Evolução no desenvolvimento motrocidade infantil


SINCRONIZAÇÃO MOTORA COM O MEIO





Acompanhar as ETAPAS DO DESDENVOLVIMENTO INFANTIL pode representar um papel muito importante para o crescimento forte e saudável das crianças. Contudo, para isso é necessário conhecer as fases da infância e entender como elas se associam ao desenvolvimento e ao aprendizado da garotada.

 


Primeira percepção audição

INICIAM ASSIM QUANDO NASCEM  O BEBE OS PRIMEIROS MOVIMENTOS DE ROTAÇÃO COM A CABEÇA E O TRONCO,CONSEQUENTE A VISÃO ACOMPANHAM ESSES MOVIMETOS TRANSVESALMENTE E LOGO A SUGUIÇÃO MARTENA.,VINCULO AFETIVO ENTRE A MÃE E O BEBÊ..
ALGUMAS SEMANAS SÃO PECEBIDA SUA EVOLUÇÃO CORPORAL COM GANHO DE MASSA CORPOAL,POIS ALGUMAS HORAS AO NASCER O PESO,E LOGO SE INICIAM A RECUPERAÇÃO DE GANHO DE PESO.
 A MAIORIA DOS BEBES SE ALTERAM ALGUMAS HABILIDADES MOTORAS DE MOVIMENTO CORPORAL DE MECHER AS MÃOS AO LEVAR ATÉ A BOCA 02 MESES DEPOIS.
SENSAÇÕES E EMOÇÕES DE DESCONFORNTO COMO A TROCA DE FRALDA BANHO E FOME ASSIM QUE PECEBE AS REAÇÕES COM O CUIDADO DIARIO DE HIGIENE.
COM 02 MESES INICIA A LEVA AS MÃOS A BOCA,SUA VIÃO E AUDIÇÃO FICAM PECEPTIVOS AO AMBIENTE EM QUE SE RELACIOMAM.
04 MESES A CRIANÇA INICIA A MOVIMENTAÇÃO CORPORAL TRONCO DA CABEÇA FICANDO FIRME ENTRE A COLUNA E SEU PESO CORPORAL FICANDO IMPULSIONADO PARA UMA DIREÇÃO ERETRA.
  

 


ENTRE OS 04 MESES GIRAM DE UM LADO PARA O OUTRO,ULTRAPASSANDO OS SEUS LIMITES CORPORAIS,INICIANDO  SEUS MOVIMENTOS CORPORAIS COM SIGUINIFICADOS,POIS SUA COLUNA ESTÁ EM CIRCLOFERENCIADA PARA SE MOVIMENTAR DE UM LADO PARA OUTRO ATÉ ALCANÇAR A POSTURA DE POSIÇÃO PARA SE EMCLINAR PARA SE SENTAR COM APOIO ATÉ CHEGAR SE SENTAR SONHINHA,JA PECEBE OBJETOS DE SEU ALCANCE PARA BUSCA-LOS ATRAVÉS DE IMPULSOS DAS MÃOS,SUA EFETIVIDADE COM OS MEMBRO FAMILIARES SÃO PECEBIDO ATRAVÉS DE JESTOS E SORRISO .
DE 05 MESES E MEIO ATÉ SEIS O BEBE JÁ ESTÁ PRONTO PARA ENGATINHAR,CONSEGUI SEGURA OBJETOS E LEVAR Á BOCA COM FIRMESA.A CRIANÇA TAMBÉM PRECISA DE ESTÁ EM AMBIENTE QUE PROPRICIA A ESSES ESTIMULOS MOTOR.


MOVIMENTO IMPULSIONADO E SEQUENCIADO COM AMBIENTE

APARTIR DOS ENTRE 05 MESES ROLAR FICAR ERETRA FICA EM PÉ SENTAR ATÉ ENTAR DE POSTURA DE PERNA DE INDIO.
 A CRIANÇA02 A CRIANÇA FAZ ALGUNS MOVIMENTO DE FICAR DE CABEÇA PARA B
BAICHO E O BUMBU PARA CIMA PARA PECEBE O QUE SE ENVOLVE,GOSTAM DE PECEBER SUAS HABILIDADES CORPORAIS ATÉ AO DANÇAR ,CORRER,,BAMBOLES, DESCER E SUBIR,ENTRAR EM LOCAIS PARA SE DESLOCAR DENTRO POSIÇÕES CORPORAIS COMO OBSTACULOS.E LABIRIMTOS.
SUAS PECEPÇÕES VISUAIS DE PECEBER AS COISAS QUE SE ENVOLVEM COM O MEIO ESTÃO BEM MAIS AVULSADAS QUE ALGUNS ANOS ATRAS.
O AMBIENTE PROPOCIOMAM PROJEÇÕES DE ESTIMULOS MUITAS VEZES INTENCIONADOS DE  MOVIMENTAÇÃO EMOÇÃO SENSAÇÃO E SUAS PECEPÇÕES INTERNAS COMO PECEPÇÃO DO MUNDO ATRAVÉS DO VISUAL,PECEPÇÃO AUDITIVA  E PEDE A PECEPÇÃO EMOCIONAL.,POIS A RELAÇÃO COM OUTRO PEDE ASSIM QUE ESTABELECEM RELAÇÃO COM OBJETOS INANIMADOS,COMO TV,COMPULTADORES,TABLETES PROJETORES AUDITIVO ENTRE OUTROS PROJETORES.
UMA CRIANÇA CONSEGUI SE PECEBER E PECEBER O OUTRO REALIZANDO E FAZENDO RELAÇÃO UM COM OUTRO.CASO CONTRARIO IRÁ FICAR LACUNAS OU BRECHAS PARA PODER INTERAJIR COM O MEIO.
AS RELAÇÕES HUMANAS SE COMCRETIZAM A REALIZAR AS INTERAÇÕES SOCIAL UM COM OUTRO E NÃO SÓ COM OBJETO DO CONHECIMENTO E ESSA RELAÇÃO SE INICIAM NO MOMENTO DA SUA CONCEPÇÃO NO VENTRE ENTRE A RELAÇÃO  MATERNA E PATERNA E SE RELACIONAM COM O MUNDO DE FORMA GLOBALIZADA.
 
A VISÃO PECEBE OS MOVIMENTOS ATRAVÉS DA CAPRTURA DO CONTRATE DE IMAGEM LEVADA ATÉ O CELEBRO ONDE AS RELAÇÕES DO AMBIENTE SE ARMAZEMA ATÉ FAZER AS RELAÇÕES COGNITIVAS E AFETIVAS COM O MEIO SOCIAL.A AUDIÇÃO NO VENTR MARTENO O BEBE  CONSEGUI OUVI O SOM INTERNO E EXTERNO DO AMBIENTE E ASSIM AO SER CONSEBIDO LOGO INICIA O PRIMEIRO CONTATO COM AMBIENTE,A CRIANÇA PRECISA HAVER O CHORO AO TER ESSE PROCESSO POIS E PECEBIDO QUE ELE ESTÁ EM UM AMBIENTE QUE NÃO SEJA O VENTRE MARTENO,POIS E ATRAVÉS DESSA LINGUAGEM QUE A CRIANÇA MOSTRAR QUE A SUA INTERAÇÃO SE FUNDAMENTA COM ESSE NOVO MEIO E SUAS PECEPÇÕES FICAM MAIS AVULSADAS QUE NO VENTRE MARTENO.QUANDO E REALIZADO EXAMES DE IMAGEM AS REAÇÕES DO BEBE QUANDO E INTRODUZIDO O APARELHO ELE DEMOSTRA CONFORTO OU DESCONFORTO ATÉ QUANDO A MÃE PASSA POR ALGUM DESCONFORTO COMO A ADRENALINA NO ORGANISMO ENTRE OUTRAS SUBISTANCIAS COM EFEITO DE DROGAS.
AUDIÇÃO CONSEGUI  DE UM BEBE COM DIAGNOSTICO COM DISTURBIOS OU SINDROMES GERALMENTE COSTUMAN TER UMA AUDIÇÃO DIFERENCCIADA DO NORMAL,COM PERDA OU ALMENTO DO SOM.
O ALTISMO DE UMA CRIANÇA  COM BROQUEIOS AUDITIVOS COSTUMAM SER PECEBIDO NO MEIO AMBIENTE QUANDO ELE SE RELACIONAM COM O MEIO EXTERNO ATRÁVES DAS INTERAÇÕES SOCIAL, POIS O SOM INCOMODAM POR HAVER RUIDOS DAS ONDAS SONORIZADAS E HAVER SENSIBILIDADE AUDITIVA DE MODO AMPLIFICADO MAIS DOQUE O NORMAL,E O MOTIVO DESSE DESCONFORTO  E DESEQUILIBRIO COM O SOCIAL.POIS O MEIO PROPORCIONAM COMO ONDAS SONORAS AMPLIFICADAS, NO LABIRINTO QUE CAUSAM DOR E LESÕES PELOS IMPULSOS NO OUVIDO,GERALMENTE NO LADO ESQUERDO DO CORPO HUMANO ONDE ESTÁ LOCALIZADA AS EMOÇÕES E SUAS  INTELIGENCIAS DO HIPORCAMPO NO CELEBRO. EM ALGUMAS PESSOAS PODE SER AVULSADA EM OUTRAS MODERADA,PODEM ALTERAR O COMPORTAMENTO,DESESTABILIZANDO SUA CONCENTRAÇÃO ATÉ MESMO EM OUTROS CONSIDERADO COM CAPACIDADE DE CONSEGUIR ATINGIR HABILIDADES COGNITIVAS  AVANÇADAS MAIS DO QUE OUTRAS PESSOAS POIS A REGIÃO  AFETADA CAUSA IMFLUENCIA ,PORÉM NÃO DEGRADA  TSNTO,.A CRIANÇA QUE HÁ UMA LESÃO NO HIPORCAMPO CONSTUMAM HAVER UM RETARDO COGNITIVO E AFETIVO PELA IINFLUENCIA DESSA CORRENTE  DESSAS ONDAS SONORAS DO AMBIENTE..
.