a fazer algo e uma coação e contra as leis fundamentais do desenvolvimento ou conviveu social.

Não é apenas  um rótulo,E a falta de cuidados pelos setores sociais que dão diagnóstico e medicação sem primeiro investigar ,ou mesmo dar opções para o sujeito de classe 1 mas dão opções para a classe 2 limitando o conviveu e a  vida social,pois os sujeitos criados para coagir e outros foram criados para ser coagido. 
Não e porque e vítima do social foram realmente vítima do social, compreender que cada sujeito e único tem sua subjetividades e particularidades e possibilidade dentro de da sociedade,quando não dão outras  opções de intervenção o sujeito tende não ter alternativas pois o meio social limita as possibilidades do sujeito ter uma vida normal proporcionar meios sociais para garantir direitos que realmente seham colocado em ação não para ser descrimitativa e sim dar possibilidades. sem mecanismo de bloqueio que paralisa os sujeitos,até que o sujeito tome consciência dos processo que levou a impedir o seu avanço em sua vida social,onde pode haver possibilidades de retomar os eixos de equilíbrio novamente.  .Pois tinha possibilidades de ter tido ganhos positivo se houvesse meios de  inegricenciada (a) ou ter tido(ouvesse) acompanhamento desde cedo de forma natural desde a gestação ,até o final da vida com  os especialistas  para cada fase e durante a formação do sujeito. 
Por sujeitos que entendam sobre a doença e suas angústias que não e frescura e sim uma doença que precisa ser entendida não  apenas ser  tratado de forma inadequada. .  .pois os sujeitos passam ou tende a passar por situações que provocar algumas ocorrências orgânicas no organismo,ou seja alguns transtorno provocado pelo ambiente físico ou social, porque ele tem algo ,sim ,porque ele foi sujeito a situação que levou ou provocou o transtorno de forma ao seu organismo a reagir,de fora para dentro provocada pelo ambiente físico ou social ou mesmo cultural. 
 E por falta de compreensão não consegui compreender que é algo de dentro e ao mesmo tempo de fora(Corpo e Mente) ,(Mente e Corpo) A necessidade da sociedade compreender sobre os níveis ,e importante para ajudar mas não para rotular como se fosse um doença transmissível.
Na OMS tem Cid e nomeclaturas de diversas doenças (transtorno) que praticamente se define em uma unica transtorno que pode ser de origem biológica ou de origem ambiental (Aspectro ou TDAH que engloba todos ou alguns transtorno  )  O Autismo ou imperatividade são o relacionam com o grau de (Transtorno ou aspectro )pois depedendo a idade e o grau de cognitiva ou comportamento  apresenta diferentes modos de se apresentar.
 E partir do estresse depressão,pivô provocado,o sono ,barrulho  que meche  com o organismo depedendo o costume de ficar sem dormir pois tem alguns sujeito que troca o dia pela noite e vise versa e alguns por não ter um organismo resistentes tende ficar fraco por falta de nutrientes ,vitaminas ou desequilíbrio homonal.onde pode até ter alucinação ou visão disacociada. 

Todo o cuidado no momento em rotular (diagnósticar) o sujeito pois afeta sua vida estgmatizando até vir realizar algo inesperado. 
 
Proporcionando meios interventivo individualizado, pois quando ser dar laudo ou diagnóstico, igualando ou medicação, igual para todos os efeitos tende a ser negativo pois cada sujeito e único mesmo tendo sintomas semelhantes. 

 Enquanto estava cuidando do junto com meu esposo e filho ,cuidando dos sogros que chegou na 2* etapa da vida ,entre as idades que se inicia apartir dos 65 anos á  ... , duas pessoas que contribuíram e contribui com desenvolvimento social da comunidade e do País.O sogro com uma memória afetiva e cognitiva em  perfeita estado,apenas o tom de voz baixa pela condição  corporal desproporcional que impulsionar na linguagem,onde teve  lesões na  medula espinhal provocada por acidentes ( cavalo e ao ser transportado de ambulância para o hospital lesionou mais um pouco ainda medula) teve cuidados médicos,teve uma boa recuperação  funcional, houve melhora em seu quadro clínico,porém se desequilíbriou e caio no chão ao caminhar de muletas ,ficando dependente de uma cadeira de rodas e de pessoas, mesmo tendo alguns estimulis nos movimentos corporais . 
A sua esposa a sogra companheira cuidou o quanto pode do companheiro  até ficar com falhas na memória,diagnósticada por médicos com o Alzaime,o cognitivo funciona bem com lembranças recentes do seu passado memórias antigas  e recordações mas com memórias também presentes ,porém também precisa de cuidados.  .

Memórias confabuladas de todos os tipos ocorrem com mais frequência em memória autobiográfica, e são indicativos de um complexo e intrincado processo que pode ser uma alteração em qualquer ponto durante a codificação, o armazenamento, ou lembrança de uma memória. Este tipo de confabulação é comumente visto na síndrome de Korsakoff.

Tendo  os filhos essa função de cuidadores dos pais, questiono quem ira cuidar depois Ja que o estado promover projeto apenas para primeiro infância E adolescentes, se tem necessidades e essas necessidades praticamente e a mesma que um cuidado de uma criança que precisa de alguém capacitado para se desenvolver as necessidades básicas. Quanto a questão de cuidados específicos para a criança,jovens e idosos quando necessário  e  quem cuida do idosos🤔Quem Supervisisona quem?!
Do mesmo jeito que se investi em projeto para primeira infância devem também pensar em projeto para todas as etapas da vida, principalmente a 2* etapas de vida adulta, pois um dia o sujeito ira chegar na 2* etapa adulta (idoso) e necessário chegar bem saudável .
Pois são muitos adultos que se dedicaram em sua vida deram seus( bens preciosos,filho )para ser sujeito social,pois as leis obrigavam que recebesse as influências para o seu desenvolvimento  (Quando se fala em béns,se relaciona a valores)pois relacionaram bens patrimoniais com os filhos. Por ser algo que atribui as estruturas familiar, financeiramente,por algo que atribui a estrura física e algo que constrói através de alicerce,exemplo uma obra ou construção Civil. 
Essa imagem foi tirada de compartilhamento do Facebook. 

Muitos se falam sobre o desenvolvimento na educação infantil se fala sobre a fase na primeira infancia,Mas pouco se fala do desenvolvimento do jovem até a vida adulta.Alguns anos atrás eram construídos o modelo de famílias  conhecido como ninho cheio quando o padrão social  eram composta por muitos filhos e depois vão saindo deixando a casa vazia,logo após geração canguru, família Tem poucos filhos, muitos preferem ter um animal doméstico pois a responsabilidade de ter um filho e muito grande, pois não depende apenas da família ou dar educação  para educar,pois o social não se restringe apenas de uma unica  linha  cultural. 
Pois para a geração considerada elite  há reabilitação social,por conhecer os conceitos adquiridos influenciadores que impulsionaram no seu desenvolvimento, podendo haver reparos em seu e  psique ou em sua vida social e sua  (gerações) família,pois a falia na responsabilidade.pois segundo a constituição a responsabilidade do sujeito não e só da família (comunidade,Estados e todos que contribuíram com o desenvolvimento social e formação)quando o família intendir que não há coerência em um processo inibidores o estado devem promover todo o amparo para não ocorrer retrocesso na vida dos sujeitos pois são sujeitos construído de um projeto social.PPP.
O que acontece quando chega nesta etapa da vida?
No entanto, através das observações do dia a dia entre as relações do comportamento  humana e social ,o sujeito vive em constante mudanças uma metamorfose de etapas ,onde passa por fase para alguns autores da literatura para outros  etapas ou seja,  nasce se desenvolver cresce até chegar em outra etapa da vida ... deixando suas influências sociais que foram ensinadas ao longo da vida e prorrogadas pela cultura social e perseverança genética. . 
O jovem homem, ao iniciar a transição da infância para a puberdade ele começa a demostrar algumas atitudes valores conceitos e autônomia para algumas ações.
 Logo começa a aparecer pelos pelo corpo dos pré adolescentes , nas suas partes íntimas, pernas ,peito ,bigode em outras partes do corpo.A voz fica com tom grave meio roca, o nível de hormonal de tosterona no organismo do adolescente altera  desequilibrando em algumas momento do dia,em alguns dar sono  no período da manhã outros durante anoite,   impulsiona os adolescênte até algumas outros alterar o humor, consegui aprender com facilidade apresenta atitudes de empatia e ao mesmo tempo  egocêntrica alguns demostrar assetivida pontuadas,uma boa comunicação verbal e empatia pelos próximo onde ele se percebi dentro de um meio social.   Algumas reações no organismo podem apresentar alguns desconfortos ,por falta de nutrientes durante o seu desenvolvimento ou por falta de reposição vitamina ou hormonal ,a testosterona e o homônimos masculino liberada no organismo faz com haja alguns descontroles quando o pré adolescentes entram na conhecida puberdade ,que podem alterar o humor ou sono mas logo volta ao seu equilibrio novamente,essa reação e diferente em situações de contragimento ou colocado a realizar algo que exija esforço físico ou mental .
Alguns pré - adolescentes  iniciam a vida sexual assim que se percebi dentro de um contexto social,essas mudanças  no corpo outros demora mas um pouco,depedendo da sua cultura,onde se relacionam com outro,ou com outro sexo ou até do mesmo sexo iniciando a sexualidade  .
O menino começa  crescer derrepente apartir dos 12 a 12 e anos e 11 meses ou 14 anos ,pois em algumas criança demora um pouco mas e quando cresce e de uma hora para outra . A menina também passa por alterações hormonais por desequilíbrio no organismo que pode afetar a vida social em alguns ambientes,como nas rotinas diarias, para algumas,para outras essa passagem e natural,algumas meninas começam a sai os seios começa a crescer, assim como o menino a voz também muda não tão grave quanto do menino,o crescimento e de uma hora para outra ,por algum tempo O fluxo menstrual libera no organismo de algumas meninas hormônios desequilibrados deixa fraca por fluxo sanguíneo ser liberado em grande quantidade para outras o fluxo pode ser em pequenas quantidade do mesmo jeito altera o humor desequilibrando depedendo do ambiente que está,o seios fica sensível ou antes ou depois da menstruação . Algumas alteram o sono durante o dia outras não.depende do organismo e alimentação nutricionais recebido e influencias recebiado ornanica ou não. Algumas transformações no organismo segundo a literatura médica e segundo as transformação sociais visíveis alguns sujeitos menino e menina estão nascendo transgênico sexo investido,onde  menino esta no corpo de menina e a menina no corpo de menino.Seu comportamento e atitudes são notáveis no meio social,quando descobre sua sexualidade e gênero passa por uma série de situações que o ambiente social, propiciona pois a sua condição física e piscogica não depende do sujeito ,pois nasceu nessas condições , aceitação do sujeito na aceitação do meio social,essa aceitação provoca desequilíbrio no organismo ,onde precisa  se autoreconher dentro de lugar ou um grupo ou varios grupos.

 Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição. 

 Em algumas meninas inicia a vida sexual,onde se inicia a ovulação apartir do momento que apresenta o fluxo sanguíneo a mestrua algumas meninas precose de casos de 10 anos outras 11 anos até mesmo aos 15 anos.Neste as adolescentes  deve se ter cuidado previnindo para não haver uma gravidez indesejada,pois o adolescente precisa de amadurecimento para no futuro constitui uma família ela sendo do mesmo sexo ou não.
 A vida adulta se constitui de ganhos ,de responsabilidade, porém o meio social devem promover ações que promovam essa comunicação preventiva,onde são exigidas pelo meio social algumas questões que faz com o sujeito consiga se desenvolver ou não dentro do meio. Pois depedendo as influências recebidas o sujeito irá carregar ganhos positivos e assim propaga esses ganhos gradativamente,caso essas influências sejam negativa exigir esforço para ter reparos na vida social ,onde entra alguns que se jugam capazes, sujeitos que devem promover esses reparos pois  receberam influências negativa ,sem ser informado o que acarretarar em sua vida, que estava recebendo sendo positiva ou negativa . 
 A vida humana passa por etapas 1* infantil,2*infantil jovens adolecente e jovens 1*adulto ,jovens 2*adulto.Essas etapas indicam transformação na vida do sujeito desde a sua concepção até o fim da vida.
 Essas transformações impulsiona a se transformar e ser transformado,quanto  tanto ,recebe boas influências quanto influências ruins. Essas influências está por toda a partir no ambiente físico ambiente social e alterações do próprio organismo pelas provocações do desequilíbrio dos ambiente que se constitui no sujeito O desequilíbrio e algo natural porém o sujeito precisa ser alto conhecer,conhece o seu espaço conhecer o outro conhecer o ambiente físico e social. 
Quando os sujeitos constitui família mem sempre sabe que junto dessa união tem consequências,pois são muitas vezes pessoas  incompatíveis com influências incompatíveis e de ambientes sociais incompatíveis e receberam cultura incompatível. Os agentes sociais que promove o mecanismo para o desenvolvimento social cognitivo afetivo  devem proporcionar para esses sujeitos meios que possam viver e conviver bem fisicamente e psicologicamente no ambiente físico e ambiente social a (RESPONSABILIDADE) e grande.
Para se manter com a mente e o corpo em concordância, pois As ações provocada milenamente deixaram marcas que se propagam no tempo e cabe cada sujeito se alto conhecer e se alto avaliar para garantir o seu equilíbrio psique. segmentação; mórula; blástula; gástrula; nêurula. Na infância a crianca passa por fases etapas no seu desenvolvimemto,fases fisicas,cognitiva,social e afetiva Na transformação do adulto eles passam por transformação constante como se fosse um casulo se transformando como se fossem uma borboleta,no entanto essas transformação orgânicos no organismo humano. A mulher adulta contemporânea se trasfoma o tempo todo ,muitas delas foram mães jovens se relacionam cedo algumas deixaram sua família martena cedo ou para estudos ou viver em outro ambiente ou constituir família. Chegando na etapa 2* deixa de produzir o fluxo sanguíneo a menstruar desequilibra o seu organismo mas logo se equilibrar novamente pois recebe hormônio que meche com seu humor e o sono. Algumas mulheres trabalham em casa,trabalhar fora cuidam dos filhos maridos pai ou mãe que chegaram a etapa adulta 2* onde necessitam de cuidados básicos e essas pessoas não tem com quem deixar seus entis queridos.
 O homem também passam pela mesma situação moderna de cuidar dos famíliares e trabalho fora a responsabilidade emposta e muito grande,os pais quando o filho e pequeno eles (as) cuidam educam promovem ações para o convívio social além do que o social oferece pois o social são estrutural que promove ações de conivência relacional e trabalhistas. Essas relações cotidianas promovem algumas itercorrencia orgânica no organismo humano. Pois o tempo e o momento para fazer agir e ser intrínseca para se perceber quem o sujeito é que papel faz dentro de uma sociedade e para que esse papel social.O ambiente físico o ambiente social proporciona e e procionado variações desde que foram escrito nas literaturas,Essas literaturas registram fenômenos das passagens do ser humano e suas transformações sociais. No entanto,As leis que regem essas transformações no desenvolvimento social deveriam ser compatíveis para ampara o desenvolvimento do sujeito dando condições físicas e educação consciente dos desafios que o social proporciona para não haver danos piscologicos para a sua e transformação social  ou do outro que seja positiva e não negativa, na saúde mental,promovendo mecanismo positivo para o psicológico e não traumas trazido de remendos de cultura diferentes,o sujeito se desenvolve de forma saudável ,por essa questão a responsabilidade e grande  em promover o desenvolvimento Piscologico e físico cognitivo afetivo pois o Piscologico não se separa do físico e do social  de um sujeito ou de um grupo  de sujeito. O desafio das influências será  transmitido acarretará nas próximas  gerações  através da literatura cultura religião e ganhos orgânicos no organismo.
O sujeito social precisa de se auto conhecer precisa se ver no ambiente físico e social para que os seus descendentes tenham condições físicas e emocional e condições financeiras para se garantir a suas transformações e ter ganhos positivos e qualidade de vida desde a concepção até a etapa final da vida adulta. Texto autoral, Dione
Refletir sobre o modo crítico de interpretar e colocar em prática questões sociais que verificar e validam os conceitos relacionais de uma ou mais comunidades pois a maioria da população foram se deslocando das margens para regiões centrais e depois ao contrário dando nos e remendando as culturas  uma nas outras.
Pois muitos escrevem críticamente como mecanismo de colocar em pautas tempos contemporâneamente.O remendo muitas vezes deixam falhas ou nos esquecimentos sociais vivenciadas em tempos.mas volta nas próximas gerações.
Por essas falhas de esquecimentos da cultura dos sujeitos e colocado outras como prêmio de consolação faz com que os sujeitos vivam experiência que não sejam as sua experiência ou a sua cultura.
Todo o cuidado em diagnósticos ,pois esses diagnósticos pode paralisar a vida ou levar ao fragelo,ou a doenças do corpo ou da mente.pois tanto o corpo quanto a mente não são indissociável um do outro.Pois o controle cognitivo afetivo e físico são transmitidos e processado na mente emitindo para o corpo através dos comandos neurais ou seja neurotransmissores. 
Nenhum sujeito e igual ao outro nenhum sujeito pode ser comparado com o outro.
Pois mesmo que seja muito parecido ,mas receberam influências ambientais cultural religioso social entre outras formas de influências  ou  seja estímulos de ambientes físico ou social positiva ou negativa em momentos diferentes.
E cada um irá apresentar reações em diferente momento desses estímulos ou influências,alguns podem manifestar influências assim que as recebe desencadeado sensações reagentes para o seu corpo ou organismo outros no decorrer da vida em diferente fases ou etapas Alguns apresenta,sono em horário impróprio da rotina, outros perde o sono quando está passando por influências negativa de causa aversiva ou epatica,outros podem reagir com confusão por perda parcial do sono apresentado delírio ou fantasiando situações que se julga real,somabuslismo caratatomia ,porém o efeito da perda do sono pode fragilizar o organismo tanto por desidratação , falta de vitaminas, homônimos ou nutrientes que restaura o sono novamente E equilíbrio de uma noite mal dormida. 
Um sujeito que por passar diferente situação causal,por efeitos do sono não podem ser julgados distintamente  do meio social, pois algo ocorreu para que tenha causado esse desequilíbrio mental. Pois o sujeito em diferente momento desequilibra o cognitivo  ou pensamento equlibra novamente acomodar  e assim desde sempre pois para aprender algo esse e o processo de aprendizagem. 
Todos estão sujeito a passar ou já passaram por essa ou alguma dessas situação de transtorno,provocado por estresse afetando o sono em algum momento da vida desde a infância ou em outras fases ou etapas. 
Alguns apresenta movimento repetitivo,outros classificatórios, ou gosto porém isso não impede do sujeito ser tratado de modo diferente ou mesmo ser apontado por um rótulo pois por muitos anos pessoas foram tratadas com retardado mental tratado por estgmama de louco ou seja (esquizofrenia) e tratado de forma discrimitativa ,sendo ele apenas um sujeito que está passando por um momento ou situação causal negativa e precisa que outros entenda que cada um tem um jeito por foram expostos a situação de confrontos (repressão reprimindo,coação ameaças) ou impedido de realizar algo de deseje para sua sobrevivência. 
E nas reações tem ação tanto para o bem quanto para o mal.
Antes de dar rótulo primeiro dar condições para o sujeito conviver construa um plano ou estratégia junto com ele de ensentivo para progredir. Monte uma TCC ou TA positiva desde cedo mostre para a família o TCC para o sujeito mostre para ele o rumo da TCC onde ele pode alcançar ou onde não pode alcançar 
Sempre almejando algo alcançável ou que possam alcançar. 
Observação os teóricos que contribui na TCC precisa ter uma cultura positiva para não comprometer o desenvolvimento da TCC.de preferência teórica brasileiros. 
Grandes nomes de sujeitos influências são de sujeitos que apresentaram desequilíbrio cognitivo pois para conseguir manter as influências teóricas em suas bases conceituais precisaram desequilibra acomodar e equilibrar  novamente. 
equilibração é a organização das estruturas cognitivas que provoca no indivíduo uma nova forma de adaptação à realidade.ou seja uma nova base de comunicação da realidade entre as conexão neurais emitida para o corpo.

Self ou fotografia. ?!

direito de imagem é protegido pelo artigo 5o, inciso X da Constituição Federal, que o inseriu no rol dos direitos e garantias fundamentais, prevendo indenização para o caso de sua violação. O Código Civil também traz regras sobre o direito de imagem e o classifica como um direito da personalidade.
O sujeito em desenvolvimento está formando a personalidade e muitas vezes não entende se quer ou não ser fotógrafo. 
Mesmo o adulto dando autorização o sujeito em Formação tem ser respeitado pois é sua imagem exposta ao ambiente. 

Já  nascemos sendo  registrado registro de de documentos afiliação registro do pezinho registro de imagem os familiares também costuma registrar momento em fotografia etc.quando se fala em fotografia,registo,imagens,escritas,impressão visual  ou em áudio visual entre outras formas de registros dar um sessão de invasão ou de liberdade dar uma sessão capacidade e habilidades que o sujeito adquiriu ão longo da vida.No entanto essas técnicas foram deixadas de forma milenar segundo as escrituras do primeiro registro foi feito em lascas de pedras e depois foram se modernizando ao decorrer dos tempos. Essas técnicas escrita foram modificadas por escribas depois por Frei enclausurado em monastério... não era qualquer pessoa que sabia ou podia se apropria dessas tecnologias. Segundo Platão em suas obras literárias cita sobre o efeito e reflexo das luzes e sobras nas cavernas projecções de luzes e contrasta de cores.
Os efeitos das sombras dentro da caverna aproximavam os sujeitos e fora o mundo era assustador onde o sujeito volta para constar os efeitos que a caverna mostrar do lado de fora e de dentro.
No iluminismo essa técnica foram usada e depois se propagaram adiante através da Impresa impressão cópia,imagens desenhos pintura etc.lei 9.610/98 consolidou a legislação sobre direitos autorais e descreve, em seu artigo 79, as normas para utilização de obra fotográfica. O mencionado artigo, em seu parágrafo1º, determina que se uma pessoa quer utilizar as fotografias tiradas por alguém deve indicar, de forma clara, o nome do autor.
Quando um sujeito desenvolve aprende e se apropria da técnica e algo involuntários dar traços e formas a elas.
Um pequeno click para sai um imagem que marcar momento marca situação marcar vida de alguém. 
Para alguns sujeito gostam de ver o antes e o depois para outros não tem o mesma função pois momento que para alguns que não querem recordar pois não tem as mesma perspectiva que outro momentaneo. 
Geralmente quem tira fotos self são adulto,Muitas vezes tiram fotos de menores em muitas vezes a criança está irritada ,não manifesta.verbal gosto pela arte por ser pequenas outras gosta fazendo caras e sena,não define se quer ou não,são tirada da criança registrando imagens aleatóriamente.
Por serem menores mesmo com autorização do responsável devem ser respeitado a individualidade do menor pois são incapazes de dizer se gostam ou não de serem registrado.
Enquanto a família registrar e algo de recordar familiar E não cabe outros que não tenham parentesco realizar essa arte mesmo com autorização. Por respeitar o sujeito em um período que ele está desenvolvendo ou entendendo o seu papel como  sujeito social. 
Nos últimos anos o uso das imagem viralizaram ,imagens que eram feitas no âmbito famíliar,com as tecnologias essas imagens se tornaram públicas mostrando a intimidade de famílias e grupo de pessoas. 
Muito dessas imagens ,audio visual são de pessoas que não tem consciência essas imagens devem ser presevadas, tem leis que protegem a intergridade fisica e moral de um ou mas grupos. 
A imagens podem ser interpretadas de várias formas assim com a escrita tem um contexto por traz.
Na captura desses traços dessas formas podem ser bom o ruim depende do ambiente e de quem está por traz da técnica pois podem influência em sua formação ou consulta. 
Uma simples imagem podem revelar informações a respeito.
Essa imagem foi tirada no dia 19/11/22 uma orquídea ao seu redor outras orquídeas que estão saindo votos de flores apenas por estarem ao seu arredor ja e a terceira 

Habilidades Sociais em um contexto contemporâneo

Quando se pensa na educação infantil,pensa logo que bebês são levados para aprender, algo como alunos do ensino fundamental,ISSO não é verdade as criança e bebês na educação infantil aprender, porque eles apreendem tudo que está ao seu redor,,e esse processo educativo tem  diferencial que e de desenvolver algumas habilidades no comportamento do sujeito em formação educativa,exemplo ,cuidados com seu corpo, física relação com mundo com outro, funções cognitiva e emocional(psique)1⁰  primeiros anos da educação básica ensino infantil fundamental e médio,até iniciar o ensino superior tende está com as estruturas alinhada para iniciar está está etapa,pós os ganhos intelectual (cognitivo) cultura são de relevância  na construção social.  
Quando se fala em habilidades física se fala em movimentos que o corpo demostrar durante o periodo em que  o bebê (criança) está na educação infantil no berçário I ,até a pré escola,como movimento ao brincar usando a motricidade coordenacao motora fina com as mãos, ampla com a locomoção ao andar,correr,pular,engatinhar,sentar,girar dançar saltar etc.

E quando se fala na cognição e uma junção dos movimentos corporais através das expressões da linguagem corporal e linguagem intectual de associação das linguagens visuais auditiva e comunicação verbal e não verbal. 

E por fim a empatia que está relacionado em todas as habilidades através da assetivida,comunicação,empatia e
Pois é uma base relacional para o ser humano desenvolver a habilidades das emoções e sentimentos com outro ,diante a situações,de um problema tanto positiva ou negativa.

 Um sujeito com empatia desenvolver competência de se relacionar com o outro e um conjunto de pessoas. 
Uma pessoa que tem assetivida tende a ser assetiva em situações de modo intuitivo de modo positivo
Comunicação e referente as linguagens tanto por meio das tecnologias quando por meio verbal e não verbal 
Essas pessoas que desenvolver a habilidades na área linguística da comunicação. 
Essas referências das habilidades sociais que o ser humano desenvolve através da comunicação não verbal e verbal faz com que o sujeito (homem,crianças e bebes)aprendam a se expressar o seu sentimento ou emoções de uma forma natural. 

O fenômeno comportamental, diante as relações humanas e ambiente, através das habilidades e competência desenvolvidas 

A BNCC desenvolveu o currículo da educação infantil com base nas habilidades que a criança bebe adolescência e adulto desenvolva as habilidades e competência com base nos padrões das habilidades desde a educação infantil até o adulto. 

O bebe por ser um ( sujeito) que está em desenvolvimento tanto físico,cognitivo e recebe informações e influência através da comunicação verbal e não verbal, absorve através da interação social, ganhos positivo e ganhos negativo,pois é necessário que cada fase receba de acordo com a sua necessidade. 
 Para Winnicott o Estágio do (EU SOU ),no qual Winnicott sugere como se iniciando, aproximadamente, com ano, um ano e meio de vida, o bebê alcança uma unidade integrada que pode ser chamada de eu. É uma continuação do processo iniciado no estágio anterior, onde a criança expulsou os objetos do território de sua onipotência, como no caso da mãe, que agora pode ser encarada como um não-eu. Essa continuidade se dá através da diferenciação total de si e do ambiente total, expulsando-o do território da onipotência para o território do não-eu. Em outros termos, a criança primeiro deixou de ser o objeto para usar o objeto, e agora é capaz de deixar de ser o ambiente, para nele estar, como uma identidade unitária.  

Bebês por ser pequenas elas necessitam de atenção primária como um olhar aos cuidados básicos tanto na saúde,higiene,afeto(emocional e atenção no ambiente físico em que esse bebê está exposto. Pois o ambiente físico precisa está adaptado para acolher os bebês e locomoção do adulto (professora) brinquedo que apropriado para a idade,professoras que tenha um olhar e sensibilidade para atender tanto nos cuidados básicos quanto para atender o lado emocional da criança nas suas percepções.Tanto pelo lado positivo de saber conhecer como um bebê se comporta se desenvolver se comunica quanto preparar as proposta de acordo com o perfil de cada fase criança e bebes de 0 a 06 de 07 a 11 e criança de 12 e meio pois cada fase apresenta um comportamento diferente do outro e necessita de um cuidado ou atenção maior.
De preferência que na unidade tenha profissional qualificado para dar o devido suportes nas linguagens psicológicas (piscologa da educação) necessárias em conjunto com a gestão. 

No entanto o cuidado assistêncial e de fator maior no berçário pelos cuidados básicos e no acolhimento. 

Pois as variações de influência no decorrer dos tempos demostrou questões sociais contemporâneo no resultado de doença psicossocial. 

E é necessário que o sujeito se ambientalize e naturalize para ser sujeito de um processo em construção subjetiva dentro da sua particularidade para compreender a si próprio e outro ,para aprender conviver sozinho ou em conjunto. 

Alfabetização (neuro - cognitiva)

Processo cognitivos neurais A alfabetização são elementos que constitui no sujeito desde muito cedo,pois o sujeito se apropriam de elementos neurologico para desenvolver suas habiliddes e competencis ou mesmo sendo ele sujeito que não consegui demostrar essas habilidades atitudes e ações nos ambiente sociais,pois o sujeito consegui captar através das informções letradas através das sensações peceptivas neurologicas emitindo e captando o que está em seu entorno em seu campo peceptivo,mesmo que não veja ou ouça,pois recebem elemetos em seus neurostransmissores para interagir ou mesmo armazenar as informações até se colocado em ação no momento apropriado como uma forma de acomodação assimilação,Segundo Piget, em seu conceito de inteligencia o sujeito equilibtrado deve conseguir se confrontar para evoluir e conseguir uma posição estavel,assim seja, adaptando as novas transformaações. A obra de Jean Piaget (1896-1980) defende que esse processo também ocorre com ainteligência. Influenciado pelas teorias evolutivas da Biologia As capacidades de aprende e ensinar apresentar inteligencias em diferentes situações adaptativas, não se dar so no ambiente letrado,pois as interações sociais são elementos primodial para promoção de conceitos e cultura,no entanto esses mesmos podem levar a proguerdi quanto a se desequilibrar,pois parti de variações culturais que ao se confrontar com o biologico se desequilibram por não compartilhar das mesmas fontes ou das mesmas informações,tendo como conceitos seus principios morais eticos do ambiente formador historicamente construida evolutivamente,e essas culturas deixam sequelas para aqueles que não compartilham das mesmas fontes cou culturais ou historicas. O ambiente letrado são alicerces para desenvolver a grafia e atingir o letramento independente de forma que a grafia se apresenta inconica ,pois cada sujeito se apropriam de foma conciencia e inconciete dos conceitos apresentados e construido historicmente,culturaalmente e biologicaamente,pois os elementos passam por variações evolutivas o tempo todo. Sujeito são letrados desde cedo,são impostas as informações linguisticas e visual através das imagens e som do ambientes.Diante a essas mudaanças no organismos os sujeitos também evoluiem e se apresentam um comportamento que foram condicionados e acomodados assimilando com as trnsformações evolutivas e construidas historicamente concetuadas culturalmente dando ao sujeitos elementos para sua transformação diante ao letramento,digamos Alfa,Beta e ação.ou seja,Alfa-beti-zação .

Deficiência Motora ( Física )

Deficiencia a própria palavra já indica o significado da palavra,"deficiência ausência de realizarem uma ou mais funções no corpo ou organismo "ou seja o termo da palavra e usado para definir ausencia ou disfunção de uma ou mais estrutura de uma area desenvolvendo uma deficiência física ou mental  (pisquica) a região lesionada provocam a causa das lesões em alguma região do corpo ; a conexão do celebro recebem a informação mas não repassa a conexão paralisante ou tornando a deficiência, que impedi as sinapses celebral de realizarem as funções normalmente tornando mecânicas as realizações motora ampla ou fina,para o corpo  deixando de realizar de forma autônoma.

No entanto a estrutura corporal de um sujeito com deficiencia motora (fisica) tende a não apresentar a mobilidade fisica tornando-o  ausente para execursão de tarefas ou atividades  físicas de determinadas funções no comando  em determinada regiões do corpo ou por paralização ou por ausencia de estimulos. Alguns sujeitos nascem alguns tipo de deficiencia motora (fisica) outros ao decorrer de sua trajetória acaba ficando paralizado parcialmente ou como por exmplo algumas doenças na infância a paralisia infantil ou outras simdromes que impede o movimento motor do sujeito Algumas sindromes tem um tipo de paralisia temporal ou paricial causando uma deficiencia nos nervos,ossos musculos exemplo esclerose lateral amiotrofica (ela) Poliomelite AVC acidente vascular celebral. Sindrome de Guiller Barré Sidrome de Guiller Barré,as celulas de defesa da região cevircal da medula espinhal reagem no sistema nervoso causando inflamação levando a sensação de domencia perda da sensibilidade motora temporaria,não tem uma idade exata para o desenvolvimento da sindrome.
deficiência causada por acidentes,que lesiona a região da  cervical medular espinhal ou celebral
Outras deficiência causada por mutilação traumas ou paralisação  em alguma região ou membro do corpo causando a deficiência física que impedi a  mototricidade .

Etica e moral

A ética está relacionada a moral construída no decorrer do processo de formação do sujeito. 
Ela se apresenta para alguns em momento decisivo,sendo ele que colocar em equilíbrio relações voltado 

Crítico-social

 De acordo com o ARTIGO ;GARRIT, Marcio 

GARRIT, Marcio. Freud e o perigo na formação das massas. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 06, Ed. 02, Vol. 07, pp. 111-127. Fevereiro de 2021. ISSN: 2448-0959, Link de 

acesso: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/psicologia/formacao-das-massas


O conhecimento e conceitos são relevantes consequentes na formação do sujeito social ,como mecanismo adquirido em massa, gerada durante a formação dessa massa.

Através de conceitos adiquirio  durante o processo de aprendizado, sendo uma questão muito importante que devem ser colocado em questão para refletir e sanar a bullying,racismo entre etnias entre os povos que tiveram auto declaração como o negro e indio no Brasil, o ambientes em constantes desafios que fizeram parte do processo dessa construção, para o sujeito constroi sua identidade , a atualidade a construção do seu lugar na sociedade contemporânea

No entanto e quanto a naturalidade nas relações sofreram uma frequencia de estimulos que provocaram essas relações no descadeamento de preconceitos contras algumas culturas algumas religiões algumas etinias.

E por se tratar de povos individuos que se tornaram misigenado,ou seja afro ou indigena ainda o preconceitos diante as relações se apresentam com uma claresa e evidencial,quando se analisam quais são as caracteristicas social da baixa renda.

A vida e uma frequencia maior nas relação humana, de som e sombra, uma cincurdando a outra impulsinando para a vida ou para fracaço dependendo de quem os impulsionam essa frequência.

Geralmente a ideia do autor é refletir sobre as relações compostas de ações que foram transformada socialmente.

Não sendo dada como a unica certa,ou a unica errada são conceitos aprendidos socialmente e com esses conceitos foram trazido de outras culturas que não e a mesma cultura não podem ser dadas como universal concreta para todas as outras culturas.

Por mais parecidas as ações organizações mas cada comunidade tem uma realidade,cada realidade tem uma outra pespectiva e valor.tanto cultural quanto historico.

Exemplo;O indio Brasileiro,em otica concetual , Impos e traçaram padrões e cultura pelo relatos historico que habitavam no periodo de expansão territorial passaram por experiência em sua transformação social com dito que seriam selvagens na literatura, ou seja julgaram como o ataques de outros territorios de expanção territorial com o mesma otica generalizando todos os indios com um unico padrão esteriotipado de comportamento,tendo alguns vertigios na historia de aniquilação em algumas aldeias,casados e perseguidos como se fossem animais foram escravisador , foram os primeiros a serem introduzidos a metodos de alfabetização pela companhia de Jesus ou separodos do grupo onde alguns desconhecem sua identidade,por haver registros que comprovem a origem cultural do povo brasileiro ou seja natural indigena.

Desvalidaram o conhecimento que ali existia,recolocando um novo conhecimento na linguagem verbal e escrita,desordenado a cultura a lingua e desenvolvimento de varios sujeitos dentro do contexto social,pois todos naturalizados em locais em que foram registrados e alguns eram leigos sobre a partenidade maternidade ou origem de nascimento,Pois muitos Paises passavam por periodo que marcas historica de guerra ou pós guerra onde se caracterizam esses processos históricos, algumas comunidades,classificando com esteriotipos ou esgma social praticamente diversas comunidades desequilibrando a construção da evolução social natural.Ente pessoas naturalizadas com Brasileiros ou outros que vinheram e constiruiram familias,ou deixaram filhos sem reconhecimento parteno durante o periodo de guerra ou pós guerra com pessoas de origens naturais como indigenas e assim o sobre nome!? que foram dado por quem os registraram a ordem.

Darcy Ribeiro. As análises consideram as diferentes convenções ideológicas e de estilo dos vários movimentos culturais, que promovem o diálogo entre o indianismo e o indigenismo literário brasileiro

Segundo  o artigo;A prática docente nos cursos de História da Educação na Universidade Federal de São Carlos nos tem possibilitado perceber a carência de estudos sobre os primeiros séculos da educação brasileira, o que nos motivou a elaborar o projeto de pesquisa Educação, História e Cultura no Brasil (1549-1759), do qual este artigo é um resultado parcial.

Á aprovação do Ratio Studiorum, com pouca ou nenhuma observância às Constituições da Companhia de Jesus e, simbolicamente, poderíamos dizer que esse primeiro século da sua história termina em 1597, com a morte de Anchieta.

Nessa otica da expansão territorial  Brasileira.

"A chegada dos portugueses aqui foram um dos momentos mais marcantes Segundo a literatura, as descobertas da terras através das grandes navegações, realizadas por eles durante todo o século XV" 

"localização geográfica de Portugal garantia acesso fácil às correntes marítimas do Oceano Atlântico"

"espanhóis chegaram à América, em "Foi dessa preocupação dos portugueses em conter a expansão espanhola que saíram dois acordos: a bula Inter Caetera (1493) e o Tratado de Tordesilhas (1494)."

As terras recém-descobertas por Portugueses e Espanhois,começaram a ser disputadas  "Segundo a literatura historica cultural contada como fator historico ``

"O Tratado de Tordesilhas foi um acordo feito entre os reinos de Portugal e Espanha, em 7 de junho de 1494, que definiu os limites das áreas de exploração entre ambos na América do Sul. A divisão se daria a partir de um meridiano estabelecido a 370 léguas de Cabo Verde. Nessa partição, as terras descobertas a oeste da linha imaginária pertenceriam aos espanhóis e as terras descobertas a leste pertenceriam aos portugueses. O fim do tratado se deu com a formação da União Ibérica, quando os reinos de Portugal e Espanha foram unificados."

 Território da América do Sul, chamado de “Novo Continente”

Segundo historiadores narram, na passagem dos Portugueses pelo Brasil, ao chegar ao Brasil ,chegando na Bahia quem cabo Verde, encontraram indios, acharam que haviam chegado na india, Pois estavam em busca especiarias na India.

Essa questão de rivalidades dualidade e algo que deveriam ser sanado ,pois todos vinheram de algum lugar o que muda e apenas uma cor de pele ou local onde reside.

Reflexões! O que aprendemos socialmente? o que devem aprender socialmente ?E qual o significado da aprendizagem apreendida.

Reflexão critica!
por que a avaliação para alcançar uma meta um resultado deve ser através do modelo tradicional de ensino notas o resposta para o desempenho ou comportamento?
O método que avaliar o aluno com notas para dar uma resultado uma reposta Desejada para alguns não garante o aprendizado objetivando um resultado ou de fato que o sujeito aprendeu ou ja  havia apreendido dando o resultado ou uma resposta desejada.
Paulo Freire em seus discursos literarios retratam a construção do sujeito com o mundo, um sujeito que visavam a transformação a mudança social com base na construção com base em sua vivencia real e  realidade vivida de cada sujeito, onde desenvolvem seus conseitos como base literaria, através da experiencia real através da realidade na formação dos sujeitos  da Educação de adultos (EJA) .

Significado da palavra ; fazer a ratificação, a validação de (ato, declaração, promessa, situação); confirmar, validar

método Paulo Freire estimula a alfabetização dos adultos mediante a discussão de suas experiências de vida entre si, através de palavras presentes na realidade dos alunos, que são decodificadas para a aquisição da palavra escrita e da compreensão do mundo
A Pedagogia Critica foram criada por Salviane, A Pedagogia Histórico-Crítica, teoria criada pelo pedagogo brasileiro Dermeval Saviani, tem como foco a transmissão de conteúdos científicos por parte da escola, porém sem ser conteudista, onde ele descreve que o metodo conteudista de passar para o sujeito em formação uma grande quantidade deconteudo sem se preoculpar com o desenvolvimento do intelectuo ( mente,cerebro neurais,cognições,outros nomes que se dar para a capacidade de armazenamento do  conteudo adquirido) no sujeito em formação.Para ele a teoria ter acesso ao  conhecimento e a sua compreenção por parte do estudante para que ele seja capaz de transformar a sociedade superando a visão do senso comum.
A Critica materialista dialetica histórica preconizado por Max cujos fundamentos por principal caracteristicas ( interpretação da realidade  a visão ,para produção da vida, produção de trabalho ,apraxis articulada da teoria amaterialidade organização do homem social para a produção da vida ) caracteristica da organizações que ele constroem,principio da logica,dialetica a contradição.O principio dialetico parte da realidade do movimento impirico do senso comum baseada no real aparente e por meio da abstração reflexão concreta com a elaboração do pensamento .chegue ao  objeto concreto.
Concepção da logica dialetica concreta da realidade segundo.
Empírico Abstrações Concreto Pensado(real aparente) (reflexões) (real pensado) Prática Teoria Prática.A psicologia que embasa a pedagogia histórica critica teoria historica-cultural de Vigostsk,onde  ele fundamenta sua compreenção como sujeito historico constroem relações com o mundo natural socialmente.

Sendo assim, em momentos diferente da realidade existente,a construção do conhecimmento devem levar em conta a construção da cultura existente como principio comum ,mas buscando a  cultura da sociedade que habitaram base em um alicerce para garantir a sobrevivencia da cultura na formação humana e seus processos de desconstrução ou  reconstruindo desses sujeitos, ou seja a identidade do sujeito dentro do contexto dessa construção  Social comportamental da histórica.Pois toos partiram de uma formação construida com valores conceitos cultura trazida como principio para formação de uma determinada classe ou seja,as classe devem receber o mesmo conhecimento,por serem de origem naturalizado.mesmo que tenham vinculos com outras cultura,pois a cultura Brasileira tiveram uma variação de ideias com esses principios de cada Pais que resideram ou apropriaram dela,desvinculando em hipoteses a verdadeira origem real,tanto quanto o natural e existencial,ou uma materia organica composta por organismo que em comum em espaço e tempo estabele relações ou não  organizando hamonicamente sem danos comuns.

A aprender algo e bem mas que validar métodos, mesmo eles sendo mecanismo para processo que verificar o que o sujeito sabe ou não , colocado em pauta em alguns processo seria a presença o desempenho mostrado para realizar um determinado processo, não como avaliação e sim como participante desse processo respeitando também a individualidade e subjetividades do sujeito em questão, pois cada sujeito e único cada aprende de uma forma cada desenvolver um determinado situação diferente da outra ou seja cada sujeito aprende de um jeito ou uma forma depende do que lhe foram usado como afetiva foram os elementos que contribuíram para que esse aprendizado seja simbólico o significativo para ele para sua formação. 

Carl Rogers Norte - Americano (1902-1987) para a educação são uma extensão da teoria que desenvolveu como psicólogo. Nos dois campos sua contribuição foi muito original, opondo-se às concepções e práticas dominantes nos consultórios e nas escolas.

mesmo assim no momento de ser avaliado, dando um resultado positivo, as melhores notas  não faz diferença para que o sujeito avance o que pode causar alguns problemas como a cobrança do porque que mesmo dando melhorares resultado notas o sujeito não conseguem alcançar determinados desenvolvimento significativo na evolução intectual ou mesmo avanço no mercado de trabalho ,pois o que se julgam não e apenas um resultado e sim um conjunto como Classe social, cor de pele, origem outros fatores que podem contribuir para que o sujeito não possam desenvolver dentro de outra classe social.

Segundo De Aquino (2007), “a aprendizagem refere-se à aquisição cognitiva, física e emocional, e ao processamento de habilidades e conhecimento em diversas profundidades, ou seja, o quanto uma pessoa é capaz de compreender, manipular, aplicar e /ou comunicar esse conhecimento e essas habilidades” (DE AQUINO, 2007, p. 6).  Segundo Illeris (2013), “Qualquer processo que, em organismos vivos, leve a uma mudança permanente em capacidades e que não se deva unicamente ao amadurecimento biológico ou ao envelhecimento” (ILLERIS, 2013, p. 3).

O que irá determinar quem pode ou não concorrer uma vaga de trabalho entrada em escola particulares faculdade etc ,
 
Pois a maioria das pessoas  cresceram de uma cultura que propagou a desigualdade o racismo nacismo egocêntrico , por prevalecer uma classe social que controla e outro que devem obedecer .
O seja qual foram as mudanças que ocorreram durante a chegada da escravatura no Brasil com a atualidade, a cor de pele a origem pois foram construído conceitos com base em realidade que vinculam com a realidade existente, ainda pesa para o sujeito mesmo ele apresentando bom resultado boas notas ,a devolutiva que envolvem a linguagem vinculam em desvalidar o processo da vida do sujeito.

“Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser o opressor”, Paulo Freire.- 96

Ou seja ela tornam coecitiva, punitiva .Reproduzindo mas opressão ou mais oprimidos adoecendo a população com fedbeck  que  pertence a menas ( poucas ) informações sobre o efeito do metodo,ou seja reprimindo depresivamente. como um ciclo.

“[…] sua solução, pois, não está em integrar-se, em incorporar-se a esta estrutura que os oprime, mas em transformá-la para que possam fazer-se seres para si” (FREIRE, Pedagogia do Oprimido, 1968).

A questão pessoal e sim por não verificar de fato o que o aluno aprendeu pois aprende a depedendo as condições momentâneas para realizar essa  avaliação pois o ambiente influência no resultado ,em um momento o resultado pode ser um em outro pode ter um outro resultado.

 Ou seja o aluno está sendo avaliado  aptidão momentâneo de resposta desejada.
A educadora (o ) enquanto professora(o) na educação pode oferecer bem mas do que estão oferecendo quanto coleta de resposta eles podem realizar seu papel de intelecutor oferecendo mecanismo que leve o sujeito a ter suas respostas sendo elas ouvintes pois muitos enquanto o professor realizar sua dinâmica de aula estão em condição de ouvintes e quanto meio de validar o que essa interlocução seja avaliada seria a linguagem verbal como meio de discussão e participação democrática em aula ou fora dela. Quando o professora (o) reclama de salário em revindicações por melhorares condições em carreira o que não é irrelevante ,mas o que esta em jogo são formação de crianças ,alunos formação de sujeito que irá no futuro fazer parte do processo social  do desenvolvimento da sociedade. 

Normativa ,PORTARIA Nº 473, DE 12 DE MAIO DE 2020

Prorroga o prazo previsto no § 1º do art. 1º da Portaria nº 343, de 17 de março de 2020.
Ações do MEC respostas a Pamdemia covid-19

FORAM OFERECIDO A DISPONIPONIBILIDADE DE FERRAMENTAS COMO O ACESSO AS TECNOLOGIAS  PARA ALGUNS E PARA OUTROS MATERIAIS DIDATICOS DE CARATER PEDAGOGICO,COMO OS LIVROS QUANTO TRILHA DE APRENDIZAGENS DA EDUCAÇÃO INFANTIL PAULISTANA,SABERES E APRENDIZAGENS E IMPLATAÇÃO DO CURRICULO DA CIDADE ,ENQUANTO O PROCESSO DE EDUCAÇÃO COVI-19


A mercê das falhas ocasionais a falta  consequentes da informações algumas  famílias por desconhecer seus direitos o desenvolvimento que deveriam ser positivo passa a ser negativo algo que possa ser mudada, pois com a normativa onde o  secretário da educação passou para as famílias da rede publica de São Paulo ofereceu como mecanismo para as famílias durante o período de pandemia covid - 19 a informações quando delegou para as famílias educar em casa os filhos.

A representação de objeto, também chamada de representação da "coisa", é "um complexo de associações, formado por uma grande variedade de apresentações visuais, acústicas, táteis, cinestésicas e outras", de acordo com Freud.

Muitas mães se apropriaram de conhecimento pedagógico por  ter tido acesso aos livros didaticos,muitas iniciaram a pedagogia pelo fato de fazer o papel de uma professora.
 conhecendo  seus  mecanismo  não, o sujeito  não precisa de notas e sim de meios para que essas ferramentas possam fazer significado na vida do sujeito  e o que aprenderam desse processo. Pois o professor consegui saber o que o aluno esta aprendendo ou não  desde que ele se envolvam em discussão nesse processo de fato e não como meros conteudistas para arrecadarem resposta afins eliminação, pois devem levar em consideração a realidade existe tanto quanto dos fatos reais tanto quanto do professor quanto tanto do aluno e familia ,pois fazem parte de um processo social e socializador, pois foram deixado de lado o sujeito ser a identidade individual.


Modo de se expressar e se comunicar ´´SOCIAL``

Este texto não e uma forma de desconstruir ou mesmo influênciar  o leitor  a ter o mesmo pensamento e sim refletir sobre a linguagem e com meio  democrática, ou como ela influência e é influenciada através estímulos modelo padrão e outros meio de se comunicar a expressão linguística aprendida , pois foram ensinado través das influência cultural durante o processo de formação enquanto sujeito desse processo.

Sendo que a língua Portuguesa no Brasil teve outros povos que vinheram se instalar moradia trazendo os povos da África e no Brasil residiam povos Indígenas que falavam o tupi Guarani entre outras linguas dependendo a região do Brasil ,essas  língua em algumas da aldeia sofreram variáveis por serem separados e catequisados em outros costumes  .Onde se tornaram multiculturalismo ou afrodescendentes. A cultura Brasileira foram compostas por estas ou mais variações linguística e assim se constituiram com uma liguagem padrão da língua portuguesa sendo que tem diferenciação falada e escrita entre as regiões e comunidades.

Junto com o padrões surjiram algumas influencias que causaram transtorno no decorrer do processo de letramento escrito como a grafia ortogragia, que para alguns são erros orgraficos da escrita Portuguesas  para outro são variaões que a causal que foram sendo modificada e transformações durante as mudanças sociais e suas influencias linguisticas ocasionais e para outros transtornos como disgrafia,descaluclia e  disortografia  seja defits.

(Abud, GOOGLE - 2022) disortografia é a escrita incorreta, com erros e substituições de grafemas, alteração atribuída às dificuldades no mecanismo de conversão letra-som que interferem nas funções auditivas superiores e nas habilidades linguístico-perceptivas A disgrafia é um dos transtornos de aprendizagem específicos, que indica dificuldades ​​nas habilidades de escrita, em particular na forma gráfica. A caligrafia de uma pessoa com disgrafia é muito ilegível. Na alfabetização, as crianças demoram muito para aprender a escrever.

É bastante comum que algumas crianças apresentem dificuldades para ler, escrever ou compreender a escrita não significa qie não consiga aprender pois a escrita e algo abstrato mas alguns consegui ler a escrita e signicando o processamento da linguagens. Mas, em alguns casos pode ser um Transtorno Específico de Aprendizagem, ou seja, quando o cérebro armazema a informações e corresponde ém um processo de (cognição,intelecto,mente,processamento) funcionalidades  de uma forma diferente, já que não recebe de outra forma  mas consegui corresponde sinalizando de outra maneira de uma outra forma de processar, analisar ou armazenar as informações de forma adequada. 

Segundo o texto da Dra Fabiele  Russo, O processo de Aprendizado éxiste uma complexidade no mecanismo do processamento da informação ao mecanismo da aprendizagem, onde o processamento da informação e armazenamento não vinculam a mesma informação ao mesmo tempo, porém não significa que o sujeito tenha deficiência e sim um processamento diferente os e mais ou menos mas e diferente do outro. O que precisam entender que alguns sujeitos em determinados situações onde envolvem o  letramento alguns precisa de mais tempo do que o outro, pois não são todos que consegui aprender da mesma maneira ou da mesma forma.

Este Texto e edição: Vitor Diel sobre a literatura de autoria indígena.
doutoranda em Teoria da Literatura no Programa de Pós-Graduação em Letras da PUCRS Julie Dorrico se fala com exclusividade ao Literatura RS sobre a rica história da produção literária de autoria indígena, seu (ainda tímido, conforme a entrevistada) reconhecimento pela Academia brasileira e a situação da produção literária indígena em 2019 — declarado pela UNICEF como o ano internacional das línguas dos povos indígenas.

Neste contexto alguns dos povos deixaram de fazer  tiveram perdas ( afasia) é a perda parcial ou total da capacidade de expressar ou compreender a linguagem, falada ou escrita pois sua linguagem não havia um padrão dialético de entendimento para alguns ou outros povos  e assim,alguns por meio as intervenções  tiveram que se apropriaram das novas tecnicas inovações no decorrer do processo e por meio do ambiente social, mas também a sua cultura incorporada foram elementos que primordial para garantir o resgate  da sua identidade e modo de vincular dentro do contexto social  


Muitos estudos retratam a respeito sobre a ação a dinâmica que esse assunto abordado, que influênciaram a cultura as relações a história a língua um padrão um controle que impulsiona o gráfia e caligrafia e avanços e retrocesso que nela permeiam. 


Segundo o texto da Professora de Português Flávia Neves a língua Portuguesa passa pir influência e promover variações.Neste depoimento escrito abaixo pela a   Alfabetização Comorbidades Coordenação Motora Deficiência Intelectual 


 Atigo do googlo. Variação Linguistica ,mudança que se apresenta devido á capacidade de se transformar e de adaptar. Ocorrem variações na lingua porque a lingua e usada por falantes inseridos numa sociedade complexa,formada por diferentes grupos ,sociais,com diferentes habiltos linguisticos e diferentesgraus de escolaralizaçãoes Segundo Professora de Lingua Portuguesa , Flavia Neves afirma que  que o uso da regrase os falantesde usam de modoa suprirsuas necessidades comunicativaadaptando conformesuas intençõese necessidade


Cada lugar ou comunidade tem um jeito de se expressar e se comunicar através da linguagem verbal a falada a linguagem não verbal escrita ou por meio de desenhos  ou digital,  e a linguagem corporal libras e Brally.

A liguagem escrita ( concreta )de dentro para fora ,linguagem ñ verbal de fora para dentro uma projeção da (abstração) colocada para fora .
No entanto a linguagem o quanto se evidencia as alterações da linguagem e variáveis nos decorrer do tempo e suas influências trazida por ela nos processos evolutivo. 
Para Skinner ,"[...] o afásico revela em geral a importância de se insistir nessas distinções. O fato de o indivíduo poder perder sua capacidade de falar, embora continue a ser um ouvinte eficaz, só nos deixa perplexos se tivermos admitido que um processo especial de 'compreensão do significado da palavra' é comum ao ouvinte e ao falante." Skinner, 1957, pp. 235-236

 Sendo o sujeito ouvintes que apresenta a sua expressão  de acordo com a influência da  linguagem através da comunicação ou por meio do avanço das tecnologias que foram e estão sendo incorporada diariamente através da fala ,da escrita, leitura,e outros meios dos códigos serem empregados  com pronúncias e abreviações da escrita digital  o emoticon  outras  dentro de algumas constumes de comunidade podendo entre elas sofrerem variações da língua ou na  forma que se apresenta. 

As linguagens escrita  foram impostas  introduzida aplicadas sem  questionamento se o sujeito estaria tendo uma relação saudável por esse mecanismo pois para alguns abstrair exigir um esforço que alteram as estruturas da linguagems ou seja a linguagem entre si se comunicar uma com a outra. 
A verificação  para alguns sujeito  e assim apropriaram dela ,são colocada em ação através da escrita caligrafia (grafia) digital  teclado de celular computador e outros aparelhos eletrônicos e linguagem verbalizada dependendo da região tem ação própria da sua cultura a linguagem corporal como linguagem de sinais libras ou gesto são também uma forma de manifestar a ação da língua através da artes dança teatro e atividade que física .
 Assim a linguagem dentro de uma ética e uma moral construída socialmente o sujeito usa como mecanismo de comunicação e expressão tanto verbal ou não verbal. 

A ética está relacionada à questão de convivência de uma determinada sociedade, onde  são colocado valores ações e movimentos que relacionando entre si vínculam através das relações que formam essa relação vinculando a moral e costumes em determindas situações e ocasiões ou em tomada de decisão e convivência . 
Sendo um dos condutores que veicular para a compreensão entre a comunicação, que podem determinar ou não algumas ações na vida de determina classe determinada valor podendo usarem como veículo punitivo ou de forma coercitiva depedendo a situação.. 

Sendo a moral construída na concepção de veicular ações voltada a condulta ética por meio da moral.
Quando se trata de algo que pode se afere a vida e o bem estar de alguém éticamente devem ser colocado a moral em questão pois a vida deve está acima de qualquer controle ou situação ,pois dependendo da questão podem provocar situação aversiva no sujeito. 
Ou seja o sujeito tem ser visto de dentro e de fora, a ética e de fora de uma moral sendo um conjunto  sem ser colocado a prova.
Pois são princípios intrínseco enraizado colocado de forma moralmente através da cultura e religião em sua forma de ser e pensar. Pois foram construídas no decorrer de um contexto e processo de umas determinadas formações .

Pois a linguagem verbal dentro da ética  são usadas como meio de expressar o pensar e flexivamente democráticamente respeitando a forma de o outro  expressar sendo que a linguagem escrita gráfica, também e uma forma de se expressar a linguagem não verbal uma forma abstração e um mecanismo de colocar para fora o que pensa ou seja uma moral uma ética andam de lado a lado para alguns sujeito Assim a linguagem verbal ter ser colocado em pauta a forma ou modo que não defame ou coloque em situação que não prejudique o processo de cada um .pois cada um tem um jeito de  entender a conduta ética e moral. Cada situação e única cada caso e im caso.

Por se tratar da linguagem gráfica a escrita, modificada através das influência que compôs no decorrer dos processo cultural de algumas comunidades e decorrer tempos a linguagem  passa por essa tradição e intermedio das tecnologias.. 
 Verdades ou não verdades  certo errado, depende do ponto de vista de uma ótica ética e moral composta dessas variáveis. 


Texto reflexivos ;Dione